Parece nao debitar


Ricky Gomes

Recommended Posts

Boas pessoal. 

Tenho uma duvida. Comprei um co2 da ocean free, daqueles que tem uma lata de spray um tubo transparente e a valvula anti retorno mais um generonde um copo por onde sai o co2.

A duvida que tenho é a seguinte: no primeiro dia enchi um terço do copo de co2 mais ou menos 2 bombadas, 1H antes da luz ligar, e aquilo foi consumido durante 4h a dose que coloquei. 

No segundo dia fiz o mesmo mas nao foi consumido nada ou praticamente nada, o drop check está a azul o que significa que tem falta de co2. Nao entendo entao porquê que nao é consumido.

Vou colocar a foto para verem o que falo

Ja agora, posso substituir esse 'copo' por outro difusor? Daqueles que saem bolhinhas. Ou tenho que usar este?large.20190604_004647.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia. Calculo que seja para o aquário de cherrys... Penso que esse tipo de sistemas pouco ou nada fazem. Talvez em plantas de fácil manutenção, em aquário aquários pequenos (que é o caso) mas nem consigo perceber (talvez por ignorância minha) como funciona o sistema visto não haver solubilidade dos gases na água. Posso estar a dizer alguma barbaridade... Talvez os mais entendidos possam dar uma melhor ajuda.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a perceber o que queres dizer, acontece-me exatamente o mesmo, o que me ocorre é que nesse segundo enchimento que fizeste o CO2 diluiu mas entrou oxigénio para a recipiente e como tal deves abrir a pequena tampa no topo do reservatório para esvaziar o oxigénio e voltar a encher(isto é só a opinião de quem também não percebe ao certo o porquê de isto acontecer), quanto à questão do difusor o problema do difusor é que tudo o que ejectares vai ser solto directamente na água enquanto esse recipiente guarda e vai diluindo aos poucos

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Brunomcc2000 disse:

Estou a perceber o que queres dizer, acontece-me exatamente o mesmo, o que me ocorre é que nesse segundo enchimento que fizeste o CO2 diluiu mas entrou oxigénio para a recipiente e como tal deves abrir a pequena tampa no topo do reservatório para esvaziar o oxigénio e voltar a encher(isto é só a opinião de quem também não percebe ao certo o porquê de isto acontecer), quanto à questão do difusor o problema do difusor é que tudo o que ejectares vai ser solto directamente na água enquanto esse recipiente guarda e vai diluindo aos poucos

Entao cada vez que o co2 for consumido, antes de voltar a dar a bombada, convém eu retirar aquela pequenina tampa e deixar o oxigenio sair e depois fechar essa tampa e aí sim dar a bombada. É isso?

Em questao a outros difusores como isto é em spray este co2, se eu der a bombada num difusor por exemplo de cerâmica vai libertar a bombada toda ou quase toda de uma so vez ne? Teria que ser com botija em vez de spray ne?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Luis Rebelo disse:

Bom dia. Calculo que seja para o aquário de cherrys... Penso que esse tipo de sistemas pouco ou nada fazem. Talvez em plantas de fácil manutenção, em aquário aquários pequenos (que é o caso) mas nem consigo perceber (talvez por ignorância minha) como funciona o sistema visto não haver solubilidade dos gases na água. Posso estar a dizer alguma barbaridade... Talvez os mais entendidos possam dar uma melhor ajuda.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Naquela camara de plastico quando das a bombada de co2 aquilo vai diluindo com a agua do aquario. É assim que vai libertando co2, vai diluindo no aquario conforme é absorvido pelas plantas, no primeiro dia tinha dado 2 bombadas e esvaziou em 4h. 

Mas vou optar por um de botija. Vim um kit junior da aquazone por uns 90 euros, conhecem? Sabem se vale a pena?

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricky percebo tanto disso quanto tu mas sim penso que convém tirares a tampa sempre que fores adicionar CO2, ou seja, amanhã quando fores adicionar tiras a tampa deixas esvaziar metes a tampa e enches de novo, se meteres difusor o que vai acontecer é que o CO2 que vais meter vai sair logo pelo difusor o que não é o objetivo o objetivo seria o CO2 ficar a diluir lentamente ao longo do dia enquanto está no recipiente, se está a esvaziar todo em 4h é estranho eu tenho um Tropica Plant Growth System 60 e não esvazia em tão pouco tempo normalmente se meter de manhã à noite ainda lá tem um pouco de CO2, talvez o seu aquário seja grande de mais para esse sistema não tem indicação da quantidade de CO2 por litro que deve injetar no aquário?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Brunomcc2000 disse:

Ricky percebo tanto disso quanto tu mas sim penso que convém tirares a tampa sempre que fores adicionar CO2, ou seja, amanhã quando fores adicionar tiras a tampa deixas esvaziar metes a tampa e enches de novo, se meteres difusor o que vai acontecer é que o CO2 que vais meter vai sair logo pelo difusor o que não é o objetivo o objetivo seria o CO2 ficar a diluir lentamente ao longo do dia enquanto está no recipiente, se está a esvaziar todo em 4h é estranho eu tenho um Tropica Plant Growth System 60 e não esvazia em tão pouco tempo normalmente se meter de manhã à noite ainda lá tem um pouco de CO2, talvez o seu aquário seja grande de mais para esse sistema não tem indicação da quantidade de CO2 por litro que deve injetar no aquário?

Consome rápido porque eu nao encho todo. Encho so um terço. O senhor da loja disseme para eu testar, por primeiro um terço e ver se é consumido rapido ou lento, ele disse que tem que acabar 2h antes da luz apagar. O que eu faço é: 1h antes da luz acender dou as tais bombadas (vou aumentar agora ate meio copo e ver se esgota antes da luz apagar), depois de depositar o co2 nesse recipiente tem de ser consumido antes da luz ser apagada. Comecei com pouco co2 depositado para ter uma noção. Visto que um terço foi pouco vou por metade e temporizar. Nao quero correr o risco de criar algas no aquario.

Mas sim este sistema é fraco para o meu aquario. Esse sistema é para aquario ate 60cm e o meu tem 75.

Tenho o drop checker dessa marca e dame azul (falta de co2)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o Drop Checker te dá azul tens de meter mais CO2, é porque 1/3 não é suficiente, se 1/3 foi consumido em 4h experimenta pôr 2/3

Quantas horas de luz tens?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Brunomcc2000

Vou fazer isso amanha.

Eu tenho o aquario densamente plantado. Espero que a dose 2/3 chegue a ser absorvida. Mas tbm é uma questao de ir vendo. Tenho de temporizar amanha para ter uma ideia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a dose não for absorvida vai ver que o Drop Checker ao fim do dia irá estar amarelo(excesso de CO2) nesse caso se quiser faz uma TPA.

Quanto ao CO2 ser para 60cm mas estar a usar em 75cm eu também uso o que recomendam para 60L num aquário de 80L e não tenho problemas(tirando o facto de ter de podar as plantas de semana e meia em semana e meia porque estão constantemente a chegar à tona da água), tens é de te entender com isso experimenta ir aumentado gradualmente até descobrires a dose certa.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu quero ver se é suficiente. Amanha ja aumento a dose. A de hoje vou ver se foi debitado ou nao. Fiz aquilo que disseste, retirei a tampinha deixei o ar sair todo, voltei a colocar a tampinha e pus o co2. Pus pouquinho so para ver se está a dar ou nao. 

Se estiver a funcionar, amanha faço o mesmo processo e aumento a dose.

Obrigado pelas dicas 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu no meu aquario encho sempre até ao maximo... Vai diminuindo conforme vai diluindo na água. Faço isso uma vez por semana.

Tenho o dropchecker , mas ainda nao me dei ao tabalho de o colocar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Kundstregan disse:

Olha eu no meu aquario encho sempre até ao maximo... Vai diminuindo conforme vai diluindo na água. Faço isso uma vez por semana.

Tenho o dropchecker , mas ainda nao me dei ao tabalho de o colocar.

Abraço

E nao poderas estar a por a mais? 

Tens um sistema assim deste? Tens muitas ou poucas plantas? Isso esgota em quanto tempo quando enches tudo?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricky Gomes o correto é pôr diariamente a quantidade correta(na minha opinião) não vale a pena inventar, se o seu esgota 1/3 em 4h facilmente entende que o reservatório cheio iria esvaziar em 12h e ao fim de 2 dias o CO2 injetado já foi consumido por completo do aquário passando os restantes 5 dias sem CO2, um aquário deve ser estável não devemos andar a forçar picos de CO2, é como com os peixes mais vale dar pouca comida muitas vezes ao dia do que dar muita comida 1 vez por dia, encher o reservatório ocupa-lhe 2min por dia se retirar diariamente 5min para olhar para o aquário e encher o reservatório do CO2 não vai morrer por isso e vai com certeza melhorar a saúde do aquário em geral.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Brunomcc2000 disse:

Ricky Gomes o correto é pôr diariamente a quantidade correta(na minha opinião) não vale a pena inventar, se o seu esgota 1/3 em 4h facilmente entende que o reservatório cheio iria esvaziar em 12h e ao fim de 2 dias o CO2 injetado já foi consumido por completo do aquário passando os restantes 5 dias sem CO2, um aquário deve ser estável não devemos andar a forçar picos de CO2, é como com os peixes mais vale dar pouca comida muitas vezes ao dia do que dar muita comida 1 vez por dia, encher o reservatório ocupa-lhe 2min por dia se retirar diariamente 5min para olhar para o aquário e encher o reservatório do CO2 não vai morrer por isso e vai com certeza melhorar a saúde do aquário em geral.

Sim bruno. É o que estou a fazer. Nao vou inventar 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kundstregan muito bem e o aquário está montado há quanto tempo? Esse tipo de utilização vai resultar em algas e esses fetos de Java com o rizoma enterrado vão morrer de continuarem assim, tal como as Anúbias não podem ser enterrados

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Kundstregan disse:

Boas ,

Cá fica a imagem dele. Como vês já vai a meio.

Abraço

IMG-20190605-124620.jpg

Mas nao tens peixes nenhuns ai dentro ainda.

Eu prefiro todos os dias retirar a tampa para retirar o ar e ir enchendo 2/3 de co2. Controlo melhor e sem que nao prejudico ninguem ate porque tenho o drop checker e agora esta um azul quase esverdeado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ainda nao tem peixes porque foi todo remodelado, e vai a meio da ciclagem. Mas quando tinha outro layout já usava a botija. Até Co2 caseiro usei.

Do kit nunca tirei tampa nenhuma. Sempre que o encho vai diluindo aos poucos. Só nao encho de noite porque não existe fotosintese. Mas quando tiver tempo meto o drop checker.

 

há 19 minutos, Brunomcc2000 disse:

Kundstregan muito bem e o aquário está montado há quanto tempo? Esse tipo de utilização vai resultar em algas e esses fetos de Java com o rizoma enterrado vão morrer de continuarem assim, tal como as Anúbias não podem ser enterrados

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Os fetos de java estão mas é até hoje porque estou a pensar a dar uns retoques no layout. E as anubias só tu é que as ves enterradas...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me lembro de ter dito que as Anúbias estavam enterradas

"Kundstregan muito bem e o aquário está montado há quanto tempo? Esse tipo de utilização vai resultar em algas e esses fetos de Java com o rizoma enterrado vão morrer de continuarem assim, tal como as Anúbias não podem ser enterrados"

Falei nas Anúbias apenas como exemplo porque assim como não enterrou as Anúbias também não pode enterrar os Fetos.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao assunto que nos trouxe aqui será sempre melhor optar pela estabilidade e por injectar os valores corretos ao aquário do que simplesmente encher até não dar mais.

 

O CO2 não sai do reservatório por estar a ser consumido pelas plantas mas sim porque está a diluir na água.

  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente. Todos os dias tenho que retirar a tampa e pola novamente. Acontece que mesmo assim, ele debita co2 mas chega quase ao fim e pára. Nao entendo. Enfim. O que vim agora aqui fazer é o seguinte.

Vim um kit co2 pressurizado da fluval. Fluval co2 kit 45g

A minha dúvida é quantas bolhas por segundo tem de debitar? Estou seriamente a pensar trocar de co2 quando o outro acabar. 

Quantas bolhas tem de debitar visto que o aquario tem 75cm x 42 x 35? 105 litros mas litros reais ronda os 85.

Tenho muita planta, valisneria, lobelia cardinalis, egeria densa, sagitaria subulata, ludwigia arcuata ludwigia repens rubin, alternanthera reinecki e a cardinalis, eleocharis beherti, hygrophila rosar australis, blyxa japonica e cryptocoryne wendtii brown. A maior parte é de facil manutenção e poucasexigem co2 se bem que as que nao necessitam acabam sempre por necessitar para o bem do crescimento saudavel. Uso fertilizantes tambem. A duvida aqui realmente é quantas bolhas por segundo tenho de por a debitar num aqua de 80..85 litros reais com esta vegetação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricky eu no dia em que falámos pela última vez neste assunto também enchi o reservatório do meu até não dar mais e nunca mais lhe mexi quando chegar a casa tiro foto para lhe mostrar como está o meu

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais