Como começar?


canhao

Recommended Posts

Olá boa noite. 

Quero comprar um aquário e uns peixinhos para oferecer como presente ao meu filho de 2 anos pois deixou as fraldinhas e anda louco com os peixes. 

Assim, por onde devo começar? São tantas as dúvidas, mas não vou desistir pois tenho que cumprir a minha promessa. 

Não tenho muita disponibilidade e queria o que fosse mais simples, fácil e menos dispendioso. O orçamento não pode ultrapassar os 75€ com tudo incluído. 

Já passei numa loja e sugeriram-me, tendo em conta a nossa experiência e disponibilidade:

- Peixes de água fria. (Quais os melhores?) 

- Aquário Ciano 20 led de 17l(pois já inclui filtro e lâmpada que dá mais estilo) 50€... Contudo estava disposto a comprar um maior, cerca de 25l.

- Planta artificial, tronco decorativo, rede, comida, substrato, pedras, produto para tratar a água, etc.... A rondar tudo 25€

Agora o que pretendo é que me indiquem aqui no Porto, onde comprar e o que comprar. 

Já agora, aquário do chinês em plástico? Filtros e Led? Sim ou não? 

Obrigado e desculpem o testamento 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Canhão 

Bem vindo ao Fórum.

Desculpa mas tudo o que mencionas e tudo o que não deves fazer,isto porque se comprares o aquário pequeno para peixes de água fria ou outros e dinheiro para o lixo,eu sei que a tua intenção e boa,e de louvar,pois queres dar ao menino uma prenda que de facto ele gosta, pois com um orçamento de 75€ talvez dei para um aquário de 60x30x30 depois fica a faltar um filtro que deve ser externo ou de mochila que faça pelo menos 5 vezes o volume do aquário, depois tens que ter luz que pelo menos dei para teres plantas de baixa manutenção,e nada de plantas de plásticos,e vais precisar de um termostato para aquecer a água no inverno,esquece peixes de água fria porque crescem muito,sujam muito,e precisam de um aquário muito mas muito grande.

Já agora (   aquário do chinês em plástico? Filtros   ) isso e pior a emenda do que o soneto, outra coisa quando se monta um aquário não se pode colocar os peixes tem que se fazer o ciclo do azoto que demora pelo menos um mês.

Vai aqui como fazer o ciclo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda a este mundo. Tal como já foi dito, pelas as opções que lhe deram, vai acabar por gastar dinheiro 2x ou desistir quando os peixinhos começarem a morrer. Mas, começou da melhor forma! Pedir ajuda a quem já tem algum conhecimento.
Sabendo o que custa a ganhar euros, embora o orçamento seja curto (75€) , a melhor hipotese de começar bem, é ir para material em 2a mão . Já vi aquários de 60l por 10€...
Para a luz, talvez fita de LEDs. Filtragem, procure por filtro de mochila e um termostato de 50W, deve chegar.
Eu sei que ouvir falar em ciclo de azoto e que tem de esperar 1 mês para colocar algum peixe no aquário, desanima! A paciência é uma das características do mundo dos aquários. É
E a alegria duma criança, move qualquer coisa! Qualquer ajuda que precise, é só voltar a escrever. Boa sorte!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Bem vindo ao fórum e ao mundo dos aquários.
Como já foi dito esqueça os peixes de água fria pois são peixes que crescem bastante e sujam bastante o que já requer um aquário maior e um filtro a condizer.
Mas não é o fim do hobbie nem do desejo de cumprir a promessa.
Com esse orçamento pode perfeitamente comprar um aquário pequeno já completo, deve é esquecer a planta de plástico e optar por algo natural.
Por exemplo:
Substrato tipo areia de rio.
Um pequeno tronco
Uma anubia como planta natural
E um peixe betta.
Acho que ficava com um aquário interessante.

Aconselho é a ler sobre o ciclo do azoto e os cuidados básicos com um aquário.

Alguma duvida estamos cá para isso.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy S10e através do Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo: compra tudo ha parte. Aquario termostato termometro filtro de mochila areao e plantas de baixa manutenção. Se o aquario nao trouxer luz, pois entao mais a luz. Depois de tudo isto e tudo montado, é necessario cumprir o ciclo de azoto como ja referiram, lê que é importante. Leva cerca de um mês em media mas cada caso é um caso. So depois podes meter peixes de agua doce quente. Os de agua fria como disseram crescem muito. Nao vas na tanga dos vendedores que dizem que so crescem quando o aquario é grande. Eu caí nesse erro e tiver que doar os meus. 

Fizeste bem em te informares aqui primeiro. Garanto que aqui es bem informado. Pois eu fui 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia... 

Obrigado a todos pelas respostas. Sei que a vossa opinião é sincera, mas fiquei ainda mais confuso. Lol

Então o ideal são peixes de água quente? Mas requer mais tempo e dinheiro, certo? 

Teria que comprar um aquário maior, com termostato que aqueça a água e esteja ligado 24h a gastar luz? Isto é mais dispendioso. É quanto a manutenção de um aquário? Limpeza e isso? Como devo proceder? 

Consideram que devo esquecer aquários pequenos e peixes de água fria? Ou posso escolher aquário pequeno 20l e colocar água quente.?

Sou uma pessoa com muitas dúvidas. Peço desde já desculpa por tantas questões? 

Obrigado pela ajuda e atenção 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal sao os peixes que tu gostares mais mas os Peixes de agua fria crescem muito, por isso nao serve um aquario pequeno. Logo terias que comprar um gigante e seria muito dispendioso. 

Agua quente compras o tamanho que gostares mais, a diferenca para o de agua fria é que tens varias especies de peixes de porte pequeno logo podes ter um aquario pequeno, so necessitas de um termostato para deixar a temperatura da agua sempre estavel, ele so liga quando a temperatura desce, nao te fica semprea consumir energia. Imagina que tens regularizado para 25 graus, ha noite a temperatura cai e ele automaticamente ligasse para manter os 25. Depois volta a desligar.

Quanto ha limpeza trocas 20 a 25 por cento de agua semanalmente. 

O primeiro mes nao podes por peixes como ja te disseram.

Resumindo: se escolhes agua fria entao aquario gigante

Se escolhes agua quente, aquario a teu gosto, regra geral 1cm de tamanho de peixe em adulto por litro de agua ( ex: os tetra neons atingem geralmente os 3 cm em adulto logo cada neon necessitam de 3 litros se tiveres 10 neons sao necessarios um aqua de 30 litros)

Filtro compra de cascata (materias filtrantes: esponjas, la de vidro e ceramicas)

Termometro e termostato

Luz ( dependendodo tamanho do aquario e das plantas que queiras ter vai depender os watts ou lumens da luz que vais por bo aquario) e metes areao e substrato fertil se a escolha for de plantas que necessitem de subst fertil, se forem de manutenção facil podes ficar so pelo areao.

Aquario, mais areao, mais plantas, agua e filtro a trabalhar mais termostato e termometro = esperar 1 mes e so depois colocar la peixes devagarinho, nao todos no mesmo dia, imagina que podes ter 10 peixes no teu aquario, mete 3 na primeira semana seguida ao mes em que nao teve peixes, na semana a seguir mais 3 e por ai fora. 

Faz o seguinte, vai ver os aquarios e depois quando souberes a litragem passa por aqui para te aconselharem material e peixes. 

Isto pode parecer confuso ao inicio mas depois vais entender bem facil

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So duvido que gastes 75 euros. Deves gastar um pouquito mais. Por volta de 90..

Porque ainda compras o anti cloro e comida. Atencao, comida em racao e nao em flocos. Os flocos separam se muito e suja muito a agua

Editado por Ricky Gomes
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que uma solução, para um aquário tão pequeno, possa ser (G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Peixe de água fria, pequeno e que não cresce muito.
De qualquer forma se é para o miúdo se entreter a ver os peixes no aquário a nadar mais vale meter camarões.
Não precisam de tanto espaço mas mesmo assim esse aquário não serve para praticamente espécie nenhuma de ser ser vivo.

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@canhao eu recomendo a pro-aquarium. https://www.proaquarium.net/. Rio tinto
Sempre fui bem tratado, a loja tem muita coisa e acho que tem os melhores preços do Porto. 
Eles vendem um KIT porreiro que penso ser interessante. https://www.proaquarium.net/product-page/kit-aqua60

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, neo_2 disse:

@canhao eu recomendo a pro-aquarium. https://www.proaquarium.net/. Rio tinto
Sempre fui bem tratado, a loja tem muita coisa e acho que tem os melhores preços do Porto. 
Eles vendem um KIT porreiro que penso ser interessante. https://www.proaquarium.net/product-page/kit-aqua60

Ontem estive nessa loja e vi esses aquários. Tem peixes fantásticos e bons preços, mas não cumpre um dos nossos requisitos que é ter tampa por causa do menino... 

Estive a falar com a minha mulher e vamos optar por um aquário de 60cm maior. Acham então que a melhor opção é peixes de água quente?

Em questão aos gastos e despesas a longo prazo quais são as vantagens ou desvantagens de um aquário de água quente em comparação com água fria? 

Obrigado 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@canhao será que pagando um extra ele não lhe consegue meter umas tampas? 
para aquário pequenos é recomendável peixes de água quente porque há espécies mais pequenas e cores apelativas. 
Peixes de água fria tendem a crescer bastante e sujam bastante a água. Mas não é impossível. 
Em termos de vantagens e desvantagens...
Os peixeis de água quente são capaz de sair um pouco mais caro porque o termostato é imprescindível. 
Num de água quente, mete dois guppys e passado 2 meses tem 20 no aquário.
Os peixes de água fria tendem a ser um pouco mais resistentes. ( depende do peixe)

Mas com 60 cm já não é tão mau assim. Sempre com a consciência de que vai crescer. 

vamos aguardar mais opiniões. 🙂

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Canhao

Eu sei o quanto esta a ser-te confuso todas estas coisas novas que e ter um aquário,mas vamos começar a pensar de uma coisa de cada vez, vais ter de começar por algum lado,ora o lado mais lógico e começar pelo aquário,bom se conseguires comprar um aquário pelo menos uma coisa a sim de 60x30x30 ou 60x30x35 não tem que ser mesmo estas medidas,mas mais pequeno não,vai-te dar grandes problemas para manteres a biologia do aquário, por ser muito pequeno, quanto maior o aquário melhor,agora tu vai-me dizer mas isso de ser maior e mais fácil do que um pequeno, parece um conta senso,mas não e,ter cinco vidros com fauna e flora e um pequeno Mundo com uma biologia muito própria em que tu tratas,mas que a natureza dá uma mão, a natureza e um caos muito bem organizado que por vezes o Homem destrói.

Quanto as despesas de um aquário de água quente em um de água fria,neste caso enquanto tu para teres um aquário de água quente podes ter um aquário de 50l ou 60litros com peixes pequenos,para os de água fria tinhas que ter um aquário para ai de 500 litros,para estes litros todos tinhas que ter um filtro ou dois dos maiores,quanto para teres um aquário de água quente deste que já falei só precisas de um filtro externo que dei para o mesmo,agora vê os gasto entre um e outro.

Sobre o termostato,ele como já te disseram liga e desliga  automaticamente  estando no 25 graus e se a água desse um grau ele liga,desliga quando fica novamente nos 25,também depende da sala ser quente ou muito fria.

Agora um concelho,sempre que tomares uma decisão em comprares algum material,antes de o comprares pede concelhos aqui,porque a sim não vais comprar coisas que não te vão fazer falta,só porque alguns lojista querem vender,vais ver que sempre poupas mais uns €uros.

Cumprimentos  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler tudo. Desde ciclo de azoto, vantagens e desvantagens de água fria e água quente, etc etc.... 

Agora comecei a ver preços e ai ai ai... Os preços de filtros exteriores não são ligeiramente mais altos , são muito mais caros.... 

Comecei a fazer contas e já tinha ultrapassado muito o meu orçamento... Nunca pensei que fosse um Hobbie tão dispendioso. Se soubesse tinha prometido algo mais acessível ao meu filho lol

Não quero desistir e tendo em conta o meu orcamento (que já aumentei para 100€ e nem mais um cêntimo ) vos pergunto:

Qual aquário escolher? 

Qual filtro, qual termostato, quais Led? 

Qual planta e qual substrato? 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para escolheres o aquário escolhe um que pelo menos tenha 50 ou 60 litros,vê se encontras um em segunda mão que esteja em bom estado sem riscos ou rachas.

Para filtro podes ir sempre para um de mochila que não te ocupa espaço dentro do aquário,uma vez que ele fica dependurado pela parte de fora do aquário,mas só podes comprar o mesmo filtro quando souberes que aquário vais ficar e o tamanho em cm,para a sim comprares então o filtro que dei para o aquário,ou seija que faça pelo mínimo umas quatro vezes o volume do aquário.

O termostato também só podes pensar só depois de saberes o volume do aquário,mas se for dentro dos 50 ou 60 litros,e se a tua casa não for muito fria,um de 50w vai dar.

Para tu saberes o que e um filtro de mochila,e isto.download.jpg este e só para tu veres o que estamos a falar.

Cumprimentos   

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro procura por cascata/mochila, se procurares por filtro externo aparecete aqueles tipo em baldes que sao muito caros. Procura um dr cascata/mochila da fluval ou da eheim, tens por volta dos 30 euros e para um aquario de 60 litros chega, termo de 50w deve chegar custa por volta dos 14 euros. Luz led deixo para quem perceba e te aconselha melhor. Plantas tens varias, podes ir ao site da tropica, eacreves no google e pesquisa por plantas Easy. Substrato basta um areao para essas plantas, assim poupas uns euros. Mas tem de ter aí uns 4 ou 5 cm no fundo para elas ganharem raiz

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Ricky Gomes disse:

Filtro procura por cascata/mochila, se procurares por filtro externo aparecete aqueles tipo em baldes que sao muito caros. Procura um dr cascata/mochila da fluval ou da eheim, tens por volta dos 30 euros e para um aquario de 60 litros chega, termo de 50w deve chegar custa por volta dos 14 euros. Luz led deixo para quem perceba e te aconselha melhor. Plantas tens varias, podes ir ao site da tropica, eacreves no google e pesquisa por plantas Easy. Substrato basta um areao para essas plantas, assim poupas uns euros. Mas tem de ter aí uns 4 ou 5 cm no fundo para elas ganharem raiz

Já andei a ver preços.... Lol quase não durmo. 

Mas surgiu mais uma dúvida : como coloco filtro de cascata num aquário com tampa? É k não quero aquário sem tampa por cima. 

Obrigado e desculpem o incómodo 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não  incómodas em nada,perguntares e porque não sabes e queres ficar elucidado.

Pois se o aquário for tapado,se for daqueles que tem uma tampa de plástico há sempre uma forma de cortar um bocado da tampa para colocares o filtro de mochila,não e nada que não se possa fazer,tem e que ser bem estudado de forma a não impedir que a tampa feche,se optares por tampa de vidro,então terás que ir a um vidraceiro cortares o vidro há medida do filtro.em geral os filtros de mochila são colocados na parte de traz do aquário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz como eu fiz no aqua dos camaroes, com uma caneta daquelas de calor que derrete plastico, cortas ha medida do encaixe do filtro. Se for em vidro tens de mandar cortar

Editado por Ricky Gomes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não incomodas em nada. Fazes bem em vir aqui e informares te. Eu ao inicio fiz o mesmo que tu, vim aqui informar me das coisas e a informação era tanta que fiz confusao em algumas coisas, ve la tu que eu pensava que o ciclo de azoto so seria se fosse um aquario com plantas lol xD a informação é muita e se gostares deste hobby o aquario vai ser para ti em vez de ser para o teu filho eheheh

Segue o Sr Alvaro, ele ajudou me imenso ao inicio, ele e outros claro, mas ele foi quem me deu as luzes inicias do ciclo de azoto e da filtragem e afins.

Não tenhas pressa em adquirir as coisas, desde que adquiras bem logo para não gastares dinheiro 2x.

filtro de cascata tens este https://www.ecoarium.pt/filtros-de-cascata-filtragem/206-eheim-liberty-200-com-cassetes-filtrantes-2100101-10052.html penso que para um aquario de 50 litros seja suficiente

termostato este https://www.ecoarium.pt/aquecedores-internos/1415-termostato-50w-2103399.html

sao so exemplos que dão para um aqua de 50 litros

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas canhao

Uma Biobox e um filtro dentro do aquário,em geral esta pegado a um dos vidros ou traseiro ou numa das laterais, em geral as Biobox são muito deficientes na filtragem,eu nem dada queria uma,para além de não prestar ainda ocupa muito espaço.

 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.