O meu aquário 65L


Pedro Francisco

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Depois de alguns anos aposentado, decidi começar o meu primeiro aquário plantado de água doce.

Iniciando no dia 21 de maio tenho:

60 x 30 x 40cm Aquarium Aquatlantis

 

  • Lâmpada fluorescente tubular T8 de 15 watts com refletor para o dobro da iluminação
  • Sistema de filtragem Mini Biobox 2 com meio do filtro
  • Aquecedor EasyKlim de 50 watts
  • Prodac Magic Filter 100

Temperatura 26º

 

Nota: vou fazer tpa de 30% de 3 em 3 dias pelo menos durante uma semana.

Depois vou começar a colocar plantas

 

Peixes: daqui a um mês.

large.61012679_324290964904559_7006856401708384256_n.jpglarge.61173781_405537513632846_3703509501446455296_n.jpglarge.60730797_594858814353466_4734770220533547008_n.jpggallery_79754_4759_80630.jpggallery_79754_4759_669432.jpg

Aceito sugestões.

 

Obrigado,

Pedro

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não entendi as TPA's de 3 em 3 dias podes-me esclarecer? Durante o ciclo não é necessário fazer tantas tpa's justamente porque a amónia ajuda as bactérias a desenvolverem-se, mas podes dar-me o motivo da tua decisão?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, não se nota na imagem, mas a minha agua está turva e com um tom azulado.

 

Estou a deixar ciclar até me parecer ter um tom melhor e então começo com as plantas. (enquanto isso já vou deitando algum alimento de peixe para ajudar nas bacterias)

 

Quero fazer tudo com calma, não tenho pressa.

Quero apenas ter a certeza de que o ambiente está propicio para plantar e depois colocar os peixes.

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Podes plantar logo desde o inicio que não tem problema nenhum além de que dá muito mais jeito plantar com menos água dentro do aquário.
Aconselhava  que fosses pensando em mudar para um filtro externo, vais ver que esse é "curto" para o aquário e não irias necessitar de bomba de ar.
Tens substrato fértil? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Emejet disse:

Boas. Podes plantar logo desde o inicio que não tem problema nenhum além de que dá muito mais jeito plantar com menos água dentro do aquário.
Aconselhava  que fosses pensando em mudar para um filtro externo, vais ver que esse é "curto" para o aquário e não irias necessitar de bomba de ar.
Tens substrato fértil? 

 

Boa tarde a todos,

 

Obrigado em primeiro lugar pelas sugestões.

Desde o dia de montagem já fiz algumas alterações.

Já coloquei algumas plantas e decoração (coloquei um tronco que me deixou o aquario cheio de bacterias)

Encomendei também uma iluminária LED que irei colocar no inicio da próxima semana...

 

Relativamente ao filtro, concordo plenamente... está listado principalmente porque estes me roubam muito espaço no interior do aquario..

 

Mais tarde posto fotografias dos upgrades..

 

 

Obrigado

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Pedro Francisco disse:

Já coloquei algumas plantas e decoração (coloquei um tronco que me deixou o aquario cheio de bacterias)

Cheio de bactérias? Como sabes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, brunofasoares disse:

Cheio de bactérias? Como sabes?

bruno, após introduzir o tronco e plantas fiquei com o aquário baço (num tom esbranquiçado)

entretanto surgiu uma espécie de película branca nalgumas zonas do tronco.. calculo então que seja isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está montado há 7 dias e ainda tem poeira??? Estranho...

Lavaste a areia antes de meter no aquário?

Ferveste o tronco antes de meter no aquário?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Pedro Francisco disse:

bruno, após introduzir o tronco e plantas fiquei com o aquário baço (num tom esbranquiçado)

entretanto surgiu uma espécie de película branca nalgumas zonas do tronco.. calculo então que seja isso...

Essa pelicula branca que falas, de vez em quando aparece nos troncos. É normal quando recentemente inseridos na água. Acaba por desaparecer com o passar do tempo e não é prejudicial para a qualidade da água, nem para os vivos. Apenas antiestético.

A água ainda estar baça é que já não é normal. Ao fim de 7 dias já devia ter assente tudo, ou então o filtro já ter sugado as particulas. Tens uma mini biobox, certo? E o que tem dentro? Quantos litros/hora?

Se estás a pensar que a água está baça por ser uma explosão de bactérias, é imposssível. Com uma semana ainda estão a iniciar a colonização do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito estranho não é Bruno? Mesmo que não tenha lavado a areia a poeira ou iria assentar ou seria filtrada é estranho ainda ter poeira mas como mexeu no layout já não digo nada, poderá ter remexido o substrato e ter levantado sujidade outra vez para ser tanta poeira assim eu duvido que o substrato tenha sido lavado eu com os mesmo litros, com um filtro interno mais fraco e também com areia o aquário demorou-me 3h a ficar quase cristalino, por isso se ou é da areia.. ou do tronco e das plantas não haverá de ser de certeza.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

O tronco não foi fervido de facto, não tinha conhecimento de que seria necessário. Pensei que já vinha tratado da loja..

Relativamente à areia e substrato, foi tudo lavado na montagem e só levantou esta nuvem depois de plantar, quando coloquei o substrato e areia demorou mt menos tempo a perder esta nuvem...

Filtros ligados:

 Prodac Magic Filter 100 - 600 lt/h pump e um MINI BIOBOX - 400 lt/horalarge.61102652_10213166783596381_7742193195496243200_n.jpglarge.61030574_10213166783916389_3175916354460975104_n.jpg

 

Faço ainda seguir 2 fotos de como o aquário estava à dois dias atrás. Quando chegar a casa coloco novas para verificarmos as diferenças...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brunomcc

Troncos que são vendidos nas lojas de aquariofilia já vem tratados,se não fouce a sim não estas a ver num concurso Internacional de Aquascape em que os concorrentes estão a fazer montagens na hora,estarem a ferver os troncos, isso só e extensivo a troncos que a malta apanha na natureza,isto para que retire um pouco dos taninos,e para matar algum bichos que tenha no tronco,e para ajudar a afundar mais rápido.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tem toda a razão Álvaro dai ter dito que desconfiava mais da areia do que do tronco ainda a semana passada meti um tronco no aquário e não fiquei com a água turva, aliás nunca fiquei com a água turva excepto quando usei areia da praia umas horinhas depois de montar a água ficou turva mas limpou rápido, mas quando falei em ferver o tronco não tinha conhecimento se o tronco era de loja ou não nem sequer tinha imagens do tronco, de qualquer das formas ferver o tronco faria mais bem do que mal.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa pessoal

 

Ciclagem no seu 18º dia.

Parametros de agua oki, e já sem aquele baço! foi do tronco sem duvidas!

 

tenho uma especie de limo castanho sobre algumas plantas, utilizei um anti algas... parecem estar a melhorar.. poderá ser outra coisa??

 

 

Obrigado

 

large.62042156_451595095404064_5357074702135197696_n.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.