Móvel 100x75x40 - Novo projeto


Recommended Posts

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

As medidas apresentadas são para o armário, não para o tanque.

Ups... dá para uma boa sump então! 😅

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

De qualquer forma, e se a ideia é ter uma coisa que dure mais algum tempo, eu optava por colocar alguns "L's" em todos os cantos que conseguisse. Não para dar resistência ao móvel, mas para evitar que ele pudesse oscilar.

Parece-me que o fundo é também um painel de MDF, pelo que os L's não vão acrescentar grande coisa neste caso.

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

os pés reguláveis são muito jeitosos, mas na prática estão a tirar estabilidade ao móvel. De uma base de 100x40 cm, vais passar para 4, 6 ou 8 pés, dependendo do que optes por utilizar. Não será melhor usar na mesma a base maior e colocar umas cunhas?

Não me lembro de ver móveis numa loja de aquariofilia para aquários grandes que não tenham pés (também não ando a rastejar no chão para ver com atenção, mas todos os que eu tive sempre tiveram pés), duvido que as marcas o façam só por ser jeitoso. O importante é ter o peso distribuído de forma igual por baixo dos suportes verticais do móvel, o resto da base não vai fazer assim tanta diferença e se houver irregularidades no chão, pior ainda. Ao colocares uma cunha, vais estar precisamente a elevar a base do chão e ficas com menos pontos de contacto do que se tiverem 6 pés bem ajustados.

 

há 12 horas, Luis Rebelo disse:

Quanto a reforços, pensei mais 1 tampo para distribuir mais o peso, e 8 pilares ( 4 para os cantos + 4 no centro ) mas diga-me se acham ser necessário.

Visto que afinal não estamos a falar de 320L de água, penso que não é necessário, mas se não aumentar muito os custos, não vejo porque não... e assim ficas com a possibilidade de fazer um upgrade para o aquário de 320L! 😅

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Não me lembro de ver móveis numa loja de aquariofilia para aquários grandes que não tenham pés (também não ando a rastejar no chão para ver com atenção, mas todos os que eu tive sempre tiveram pés), duvido que as marcas o façam só por ser jeitoso. O importante é ter o peso distribuído de forma igual por baixo dos suportes verticais do móvel, o resto da base não vai fazer assim tanta diferença e se houver irregularidades no chão, pior ainda. Ao colocares uma cunha, vais estar precisamente a elevar a base do chão e ficas com menos pontos de contacto do que se tiverem 6 pés bem ajustados.

Pois... és capaz de ter razão nesse ponto. Mas no resto mantenho o que disse 🙂 . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos pés, inicialmente, não iria colocar para dar mais estabilidade.
Depois "estudei" a hipótese de colocar uns pés reguláveis, até porque o móvel encostado ao chão iria dar asneira... Bastava haver água a ir lá para baixo, que é o mais comum nas TPA's, mas também não me pareceu viável, visto que a força que, o peso do móvel mais o peso do aquário, iria exercer sobre aqueles pontos não aguentaria visto a estrutura ser de "madeira".
O que estou a ponderar, são aqueles protetores das cadeiras mais largos, nem que seja 2 sobrepostos, só para dar aqueles 3mm a separar o móvel do chão.
As costas do móvel também são de MDF de 16mm.
A pintura, tenho de isolar bem, através de várias demãos, o MDF tal como já foi referido...


Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Luis Rebelo said:

O que estou a ponderar, são aqueles protetores das cadeiras mais largos, nem que seja 2 sobrepostos, só para dar aqueles 3mm a separar o móvel do chão.

Exactamente o que eu uso. Arranjei uns de borracha que funcionam na perfeição. E quando preciso equilibrar alguma coisa, em vez de um uso dois sobrepostos. No início é mais chato regular o móvel, mas uma vez no sitio, não se correm riscos desnecessários. A única coisa que te pode acontecer é a borracha ceder um bocadinho e precisares de 3 em vez de 2, em alguns sítios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Móvel montado, colado e furos tapados... Não tem sido fácil arranjar tempo para me dedicar a 100% mas, vai-se fazendo.
Falta encomendar as portas do IKEA:
https://www.ikea.com/pt/pt/p/enhet-frente-p-maquina-lavar-loica-efeito-carvalho-20499772/bb6a8cbc9ea822eaa86a5e1480b48fad.jpg0e2d6da00b1c6e1c4f1786c6397800df.jpgc69ec6cd3e55f1d31b5f9fadc5e3919b.jpg

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que vais buscar as portas à Ikea, dá uma vista nos pés reguláveis para os móveis de cozinha. 

Mais uma vez, eu acho que é melhor usar uns pés reguláveis para nivelar como deve ser e sobretudo para evitar deixar a base de madeira no chão! Quantas vezes já molharam o chão junto ao aquário seja por fugas no sistema de filtragem seja em tpas que um gajo se esquece de controlar,  seja quando mexemos dentro do aquário...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O móvel vai ser pintado também por baixo, não? Nesse caso não tens que te preocupar com a água… desde que fique bem pintado, já disse. Na minha opinião, nem portas do ikea nem pés reguláveis. Móvel no chão e fazia as portas na mesma madeira do resto do móvel. Para não correr o risco de ficar com cores ou acabamentos diferentes depois de pintar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que vais buscar as portas à Ikea, dá uma vista nos pés reguláveis para os móveis de cozinha. 
Mais uma vez, eu acho que é melhor usar uns pés reguláveis para nivelar como deve ser e sobretudo para evitar deixar a base de madeira no chão! Quantas vezes já molharam o chão junto ao aquário seja por fugas no sistema de filtragem seja em tpas que um gajo se esquece de controlar,  seja quando mexemos dentro do aquário...
 
Eu concordo que o móvel deva levar pés para dar altura em relação ao chão... Mas este tipo de pés parece-me que não aguentam todo o peso previsto, cerca de 200kg...

Todos os outros pés que vi não me parece que dê para a finalidade...

Tanta vez que houve água neste chão!3328f2f8ac2bb3d416114574050e3757.jpg

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Luis Rebelo disse:

Mas este tipo de pés parece-me que não aguentam todo o peso previsto, cerca de 200kg...

Questiona os funcionários quando lá fores. Não te esqueças que o peso total é dividido pelo numero de pés. Neste caso precisas que cada um suporte pelo menos 50 kg. 

Tendo em conta que as portas que escolheste tem 45x75 cm, as duas montadas vão ocupar 90x75... ora tu disseste que o teu móvel ia ter 100x80, alteraste as medidas finais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questiona os funcionários quando lá fores. Não te esqueças que o peso total é dividido pelo numero de pés. Neste caso precisas que cada um suporte pelo menos 50 kg. 
Tendo em conta que as portas que escolheste tem 45x75 cm, as duas montadas vão ocupar 90x75... ora tu disseste que o teu móvel ia ter 100x80, alteraste as medidas finais?
As portas vão assentar na barra frontal, ou seja, fica a ver-se 10 cm da barra frontal.
A levar esses pés, também colocaria ao centro como é óbvio.
Provavelmente irei colocar estes pés...


Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Luis Rebelo said:

As portas vão assentar na barra frontal, ou seja, fica a ver-se 10 cm da barra frontal.
A levar esses pés, também colocaria ao centro como é óbvio.
Provavelmente irei colocar estes pés...

Com 100 cm até te aconselhava a usar 8 pés... 1 a cada 25 cm. De qualquer maneira, vê lá bem como isso se prende à madeira antes de tomares a tua decisão. O teu móvel, para o bem e para o mal, não tem traves estruturais... a estrutura é o próprio revestimento, logo, todo o peso que tenha que ser suportado vai ser suportado pelo MDF. Se pões um parafuso no MDF que vai enroscar e desenroscar (não me parece ser esse o caso dos que apresentas na imagem, mas por isso te estou a dizer para confirmares) a madeira pode começar a dar de si. Espero ter-me feito entender.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/12/2021 at 21:30, Tozé Nunes disse:

Quantas vezes já molharam o chão junto ao aquário seja por fugas no sistema de filtragem seja em tpas que um gajo se esquece de controlar,  seja quando mexemos dentro do aquário...

Eu acho que tenho stress pós-traumático à conta de todas estas coisas! 😂

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Eu acho que tenho stress pós-traumático à conta de todas estas coisas! 😂

Acho que é geral! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Questiona os funcionários quando lá fores. Não te esqueças que o peso total é dividido pelo numero de pés. Neste caso precisas que cada um suporte pelo menos 50 kg. 
Tendo em conta que as portas que escolheste tem 45x75 cm, as duas montadas vão ocupar 90x75... ora tu disseste que o teu móvel ia ter 100x80, alteraste as medidas finais?
Boa noite... O móvel vai ter 100x75x40... Secalhar enganei-me no título! Ao fim destes anos todos, dei conta... Ainda fui a tempo!

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/21/2021 at 2:15 PM, JoseCarlosMarques said:

Eu não. Felizmente! Aqui em casa ainda se usa o velho sistema do balde para encher e esvaziar o aquário… qualquer fuga de água é logo detetada.

O problema são mesmo as fugas do filtro, não relacionadas com as TPAS. Uma união começar a pingar ou a cabeça do filtro. Por ter tido problemas no passado é que os meus estão dentro de caixas de plástico. Assim dá sempre tempo para detetar o problema sem causar estragos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vasco Ferreira said:

O problema são mesmo as fugas do filtro, não relacionas com as TPAS. Uma união começar a pingar ou a cabeça do filtro. Por ter tido problemas no passado é que os meus estão dentro de caixas de plástico. Assim dá sempre tempo para detetar o problema sem causar estragos

Sim, em relação a isso tens razão. E encontraste uma boa solução. Talvez comece a fazer o mesmo. Nunca é demais prevenir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • Tozé Nunes changed the title to Móvel 100x75x40 - Novo projeto
On 03/01/2022 at 02:08, Luis Rebelo disse:

O móvel vai ter 100x75x40... Secalhar enganei-me no título!

Medidas alteradas no título 🙂 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim senhor! Invejo esses pés reguláveis. Eheh. Agora uma fotografia com portas!

Já agora... aquele aquário ao fundo é o que vai passar para esse móvel? Já pensaste como poderás fazer isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais