Micro organismo


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Hoje quando parei um pouco a olhar para o aquário encontrei algo bastante estranho no vidro da frente vi um risco branco pequeno e pensei que fossem aqueles bichinhos(cujo nome esqueci) que por vezes surgem nos aquários mas que não representam perigo, no entanto fui observar mais perto e vi que era uma espécie de um pólipo parece-me esverdeado quando passa um peixe recolhem-se e ficam apenas um pontinho e depois voltam a abrir, infelizmente não consigo tirar uma foto focada a um bicho tão minúsculo alguém sabe o que é isto? Porque apareceu? É perigoso? Devo preocupar-me em eliminá-los?

 

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

 

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem esta foi rápida encontrei a resposta a todas as minhas questões antes mesmo de alguém ver o tópico.

Já agora aproveito para deixar aqui o que são:

 

O que são Hidras ?

Hidras são Celenterados (ou cnidários) com formato de pólipos, encontradas em água doce, fria e limpa, nos aquários se prendem a plantas, algas, pedras e nos vidros, por uma de suas extremidades, são pequenas com no máximo 30 milímetros elas podem se movimentar ativamente pelo aquário, dando "cambalhotas", as que encontrei no meu aquário eram da cor verde devido às zooclorelas, pequenas algas que vivem em simbiose nas células da pele das hidras.

Reprodução

Elas podem se reproduzir Sexuada e Assexuadamente, no primeiro caso o macho fertiliza a fêmea da boa e velha maneira que todos sabemos, já na maneira assexuada a Hidra solta pequenos "brotos" que se soltam do corpo da mãe e viram novas hydras!

E como elas aparecem no Aquário ??

As Hidras vêm para os nossos aquários como a maioria dos seres, nas plantas, nas pedras, nos troncos. Enfim onde elas puderem se prender! Elas são minúsculas e é muito complicado vê-las a olho nú, já que também são verdes passam desapercebidas nas folhas de uma Anúbia ou de um Cryptocorine, por exemplo.

E elas são perigosas aos habitantes dos aquários ?

Não e sim! Não, em aquários comunitários, sim em aquários de invertebrados como camarões. Nos aquários comunitários ou de peixes elas são inofensivas e dificilmente sobrevivem muito tempo, pois os peixes gostam de petisca-las, fiz alguns testes e os neons as comeram de bom grado. Portanto se as ver em um aquário plantado inicial que terá peixes ou no seu comunitário, deixe as lá, farão parte da biologia natural do aquário e entrarão em equilíbrio com a fauna, e confesso que achei elas realmente muito interessantes. Agora nos aquários de camarões a história é outra...

Elas são predadoras, vorazes e como suas primas anêmonas possuem ferrões de veneno nos seus tentáculos, que quando em contato com a vítima a paraliza para ser devorada! Não, elas não irão capturar seu Red Crystal Grade A adulto e comê-lo, mas poderá fazer isso com os filhotes tranquilamente.

E como evitá-las ?

Sempre limpando ao máximo as plantas e pedras que ira adicionar no aquário, até mesmo uma ampulária deve ser limpa. Plantas você pode utilizar permanganato de potássio, hipoclorito de sódio, água sanitária, flourish excel, claro todos em banhos rápidos para não matar a planta.
Pedras e troncos sempre fervidos e com sal de preferência, claro depois esfregar o que puder. Com estas medidas você evita em 90% as chances delas virem a morar em seu aquário.

  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

São como essas,eu aqui há muitos anos tive umas no meu aquário que era como estahidra_verde.jpg como eu na altura era muito novo tanto em ter aquários como de idade,nem sabia o que se trava,e na altura nem havia net,eu ate achei a coisa bonita,ate parecia como os corais, ignorância a minha na altura.

Elas são perigosas em aquários de camarões,se apanham os camarões pequenos comenos .

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais