Não está a correr bem


Recommended Posts

Boa tarde malta

Eu sou novo nestas andanças de peixes e aquários.

Comprei um aquário, inicialmente em forma de esfera, de 20L. Sem saber nem perceber bem comprei 6 peixes (o que pelo que li posteriormente é muito peixe para a água em questão)

Como é daqueles redondos não tinha filtro, porque esteticamente não ficava bem. 

Comprei umas pedras pretas e uma árvore, no qual a água foi ganhando umas bolinhas de ar a toda a volta. Tirei-as fervi-as 2 vezes (nessa semana que teve sem pedras não ganhou bolinhas de ar). Depois de ferver 2x coloquei as pedras novamente e começou a acontecer o mesmo, tirei tudo fora e fui a loja dos animais comprar pedras novas e outra planta artificial, comprei também umas gotas que continham aloe vera, e anulador de cloro e cloramina, é um peixinho daqueles “limpa fundos”.

Hoje cheguei a casa e tinha esse”limpa fundos” morto mais 2 peixes igualmente mortos, os outros 2 estavam a nadar conta o vídro, como se não vissem nada.

A água que uso é do poço, sempre que troquei de água deixei sempre 1/3 da água antiga (a de cima) alguém me pode explicar se é das gotas, das pedras, não estou a perceber onde estou a errar ?

Estava a pensar em comprar um de 60L para água quente mas até estou a desanimar

(as gotas são as : Aquasana Goldfish)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este mundo, infelizmente começaste mal esta aventura.

O mal está feito e agora com esse material não vais conseguir resolver e o melhor é começar de novo já que tens a ideia de comprar um novo aquário.

Vamos por partes: aquários redondos seja qual for o tamanho não servem para manter peixes.

Quando comprares o novo aquário (maior é melhor para iniciantes) tens também que comprar um bom filtro externo (este é o coração do aquário), um termostato e iluminação (aqui a qualidade vai depender das plantas que colocares).

Depois de teres tudo preparado tens que fazer o ciclo do azoto (que para simplificar demora aproximadamente um mês mas aconselho te a ler sobre isso para perceberes a sua importância) e só depois colocar os peixes.

A escolha dos peixes tem que ser de acordo com o equipamento que tens ( não podes comprar peixes que em adultos precisam de aquários de 200l para colocar num de 60l) mas isso depois pedes aqui conselhos ou pesquisas na NET pelas necessidades dos peixes que gostas.

Qualquer dúvida pergunta que há sempre quem esteja disposto a ajudar.

Cumprimentos

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas essa aquário em esfera estava em cima de um balcão numa loja de roupa da minha mulher, e gostava de o manter lá, nem que seja apenas com um peixe...

O que recomendas, visto que não tenho filtragem... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafael Bento

Bem vindo ao Fórum.

Rafael não há milagres,esses golobos são proibidos para peixes,primeiro ponto,segundo se de facto estas interessado num aquário maior melhor,quanto maior mais fácil de manter.

Voltando ao golobo que tu dizes que queres colocar em cima do balcão da loja da tua mulher,ok podes colocares há mesma mas em vez de peixes,colocas com plantas mais ao menos como istomini-jardim-no-vaso-de-vidro-fundo-madeira-104774832.jpg fica bonito,e não tens peixes a sofrer,dito isto podes sempre resolver a questão.

Cumprimentos   

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a desanimar estás a ter o comportamento errado porque eu só fiquei entusiasmado no fim quando falaste no aquário de 60L.

Aquários redondos não são aquários são um recipiente de vidro esqueça esse recipiente de 20L isso só serve para criar a ideia errada de que os peixes morrem do nada.

Primeiramente você precisa de muiiiita leitura, primeiramente comece pelo básico (Que peixes vai querer ter? Vai querer plantas? O que um aquário precisa? O que um aquário para os peixes que você escolheu precisa? E como ciclar o aquário?)

"Que peixes vai querer ter?"

Para peixes se quer um aquário de 60L não abuse.. vá à internet vá ao YouTube e procure que peixes posso colocar em 50L?

60L não pode ter peixes grandes como um Kinguio(mais conhecido por cometa ou peixe dourado) porque vai sujar a água a uma velocidade que o aquário não vai conseguir sustentar e vai acabar por morrer por isso siga os vídeos(crie aqui um tópico sobre o seu aquário onde escreve tudo desde o que está a pensar comprar, que peixes está a pensar meter tudo vai haver sempre pessoal a dar dicas para fazer o melhor)

"Vai querer ter plantas?"

Se quiser os peixes tem de ser compatíveis com plantas aconselho a começar por plantas low tech(fácil manutenção)

"O que um aquário precisa?"

Um aquário inicialmente precisa de 3 coisas fundamentais:
Filtro;
Termostato;
Iluminação.

"O que um aquário para os peixes que você escolheu precisa?"

Aqui refiro-me mais em termos de parâmetros da água

O aquário vai levar o quê dentro?
Substrato
E decoração

Estes 2 vão depender das espécie que você escolher se quiser peixes de pH ácido convém ter um substrato que acidifique a água e uns troncos(deixe sempre o aquário o mais natural possível para além de ficar mais bonito os peixes vão se sentir mais à vontade pedras coloridas libertam tinta na água o que é tóxico e aquelas peças de plástico não são aconselhadas..) se quiser o pH mais alcalino areia da praia e rochas calcárias podem ajudar mas há poucos peixes para essa litragem que precisam de um pH tão alcalino

"E como ciclar o aquário?"

Basicamente o filtro faz 3 tipos de filtragem mecânica (onde filtra os excessos de sujidade do aquário), a filtragem biológica (onde as bactérias transformam substâncias tóxicas em substâncias menos tóxicas) e a filtragem química eu sinceramente nunca usei e como tal não vou dar opinião sobre este assunto(mas destas 3 é a mais dispensável só precisa se fizer tratamentos na água tratasse de um carvão ativado que se mete na água para retirar os químicos da água), para se fazer a filtragem mecânica e biológica você precisa de cerâmicas(biológica) e do perlon(mecânica)


Atenção este hobbie é um bocado caro principalmente no início, mas mais vale gastar o dinheiro em bons produtos do que "poupar" e depois perceber que as coisas não prestam e ter de trocar e gastar o dobro ou o triplo do dinheiro mas o pessoal do lobby ajuda de certeza


Bem... Peço desculpa pelo testamento mas espero que este seja o primeiro de muitos testamentos que vai ler pela internet este hobbie é muito bonito mas exige que o aquariofilista tenha interesse em aprender se não as coisas não vão correr bem.

Boa sorte e não volte a meter peixes nesse aquário de 20L isso é só matar peixes e meter dinheiro no lixo.

Vá dando notícias e bola para a frente desistir é para os fracos.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora não tenhas medo de partilhar a porcaria que fizeres porque acredita que qualquer um dos que aqui está já fez muiiiita porcaria

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Haha 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Well.. para manter dentro desse aquário o único peixe que recomendo é este até há uns que quando você dá corda eles nadam sozinhosc12dcca46cfa613e6a4217fe23e68fca.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Haha 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora fora de brincadeiras esse recipiente de vidro não é um aquário e tem de se mentalizar disso quer dizer se meteu lá 6 peixes e morrem 6 peixes... Já se percebe que há algo errado não? Você está a mexer com vidas esses peixes não são só peixes são animais que merecem respeito tal como um cão como tal devemos cuidar deles o melhor possível siga a mensagem que lhe enviei e garanto que terá sucesso.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rafael uma esfera com 20L tem cerca de 30 a 35cm de diâmetro correto?

Um aquário em cubo 30x30x30 dá-lhe 27 litros de água e um cubo 35x35x35 dá-lhe 42L de água as dimensões seriam quase as mesmas(em comparação com a esfera se os meus cálculos estiverem corretos) mas nestes dois casos evitava ter peixes em sofrimento, e já consegue ver peixes porque num aquário redondo nem se vê os peixes como deve ser, já dava para meter filtro termostato e iluminação e eu acho que ficava muito mais bonito agora se o aquário fôr para estar na loja e não ter atenção nenhuma talvez o melhor seja mesmo o Nemo de plástico porque as coisas precisam de atenção e manutenção lembre-se disso, se quiser mesmo um aquário lembre-se que entrar numa loja e ver peixes mortos ou com pouca saúde dá um aspeto horrível à loja(minha opinião) dá aspeto de desmazelo por isso se for bem cuidado acho que joga muito bem se não tiver cuidados acho que mais vale não ter.

É a minha opinião sincera como aquariofilista e como possível cliente.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei hoje um filtro, o Marina JF50 , capacidade de fluxo de 300L/h (apesar do aquário que tenho no momento é de 15L fria, a moça disse que este já serviria para mais tarde quando comprasse o de 60L para água quente)

Filtragem mecânica e biológica. 

Agora de momento a minha questão é: como faço a manutenção? O que tenho que limpar ou trocar de quanto em quanto tempo?

Ja agora, posso por uma fitinha de leds que muda de cor em cima do aquário numa intensidade muito baixinha ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda está embalado? Vai trocar, arranja um de cascata, ficas melhor servido, filtros internos só se não houver outra hipótese. E se te disserem que x filtro serve, leva o modelo maior... Não compres antes de perguntar aqui, é o meu conselho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto como lhe tinha dito anteriormente poderia escrever aqui primeiro antes de tomar as decisões dado que ainda tem pouca experiência eu a saber o que sei hoje não teria comprado um filtro interno, primeiro porque o aquário tem poucos litros e quantos mais equipamentos meter dentro de água menos água lhe sobra e depois porque a manutenção de um filtro interno é muito mais chata do que um filtro Hang On(ou cascata ou mochila, como costumam chamar) por exemplo, por apenas mais 10€ teria comprado um Aquaclear 20 que não ocupa espaço dentro do aquário faz 378 L/h e tem regulação de Outflow para até apenas 100 L/h ou seja seria bom para os 15 e 60L, já para não falar que tem mais espaço para a filtragem biológica.

  • Triste 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tarde de mais 😅 já está dentro de água a trabalhar... 

Mas este tem a opção de ficar totalmente submerso ou um tubinho de 10cm que fica fora de água e a água cai (não sei se é a isso que se refere ao falar dos filtros de cascata) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não é isso um filtro em cascata, eu conheço esse filtro aliás no inicio comprei um Marina JF75 modelo acima do seu e entretanto já não o uso em montagem nenhuma serviu para eu aprender que às vezes o querer poupar só nos faz gastar mais, como já tinha dito antes também.

Agora tal como já expliquei antes é fazer a ciclagem não precisa de fazer trocas de água até o ciclo estar completo, no entanto pode perfeitamente decorar o aquário meter plantas caso queira(não meta plantas sem perguntar o que deve por ou sem estudar o que se adequa ao seu aquário) NÃO META PEIXES de forma alguma antes do ciclo acabar o ciclo demorar cerca de 3, 4 semanas no entanto essa filtragem biológica que esse filtro trás deve ser substituída porque isso não sustenta peixes nenhuns, eu tentava enfiar aí um saquinho de siporax mini.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aqui pessoal disposto a ajudar não tens necessidade de andar a confiar na palavra de um vendedor tudo bem que ele não mentiu mas o pessoal aqui dá-te conselhos melhores...

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário de 15L espero que não seja redondo espero que seja aquele tipo de aquário conhecido como tartarugueira(embora não tenha tamanho para ter albergar tartarugas), ao menos mesmo sendo um aquário pequeno já dá para começar a fazer alguma coisa mas esse filtro limita-o muito normalmente os peixes Bettas são os massacrados nestes tipos de litragens mas com um filtro que faz 20x o tamanho do aquário coitado animal, provavelmente cairia para guppys são os mais coloridos e resistentes que podes pôr dentro desse aquário, um aquário desses com 3 guppys machos por norma são muito bonitos e resistentes seria o ideal um filtro Hang On já lhe dava a possibilidade de pôr 1 Betta ou camarões ou Guppys, já tinha mais 2 opções embora continuassem a ser poucas opções dado que o aquário é pequeno sempre tinha mais 2 opções para escolher, agora o aquário vai precisar de termostato com essa litragem para peixes de água fria... só mesmo tanictis albunobes e mais uma vez não passava dos 3 mas acho que os guppy's são bem mais bonitos e resistentes do que os tanictis.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á fita de leds que muda de cor.. lembre-se que o aquário é... um aquário e não uma discoteca, se a cor que você meter for uma cor branca ok agora se for para andar a trocar de cor que dizer... um aquário deve ser o mais natural possível.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E difícil estar a aconselhar alguém a quem os conselhos nem sequer são ponderados e estudados para ver qual a melhor hipótese de se resolver o dito problema.

E uma frustração querer ajudar alguém que nu fundo parece que não quer ser ajudado,faz perguntas e depois faz o contrario das respostas de que quer ajudar.

Todo este poste teve montes de ajudas e o final e o mesmo (Eu e que sei ) quando as pessoas pensam que já sabem tudo o melhor mesmo então e não fazerem perguntas,mas lá esta quando se quer ajudar e a pessoa que precisa de ajuda ignora todas as respostas,de uma duas,ou já sabe o que quer fazer,ou então gosta de gastar dinheiro para o lixo.

Peço desculpa pelo desabafo,não quero ofender sustentabilidades de ninguém.      :default_jcb_bang: 

Cumprimentos    

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro é verdade, mas temos de ter em atenção que a pessoa em questão pensa que um aquário é só 1 vidro(neste caso como é um globo nem podemos falar em 5 vidros) e água e tá feito, como tal quando nos ouve falar em ciclo do aquário pensa que somos malucos e quando falamos em filtro x melhor que filtro y as cabeças estão programadas para comprar o mais barato e pronto, embora já tenha dito antes que o barato sai caro... talvez mais para a frente o Rafael perceba isso até porque se voltar a ter uma má experiência com este filtro o mais certo é acabar com o aquário e lá vai o filtro para a arrecadação, ou seja, 20€ para o lixo fora os peixes que voltaram a morrer etc etc mas pronto vamos ver como corre, seja como for não se pode queixar que não teve gente interessada em ajudar muito pelo contrário, mas também não vamos crucificar já o homem porque comprou um filtro interno sem perguntar se seria uma boa ideia, normalmente no inicio quase todos têm a mesma filosofia quero montar um aquário mas não quero gastar muito.. neste caso mais vale não montar, porque a falta de experiência junto com um aquário pequeno e material de baixa qualidade tem uma grande probabilidade de dar errado.

 

Hoje compreendo perfeitamente essa frustração mas ontem estive a ler tópicos meus há 3 anos atrás(o meu início) e percebo que também deixei muita gente frustrada xD

 

Vamos com calma como já disse antes todos nós aqui já fizemos muiita porcaria, eu já fiz o Rafael já fez e não acredito que você não tenha feito, todos os aquaristas acabam por falhar em algum momento é humano, no entanto e agora para o Rafael, nós não só todos os aquaristas falharam como todos os aquaristas precisaram de ler bastante para evitar as falhas e saber o que devem fazer o que é correto e como tal antes sequer de estares preocupado em meter o filtro dentro de água devias de estar preocupado em ler sobre aquários não me interessa montar um aquário sem saber o que é um aquário, é o mesmo que comprar um carro sem saber conduzir.

Hoje em dia há milhares de vídeos no Youtube a explicar como funcionam os aquários, nem sequer é preciso ler(embora haja muita informação boa também em vários sites e em vários tópicos aqui mesmo no fórum) com um pouco de curiosidade e dedicação você facilmente recebe informação suficiente para montar um aquário depois antes de partir para a montagem basta passar aqui e falar com o pessoal e nesse momento já não estamos a falar com alguém que nem sequer sabe o que é um aquário porque eu disse-lhe que um globo não é um aquário que um aquário precisa de filtro termostato e iluminação e você continuou a bater na mesma tecla a dizer que queria manter o globo só com um peixe sem filtro sem termostato e sem iluminação... e depois você pensa mas há pessoas que mantêm peixes em globos e eu pergunto-lhe e quantas delas é que não desistem dos aquários e dizem que os peixes morrem do nada? Eu tenho aquários há três anos e se lhe dissesse que já me morreram peixes sem eu saber o porquê estaria a mentir.

 

Vamos lá ler um bocado e depois passe por cá para nos mostrar o que já sabe, o que quer fazer, e garanto que terá aqui gente disposta a ajudá-lo, não tenha pressa, a frase "a pressa é inimiga da perfeição" aplica-se muito bem na aquariofilia.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Para quem tem mais experiência, é fácil ter um aquário vazio e esperar um mês para por peixes.
 Para quem tem mais experiência, é fácil investir mais um pouco para ter um filtro melhor.
 Para quem tem mais experiência, é fácil que tudo corra bem.

Quem está a começar, quer peixes já.
Quem está a começar, quer muitos peixes.
Quem está a começar, quer gastar pouco.

Eu comecei como o Rafael, comprei um aquário redondo com um kingio.
Como queria mais peixes fui a uma loja comprar, a lojista disse-me que o aquário era pequeno para ter mais peixes.
Fiquei chateado e comprei uma pedra para a mangueira do ar, e em casa comecei a pesquisar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se Alvaro, se se sente frustado em me ajudar faça uma coisa bastante simples: não ajude. 

Compre aquele filtro, não era o melhor ? Até eu sei que não;

Não era o indicado? Até acredito que não;

Não foi o recomendado pelos colegas? Também não, mas era o que eu podia comprar para manter os 3 restantes peixes vivos, e na minha carteira mando eu. 

Ha meses e meses, se num futuro conseguir comprar um filtro maior para o aquário de 60L compro, se não conseguir contento-me com este até virem dias melhores. 

Agora, não precisa de vir para aqui rebaixar uma pessoa a dizer que nem sabe para quê que ajudam, e que eu nem quero ser ajudado.. Se eu não quisesse ser ajudado não vinha aqui, não perdia tempo a pedir ajuda, mas consoante os conselhos que me dão eu, volto a dizer EU, é que vejo o melhor para mim, não é você nem ninguém porque de peixes até pode saber, da minha vida nada sabe isso eu lhe garanto. 

Obrigado e desde já dispenso qualquer e outro comentário seu. 

Boa tarde.  

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Percebi que a lojista até foi simpática, em não me dizer que naquele aquário não devia ter o peixe que tinha.
Decidi comprar um aquário maior. Verificando os preços optei por procurar um em segunda mão, encontrei
um com filtro interno incluído, e seis carpas. Não me interessavam os peixes comprei por achar o preço
bom para o tamanho do aquário ~80x30x40. Com o aquário que tinha comecei a pensar o que fazer com
ele. Pesquisando mais acendeu-me a luz e percebi o óbvio, os peixes são seres vivos e devemos cuidar deles.
Apesar de todos os aquaristas experientes que li, dizerem que o aquário deve ter o aspecto mais natural
possível, optei pela minha visão. Que não acho contrário à natureza. Estou satisfeito e os peixes estão
a aguentar-se.

Quem está a começar, quer que o aquário funcione sozinho.
Quem está a começar, quer fazer algo diferente e espetacular no seu aquário.

Quem tem mais experiência, tem uma rotina de cuidados com o aquário.
Quem tem mais experiência, faz aquascaping.

Editado por JUCAmeiloco
corrigir erros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rafael, essa atitude não é de todo a atitude mais correta, mas ok quem sou eu para dar aulas de moral.

Aqui conversa-se não se discute, ninguém aqui quer o seu mal, muito pelo contrário, peço que entenda isto, embora provavelmente esteja a sentir o contrário garanto-lhe que está errado.

Comprar aquele filtro não era o melhor não? Não.. concordo.

Não era indicado? Não.. concordo.

Não foi o recomendado pelos colegas? Não.. concordo existem filtros melhores que esse ao mesmo preço desse? Sim existem... eu arriscaria dizer que um filtro Hang On do chinês seria melhor do que esse interno e provavelmente mais barato... e foi por isso que lhe disse que devia de perguntar antes de tomar uma atitude(comprar)

Ninguém aqui o tentou rebaixar eu entendi muito bem o que o Álvaro quis dizer e garanto que não o quis rebaixar, se tem peixes agora e não tem condições a melhor atitude seria devolver á loja, você vai mantê-los num aquário sem ciclo na mesma por isso o mais provável é morrerem por isso entre deixar morrer ou devolver á loja... é uma escolha sua provavelmente dava 6 ou 7€ em peixes á loja(assim corre um risco enorme de dar 6 ou 7€ de peixes ao lixo) mas poupava os 20€ do filtro, deixava de ter peixes e provavelmente no próximo mês já podia começar a montar algo mais sério percebe?

Não vale a pena estarmos para aqui a criar guerras garanto-lhe que perde muito mais em recusar conselhos do Álvaro do que ganha.

Vamos lá a ser homenzinhos e falar com calma que isto não nos leva a lado nenhum.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Brunomcc2000 disse:

Hoje compreendo perfeitamente essa frustração mas ontem estive a ler tópicos meus há 3 anos atrás(o meu início) e percebo que também deixei muita gente frustrada xD

Hoje tenho mais de 20 anos de experiência em aquariofilia, nunca tive de passar pela fase das asneiras todas porque, felizmente, tive um bom professor, mas mesmo assim consegui fazer algumas.

Aquario de 60 litros com apenas placa de fundo. Passados 4 meses comprei o meu primeiro filtro externo que adicionei à montagem. Mesmo lá está, bótia palhaço e um peixe faca/fantasma negro (apteronotus albifrons). Como deves calcular passei de 60 litros para 500 litros com Discus e Escalares, cardume de 200 Cardinais.

há 15 horas, Alvaro Silva disse:

E uma frustração querer ajudar alguém que nu fundo parece que não quer ser ajudado,faz perguntas e depois faz o contrario das respostas de que quer ajudar.

Amigo Álvaro, todos passamos por isso. Felizmente, e acho que é o mais importante, continuamos a ajudar, mesmo que não sigam os nossos melhores conselhos. Sim, é muito frustrante...  mas principalmente pelas nossas experiências conseguimos perceber onde errámos no passado e hoje podemos dar o melhor aos nossos próprios aquários.

 

há 56 minutos, JUCAmeiloco disse:

 Para quem tem mais experiência...

Quem está a começar...

Gostei dessa comparação. Quem tem mais experiência sabe o que é mais importante e que se tem de respeitar a natureza, ainda para mais no ponto mais pequeno que é a aquariofilia. Quem está a começar resta seguir os conselhos dos mais experientes ou cometer erros crassos que podem levar ao fim das montagens e ao desespero e desistência do hobby. Mas ninguém é perfeito e mesmo os mais experientes cometem erros. Este processo de aprendizagem é contínuo...

há 48 minutos, rafaelbento disse:

Se Alvaro, se se sente frustado em me ajudar faça uma coisa bastante simples: não ajude.

Compre aquele filtro, não era o melhor ? Até eu sei que não;

Se assim fosse acredita que tinhas 0 respostas a partir do momento que fizeste esse comentário. Mas a questão é mais séria que isso. É saberes que não é apropriado e mesmo assim usares. Aqui não somos colegas, somos pessoas do hobby, portanto somos amigos do hobby, que não gostamos de ver os animais morrer e no teu caso, nas condições que tens, só te posso aconselhar a colocares plantas e fazeres um Wabi-Kusa. Acredita que é muito mais interessante e apelativo para quem entra numa loja, ver um pequeno recipiente com plantas lindissimas cheias de cor, do que ver animais presos a tentar sobreviver numa poça venenosa. 

Como dizes e bem, tu é que sabes, mas acredita que aqui ninguém te está a maltratar. Apenas a tentar fazer perceber que o que queres fazer não é correcto, muito menos ético.

Sinceramente, espero que reconsideres.

  • Gosto 3
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.