[AJUDA] Ataque ou Procriação?


Recommended Posts

Boas, eu tenho alguns peixes dourados no meu aquario de 50x50x40cm e foram comprados no fim de semana passado. Acontece que reparei que um dos peixes começou a ficar sem algumas escamas e decidi observar durante uns minutos o comportamento dos peixes.
Reparei que um dos peixes (um dos maiores inclusive) estava a perseguir 2 peixes, 1 laranja (constantemente) e um branco e vermelho (que tem falta de escamas), ambos fogem mas o laranja parece tentar ripostar às vezes. Neste momento coloquei o peixe que os estava a perseguir a parte em outro aquario e tudo acalmou. Gostaria que me ajudassem a saber se ele estava a tentar procriar ou estava a atacar.
Outro ponto que quero referir é que se eu ligar a luz do aquario os peixes nadam rapidamente e desesperadamente de um lado para o outro espetando-se contra o vidro várias vezes. 
Agradeço desde já quem me possa ajudar.

Vídeo do perseguidor:

[gallery640x480]
[photo=https://imgur.com/K3gwjHy]Peixe dourado[/photo]
[photo=https://imgur.com/AfzfrYa]Peixe dourado[/photo]
[photo=https://imgur.com/oVJe8x1]Peixe perseguidor[/photo]
[/gallery]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá @Simão Oliveira,

Não me parece perseguição, em relação à luz, a mesma é demasiado forte por isso o stress deles quando a ligas, podes sempre afastar a lâmpada do aquário, mas antes faz o teste, ligas a lâmpada e vês quanto tempo ficam stressados, se superior a 1mn é porque a iluminação é forte, se for só no início é normal.

Agora algumas questões:
Fizeste o ciclo do azoto?
Há quanto tempo montaste o aquário? Quanto tempo de iluminação dás?
O aquário está num local movimentado?
Todas estas perguntas tem algo em comum, o stress provocado à fauna que possivelmente leva a algumas doenças e por fim abre portas ao dito ictio...

Aguardo noticias.
Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @Miguel Simões

Eles ficam stressados quando ligo mas depois acalmam-se passados poucos minutos e ficam calmos durante o dia, alias actualmente tenho deitado comida quando ligo a luz e ajudou a reduzir esse stress.
Montei o aquário à cerca de 3 semanas. 
Sim fiz o ciclo aliás quando montei comprei uns frasquinhos, 1 para limpar a água de metais pesados e outro com bactérias vivas.
Nestas últimas 3 semanas mantive a luz ligada por 10 horas por dia mas agora começou a aparecer, penso que, algas castanhas no vidro em vários sítios e então diminui para 6-7 horas.
O aquário está na sala e abro sempre as janelas bastante tempo antes de ligar a luz e também mantenho depois de desligar a luz para que eles se possam ambientar à mudança de luz mais facilmente.
O lugar só é movimentado por volta das 19h - 21h durante a semana, e isto nem todos os dias é movimentado por isso penso que não deve causar muito stress.
 

Obrigado pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais