Excesso de filtragem é prejudicial? Eheim 2180


Recommended Posts

Bom dia. Recentemente, para uma nova montagem, decidi complementar a filtragem, por esta ser insuficiente. Acontece que, num grande negócio (dado), fiquei com um eheim 2180 em mãos! Ora, sabendo que ele faz 1700 l/h e o meu aquário é de 160L brutos, não será caudal a mais? A questão passa por, faço por reduzir o caudal ou deixo-o a 100%? Se reduzir o caudal à saída não há o risco de reduzir o tempo útil de vida do motor? Se não reduzir o caudal, o excesso de filtragem não será prejudicial?

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís 

Não reduzas o caudal.pois isso vai-te encurtar a vida útil do filtro,o caudal nunca e excesso,e não e em nada prejudicial,antes pelo contrario,ficas com um aquário bem oxigenado,e não haver zonas mortas onde se acumula lixo.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, ficaste com um mega filtro! E ainda por cima já vem com aquecimento. 

Realmente é demasiado para o teu aquário. Eu acho que sendo eletrônico dá para reduzir sem afetar o filtro, tens aquela patilha na cabeça do filtro, experimenta deixar a meio. 

Se a circulação nunca é demais num aquário, também há que ver que tipo de fauna tens, há peix s que gostam de correntes fortes e outros que não. E também há a questão do layout...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário em questão é este. https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259013-green-rebel-1%C2%AA-experi%C3%AAncia-em-plantado/&share_tid=259013&share_fid=34560&share_type=t Em termos de termostato não funciona... Já o testei com um multímetro e não tem continuidade. A solução que estava a pensar era, em vez dos 2 inflow's, deixar ativo apenas 1 e fechar o outro.

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisto, surge outra "meia" dúvida... Eu tenho mangueiras e lilly pipes de 12/16 mm... E vou passar para 16/22mm. Estou a pensar em NÃO adquirir lilly pipes de 16/22mm. Ao estar a estrangular 16/22 mm vai criar mais pressão à saída, certo? a4aa75b1b67f63f6c46dd5de9627666a.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ao reduzires o diâmetro das torneiras vais aumentar a pressão de saída da água. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia. Provavelmente irei avançar para um móvel DIY ADA Style. Mas tenho algumas dúvidas. Essas, irei colocar no local certo. Certo é que, por causa deste monstro, vou ter de construir um móvel porque nem cabe lá dentro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente filtro. Isso da filtragem a mais nao existe, como ja te disseram. Num aquario desse tamanho, nao deves ter grandes problemas com esse filtro e ficas ja com maquina preparada para o futuro. Ja agora fico contente por encontrar aqui mais alguem de setubal. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís 

Olha lá não daria fazeres um móvel só para o filtro ficar junto no lado esquerdo do aquário,como se fosse um seguimento do mesmo móvel? a sim poupavas uns €uros em teres que fazer um móvel para todo o aquário, digo eu,não sei.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/06/2019 at 09:05, Luis Rebelo disse:

Bom dia. Provavelmente irei avançar para um móvel DIY ADA Style. Mas tenho algumas dúvidas. Essas, irei colocar no local certo. Certo é que, por causa deste monstro, vou ter de construir um móvel porque nem cabe lá dentro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Foi a primeira coisa que me veio à ideia. Esse filtro não cabe no móvel... mas também não é preciso móvel novo. Deixa ao lado num sítio onde não estorve. Imagina se não tivesses móvel próprio e usasses como muitos de nós fazemos, móveis de gavetas? Claro que se a ideia é esconder então...

Filtragem a mais não, mas o filtro pode ser demasiado para um certo tipo de aquário, sem dúvida. Mas esse filtro dá para regular o caudal por isso não há-de ser um problema. 

Editado por brunofasoares
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ponto de situação... Volta atrás! Tive de repor o meu mini TETRA porque tive uma fuga de água na membrana de ferrar (o anel preto da imagem) no EHEIM 2180. Alguém tem uma coisa destas a mais? Já arranjei numa loja mas são 3 semanas para entrega... 9ed83a5a11471003e7cbb9422a3df394.jpg&key=abaad0dc907e471f746f94e19c0e9ca507838923b9aa6c64aee67ee2c998474ecdfa10d2291b96750bf86b7cc7ee973d.jpg&key=cdbc9d2b17a758e93d7d51d3bd2abe72f46ce9bef0c63cc60c02d617bd2019e9176c9fc7de2f8f3f90c2a8052e5013a9.jpg&key=75f71bffeb550d38d8005c45823f1bc89caf5a2104667630b2b7d347575585be

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em lojas físicas, é muito difícil arranjar a membrana... Vou tentar com o silicone... Não será a melhor hipótese, mas vou ter mesmo de recorrer ao mesmo, e encomendo já a borracha. Enfim...
Ordem de montagem 5310a5728fd4dc39f730fb98132d4ae4.jpg8fe1c62f8306a2aefbb2e5daa8f839b1.jpg7267f4dff5cccc14eaaa39b2bb8d0b92.jpg5bb25b6ce436aa37e36573c9bb6ba8a8.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Luis o meu post não será para te ajudar, pois com um bezerro desses estás bem servido, mas apenas para tirar uma dúvida pois estão aqui alguns intendidos.

Tenho um eheim Pro 4+ 250 T, vêem algum inconveniente em colocar redutores para lily pipes 12/16? Poderá haver perigo de inundação? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Eu neste momento tenho as mangueiras reduzidas de 16/22mm para 12/16mm. Acontece que a água sai com muita pressão, mas o caudal é ligeiramente reduzido. Esta redução pode criar uma ligeira pressão dentro do filtro e, se as borrachas não estiverem a vedar bem, o sistema pode ganhar algum ar.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E cá está ela! Fui, sem grande esperança, a uma loja física e, por uma grande coincidência, o sr. tinha em stock. O silicone ainda está a fazer o propósito, mas quando deixar de fazer, coloco a peça nova...

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

 

65664542ad4f0fbe106d490a5091083f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais