Japonica suicida!


Recommended Posts

Boa noite a todos. 

Aderi à cerca de uma semana esta paixão que é aquariofilia. Coloquei esta semana a equipa de limpeza com japonicas e otos. 

Tenho um aquário com cerca de 70L. 

Hoje ao acordar reparei que tinha um camarão no chão, ou seja, conseguiu sair do aquário. Há duas alternativas... Ou subiu através do tronco (a que acho mais provável) ou ganhou embalo e saltou da água para fora (nem sei se é possível 😂). 

Acham que foi mesmo pelo tronco visto sair fora do aquário? Qual a solução para não voltar a acontecer? 

Neste momento isolei o canto com película aderente. Pensei também em meter em redor do tronco aquelas era que flutuam, é possível? 

Abraços a todos! large.IMG_20190602_213110.jpglarge.IMG_20190602_213105.jpglarge.IMG_20190525_195629.jpg

Editado por Rui Moreira da Costa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite qual é a temperatura da água? Normalmente gostam de mandar uns pulos quando a água está demasiado quente e agora no verão já se sabe que a coisa complica.

Você ciclou o aquário correto? Pelo seu texto não percebi se se juntou ao grupo à cerca de uma semana ou se tem o aquário à cerca de uma semana

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. A água está a 26 graus. Isso é possível porque tenho o aquário bastante cheio, se calhar terei de tirar um pouco de água. 

Tenho o aquário há 10 dias, meti a equipa de limpeza ontem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui Moreira

Bem vindo ao Fórum.

Rui o ciclo do azoto demora em media trinta dias,ora dez dias ainda o ciclo esta a começar,a água não esta pronta para receber vivos,com a subida da Amónia de certo o camarão para fugir há toxidade da água saltou fora,coitado acabou por morrer.

Tem calma e deixa o ciclo completar-se,tens que ter muita paciência,não coloques mais vivos,coloca dia sim dia não umas escamas de comer dos peixes,para a sim criar bactérias para reconverter a Amónia em Nitritos e criar outras bactérias para reconverter em Nitratos,com os Nitratos dentro do parâmetros certos já não mata os peixes.

Tens o aquário bonito,mas ainda pode levar mais umas plantas,parabéns.

Se por acaso não sabes muito bem o que e o ciclo do azoto,então lei aqui.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Rui Moreira

Bem vindo ao Fórum.

Rui o ciclo do azoto demora em media trinta dias,ora dez dias ainda o ciclo esta a começar,a água não esta pronta para receber vivos,com a subida da Amónia de certo o camarão para fugir há toxidade da água saltou fora,coitado acabou por morrer.

Tem calma e deixa o ciclo completar-se,tens que ter muita paciência,não coloques mais vivos,coloca dia sim dia não umas escamas de comer dos peixes,para a sim criar bactérias para reconverter a Amónia em Nitritos e criar outras bactérias para reconverter em Nitratos,com os Nitratos dentro do parâmetros certos já não mata os peixes.

Tens o aquário bonito,mas ainda pode levar mais umas plantas,parabéns.

Se por acaso não sabes muito bem o que e o ciclo do azoto,então lei aqui.

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

Obrigado pelaa respostas/ajudas. 

Antes de colocar esta "equipa" foi feito teste à água que se encontrava em boas condições à excepção da dureza, estava muito mole. Já estou a colocar um aditivo para rectificar este valor.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Rui Moreira da Costa said:

Bom dia, 

Obrigado pelaa respostas/ajudas. 

Antes de colocar esta "equipa" foi feito teste à água que se encontrava em boas condições à excepção da dureza, estava muito mole. Já estou a colocar um aditivo para rectificar este valor.

Obrigado

A água estava em boas condições porque o ciclo ainda não começou (partindo do princípio que também testastes a amónia e os nitratos) como o Álvaro referiu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade elas saltam do aquário mamad, mas não nos podemos esquecer que é um camarão que suporta temperaturas entre os 15 e os 27, ou seja, a temperatura deveria estar a 21, 22 para o camarão se sentir bem, se tem a temperatura muito alta ele vai saltar para tentar fugir do aquário tal como se estiver em stress por ser perseguido por outros peixes por exemplo, não acho isso uma atitude normal de um camarão, é como se você aguentasse temperaturas dos -10 aos 60ºC e todos os dias acordava e estavam 55ºC não se ia sentir bem e provavelmente iria pensar em ligar uma ventoinha ou um ar condicionado tal como deve ser feito no aquários em caso de temperatura alta deve-se ligar o refrigerador, não é muito comum o pessoal da água doce preocupar-se com este tipo de equipamento, mas o que é verdade é que principalmente com camarões faz falta.

 

É bastante fácil criar um sistema caseiro com um cooler(FAN) de computador ou se preferir pagar tem este aparelho: https://www.zooplus.pt/shop/peixes/aquario/acessorios/667583 a 39,99€+5€ de portes(portes grátis apartir dos 49€) e se estiver mesmo interessado posso enviar-lhe um convite para se registar no site para receber um desconto de 10% na primeira compra, traz uma sonda só disparando quando atingir a temperatura que não deseja ultrapassar.

 

Tem aqui as características do aparelho:

Características gerais:

  • Refrigerador eletrónico para aquários de água doce e salgada (10 l-100 l)
  • Arrefecimento da água graças ao princípio de evaporação
  • Arrefecimento automático: quando excede a temperatura máxima estabelecida
  • Arrefece a água: entre 2 °C e 5 °C
  • Monta-se na parte exterior do aquário
  • Dois níveis de potência: potência completa ou média, para um melhor controlo da temperatura da água
  • Poupança de energia: apenas liga quando necessário e evita a evaporação da água
  • Potência: 25 Watts
  • Voltagem: 12 V
  • Corrente de ar máxima: 385 l/min (23,1 m³/h.)
  • Dimensões: C 8,7 cm x L 8,5 cm x A 16,2 cm

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora se já não tem camarões e se pretender ficar sem camarões 26ºC não é uma má temperatura eu deixaria ficar assim e não precisa de arrefecimento

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além de tudo o que já se referiu, verifica se não estás a apertar demasiado com o CO2.

A bicheza não se se sente à vontade com elevados teores de CO2, e no caso das C. Japonica elas vão à sua vida.

Ps- Está uma montagem muito agradável e muito clean. Parabéns. Abre um tópico com o descritivo completo  e vai postando fotos do desenvolvimento.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente. 

Tenho neste momento (pelo menos de manhã tinha lol) 3 japonicas, 5 otos e um caracol e um mini peixe que nem consigo identificar. Estes últimos vieram por arrasto nas plantas ou nos sacos dos primeiros peixes. 

A questão do co2 eu tenho uma bomba manual, ou seja, uma patinha de não sei quantas gramas e de vez em quando encho a coluna. Não sei se é por aí... Vamos ver quantos se vão aguentar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.