Ponto Branco em Kinguio


Recommended Posts

Bom dia,

Hoje cheguei a casa e um dos meus peixes tinha este ponto branco. um pouco perturbante. continua com apetite e energético? o que é e tratamentos podem ajudar?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não dá para ver bem que ponto e,mas a determinadas posições do peixe a mim me pareceu que e (Lerneose ) Verme Áncora.

Como proceder para a retirada dos parasitas

Remover manualmente o verme com o auxílio de uma pinça cirúrgica ou outro instrumento equivalente, é importante lembrar nesse momento, que devemos remover o parasita por inteiro, pinçando desde onde o parasita está agarrado ao peixe. Pode-se utilizar um pano limpo para imobilizar e segurar o peixe, deixando apenas a área infectada exposta para que, dessa maneira, seja possível remover o verme com mais precisão. Depois de arrancar todos os vermes, recomenda-se um banho de água com sal ou permanganato de potássio. Após esses procedimentos devemos devolver o peixe ao aquário e continuar a observação e tratamento em um aquário hospital (Aquário hospital é qualquer aquário usado com fins de aplicação de medicamentos e tratamento de peixes doentes.).

Se for efectivamente o Verme Áncora,podes tentar este tratamento.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas sendo verme ancora não era suposto ver-se os vermes de fora? ainda só vejo uma borbulha branca!

Não tenho que desinfectar o aquário?

já agora podes dar mais pormenores sobre como fazer os tratamentos?

Editado por andrefpsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Não sei fico na duvida. Hoje de manhã estava igual, mantém a vitalidade e a "borbulha" continuava, entretanto quando cheguei a casa passou para um ponto branco que quase não se nota e mesmo o inchaço em redor diminuiu. A minha mulher disse que lhe pareceu que o "pus" tinha saído.

 

Esqueci-me de mencionar que andava com um problema de algas pretas penso que "barba negra", e à cerca de uma semana introduzi um Otto e dois caracóis "Nerites" para controlar o problema do excesso de algas, nesse campo sucesso, as algas deixaram de se multiplicar e estão mesmo a diminuir.

Editado por andrefpsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vi agora... he he he aqui vai

 

FORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :
 
Dimensões do aquário:

41x20x28 (ja sei demasiado pequeno, estou a pensar num maior ma foi uma daquelas coisas que dão à filha porque na loja de animais é giro e depois o pai que se desengome)

Volume:

25l

Filtro(s):

Wave - Flipo300 , 300lt/h

dois estágios, 1º filtragem por material poroso, 2º lã

Matérias filtrantes:

Iluminação:

2x SD12mmx350mmx10LED HX-38CB 2x5

 
PARÂMETROS DA ÁGUA:

Sera Quick Test

NO3<25

NO2-0

GH <6ºd

KH-3ºd

pH-6.4

Cl<0.8

Temperatura da água (ºC):

24/ºC s/ termoestato

TPA's (Trocas Parciais de Água):

25% - 50% 15 em 15 dias com limpeza filtro

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:

Um cometa um oranda um Otto

Monodonta Lineata x 2un

Melanoide Tuberculata x 2un
 
Nerite x 1

Aspecto físico:

Cores e escamas normais
 
Aspecto comportamental:
 
com equilibrio super ativo
 
 
Aspecto das fezes:
 
Normais cerca de 1 cm 
 
 
Alimentação:
 
Sera Goldy - Flocos
 
O cometa (peixe doente) sempre com apetite
 
Flora:

Valisnerias e anubia alem das chatas das algas que já estão a desaparecer

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que posso ter a "sorte" de se tratar de um verme ancora, parece-me que da zona da "pustula" esta agora a sair um pequeno filamento mas para ja inferior a 1 mm de comprimento.

 

continua de quarentena

Editado por andrefpsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andre

Desculpa de só agora te estar a responder,tive um problema no PC.

Tenta agarrar o peixe e fazes como eu disse num poste em cima.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tentei tirar... não tem nada... é uma pequena ulcera que está a cicatrizar. mas agora tem uma mancha vermelha de outro lado.

Editado por andrefpsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Filtro interno. TPA's semanais 25% a 30% com sifonagem do subestrato.

 

Acabei de fazer uma TPA parametros após TPA:

NO3<50; NO2-0; GH<6º, KH<3ºd; pH >6,8 e <7,2; Cl2=0

 

Neste momento esta de quarentena a ser tratado com "doctor 112" vai no quarto dia o pus branco desapareceu tem agora uma mancha (ferida) vermelha no seu lugar, e parece menos edemaciado.

Mantém vitalidade e vontade de comer. No aquario mantem-se tudo normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andre

Teres um filtro interno para peixes de água fria que sujam muito,deves pensar seriamente num filtro externo,que pelo menos faça 5 vezes o volume do aquário,e sempre outra coisa,o filtro e o coração e os pulmões do aquário.

Cumprimentos    

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,

 

estou a pensar em montar um aqua de 200l+, para substituir este. que tipo de filtros aconselhas, cascata ou "canister"?

Editado por andrefpsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André Silva

Tens em Portugal muitos filtros externos, e de muitas marcas,dentro dos muitos tens a EHEIM ,a Fluval,a Sicce,a JBL,a Sera,e outras,desde que tenham peças há venda em Portugal.

Agora eu recomendar-te um especifico,és tu que deves fazer uma pesquisa na net e veres o que tu podes chegar em termos qualidade preço.

Para um aquário de 200 litros,tens que ver de um filtro que te faça pelo menos 5 vezes o caudal do aquário,o que os fabricantes dizem na embalagem do filtro em questão há quantidade de litros hora,e com o filtro vazio,porque com o filtro cheio de cerâmicas e esponjas vai perder 30%ou40% sobre o que o fabricante diz na caixa.

Cumprimentos  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais