𝐑𝐞𝐝 𝐃𝐞𝐯𝐢𝐥𝐬 - 𝐒𝐡𝐫𝐢𝐦𝐩 𝐓𝐚𝐧𝐤


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Tenho neste momento um aquário de 90L montado já há mais 1 ano, este último ano esteve a ser dedicado à criação de guppys endler, no mês passado lembrei de voltar a cometer o erro do costume... meter camarões no aquário... meti uma Caridina Japónica, e aos poucos começo a ver o camarão aqui o camarão ali camarões no fórum camarões no Youtube e eis que volta a pancada por camarões...

De momento o aquário encontrasse bem em relação à saúde dos animais mas notei claramente que enquanto apenas tinha Guppys juvenis a coisa andava bem, mas apartir do momento em que começaram a ter filhos as algas começaram a atacar... e bem, neste momento o meu objetivo será acabar com os Guppys e meter camarões mas nada melhor que explicar o que quero fazer do que preencher aqui o setup deste novo projeto:

 

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário - Red Devils - Shrimp Tank

2 - Data da montagem - O aquário está montado há mais de um ano.

3 - Dimensões do aquário - 80x30x40
3.1 - Volumes bruto e útil
         Volume bruto - 90L
         Volume útil - cerca de 80L
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - 
JBL cristalprofi e700 com 3 compartições 2 delas com Fluval BIOMAX Filter Media e 1 com lã filtrante
4.2 - Termostato - Hailea 200W
4.3 - Iluminação/Foto-período -  Fita led - 24 Leds - 16 Brancos 7K, 3 Azuis e 5 Vermelhos - 752 Lúmens - 8W / 7 horas diárias das 12h às 19h
4.4 - Sistema de CO2 - Tropica Plant Growth System 60
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato - Tropica Aquarium Soil
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Ainda por escolher pensar mas deve envolver algo como algumas pedras e 1 tronco de 50cm

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna(Quantidades por definir)
7.1 - (Provavelmente uns 15 ou 20) Red Cherrys(vou tentar encontrar alguns bem vermelhinhos)
7.2 - (1) Caridina Japónica(vou manter a que tenho)
7.3 - (2) Neriterinas(vou manter as que tenho)
7.4 - (1) Betta Macho(assunto a abordar no fim)
...

8 - Plantas(Não sei se irei manter todas estas mas são as que tenho em casa e que poderei utilizar) 
8.1 - Heterandera Zosterifolia
8.2 - Fox Tail
8.3 - Feto de Java
8.4 - Anubias nana
8.5 - Musgo de Java
8.6 - Musgo Pelia
...
 
10 - Fotos
 
Esta é a foto mais recente que partilhei aqui no fórum:
e42c64ec97ef2886d5b30b1f9581cc75.jpg
 
Agora, eu gostava de antes de começar já a encher de camarões e tá a andar, gostava de combater as algas primeiro e como tal preciso da vossa ajuda, acham que devo retirar todos os guppys do aquário e fazer-lhe umas TPA's de forma a reduzir a quantidade de nutrientes disponível para as algas(neste momento como as plantas altas estavam a ganhar já filamentosas eu retirei-as do aquário mas estão ainda guardadas embora se note que estão a piorar um pouco... o que tenho agora no aquário? Apenas Anúbias e os Fetos como me aconselham a acabar com as algas(filamentosas verdes e pontos verdes)? Os pontos verdes penso que os camarões dêem conta delas, e em conjunto com TPA's em dia e um aquário equilibrado(que neste momento é impossível estar) e uma limpeza nos vidros acredito que elas desapareçam o meu maior problema é mesmo as filamentosas, pelo que tenho lido puderá ser por défice de PO4, como não tenho teste de PO4 não sei se será ou não, TPA's de 15L de 2 em 2 dias durante cerca de 1 ou 2 semanas acham que ajudará? Eu a Anúbia Nana dei-lhe um banhinho em água oxigenada e tentei retirar o máximo que consegui manualmente tenho de perder mais tempo de roda dela para fazer umas podas porque já está enorme e aproveitar e limpá-la melhor.  Mas nas Zosterifolia e Fox tail retirar manualmente seria o fim do mundo dado que são quase 50 pés... se não for mais... já os Fetos de Java nunca têm nada.. tão sempre no cantinho deles a crescer normalmente, estou a pensar em deixá-lo vazio e carregar com fé nas TPA's como disse 15L de 2 em 2 dias durante 2 semanas e limpar manualmente o máximo que puder e tentar deixar mais ou menos preparado já o novo layout acham que devo reduzir as horas de luz? Como no aquário só estão Anúbias e Fetos acho que aguentam bem poucas horas de luz, CO2 devo parar completamente de injetar correto? Dado que Fetos e Anúbias não precisam de CO2 Injetado.
 
Após estar num bom caminho pretendo plantar e dar algum tempo às plantas para se desenvolverem principalmente aos musgos, e colocar os camarões, deixar os camarões crescer, dar tempo ao aquário, continuar a dar crescimento às plantas e depois inserir o Betta, pontos positivos de ter um Betta, é um peixe bonito, (por vezes) é um peixe calmo e lento, controle populacional, lado negativo de ter um Betta, quando não são calmos são exatamente o contrário e provavelmente os camarões vão andar muito mais escondidos e isso de facto não é lá muito interessante... daí o Betta estar na lista mas ser um peixe que pode facilmente ser substituído gostava de ter um peixe que ocupa-se a zona média do aquário dado que os camarões vão andar mais pelo fundo e como o Betta tem um nadar lento acho que acabaria por se encaixar muito bem no aquário, agora o problema é que Bettas são sempre uma dúvida há uns que não são tão agressivos e convivem tranquilamente com camarões e há aqueles que não perdem uma oportunidade de predar os camarões... ainda é um ponto de interrogação.
Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

De tudo o que dissestes eu pessoalmente só não concordo com o dito Betta,isto porque eu acho que para ter camarões ou ficam sós,ou em ultimo caso ter uns peixes pequenos em adultos de forma que não vão andar sempre em cima dos camarões,ou ate acabar por os comer,eu no meu aquário grande tenho Rasboras Harlequim e Tetras Limão e eles nem ligam aos camarões,há e tenho também Barbos Desmopuntius Pentazona ( Barbos de cinco riscas ) nada de atacar os camarões, no entanto fica aqui a minha opinião,agora a decisão e sempre tua.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro de facto já há algum tempo que tenho também visto tetras limão e achei bastante bonitos e os tetras em geral sempre foram um tipo de peixe que eu gostei no entanto penso que se não optar pelo Betta provavelmente foco-me apenas em peixes comedores de algas como ottos por exemplo é também um peixe que nunca tive mas que já por várias vezes tive curiosidade em manter penso que este será o momento em que se encaixariam melhor no aquário talvez opte por ottocinclus então e esqueço o tal peixe na zona média do aquário

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário de momento está assim falta aqui muita coisa ainda noto algumas zonas um pouco vazias etc mas a montagem está muito no início hoje foi um dia muito corrido não me sobrou muito tempo mas lá consegui dar uns avanços.

Aceito qualquer sugestão no layout porque no Hardscape sou uma nódoa mesmo, sintam-se à vontade para criticar e dar sugestões.7be680d3016cac224321a79bc6747b9a.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,o tronco debaixo das pedras não me soa lá muito bem,quer dizer o que seria mais natural era o tronco em cima das pedras,digamos que teria caído na água e arrastado pela corrente ficou em cima das pedras,não sei se me fiz compreender, arruma-lhe com mais plantas.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro entendo o que diz o tronco já se aguenta em baixo mas ainda não está 100% daí ter deixado as pedras por cima mas posso muito bem dar um jeitinho nisso, quanto às plantas concordo tenho de encher um bocado mais também acho que está bastante vazio ainda, amanhã tenho de ver melhor a questão das plantas hoje foi um dia complicado foi sempre a correr amanhã terei mais tempo depois atualizo.

Obrigado pelas dicas.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento está assim agora é deixar crescer as plantas, o objetivo será deixar crescer bastante musgo no meio, deixar crescer o rabo de raposa(de baixo do termostato), há direita ainda não sei o que deixar, a Zosterifolia vou podando o objetivo é fazer dela uma planta rasteira1135bcaf32fc77df067ddb797758175a.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Necessitas mesmo de uns Ottos aí dentro, em conjunto com as japonicas tratam-te bem das algas. Dos pontos verdes não sei, pelo menos os meus não ligam nenhuma a eles, tiro-os eu com a bela da escova. 

O layout está bem melhor agora com o tronco por cima das pedras.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de facto acho que o layout ficou melhor, até mesmo por ter mais espaço para ver os camarões quando os puser, não estou 100% satisfeito, mas vou esperar que o crescimento das plantas deixe a coisa mais ao meu gosto, principalmente que me encha um pouco mais o aquário porque acho que grande parte do mau aspeto que vejo no aquário trata-se do facto de haverem muitos espaços vazios e as plantas estarem um pouco em baixo de forma, aproveitei poucas plantas para não correr o risco de trazer grandes quantidades de algas para dentro do aquário outra vez, de qualquer forma este será o layout que vai para a frente, mudanças só mesmo nas plantas porque com as podas vão enchendo mais o aquário.

Quanto à fauna os Ottos vou arranjar sem dúvida já os Red Cherrys mudei de ideias e vou antes para algo mais vermelhinho uns Red Fire, vou começar com 12 Red Fire e 1 Japônica 2 Neriterinas e os Ottos serão os últimos a entrar mas provavelmente cerca de 3 ou 4, não quero muito peixe o meu objetivo será focar-me mais nos camarões, talvez meta mais 1 ou 2 Japônicas também, depois é esperar que os Red Fire façam o trabalho deles 😏.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquários low tech basta mesmo umas TPA´s de 25% semanais para remover nutrientes em excesso e repor outros em falta. Chega bem para as plantas que tens, mesmo no teu layout anterior, se tivesses seguido um regime de até 40% era muito bom. No entanto a manutenção não é apenas TPA´s, mas também limpeza das folhas das plantas, como anubias e fetos, por serem de crescimento mais lento, limpeza dos vidros e troca de perlon no filtro e limpeza do filtro em geral. Tudo isto, sem os minímos cuidados, potencia e muito o aparecimento de algas. Além disso o excesso de luz, ou luz inadequada também pode ser um factor importante. 

Os teus fetos têm umas folhas bastante estragadas. Se as removeres, vais ajudar a planta a recuperar e provocas o aparecimento de folhas novas. Além disso não enterres o rizoma porque podes sufocar a planta.

Fire Red são bem vermelhinhos. É uma boa escolha. Agora um Betta... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar dar uma limpeza em tudo o que tem folhas estragadas em Fetos e Anúbias, quanto ao retirar as algas nas folhas das Anúbias vou tentar dar um toque também todas as Anúbias que tenho são podas de uma que tenho à cerca de 2 anos e meio então como a Anúbia mãe tem algas e todas as outras têm também, muito ou pouco todas têm vou tentar limpar tudo ao máximo e no fim fazer uma tpa, os fetos não têm o rizoma enterrado estão amarrados a uma pedra só para as manter no chão no entanto o rizoma está em cima das pedras e as pedras estão apenas encostadas(não enterrei nada nem mesmo as pedras).
Quanto ao Betta, já está de fora, no início estava a pensar em Red Cherrys e como são apenas um camarão sem grande cor que não teria grande interesse de manter grande reprodução(e estava a planear meter apenas quando já tivesse uma boa quantidade de plantas principalmente de musgo), no entanto com os Fire Red já vou tentar manter algo mais "sério" vou manter uma reprodução e vou montar um aquário de 20L que está neste momento parado para receber camarões que como algum pessoal chama seriam os camarões de descarte(os que não tenho interesse que sigam a reprodução por ter cores menos fortes por exemplo).
 
Tenho também neste momento um belo problema para crias de camarões que se chamam Hydras, ontem retirei cerca de 100(não é exagero fiquei cerca de meia hora a olhar para bichinhos de 1mm 2mm e a sugá-los com uma mangueira 1 a 1) vou continuar a retirar o máximo que conseguir hoje já vejo muito poucas no entanto já lá vi 1 tenho de ir lá dar uma nova olhadela principalmente nos vidros(é o único sítio onde as consigo ver) aos poucos vou conseguindo acabar com elas ou pelo menos controla-las, pelo que vi na Internet é bastante complicado acabar com elas por completo, ainda por cima depois de ter tirado os guppys noto que aumentaram bastante o número(até porque a minha atenção a elas era 0) se não fôr eu a retirá-las agora elas vão encher o aquário facilmente.
 
O CO2 também parece-me que não lhe vou dar utilidade para evitar mexidas no pH e porque com plantas Low-Tech penso que servirá melhor às algas do que aos Fetos e Anúbias que são a maioria das plantas do aquário... A Fox Tail e a Heterandera vão virar-se bem sozinhas também.
 
Obrigado pelas dicas.
 
(PS: Informação da calha Led atualizada no entanto continuo sem perceber muito daquilo para ser sincero)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 não provoca algas. A Heteranthera não vais conseguir manter baixa.

Sim, chama-se precisamente descartes e é devido a essa selecção que se conseguem fazer belissimos apuramentos. Ao retirar os camarões de grades inferiores, estás a evitar que acasalem com os apuramentos e assim evitas que nasçam tantos inferiores.

As hydras são muito dificeis de erradicar, mas deixo aqui alguma informação de um post de um dos nossos amigos aqui do fórum.

_________________________________________

O que são Hidras ?

Hidras são Celenterados (ou cnidários) com formato de pólipos, encontradas em água doce, fria e limpa, nos aquários se prendem a plantas, algas, pedras e nos vidros, por uma de suas extremidades, são pequenas com no máximo 30 milímetros elas podem se movimentar ativamente pelo aquário, dando "cambalhotas", as que encontrei no meu aquário eram da cor verde devido às zooclorelas, pequenas algas que vivem em simbiose nas células da pele das hidras.

Reprodução

Elas podem se reproduzir Sexuada e Assexuadamente, no primeiro caso o macho fertiliza a fêmea da boa e velha maneira que todos sabemos, já na maneira assexuada a Hidra solta pequenos "brotos" que se soltam do corpo da mãe e viram novas hydras!

E como elas aparecem no Aquário ??

As Hidras vêm para os nossos aquários como a maioria dos seres, nas plantas, nas pedras, nos troncos. Enfim onde elas puderem se prender! Elas são minúsculas e é muito complicado vê-las a olho nú, já que também são verdes passam desapercebidas nas folhas de uma Anúbia ou de um Cryptocorine, por exemplo.

E elas são perigosas aos habitantes dos aquários ?

Não e sim! Não, em aquários comunitários, sim em aquários de invertebrados como camarões. Nos aquários comunitários ou de peixes elas são inofensivas e dificilmente sobrevivem muito tempo, pois os peixes gostam de petisca-las, fiz alguns testes e os neons as comeram de bom grado. Portanto se as ver em um aquário plantado inicial que terá peixes ou no seu comunitário, deixe as lá, farão parte da biologia natural do aquário e entrarão em equilíbrio com a fauna, e confesso que achei elas realmente muito interessantes. Agora nos aquários de camarões a história é outra...

Elas são predadoras, vorazes e como suas primas anêmonas possuem ferrões de veneno nos seus tentáculos, que quando em contato com a vítima a paraliza para ser devorada! Não, elas não irão capturar seu Red Crystal Grade A adulto e comê-lo, mas poderá fazer isso com os filhotes tranquilamente.

E como evitá-las ?

Sempre limpando ao máximo as plantas e pedras que ira adicionar no aquário, até mesmo uma ampulária deve ser limpa. Plantas você pode utilizar permanganato de potássio, hipoclorito de sódio, água sanitária, flourish excel, claro todos em banhos rápidos para não matar a planta.
Pedras e troncos sempre fervidos e com sal de preferência, claro depois esfregar o que puder. Com estas medidas você evita em 90% as chances delas virem a morar em seu aquário.

__________________________________________

Já agora acrescento que não deves esborrachar as hydras, dentro do aquário, porque ao invés de as estares a matar, estás a ajudar a que elas se reproduzam ainda mais. Como reparaste, elas ao reproduzirem-se da forma assexuada, fazem precisamente isso, libertar pequenas novas hydras.

Para as matar podes usar o produto da Genchem No Planaria, porque é recomendado para ambos planárias e hydras. É um produto seguro para os camarões, mas deves retirar o carvão activado do filtro porque vai anular o efeito, e é uma substância perigosa para todo o tipo de caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um bocado de sorte foste buscar a informação a um tópico que eu mesmo criei à relativamente pouco tempo xD

Ok mas vou evitar à mesma o CO2 dado que o pH já é um pouco baixo por causa do substrato ativo, não quero baixar mais ainda.

Em relação à Heterandera eu já consegui mantê-la baixa uma vez só acho que não tenho fotos... precisa é de podas frequentemente(quando digo baixa falo em cerca de 4cm 5cm de altura), mas porque me diz que não a vou conseguir manter baixa? Porque cresce depressa ou..? O facto dela crescer depressa acaba por ser bom porque obriga-me a molhar as mãos e depois de estar com as mãos molhadas porque não fazer logo uma tpa?(Por norma usa-a como anti-preguiça natural)

O Genchem No Planaria, já andei a ver alguma coisa sobre este produto, inclusive já perguntei ao lojista mais próximo da minha casa e não tem tirando esse vi na ShrimpDream mas estava esgotado, vi no Ebay mas iria demorar 1 mês a chegar... provavelmente vou aspirando o que consigo e quando a ShrimpDream voltar a ter em stock mando vir.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até posso acrescentar que gosto mais de manter a Heterandera junto ao substrato do que a formar moitas, porque quando as ponho no substrato ficam verdinhas com bom aspecto e quando as uso para formar moitas as folhas que apanham menos luz ficam pretas, desfazem-se e sujam o aquário todo com restos de folhas mortas, por norma nos meus aquários só as folhas que apanham luz é que ficam mesmo bonitas.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso acho que foste mesmo tu que partilhaste, mas tinha acabado de ler o post e ainda me lembrava de ter lido. Sempre fica em 2 sítios.

O CO2 baixar o PH? Porquê? Além disso porquê usar CO2?

Heteranthera Zosterifolia.... manter baixa consegues se ela não tiver muito crescimento. Sim, fica feia em baixa, mas isso é uma caracteristica da planta. Crescimento muito rápido e por isso usa toda a energia disponível para crescer e não para se manter em excelentes condições. Assim as folhas de cima estão sempre verdinhas e as debaixo ficam estragadas mais facilmente. Isso da preguiça na aquariofilia...

Tens outras lojas que vendem o No Planaria... posso confirmar e depois digo-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu às vezes até fico com dúvidas se realmente sei o que estou a dizer mas sim o CO2 reduz o pH tanto que um dos maiores problemas do sistema de CO2 caseira é produzir noite e dia pois durante a noite pode causar uma queda brusca no pH pois não há consumo do CO2 por parte da plantas.
Porquê usar CO2 aqui está uma bela de uma questão.. nesta montagem eu também não sei.. na anterior notei um boost enorme nas Fox tail e nas Heteranthera comparado com quando não tinham, agora o objetivo não será tanto ter crescimento das plantas mas sim ver camarões saudáveis por isso o CO2 não me vai fazer falta.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela experiência que tenho com Heteranthera elas crescem bem mas se as for podando semanalmente consigo ir preenchendo o substrato e mantendo-as rasteiras e bonitas

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Brunomcc2000 disse:

Pela experiência que tenho com Heteranthera elas crescem bem mas se as for podando semanalmente consigo ir preenchendo o substrato e mantendo-as rasteiras e bonitas
 

Sim, consegues, mas não deixes tapar a frente do aquário para poderes ver os camarões. Além disso reserva um espaço á frente sempre para colocares a alimentação. Além de ser útil para os veres, podes sempre aspirar essa parte e remover o que não comeram. Uma das razões que aparece bicharada nos aquários de camarões é precisamente por excessos na alimentação. Podes sempre usar um pequeno prato ou uma placa de petri. Eles acabam por espalhar a comida, mas o do que se desfaz fica sempre uma parte lá dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok boa dica porque eu de facto eu ia tentar tapar tudo e nem me ia lembrar disso, vou tentar usá-la mais no meio do aquário e menos à frente.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acabei por comprar então a pequenada chegaram hoje, mandei vir da Soluções Aquáticas, não vale a pena falar muito... ficam as fotos

large.DSC_0199.JPGlarge.DSC_0198.JPGlarge.DSC_0203.JPGlarge.DSC_0190.JPGlarge.DSC_0189.JPGlarge.DSC_0174.JPGlarge.DSC_0160.JPG

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As últimas duas fotos mostram um camarão com um vermelho mais fraco em baixo da cabeça e outros com bastantes pontos escuros.

São fotos que peço aí ao pessoal experiente em camarões que analise, eu nunca fiz reprodução seletiva acham que devo tentar manter apenas os mais vermelhos(mesmo apenas com cor vermelha como por exemplo o que vemos na primeira foto?), acham que não é motivo para agir já?

(Sendo que os menos vermelhos até podem ser machos, tenho de prestar mais atenção a esse detalhe)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem e como não estou cá para esconder nada aqui vai, ontem chegaram 12, hoje morreu 1, vou fazer uma TPA e aproveito para retirar o corpo e limpar mais umas Hydras, e vou dar tempo ao tempo e ver como contínua a correr daqui para a frente.8839ad748b0e65c171f5b4b436d11161.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como ontem voltei a parar em frente ao aquário um bom tempo a olhar a ver de tudo um pouco e ex que pela primeira vez encontrei uma planária805e3fceceeb69e6249be3b8a00383cd.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como ontem voltei a parar em frente ao aquário um bom tempo a olhar a ver de tudo um pouco e ex que pela primeira vez encontrei uma planária805e3fceceeb69e6249be3b8a00383cd.jpg&key=019e706f642ae40d06a2ce2e00594aada810f02ba5769d1b5ae4d1c346adfd38

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


Estou com o mesmo problema no meu aquário, pus no grupo de aquariofilia local e recomendaram-me colocar caracóis Helena, como tenho red Ramshorn com população extrema pensei que se não resolver o problema das planárias pelo menos controla a população de caracóis, a verdade é que eu realmente tenho notado uma diminuição no número de planárias, antes encontrava facilmente mais de 5 todas as vezes que olho agr vejo uma lá de vez enquanto, as que encontro elimino, se foi da Helena não posso dar 100% de certeza, mas lá que reduziu as planárias reduziu
Agr como tem aí neritinas não sei até que ponto é boa ideia... Ja me disseram que alguns peixes comem planárias, tipo o betta, mas que não são peixes recomendáveis para estar com camarões... Sempre tem a hipótese o uso de algum químico, mas não arrisco

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.