Aconteceu No Meu Aquário: Partilhem algo que tenha acontecido no vosso aquário. Algo recente ou não.


JUCAmeiloco

Recommended Posts

Partilhem algo que tenha acontecido no vosso aquário. Algo recente ou não.

 

Recebi o meu termostato comprado no Aliexpress. Coloquei no aquário e selecionei 24ºc verifiquei que funcionava e não prestei muita atenção. Na manhã seguinte quando vou alimentar os peixes verifico que a tampa esta com bastante agua condensada, olho para o termómetro e vejo 28ºc. Reduzi a temperatura para o mínimo possível e estou a aguardar que a temperatura baixe. Moral da história: não se pode confiar cegamente nos termostatos (ou em qualquer aparelho).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a marca do termostato?

Um termostato trata do aquecimento se por algum motivo externo a água aquecer mais a culpa não será do termostato tem a certeza que foi o termostato que aqueceu até aos 28º? Já parou e sentou-se em frente ao aquário para ver quando o termostato desliga a que temperatura está a água?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pior história que tenho com aquários é que no Inverno ao mexer no aquário não me lembro bem porquê tirei o termoestato e quando voltei a meter no aquário pensei que deus o iria ligar sozinho... basicamente passadas 5, 6h quando volto a casa e olho para o aquário tinha 2 peixes mortos e os outros a caminhar para lá também porque não liguei o termostato á corrente... tiver sorte que foram mesmo só 2 todos os outros conseguiram sobreviver depois da temperatura se repôr.

  • Triste 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, JUCAmeiloco disse:

Partilhem algo que tenha acontecido no vosso aquário. Algo recente ou não.

 

Recebi o meu termostato comprado no Aliexpress. Coloquei no aquário e selecionei 24ºc verifiquei que funcionava e não prestei muita atenção. Na manhã seguinte quando vou alimentar os peixes verifico que a tampa esta com bastante agua condensada, olho para o termómetro e vejo 28ºc. Reduzi a temperatura para o mínimo possível e estou a aguardar que a temperatura baixe. Moral da história: não se pode confiar cegamente nos termostatos (ou em qualquer aparelho).

Boas! Quando comprei o termo da Eheim também tive de corrigir a temperatura nele porque colocava numa certa temperatura e no termometro mostrava outra diferente. É questão de, se for possível, corrigires no próprio termostato.
 

A pior história que já tive, foi uma atitude de completo amadorismo e inciante e até sem desculpa. Nas primeiras semanas e no primeiro aquário que tive, tinha alguns danios e guppys e nesse aquario tinha um filtro de mochila da Eheim. Naquela de fazer TPA e limpeza fiz uma total burrice com consequências... tirei para limpar a peça do inflow do filtro que fica submersa. Pensei que fazendo rápido e os peixes eram "granditos", não ia haver stress. Mas claro que houve... perdi 4 guppys 😞

 

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Brunomcc2000 disse:

Qual é a marca do termostato?

Um termostato trata do aquecimento se por algum motivo externo a água aquecer mais a culpa não será do termostato tem a certeza que foi o termostato que aqueceu até aos 28º? Já parou e sentou-se em frente ao aquário para ver quando o termostato desliga a que temperatura está a água?

Não fiz essa verificação mas, dadas as circunstâncias só pode ser do termostato. Não sei qual é a marca, mas é um artigo genérico chinês. 200W num aquário com 80l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

200W em 80 litros???? Então e a culpa é do termostato?? Esse aquário na pior das hipóteses podia levar um termostato de 100W, 200 aquece muito rápido para tão pouca água é normal que a água sofra grandes ocilações de temperatura o termostato é quase 3x mais potente do que o recomendado mesmo que baixe a temperatura eu aconselhava sempre ir à procura de outro termostato com potência equivalente à litragem do aquário 80L=80W, e já agora quando eu procuro qualidade não vou às procura ao chinês por isso dizer que não se deve confiar no equipamento é completamente falso não se deve confiar é a nossa cabeça, já tenho aquários há 4 anos sempre confiei no equipamento e o equipamento nunca me deu problemas

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JUCA

Se esse termostato e do Chinês deve ser daqueles que tem em cima uma espécie de botão que roda,e tens um sinal de + e um de -,só tens que rodar para o lado menos,e depois esperares o resultado,mas para veres como a água esta tens que ter um termómetro que te vai dizer quantos graus a água se encontra.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Mudando de assunto,

Aconteceu No Meu Aquário, notei que estava um camarão escondido debaixo do tijolo https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258974-tijolo-15/ Então decidi meter umas anilhas de alumínio para haver mais espaço por baixo, agora só vejo um. A ideia era para se esconderem de vez em quando, não para passarem a vida lá debaixo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JUCA

Usar alumínio e contraindicado em aquários,pode vir a matar os peixes,e os camarões, a sim como usar cobre, os únicos metais que se pode usar e o aço inoxidável.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • JUCAmeiloco changed the title to Aconteceu No Meu Aquário, notei que estava um camarão escondido debaixo do tijolo

  Aconteceu No Meu Aquário:

Eu tinha uma rede para impedir que as plantas tocassem no termóstato. Hoje notei que me tinham desaparecido dois coridoras, infelizmente encontrei-os presos na rede. É melhor deixar as plantas cozinhar que isto.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Juca

Não há problema nenhum em as plantas tocar no termóstato,elas não vão-se queimar,para isso tinha que estar 24 horas sobre 24 ligado,coisa que não sucede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toca com a mão na zona da resistência para perceberes melhor porque é que não vai queimar as plantas.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu No Meu Aquário:

 Notei que algumas plantas viram-se em direcção à luz. No meu caso as Hydrocotyle Verticillata e as Rotala Rotundifolia.

 

Editado por JUCAmeiloco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato não funciona com temperaturas tão elevadas ao ponto de derreter as plantas o que pode acontecer é a temperatura elevada da ÁGUA em si provocar esse "derreter" em algumas plantas que prefiram temperaturas mais baixas mas isso basta só regular a temperatura para 24, 25 e está bom

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 Aconteceu No Meu Aquário:

 Comprei umas plantas à um particular e ganhei uns caracóis como bónus.
 No principio não gostei e ainda deitei alguns fora, mas agora já os aceitei.
 Já notei duas espécies diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Juca

Vai-te Habituando a determinadas coisas que possam acontecer um pouco inesperadas,pois a natureza tem dessas coisas,isto ate e bom porque a sim nos aprendemos,e ficamos a conhecer mais um pouco da mesma.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • JUCAmeiloco changed the title to Aconteceu No Meu Aquário: Partilhem algo que tenha acontecido no vosso aquário. Algo recente ou não.
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.