SHALLOW REEF


HACP 123

Recommended Posts

Viva,

Inspirado nalguns shallow reefs que tenho visto pela internet, decidi montar um projecto nessa base.

Apesar da pouca experiência em salgados, decidi avançar.

Decidi que as dimensões do aquario seria de 70*30*30 e do sump 38*32*40.

Ainda não tenho o setup completo, pois faltam-me adquirir ainda alguns equipamentos, nomeadamente escumador e iluminação.

Assim sendo o setup será:

aquario 70*70*30 (adquirido)
sump 58*53*40 (adquirido)
escumador: reef octopus 110-S (adquirido)
iluminação: Maxspect Razor rsx 150W (adquirido)
bomba retorno: eheim 2000 (adquirido)
areao: white fiji (adquirido)
rocha caribsea south sea base rock (adquirido)
bomba circulação: 2 jebao sow4 (adquirido)

Relativamente ao movel, decidi eu próprio construi-lo, bem como montar as canalizações entre sump e aquario.

Aqui vão algumas fotos do projecto:

pou8xuM0j

pljSP9aBj

pnUIPuJQj

poAMG448j

plHX2Acbj

poVt2xiYj
 

pleu76Rfj

pnk5luXYj

 

Editado por Tozé Nunes
Edição dos links das imagens
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

iniciei este fim de semana o ciclo do aquario.

Uma vez que apenas tenho rocha morta optei ciclar através do metodo fishless cycle, através da adição de amonia.

Alguem tem experiencia em ciclar através deste metodo? apenas li alguns artigos e fiz pesquisas na net, pelo que toda a ajuda é bem vinda.

No domingo adicionei amonia que se situou entre os 1.5 e 3 ppm.

Passaram cerca de 3 dias e os níveis de amónia mantém-se identicos, penso que deverei esperar mais alguns dias até ver os níveis de amonia descerem para então voltar a adicionar.

[gallery640x480]
[album]5034[/album]
[/gallery]

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca testei esse tipo de ciclagem, mas pelo que li deve ter atenção para que a amónia não ultrapasse os 5ppm pois vai parar o ciclo, li também que com esse processo a ciclagem pode ser reduzida de 3 semanas para apenas 1, e que pelo facto de fazer a ciclagem com níveis altos de amónia cria uma grande colónia de bactérias o que deixará o aquário bem maturado.

Agora o que posso dizer com certezas é que o aquário está muito bonito, está simples mas gostei bastante, parabéns, sem dúvida alguma que vou seguir.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Brunomcc2000 disse:

Nunca testei esse tipo de ciclagem, mas pelo que li deve ter atenção para que a amónia não ultrapasse os 5ppm pois vai parar o ciclo, li também que com esse processo a ciclagem pode ser reduzida de 3 semanas para apenas 1, e que pelo facto de fazer a ciclagem com níveis altos de amónia cria uma grande colónia de bactérias o que deixará o aquário bem maturado.

Agora o que posso dizer com certezas é que o aquário está muito bonito, está simples mas gostei bastante, parabéns, sem dúvida alguma que vou seguir.

Obrigado Brunomcc2000!

Efectivamente tentei fazer um aquario simples, com o ar mais natural possível, muito clean e sem tubagens à mostra.

Optei por não fazer coluna seca, pois as tubagens estão escondidas por detrás da rocha maior. Um tubo de emergência, um tubo de entrada e outro de saida.

Ontem a amónia baixou um pouco para os 0.6 ppm , pelo que voltei a adicionar amonia. Quer me parecer que o ciclo iniciou.

Deixo alguma fotos:

[gallery640x480]
[album]5034[/album]
[/gallery]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva noite Brunomcc,

 

Efectivamente o projecto esteve em stand by, pois meteram-se as ferias e não tive tempo nem disponibilidade de avançar. Nem queria deixar o aquario em funcionamento durante as ferias.

No entanto esta semana adquiri os equipamentos em falta (bomba de circulação tunze, sal e um ou outro equipamento em falta).

Ontem enchi o aquario com água, coloquei sal e neste momento aguardo a ciclagem. Aguardo ainda a chegada esta semana de produtos para a ciclagem (Zeobak, zeofoode zeostart).

Efectuei ainda uns ajustes nas tubagens, adquiri ainda mais uns produtos que irei necessitar ( coralsnow, seachem stability e aquavitro fuel).

Neste momento falta apenas iniciar o ciclo e colocar peixes e corais.

As tubagens de entrada de agua, de saida e de emergencia ficaram perfeitos e bem escondidos atras da rocha 🙂

large.20190730_202345.jpglarge.20190730_202215.jpglarge.20190730_202208.jpglarge.20190730_202142.jpglarge.20190730_202129.jpglarge.20190730_202121.jpglarge.20190730_202114.jpglarge.20190730_202105.jpglarge.20190730_202102.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabéns pelo aquário, está realmente simples, mas muito agradável aos olhos.
Fiquei interessado no seu sistema de tubagens, estou a projetar um aquário plantado (1800x500x500) em substituição ao meu anterior (2000x400x600) onde pretendo fazer a conexão dos meus dois filtros Ehein Professional4 600, ou seja, não vou ter SUMP. As minhas dúvidas são:

1-Usaste apenas os elementos de vedação do "passa muros" ou reforçaste a vedação com silicone?

2-Usaste tubulação colada ou roscada?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o tipo de aquário que mais gosto de ver, especialmente em água salgada. Força com isso. Também vou montar um salgado e ainda estou muito verde na matéria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boa noite[gallery640x480]
[album]5059[/album]
[/gallery]

Apos um periodo de ferias em agosto a coisa esteve meio parada, no entanto esta semana  ja adquiri 2 peixes palhacos e 1 donzela rainha, bem como um coral lps ducan. A sua adaptacao à sua casa nova esta a ser muito boa. Brevemente mais novidades com mais aquisições 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ca vai mais um update, novas entradas:


Peixe gramma loreto
Coral lps euphyllia
Coral lps catalaphyllia jardinei
Camarão lysmata amboinensis

[gallery640x480]
[album]5061[/album]
[/gallery]

 

Editado por helder123
  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.