Fangorn - dennerle 45x30x36


Recommended Posts

Ora boas

 

Cá estou de novo com um novo projecto.

Como já tinha anunciado desmontei o meu projecto da montanha, não me refiro a Montanha de xisto, esse vai de vento em popa. Mas o outro projecto era mais antigo, já tinha ano e meio, foi uma experiência muito boa nesta viagem de aprendizagem,mas como se diz parar é morrer, por isso é hora de partir para novo projecto.

 

Aquário: dennerle scapers tank 45x30x36 (CxAxL)

Filtro: dennerle scapers Flow ou seachem tidal 35 (ainda não decidi)

Luz : twinstar 450E

Termo: no verão nada

Co2 : pressurizado com redutor e solenoid da Co2 art

 

Hardscape:

redmoor Wood

Ent wood

E mais uns bocados de madeira do qual nao me lembro do nome

 

Rochas: seiryu stone

 

Substrato: neo soil + jbl volcano powder + jbl volcano mineral + areia cosmética

 

Plantas: a decidir

 

Em termos de design eu queria experimentar um novo estilo. Queria sair das montanhas e passar para as florestas.

Esta é a minha primeira tentativa neste estilo por isso mais do que nunca estou a aberto a críticas e sugestões.

 

Aqui vai a foto, espero que gostem:

 

 

 

9cb8380b49a83d3247f126e2a4efb4cc.jpg

 

Depois com mais tempo vou dando mais detalhes da montagem.

Ainda não colei as madeiras porque vou esperar até ter a certeza que não quero mudar mais nada.

 

Em relação às plantas estou a aberto a sugestões porque como disse neste layout estou como peixe fora de água.

 

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

 

 

  • Gosto 3
  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alguém, como eu, cujo jeito para Hardscape é nulo, está perfeito! 😄

Mas o tronco da frente do lado esquerdo, parece-me demasiado vertical. Não ficaria melhor se arranjasses uns troncos pequenos de redmoor para fazer a transição?

 

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alguém, como eu, cujo jeito para Hardscape é nulo, está perfeito!
Mas o tronco da frente do lado esquerdo, parece-me demasiado vertical. Não ficaria melhor se arranjasses uns troncos pequenos de redmoor para fazer a transição?
 
Hoje acordei e olhei para o layout com outros olhos, além disso pedi opiniões a pessoas que percebem bem mais disto que eu.

Vários problemas:

1- pouca área de plantação
2- não gostei de tanta areia no layout na zona da frente, quero contraste.
3- o lado direito todo estava muito mau, especialmente o tronco.

O que fiz:

1- removi parte da área na frente em ambos os lados e adicionei substrato.
2- trabalhei as rochas para abrir mais áreas de plantação e enchi essas áreas de substrato.
3- substitui o tronco horrível do lado direito por outro que me parece mais agradável.
4- levantei a altura do caminho e da formação rochosa das traseiras do lado direito

07cf1caf59d5614d2331c5666062acd3.jpg

a78f10854038869b5cb64a6f947b0080.jpg

Acho que o layout melhorou. Mas amanhã quando olhar com outros olhos e que vou ter a certeza se ainda penso o mesmo.

No entanto este segundo layout trás um pequeno bónus que não foi planeado de todo. Um segundo ângulo de visão muito interessante.
cbb19c7962a11a70184e1aef7300522e.jpg

A vista diagonal vê-se caminho a perder-se de vista em direcção a uma formação rochasa que parece bastante uma montanha muito bem feita.

Que acham preferem o layout de ontem, o de hoje. E que sugestões dão para melhorar?

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora este projecto continua a avançar, todos os dias acordo e fico com a ideia que algo não está certo. Ou que algo falta.

Tambem tenho que agradecer ao Filipe Oliveira e ao Nigel Hoovenar que me têm aconselhado em como proceder para melhorar o layout.

Após as últimas alterações o próximo passo era acrescentar detalhes na forma de raizes, para isso arranjei uns scaping twigs que comprei na soluções aquaticas. Além disso tenho que agradecer ao Ivo pois ele tinha lá uma caixa cheia de ramos pequenos de redmoor e fibre Wood, basicamente restos se soltam durante o transporte das Madeiras para a loja, mas eu vi e aquilo e pareceram-me perfeitos para os detalhes que queria adicionar e ele deu-mos.

Então fui para casa e fui tentando criar layers com os vários ramos de modo a criar algo mais complexo e realista.

Foi também criada mais uma árvore no lado direito após sugestão do Nigel.

Aqui vai fotos dos layout após adicionar os detalhes:

9156f0a680bd06e578452a90bfc902eb.jpg

Depois mais tarde decidi começar a colar alguns dos troncos que já sei que não vão sair do sítio, é que já começa a ser difícil trabalhar no layout sem correr o risco daquilo desmoronar tudo.

Para isso usei o metodo da supercola e o filtro de cigarro. Basicamente enfia-se o filtro entre as duas superfícies a colar e depois adicionar-se cola. Vai criar uma reação química entre a cola e o algodão do filtro que vai literalmente fundir as duas superfícies. Para disfarçar o branco dos filtros e so esmagar um pouco de substrato e deitar encima da cola antes que seque.
Esta colagem é forte o suficiente para aguentar a estrutura no lugar e até impedir que a madeira flutue desde que seja bem feito.

53721097bb6a50c64008fec646660c9b.jpg
Imagem da colagem com os filtros.

d674233bb42689808e8cfd082911b981.jpg
Imagem já com o substrato em pó a disfarçar.

48053e7a9c8668d21c96634f2b7722a6.jpg

Ainda não consegui colar tudo. É cansativo e demorado mas com tempo chego lá.
Depois digam o que pensam do layout e aceitam-se sugestões.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Carvalho

Esta a ficar um layout com potencial,e com uma profundidade espectacular,gosto muito,muito bonito.

Força vai ficar mais um bom e grande trabalho,parabéns.

Abraços

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno.

Layout muito interessante.

Tens aí uma árdua tarefa para plantar e manter esse aquário, pois a circulação de agua vai ser péssima 🙂

Relativamente ao layout, para te dar uma profundidade ainda maior deveria haver uma diferença maior entre os lados na frente. O lado esquerdo deveria ter troncos mais grossos que o lado direito, mas podes sempre depois dar esse volume com plantas e compensar a coisa.

Pensa bem na flora que vais por, porque te vai condicionar a profundidade.

Parabéns pelo setup.

  • Gosto 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno.
Layout muito interessante.
Tens aí uma árdua tarefa para plantar e manter esse aquário, pois a circulação de agua vai ser péssima
Relativamente ao layout, para te dar uma profundidade ainda maior deveria haver uma diferença maior entre os lados na frente. O lado esquerdo deveria ter troncos mais grossos que o lado direito, mas podes sempre depois dar esse volume com plantas e compensar a coisa.
Pensa bem na flora que vais por, porque te vai condicionar a profundidade.
Parabéns pelo setup.
Boas Luis

A circulação cai ser um problema sem dúvida, a ver como me safo. Lembro-me que o meu old forest que levei para a pet também teve bastantes problemas inicialmente porque as árvores quebravam a circulação e levei meses a acertar com a coisa. No final correu tudo bem, com sorte espero conseguir de novo.

Em relação ao design, eu estou a gostar bastante dele, mas o credito não é todo meu. Eu desenhei o layout, mas a versão que eu desenhei não era tão detalhada, muitos dos detalhes que tornaram o layout interessante foram conselhos do Filipe e do Nigel, foi graças a eles que eu continuei a melhorar o design até chegar a este ponto.

Em relação aos trocos da frente eu realmente entendo o que estás a dizer, pois pensei colocar troncos maiores no início, mas optei por usar plantas para criar esse acrescimo de profundidade, é que o espaço nessa área já está muito limitado, se ponho troncos maiores vai ser ainda mais trabalho para manter e colar.
Já colei os troncos desse lado por isso não há como voltar atrás.

Em relação há plantação também já ando a tirar ideias, mas decididamente há frente será plantas maiores e de fácil manutenção tipo buces, Anubias enfiadas na madeira e provavelmente musgo para complementar visto que é uma área de acesso limitado tanto para mim como para a luz.
Atras será plantas de folha pequena para aumentar o sentido de profundidade. Mas quando chegar a altura de plantar estou aberto a conselhos visto que nunca tinha desenhado algo assim.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venha de lá essa floresta. Isso ficava bem era só com musgos e plantas rasteiras para não perderes o hardscape. Por acaso não tem sim vídeo da montagem para colocar aqui? 🤔😏😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente um vídeo ia ser bastante interessante principalmente num layout deste género com tanto detalhe, sem dúvida uma ótima ideia espero que a resposta do outro lado seja positiva

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venha de lá essa floresta. Isso ficava bem era só com musgos e plantas rasteiras para não perderes o hardscape. Por acaso não tem sim vídeo da montagem para colocar aqui?


So editei o vídeo hoje. Publiquei a pouco.
Em relação a plantas quando chegar a altura vou pedir opinião do pessoal.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow... Que paciência... Este homem tem uma paciência de SANTO é impossível a beleza do aquário não me surpreende de todo porque já tinha visto outras montagens e já tinha ficado boquiaberto antes com a capacidade de criatividade(e de tudo aquilo que vai ficar por dizer porque depois de ver uma coisa destas uma pessoa já nem sabe dizer nada), já nem sei se sei montar um aquário mas de facto foi a primeira vez que vi um vídeo da montagem do aquário e posso dizer que neste momento o que me surpreende mais é mesmo a paciência que teve para cada rocha para cada tronco para cada galho...
Este senhor é sem dúvida alguma um artista.. um Picasso dos aquários..
Lindo

... A continuar assim no futuro vai ser preciso pagar para ver os seus tópicos, sinto-me privilegiado por ter acesso a este tipo de obras de arte sem ter de pagar nada.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow... Que paciência... Este homem tem uma paciência de SANTO é impossível a beleza do aquário não me surpreende de todo porque já tinha visto outras montagens e já tinha ficado boquiaberto antes com a capacidade de criatividade(e de tudo aquilo que vai ficar por dizer porque depois de ver uma coisa destas uma pessoa já nem sabe dizer nada), já nem sei se sei montar um aquário mas de facto foi a primeira vez que vi um vídeo da montagem do aquário e posso dizer que neste momento o que me surpreende mais é mesmo a paciência que teve para cada rocha para cada tronco para cada galho...
Este senhor é sem dúvida alguma um artista.. um Picasso dos aquários..
Lindo

... A continuar assim no futuro vai ser preciso pagar para ver os seus tópicos, sinto-me privilegiado por ter acesso a este tipo de obras de arte sem ter de pagar nada.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


Wow. Nunca ninguém me elogiou assim.
Obrigado.

Aproveito para deixar aqui uma foto de outro layout que estou a trabalhar.
Irei postar tópico para este brevemente.
ceca3bbcf4f3f1581c6cbe255048dbb1.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Cá estou de novo com noticias deste layout. No sábado fui ao evento da aquaeden e aproveitei para comprar as plantas.

Eu sei que muitos esperavam que este layout fosse quase exclusivamente composto de musgos, e embora este layout leve muitos musgos, eu queria tentar algo mais elaborado no que se refere à plantas.

Lista de plantas

Musgo flame
Musgo xmas
Monte carlo
Marsilea crenata
Marsilea hirsuta
Cryptocoryne parva
Higrophyla pinnatifida
Hydrocotle tripartita
Anubias petite
Bucephalandra sp. Red
Pogostemon erectus
Rotala wallichi
Rotala h'ra
Michrantemum Michrantemoides
Eleocharis acicularis mini

Aqui vai foto do aquario após montado:

7ec316cc7fe87e82ba63a15dabc4e631.jpg

Na manhã seguinte tinha um Blackwater, já era esperado. Para ajudar a combater isso montei o filtro com purigen lá dentro, o filtro é um sicce space eko 100, não é um filtro de topo mas faz 550 litros por hora, neste aquario são 10x a capacidade. Chega bem, a média escolhida foi neo soft.

O aquario está agora no dia 5 e começam a aparecer as diatomaceas e os troncos estão a fungar. Faço TPa's a cada 2 dias e removo os fungos mas não estou muito preocupado, isto é normal durante o ciclo e até o aquario estabilizar vou ter alguns problemas. É só questão de ter paciência e ir fazendo a manutenção.

Fotos de como o aquario está hoje

5a1f0a0c12ddd7853b4a94dfb60d5089.jpg

b6b180f14764b0f0cb5a067d37972d31.jpg

baf3445bdad3c953a5d177057ce79477.jpg

477f02c95fd520a77345db5ce2527e24.jpg
9df9cfefb4a7790c76d27bfd913f3c9d.jpg

Espero que gostem e aceitam-se criticas e sugestões.
Fiz um vídeo da montagem que quando for publicado vou colocar aqui.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/06/2019 at 10:39, Luís Cardoso disse:

Tens aí uma árdua tarefa para plantar e manter esse aquário, pois a circulação de agua vai ser péssima 

Vai mesmo Bruno. No Qualicum tive muitos problemas com circulação. Não é nada fácil.

Está muito bem plantado, mas vais ter de ter muito cuidado com as plantas, não as deixes tomar conta do layout!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai mesmo Bruno. No Qualicum tive muitos problemas com circulação. Não é nada fácil.
Está muito bem plantado, mas vais ter de ter muito cuidado com as plantas, não as deixes tomar conta do layout!
Em relação a circulação, o filtro faz 10x a capacidade do aquario por hora.
Andei um pouco às voltas com as lilly pipes até encontrar as posições que me pareciam dar uma melhor circulação a volta do aquario.

Os problemas de circulação são esperados de qualquer maneira, não tenho ilusões este layout é muito restritivo no que se refere a circulação.

Em relação às plantas, a tesoura já está preparada e creio que as podas vão ser constantes para evitar que o layout desapareça completamente por detrás de um manto verde.

Mas eu queria uma floresta cheia de detalhes e texturas diferentes, não queria algo so com musgo. Por mais impressionantes que esses layouts sejam.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai mais um update. 

O aquario esta naquela fase menos boa, tenho diatomaceas nas plantas, madeira e areia.

Tenho Fungos na madeira. 

Em termos de plantas a transicao ate nao tem sido muito ma, a maioria das plantas estao crescer bem, em especial a wallichi nas traseiras que ja se comeca a notar por detras do hardscape.  Estou bastante contente no global, a unica planta que esta a dar problemas e a monte carlo, (Ate dou gracas por ter desistido de usar cuba), a planta praticamente meltou toda, foi semelhante ao que aconteceu com a montanha de xisto, tenho muitas duvidas que recupere por isso vou ter que substituir. 

Tudo o resto corre sobre rodas.

Deixo aqui tambem o video da plantacao do aquario que acabou de sair no youtube

 

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Hora de mais um update, o aquario continua a desenvolver-se bem, as plantas crescem a olhos vistos, na última vez falei que a monte carlo não ia safar-se, e não o fez, só que eu substitui por podas de monte carlo do aquario do xisto e embora ainda não esteja grande coisa a planta já está a crescer.

Os outras plantas estão a crescer bem, algumas já levam tesoura, nomeadamente a hydrocotle tripartita e a Hemianthus michrantemoides.

O musgo também já dá sinais de arrancar e já leva umas podas só para o manter sobre controlo.

Problemas, cheguei a conclusao que este filtro é capaz de não ser forte o suficiente para este layout, o layout acumula muita porcaria, especialmente na zona do caminho de areia, nada que não se resolva na manutenção, mas estou a estudar a possibilidade de meter aqui um filtro mais forte.

Tirando isso tenho BBA a começar a aparecer na madeira, já estou a dosear Excel para controlar, mas não estou preocupado, este layout é um desafio e com calma e paciência isto vai lá.

Deixo aqui algumas fotos, peço desculpa mas foram tirados pelo telemóvel.

Já me esquecia para este aquario vieram os residentes do aquario dos bonsais, os néon chinêses e os red cherry.
E é caso para dizer que fui pai de novo


Hoje durante a Tpa notei que já lá andava muitos bebés de red cherry. Neste aquário cheio de esconderijos vai ser um ver se te havias de camarões.

Espero que gostem. b0aa0d288795978dd6c602ab7d6eea44.jpg59d08e9d23aab65b42eef6ef8edc2409.jpg457f580e65218184795fcd499575f352.jpg5eb0266d94322f9cb96784974d8e6321.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui uma foto tirada como a câmera do aquario. 193560a9cc21b579931c27b9d3603f76.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Picasso dos aquários não me canso de o elogiar a si e a esta montagem... Que excelente trabalho...

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Picasso dos aquários não me canso de o elogiar a si e a esta montagem... Que excelente trabalho...

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


Muito obrigado pelos elogios. Espero conseguir estar a altura das expectativas.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora está impecável o layout está qualquer coisa de outro mundo como já tinha referido antes, as plantas nas primeiras fotos posso dizer que tive medo do caminho que o aquário iria seguir porque quando olhei não fiquei tão entusiasmado quando vi apenas o layout(mas é apenas problema meu porque ainda não tenho olho para ver se a escolha das plantas é boa nem capacidade para olhar e imaginar se após o crescimento das plantas ficará bonito ou não) neste momento após as plantas crescerem... Está fantááástico, a fauna outro ponto forte, ainda por cima agora que estou com uma pancada por camarões principalmente os vermelhos você mete-me aí uns bem vermelhinhos e os Tanichthys jogam muito bem com o resto do aquário eu na minha opinião que vale o que vale dado que sou um iniciante no aquarismo quanto mais no aquascape.. este aquário está realmente MUITO bom... Para ficar mesmo satisfeito só queria ver este aquário bem posicionado num concurso.
Os meus parabéns mantenha este excelente trabalho.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo um vídeo update deste layout feito ontem.



Espero que gostem.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom aqui vai um update a minha floresta.
Este aquario está a chegar aos 3 meses e está praticamente estabelecido e pronto para uma foto final.

Em termos de trabalho até agora não deu muito, foi só manutenção regular e deixar crescer.

Agora é que começa a necessidade de podas regulares para evitar que as plantas cresçam demais.

Eu tive que mudar de cada recentemente e levei o aquario comigo, não sei se terá sido por distúrbio do substrato durante a mudança, mas o certo é que nos dias seguintes comecei a ter BBA nos troncos.

Eu usei Excel, primeiro baixei o nível a água e usei um pincel e para pintar o Excel directamente nas algas.

Isso matou logo a grande maioria de do alguedo, depois nos dias seguintes fui doseando na coluna de água Excel.

Neste momento o pouca BBA que tenho já está branca e deve desaparecer nos proximos dias.

Tirando isso não foram efectuadas quaisquer mudanças no layout, eu gosto de ir melhorando os meus layouts ao longo do tempo mas neste caso estou contente com o resultado e não vejo necessidades de fazer ajustes e se os fizer será mais ao nível de podas de plantas para do que mudanças radicais no layout.

Vou deixar aqui a foto que tirei este fim de semana de como o layout está agora.
Eu em principio enviarei este layout a concurso para o IAPLC do ano que vem, por isso é provável que esta seja a última foto frontal que vou postar para evitar desclassificacoes.

1753c4dfe4ac576bd7893001669d5f30.jpg

Espero que gostem.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 4

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

1753c4dfe4ac576bd7893001669d5f30.jpg

O aquário está fantástico... está cada vez melhor... incrível... agora só falta saber que qualificação merece esta obra de arte.

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Eu em principio enviarei este layout a concurso para o IAPLC do ano que vem, por isso é provável que esta seja a última foto frontal que vou postar para evitar desclassificacoes.

Essa questão das fotos para concurso isso não se resolve com a aplicação de uma marca de água nas fotos? Vejo bastantes pessoas a "esconder" as fotos até saberem o resultado final dos concursos, no entanto, se partilharem fotos com marca de água garantem que conseguem mostrar as fotos sem o risco de as roubarem para inscrever nos concursos não?

(É apenas uma ideia que tive no momento não sei se faz sentido ou não, na minha ideia apenas você terá acesso à foto sem marca de água)

Exemplo:https://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/25038/img_como_agregar_marcas_de_agua_a_mis_imagenes_20882_600.jpg

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.