Como começar?


canhao

Recommended Posts

Não é assim tão mau Álvaro.

Claro que não é o ideal mas tendo em conta o que que é pretendido é melhor que um simples filtro interno.

Para mim é comparável com a sump traseira ou lateral que se faz em alguns aquarios.

 

Enviado do meu Galaxy S10e através do Tapatalk

 

 

 

 

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://www.olx.pt/anuncio/aqurio-aquatlantis-aquadream-60-IDCEZGV.html
Para começar acho que era um bom investimento

Enviado do meu Galaxy S10e através do Tapatalk

  • Gosto 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.... 

Após várias opiniões e sugestões, acho que me vou aventurar em comprar um kit completo aquário de 60cm, termostato, led e filtro interno para começar... Contudo, se for para comprar em separado queria ver fotos de um filtro externo colocado num aquário com tampa de plástico para ter a noção de como fica.... 

Acham melhor aquatlantis, marina ou outro? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escolhe o que tiver o melhor filtro.
A filtragem é o ponto mais fraco desses kits e é a parte mais importante do aquario.
Boa sorte

Enviado do meu Galaxy S10e através do Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, canhao disse:

Bom dia.... 

Após várias opiniões e sugestões, acho que me vou aventurar em comprar um kit completo aquário de 60cm, termostato, led e filtro interno para começar... Contudo, se for para comprar em separado queria ver fotos de um filtro externo colocado num aquário com tampa de plástico para ter a noção de como fica.... 

Acham melhor aquatlantis, marina ou outro? 

large.20190521_111224.jpg

Ta ai um exemplo de filtro externo de mochila/cascata

A tampa nesse dia ainda nao tinha cortado. Mas como podes imaginar a tampa em acrilico eu cortei em contorno do filtro 

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário que estou a ponderar comprar é o Aquatlantis start 55, que já vem com filtro interior. Acham jeitoso para começar? É que queremos uma tampa do género desse aquário e assim não sabemos como colocar um filtro exterior num aquário desse genero

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquário desses a tampa tem de ser cortada. Pode tentar ver como corre com a biobox que vem incluída no kit. Retira um pouco de espaço dentro do aquário e é menos prático para limpar, no entanto já ouvi relatos de pessoas que se dão muito bem com biobox. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ricky Gomes disse:

Cortas a tampa ha medida. Tens aquelas canetas de calor que nao sei o nome, caneta de soldar. Com isso cortas/queimas ha medida do filtro como eu fiz

Da para mostrar foto de como ficou depois de cortado? 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi a ideia... Obrigado @Ricky Gomes já agora posso saber qual o aquário para ter tampa de acrílico? Os que tenho visto são aquelas tampas pretas e ligeiramente elevadas e não sei se será tão fácil de cortar.

Com uma caneta de soldar é simples de cortar? 

Editado por canhao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, canhao disse:

Já percebi a ideia... Obrigado @Ricky Gomes já agora posso saber qual o aquário para ter tampa de acrílico? Os que tenho visto são aquelas tampas pretas e ligeiramente elevadas e não sei se será tão fácil de cortar.

Com uma caneta de soldar é simples de cortar? 

Nunca cortei uma tampa dessas pretas mas ha partida deve ser a mesma coisa que esta em acrilico. É so tirares as medidas do filtro de mochila e cortares, das mais 1cm para cada lado para garantir o encaixe mesmo para passar o fio do termostato tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.... 

Desculpem mais uma vez, mas será que me podem dizer qual seria a vossa compra e marcas para eu poder comprar sem me enganar? 

Qual aquário? Max 60cm

Qual filtro?

Qual termostato? 

Quais plantas de baixa manutenção? 

Qual substrato? 

Quais os melhores peixes para começar? Max 5

Obrigado e desculpem a minha ignorância 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, canhao disse:

Olá a todos.... 

Desculpem mais uma vez, mas será que me podem dizer qual seria a vossa compra e marcas para eu poder comprar sem me enganar? 

Qual aquário? Max 60cm

Qual filtro? Filtro de mochila, ve os da marca fluval, tidal, eheim. Lembra que tem que fazer 5 ou 6 vezes a litragem do teu aquario por hora (se o aquario for de 50l entao o filtro deve fazer 300 litros por hora)

Qual termostato? 50watts

Quais plantas de baixa manutenção? Anubias, egeria densa, valisneria, pesquisa no site da tropica que la tem listas de plantas de baixa media e alta manutencao

Qual substrato? Se forem de baixa manutencao nao necessitas de substrato fertil mas se quiseres podes colocar que as plantas agradecem

Quais os melhores peixes para começar? Max 5 - é uma questao de gosto teu, mas tens os platys, guppys, mollys e espadas que sao bonitos, atencao é a taxa de natalidade, eles procriam se muito rapido, escolhe um desses que mencionei e quando escolheres tens de ter 1 macho para 3 femeas

Obrigado e desculpem a minha ignorância 

 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas canhao

O aquário que eu te aconselho deve ser de 60x30x40 dá 72 litros,já e um bom aquário para começares,se optares por um de 60x30x30 dá 54 litros,ora dentro do teu orçamento só tu podes decidir,eu disse-te estas medidas mas tu podes escolher dento dos 60cm o que melhor podes chegar €.

Marcas de aquários não te sei dizer.

O filtro também já te disse podes ir para um de mochila,tens filtros da Eheim,tens filtros HAILEA, Marina,e outos,e só dares uma pesquisa na Net e vês o melhor para ti,mas que seija compatível com os litros do aquário.

O termostato de 50w se a tua casa não for muito fria deve dar. 

Plantas de baixa manutenção vê aqui,https://tropica.com/da/planter/ tens muitas por onde escolheres.

Sobe os substratos tens que esperares por outras opiniões,a sim como o resto,pode haver melhores opções que outros te digam.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Vamos tentar ajudar então:

Qual aquário? * Aqui depende do quiseres em termos de tampas, os meus da Scalare têm tampas de vidro tipo de "correr", não ficam totalmente fechadas por causa do filtro e porque não quero cortar estas tampas.

Qual filtro? *Se for um filtro de mochila, tens da Eheim os Liberty 130 ou 200 por menos de 30€ e com bom espaço para levar matéria filtrante.

Qual termostato? *Entre 50W e 75W é suficiente. A norma é +- de 1W para 1L de água.

Quais plantas de baixa manutenção? *Como já referidas acima, Anubias, Valisnerias, Elodea Densa, Bacopas, Echinodorus, Cryptocoryne, musgos etc... 

Qual substrato? *Se colocares muitas plantas o aconselhado seria um substrato fértil (mas aqui já terias que também ter em atenção uma boa iluminação e CO2), senão podes usar do genero de areia de sílica que é muito barata mesmo. 

Quais os melhores peixes para começar? * Podes ter um bom cardume de Danios, Guppys, Cardinais, Platys, Mollys etc. e uma equipa de limpeza como Otocinclus affinis, corydoras, camarões.. também depende um pouco da qualidade da água que tiveres (PH por exemplo) porque nem todos se dão bem na mesma água.

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia @canhao

 

Antes de mais parabéns  por estares a esclarecer todas as dúvidas antes de avançares na compra do material necessário.

A malta aqui já deu bons conselhos, portanto a minha opinião não vai ser muito diferente. Tal como já foi dito um aquário de 60cm é bastante bom para começar, pois o volume já vai permitir mais capacidade para possíveis erros e oscilações no ecossistema.

Um bom filtro faz o aquário, nunca te esqueças disto! Podes colocar um filtro de cascata para esse volume pretendido, existem muitas opções dentro dessa gama e é sempre preferível do que um filtro interno.

Termostato para mim neste momento é a menor das preocupações, estamos em época quente logo não precisas deste equipamento para já.

No que toca ao tipo de substrato e plantas, recomendo algo de baixa manutenção. Basta um tronco com umas anúbias e uns fetos pousado em cima de umas pedras, a restante base do aquário podes meter areia de silica e voilá. Deixo aqui um exemplo de um aquário que mantive durante uns tempos enquanto planeava uma montagem do aquário de 300L. Simples e fácil sem chatice nenhuma.large.IMG_0385.jpg

Quanto a iluminação, também não é preciso nada de dispendioso, existem várias ofertas mais económicas que servem bem o propósito.

 

Espero que estas indicações sejam uma mais valia.

 

Força nisso

  • Gosto 3

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@canhao eu filtro interior punha totalmente de parte como o Filipe Sampaio já mostrou se é para ir para um filtro interno mais vale aquele aquário com uma biobox, 40€ para um aquário com 60L já com filtro, iluminação e termostato de 75W... sobra-lhe 35 para substrato plantas um troncozinho e peixes acho que ficava muito em conta mais barato é dificil, no entanto se conseguir um filtro mochila ainda melhor, mas uma coisa lhe garanto será difícil não bater os 100€(quer com biobox quer com mochila), no entanto só custa mais agora que você está a começar depois vai passar algum tempo sem precisar de gastar dinheiro.

 

@ismael_figueira Realmente esse aquário estava bastante bonito e fácil manutenção isso com umas Neocaridinas a passear pelas Anúbias ficava no ponto.

Editado por Brunomcc2000
  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, canhao disse:

@ismael_figueira como fez para colocar um filtro externo nesse aquário?

Obrigado 

@canhao, esta tampa por acaso já trazia umas aberturas onde é possível instalar as tubagens do filtro externo. No entanto é relativamente fácil de cortar tal como já foi sugerido mais acima.

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aquário para cortar a tampa peguei numa faca aqueci a ponta num bico do fogão e fui cortando aos poucos não é difícil

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não e nada difícil cortar a tampa,desde que a pessoa estude bem onde quer colocar o filtro de mochila,eu tenho um aquário de 67 litros que também e tapado que tem camarões,achei que o melhor sitio onde podia cortar era a traz ao centro do aquário,era o local onde não ia implicar em nada com a tampa,e claro que cortei um bocado da tampa,e cortei também uma abertura para que o local onde a água sai do filtro fica-se livre,o corte foi feito com uma faca que tinha aqui velha e que agora serve mesmo para essas coisas,com o bico da faca quente corta-se com muita facilidade.

Quando eu digo que tens que estudar bem a coisa e porque onde decidires cortar tem que ser definitivo,porque se quiseres mudar o local do filtro não vai ser possível.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.