nicrew classic Plus LED vs nicrew Deluxe LED


Tomás Coimbra

Recommended Posts

Boa tarde , precisava de ajuda relativamente a escolha de uma calha led.

vou me iniciar nos plantandos agora e queria uma luz relativamente acessivel (caso nao corra bem) para um aqua de 30 l c/ 1 betta.

pelo que tenho lido (volto a frisar que sou leigo, apenas leio muito sobre o assunto) o ideal sera na temperatura de 6000k-6700k (agua doce), espectrum entre 440-660nm e um par(mais dificil de controlar na minha opiniao) de 30-60.

a minha duvida na escolha sera a questao da temperatura dos leds, a deluxe tem 7500k e a classic 6500k, para o aqua indicado os 7500k sera muito forte?

pode eventualmente queimar as plantas?

nao estava a pensar usar as plantas que ficam à tona da agua, coisas simples anubias java moss, assim dentro desse registo e umas de "carpete" 

ja me falaram que uma opçao bastante acessivel ( e por acaso ja vi no youtube o king of diy a fazer) que sao umas floodlights, mas é so luz branca, seria uma opçao viavel?

ja estive a ler sobre ambas as calhas, a deluxe dizem ser melhor para plantados. vou deixar aqui o link de cada uma delas caso possam dar a vossa opiniao do que escolheriam...obrigado a todos os que possam ajudar

 

https://www.amazon.com/NICREW-ClassicLED-Aquarium-Spectrum-Freshwater/dp/B07LH2FJNC?th=1

https://www.amazon.com/NICREW-Aquarium-Spectrum-Planted-24-inch/dp/B071LJKNWS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tomás, em relação às calhas não as conhecendo não posso aconselhar. 

Quanto ao que pretendes no geral...

Aquário de 30 litros plantado com um betta... Depende do que entendes por plantado... Anubias e fetos ok, agora tapetes já implica melhor iluminação, fertilização e CO2... E algas 😀 ora para isso já vais precisar de equipa de limpeza e nela consta camarões, os quais vão ser um petisco para o tal betta... Percebes  onde queria chegar?

Então mantendo o tal aquário de 30 litros:

Opção betta: 

 plantas fáceis (anubias, fetos, buces, musgos, etc etc) + calha qb para plantas e fauna compatível com o betta

Opção plantado xpto:

substrato fértil + plantas mais exigentes + CO2 + calha boa para plantados + equipa de limpeza e pequeno cardume de raboras/tetras/...

 

Como a tua experiência é pouca eu optava pela primeira opção. Ok, mas e em relação às calhas perguntas tu! Eu optava por uma calha mais simples para a tal opção com o betta e se mais tarde quiseres fazer o tal plantado XPTO investias num aquário maior com calha mais potente e tudo o mais que já referi antes. Podes optar por uma calha melhor (de preferência que possa ser regulável em potência) que depois sirva para o tal upgrade mas vais ficar limitado pelas dimensões dos tais 30 litros... 

Espero ter ajudado.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ajudou bastante sim! ja agora aproveito visto que tocou no asunto haha se puser esconderijos suficientes e ate mesmo o java moss ou algo assim  para os neocaritina red cherry de modo ao betta so apanhar alguns, eles reproduzem na mesma ou podem entrar em stress e ficarem so escondidos sem reproduzir etc? em relaçao as anubias fetos e musgos pelo que tenho vindo a ler eles nao obtem os nutrientes pelas raizes ou pelo substrato mas sim pela agua certo? mesmo assim gostaria de por um substrato "natural" a imitiar um genero de "terra" (peço desculpa mas nao sei todos os termos mais tecnicos XD). agradeço a ajuda 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anúbias e Fetos obtém nutrientes pelas raízes sim, no entanto são plantas que não podem ser enterradas(devem ser presas a troncos ou pedras) e como tal tem raízes que lhes permite absorver nutrientes diretamente da coluna de água, se realmente quiser seguir com os camarões tem aqui uma bela oportunidade porque o mestre dos camarões já cá veio ajudar(Tozé Nunes) se quiser seguir com o Betta pode seguir também mas como o Tozé já referiu devem ser colocados ou sozinhos ou com uma fauna compatível.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Tomás Coimbra disse:

se puser esconderijos suficientes e ate mesmo o java moss ou algo assim  para os neocaritina red cherry de modo ao betta so apanhar alguns, eles reproduzem na mesma ou podem entrar em stress e ficarem so escondidos sem reproduzir

Os camarões estão na base da cadeia alimentar, daí a sua alta reprodução! Eu cheguei a descobrir  meia dúzia de camarões que conseguiram sobreviver num nano onde coloquei provisoriamente um trio de Apistogramma!!! 

há 19 horas, Tomás Coimbra disse:

em relaçao as anubias fetos e musgos pelo que tenho vindo a ler eles nao obtem os nutrientes pelas raizes ou pelo substrato mas sim pela agua certo?

Certo. Deves prender pelos rizomas a pedras ou troncos.

 

há 19 horas, Tomás Coimbra disse:

mesmo assim gostaria de por um substrato "natural" a imitiar um genero de "terra"

E fazes muito bem! Um substrato próprio para aquários não tem apenas propriedade estéticas como ajuda muito a manter um aquário equilibrado quer nos parâmetros ideais para muita da fauna quer no alojamento de muita microfauna sejam elas bactérias benéficas para o ecossistema quer para alimentação dos alevins.

 

há 16 horas, Brunomcc2000 disse:

mestre dos camarões já cá veio ajudar(Tozé Nunes

Lol. Não sou mestre em nada!!! Apenas nutro uma paixão enorme por eles!! 😀

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Tozé Nunes disse:

m substrato próprio para aquários não tem apenas propriedade estéticas como ajuda muito a manter um aquário equilibrado quer nos parâmetros ideais para muita da fauna quer no alojamento de muita microfauna sejam elas bactérias benéficas para o ecossistema quer para alimentação dos alevins.

um pouco ja off topic😵 mas aconselham algum substrato? nao com o intuito de plantar algo no substrato, ha substratos tipo o ADA mas inertes(nao sei se tem de ser inerte nao percebi ainda muito bem a questao do substrato)? seriapor enquanto so mesmo para estetica digamos 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes o que é que tu devias de fazer? Era criar um tópico para o aquário e metias estas questões todas lá dentro, desde substrato a iluminação a filtragem etc tudo o que for surgindo até ao fim do aquário ou mesmo que desses uma mudança radical ao aquário podias manter na mesma o tópico e quando montasses o aquário e surgissem dúvidas já tinhas um tópico para o aquário bem como pessoal a seguir o teu tópico o que facilitava a teres visibilidade, respostas mais rápidas e seria melhor até para o fórum porque não teria tantos tópicos abertos com perguntas de resposta simples(é apenas um conselho)

 

Quanto ao substrato eu tenho Tropica Aquarium Soil, é um substrato ativo que acidifica e amolece a água, deixando a água boa para a maioria dos peixes/invertebrados de água doce, bem como se algum dia pensares em meter plantas de fácil a média exigência muito dificilmente terás problemas.

 

Quanto à calha espero que alguém mais entendido em calhas led do que eu te ajude.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e uma boa sugestao , eu estava a ver se consegui alterar o topico mas como sou novo no forum ainda nao domino muito bem o mesmo , consigo editar o topico?

Editado por Tomás Coimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais