Escalar e viúva


Recommended Posts

Boas, já tenho o meu aquário habitado já há pouco mais de um mês e nunca houve problema com o meu escalar e a minha viúva negra. Mas hoje deparei me com ambos a se perseguirem e a "atacarem se " um ao outro. Tendo em conta que eles na loja estavam juntos no mesmo aquário e no meu nunca houve problema até hoje, poderá ser um comportamento normal ou é algo que terei de ter em conta a continuar ? O escalar vinha pequeno, e tanto um como outro estavam juntos com mais uns tantos escalares.  Obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Margarida

Esse problema deves resolver colocares mais um Escalar e um Treta viuva,neste ultimo podes colocar dois ou três,vão deixar de se guerrear,isto em princípio deve resolver.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdade mas vale lembrar que para 2 escalares o mínimo são 100L.

Daí a importância de saber a litragem do aquário, porque meter mais pode resolver ou agravar o problema, tudo depende dos litros de água, escalares são peixes territoriais se o aquário for pequeno vais deixar de ter 2 gladiadores para ter 3 na mesma arena, atenção a isso

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E hoje ia tratar dos meus meninos e deparei me com 3 mollys bebés .

Será possível uma velifera e uma balão se reproduzirem sem problemas ? Pois é a única solução que encontro 

E o que tenho que fazer para manter estes bebés saudáveis e vivos ? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Margarida

O que deves fazer e fazeres o que ate agora fizestes,se tu só agora destes conta deles e se eles estão vivos e de boa saúde,então inventar para que,a natureza trata disso,só tens que dar de comer,e eles vão-se fazer há vida,que tudo corra bem.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu discordo um pouco da opinião do Álvaro e passo a explicar o porquê por vezes as mollys comem os próprios filhos e se quiseres realmente fazer esses peixes chegar à fase adulta das duas uma ou o aquário tem esconderijos suficientes como plantas etc para eles se esconderem ou irás precisar de os separar quer seja dentro de uma maternidade de plástico ou um aquário maternidade (aquário apenas para acolher crias e fazê-las crescer) se a isto adicionarmos o facto de teres um escalar à mistura... Vais ter de os separar, o melhor seria sempre um aquário maternidade mas isso envolve um novo aquário, termostato e um filtro para o aquário o que provavelmente já tornaria as coisas um pouco mais caras apenas para manter 3 mollys eu optava pela maternidade plástica.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Brunomcc2000 disse:

Estão no aquário há quanto tempo? Podes ter aí uma fêmea que veio grávida da loja.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

É muito provável. Mas ela vinha igual as outras ("ainda não tinham barriguinha") e eu trouxe juntamente c elas , uma velifera e a que neste momento tenho, é a velifera e uma balão, mas a velifera é macho . Tenho desde o mês 4 pelo menos essas duas mollys 

Editado por margarida coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Brunomcc2000 disse:

Bem eu discordo um pouco da opinião do Álvaro e passo a explicar o porquê por vezes as mollys comem os próprios filhos e se quiseres realmente fazer esses peixes chegar à fase adulta das duas uma ou o aquário tem esconderijos suficientes como plantas etc para eles se esconderem ou irás precisar de os separar quer seja dentro de uma maternidade de plástico ou um aquário maternidade (aquário apenas para acolher crias e fazê-las crescer) se a isto adicionarmos o facto de teres um escalar à mistura... Vais ter de os separar, o melhor seria sempre um aquário maternidade mas isso envolve um novo aquário, termostato e um filtro para o aquário o que provavelmente já tornaria as coisas um pouco mais caras apenas para manter 3 mollys eu optava pela maternidade plástica.

Eu já os separei numa maternidade , poderiam ser mais mas só dei conta de 3 ontem. O escalar ainda não é adulto mas já cresceu desde q o trouxe. Vinha de pequeno mas quase do tamanho de uma moeda mais ou menos. Será a maternidade suficiente ? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mas de facto acredito mais na hipótese de ter vindo já gravida da loja do que na hipótese de hibridização.

Normalmente os escalares mesmo em pequenos já conseguem dar conta de alguns pequenotes, não tenho noção do tamanho atual do escalar mas acredito que seja capaz de conseguir limpar alguns, pelo menos eu na altura em que tinha escalares(3) nem sequer deixavam os pequenos ver a luz do dia.

A maternidade para 3 parece-me ser suficiente é sempre um espaço pequeno mas também não precisa de os criar até serem adultos assim que tiverem um tamanho razoável para conseguirem safar-se sozinhos podes soltá-los.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o escalar já os andava a tentar caçar, a luta que tive para os apanhar foi grande. O 1° foi apanhado desprevenido e foi fácil, o segundo salvei-o do escalar e da sua perseguição e o terceiro escapou me umas poucas vezes porque se escondia nas plantas e aventurou se pelo fundo do aquário e assustou me em particular por causa da mangueira que suga a água para o filtro mas depois veio a cima e lá o consegui apanhar com muita calma. Neste momento comem e andam ativos3319d90d3bad274df9c0f7209063ceb7.jpg

Enviado do meu VFD 720 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma atitude normal do escalar se calhar está aí a razão de aparecerem apenas 3.
De facto as plantas e troncos embora sejam bons para o aquário transformam algo simples como apanhar peixes com a rede num trabalho infernal.
Tens aí um escalar bem bonito mas toma atenção ao comportamento dele, crescem rápido e vais notar que embora haja espaço o aquário vai ser demasiado pequeno para ele.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Margarida 

Bom eu sou contra as maternidades ponto.

Agora que vim o teu aquário vejo que eventualmente não deves ter muitos sítios onde os pequenos se possam esconder,nesta perspectiva um mal menor,e teres colocado na maternidade

para a sim pelo menos salvares alguns, mas como já disse se o aquário tiver muitas plantas e locais onde se possam esconder não concordo com a dita maternidade.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato maternidade de facto não é a melhor opção mas acaba por ser maternidade ou barriga do escalar e na maternidade tem mais espaço

 

O melhor é obviamente manter no aquário, mas neste caso não acredito que tivessem grande sorte escalares são muito bons predadores.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando dei por eles, não tinha maternidade e pedi a uma amiga, emprestada. Nisto estiveram para além daquelas desde que nasceram, mais umas 3 desse que cheguei a casa, e eles refugiavam se muito nas plantas, nos sítios onde os outros não conseguiam chegar para os apanhar pois aí a "vegetação" já seria muito densa para os grandes. Mas começaram a aventurar se muito quando a maternidade já estava quase a chegar, iam passear pelo aquário mas nas zonas onde não havia vegetação, e não sei se a Molly balão ( a mãe) ia atrás deles para os apanhar ou afugentar para a vegetação densa

Enviado do meu VFD 720 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mollys não cuidam das crias se ia atrás deles é porque estava com fome
Há peixes que poderiam sim ter esse comportamento mas Mollys, platys, Guppys etc não oferecem cuidado às crias apartir do momento em que nascem estão por conta deles próprios.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem comedores de algas e comedores de algas existe os SAE os CAE os ottocinclus os Flyier fox que são bastante parecidos com os SAE(em termos visuais)

A minha questão deve-se ao facto dos CAE não terem grande fama, muito pelo contrário, enquanto são pequenos são bonitos e comem algas perfeito não é mesmo? O problema é quando começam a crescer deixam de ligar tanto às algas e podem mesmo atacar peixes e como são bastante rápidos podem revirar o aquário todo, lê um pouco mais sobre o peixe em questão eu nunca o tive mas já li relatos deste género.

CAE(Chinese Algae Eater)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos por exemplo este comentário que foi colocado aqui no fórum sobre este tipo de peixe.

 

"Boas,

Já tive... comecei com dois e passado pouco tempo tive de deixar só um.

Muito arruaceiros os meninos!

Cresceram rápido e mesmo um sozinho num aquário de 200 litros andava a meter-se com os outros peixes, tive de o remover também.

E foram horas com armadilhas de garrafas com comida para o apanhar...

Cada caso é um caso, mas não obstante a fama de agressivos e territoriais, quando adultos, a minha experiência foi para nunca mais.

Podem crescer se não estou em erro até aos 15 cm.

Pesquisa por comedor de algas chinês, vais encontrar muita informação e experiências de outros colegas"

 

Apenas decidi tocar neste assunto porque já pensei em comprar mas mudei totalmente de ideias quando comecei a ler comentários deste género, e pareceu-me ter visto um peixe parecido com este nas fotos que meteste mas como está em movimento não entendi ao certo se é ou não mas parece-me que sim.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais