Tijolo 15.


JUCAmeiloco

Recommended Posts

 Finalmente o meu aquário está a meu gosto.

[gallery640x480]
[album]5027[/album]
[/gallery]

Aquário 79cmx29cmx40cm (35cm água). 80 litros de água doce.
Filtro interno Marina Jet-Flo 100 + 270 g de Sera siporax mini Professional.
Iluminação: Uma lâmpada fluorescente 30W. Aproximadamente 59cm.

 

Decoração.

Tijolo 15 (12 furos). Partido de modo que ficou com três níveis diferentes, onde foram colocadas plantas e um esconderijo que é possível espreitar.
Dividi o aquário, na parte esquerda tem areia, na parte direita não tem substrato.
Areia branca (média) do Aki. Foi peneirada e aproveitei os graus maiores. Por baixo coloquei um pouco de terra de vaso que continha bastantes raízes secas, por baixo da areia.
Um pedaço de tubo com furos, com 4cm. Uma pérola com 1cm.

Plantas: Bacopa compact; Rotala rotundifolia; Cryptocoryne becketti petchi; Anubias; Microsorum pteropus 'narrow'; Hydrocotylpe verticillata; Ranunculus inundatus;

Peixes: 8 Neon Tetra; 12 Guppies; 6 Coridoras Bronze. Camarões: 20 Red Cherry.

 

Editado por JUCAmeiloco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JUCA

Há quanto tempo tens o aquário montado?

Por acaso fizestes o ciclo do azoto?

Esse filtro que tu tens interno e muito fraquito, devias começar a pensares em comprares um filtro externo para esse aquário,muitos peixes para esse filtro.

Cumprimentos   

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 Actualização de Junho.

Peixes: 6 Neon Tetra; 8 Guppies; 4 Coridoras Bronze. 5 Otocinclus. Camarões: *20 Red Cherry.

Morreram peixes. Adicionei os Otocinclus. Mudei parte do substrato, coloquei areia fina, do lado direito. Por baixo ainda tem areia mais grossa.

large.IMG_20190601_112632.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Não adiciones mais peixes até conseguires um filtro melhor esses já são muitos e os guppys vão seguramente aumentar o seu número.

Tens que ter cuidado com essa terra, em princípio se estiver bem coberta com  a areia não é muito grave, mas em conjunto com esse filtro insuficiente deveria testar a água para amonia e nitratos com alguma frequência.

Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Actualização de Julho.

 Voltei a por apenas areia mais grossa. As plantas, especialmente Ranunculus inundatus, não se deram bem com a areia fina.
 Apareceram três alevinos, muito provavelmente filhotes de guppies. Acrescentei uma rede na parte superior do tijolo para dar aos mais pequenos uma zona protegida.

Plantas: Bacopa compact; Rotala rotundifolia; Cryptocoryne becketti petchi; Anubias; Microsorum pteropus 'narrow'; Hydrocotylpe verticillata; Ranunculus inundatus;

Fauna: 6 Neon Tetra; 8 Guppies mais 3 alevinos; 4 Coridoras Bronze. 5 Otocinclus. No mínimo 12 Camarões Red Cherry. 

 

Editado por JUCAmeiloco
Numero de Neons Tetra errado.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 peixes para um filtro interno, pode ser a resposta às mortes que lhe aconteceram em junho, se não tem dinheiro agora para investir no externo pelo menos um Hang On tornasse cada vez mais uma necessidade, pense nisso.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode sempre comprar um pelo OLX em segunda mão há um tetratec ex700 em Loures a apenas 50€: https://www.olx.pt/anuncio/filtro-externo-aqurio-tetratec-ex700-IDDdeAb.html#4c7f334448

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 15 horas, Brunomcc2000 disse:

21 peixes para um filtro interno, pode ser a resposta às mortes que lhe aconteceram em junho, se não tem dinheiro agora para investir no externo pelo menos um Hang On tornasse cada vez mais uma necessidade, pense nisso.

 Eu tenho pensado varias vezes nisso.Não quero ter os meus peixes em sofrimento, mas eles parecem bem, por isso eu não tenho pressa de investir num novo filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Actualização de Junho.

 

  Retirei a rede de plástico que tinha posto para criar uma zona só para os alevinos, parecia que não estava a funcionar, ao retirar vi um pequeno camarão sem cor, afinal até funcionou. Não voltei a meter a rede.
  Meti um Lucky Bamboo, gosto de ver a parte que está fora do aquário e as raízes no aquário.
 A tampa do aquário tem moldada uma calha por onde a água circula de um lado do aquário, para o outro. Acrescentei alguma argila expandida, já lá tinha 270 g de Sera siporax mini Professional,
com a multiplicação de alevinos de guppies achei prudente aumentar a filtragem. Sem mudar o filtro.

Plantas: Bacopa compact;  Rotala rotundifolia;  Cryptocoryne becketti petchi;  Anubias Barteri; Microsorum pteropus 'narrow';  Hydrocotylpe verticillata;  Ranunculus inundatus;

Fauna: 6 Neon Tetra;  8 Guppies mais 12+ alevinos;  4 Coridoras Bronze;  5 Otocinclus;  12+ Camarões Red Cherry mais 1 alevino.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Actualização de Agosto.

 

  Mudei, possivelmente pela ultima vez, o substrato. Coloquei terra de vaso misturada com argila. por cima coloquei um substrato que diz ser próprio para plantas e camarões.
 Os coridoras gostam de andar a revolver o substrato libertando nuvens de argila, o que torna a água mais turva. Os peixes e camarões não parecem importar-se.
 Adicionei 10 camarões Amano adultos, aproveitei a boa vontade de um membro do fórum. Adicionei uma bucephalandra ainda no vaso, que vou plantar quando a agua clarear mais um pouco.

Plantas: Bacopa compact;  Rotala rotundifolia;  Cryptocoryne becketti petchi;  Anubias Barteri; Microsorum pteropus 'narrow';  Hydrocotylpe verticillata; Bucephalandra 'brownie';

Fauna: 6 Neon Tetra;  8 Guppies mais 20+ alevinos;  4 Coridoras Bronze;  5 Otocinclus;  12+ Camarões Red Cherry; 10 Camarões Amano.

Editado por JUCAmeiloco
Uma planta já não existe. Removido o nome.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Em resposta as questões levantadas.

 Primeiro vou dizer que podem falar comigo a vontade, sem medir palavras. Não vou sair do fórum se me criticarem, nem vou ficar ofendido por discordarem de mim.

On 04/09/2019 at 22:31, Alvaro Silva disse:

Mas onde e que aprendestes que desligar o filtro há noite e o correto? aqui no Fórum não foi de certeza,os filtros são para estar a trabalhar 24 horas sobre 24 horas o que quer dizer que só se desliga um filtro para fazer a devida manutenção,  e para estar o menos tempo que for possível  desligado.

 Não foi aqui no fórum, nem directamente em lado nenhum. É uma pratica que adquiri pouco tempo depois a ter o aquário, por achar que o filtro é muito barulhento.

On 05/09/2019 at 10:31, brunofasoares disse:

O filtro é para estar sempre em funcionamento, 24 horas por dia, na manutenção/limpeza do mesmo deve-se demorar o mínimo tempo possível, e a limpeza dos materiais que estão dentro é feita sempre com água do respectivo aquário, num recipiente à parte.

 Tenho desligado o filtro por pelo menos 10 horas por dia, e ainda não vi efeitos negativos disso.

 A minha rotina com o meu aquário é: De manhã ligo as luzes do aquário, ligo o filtro, alimento.
Ao fim da tarde, alimento, espero um pouco, desligo o filtro, desligo as luzes.
Ao fim de semana faço uma TPA de mais ou menos 20%. Quando acho necessário troco água também num dia da semana.

Tenho o aquário sobrelotado, com 6 Neon Tetra;  8 Guppies mais 20+ alevinos;  4 Coridoras Bronze;  5 Otocinclus;  12+ Camarões Red Cherry; 10 Camarões Amano.
Vou controlando a qualidade da agua pela formação de bolhas na superfície, se as bolhas não rebentam logo, é altura de TPA. Não quer dizer que faço logo.

 A minha visão de ter um aquário com peixes e cuidar deles (Não me lembrei de uma palavra que descrevesse isso) é a seguinte.
 Não há uma ciência exacta, existem métodos e rotinas que de certeza resultam num bom aquário. Fora disso existem métodos arriscados.
Eu pesquisei bastante e continuo a pesquisar, e continuo a descobrir alguns resultados contraditórios, e pessoas que fazem as coisas de modo diferente.
O filtro externo é sem duvida o melhor dos filtros, mas há pessoas que recomendam o filtro de esponja.
A TPA é absolutamente necessária, mas há pessoas que fazem muito menos vezes que o recomendado e sem problemas. Essas pessoas têm aquários densamente plantados.
As algas e caracois são sinal de problema no aquário, mas também são formas de vida útil a manter no aquário.
Há uma pessoa que tenta manter um aquario sem mudar a agua e sem alimentar tendo plantas e algas e apenas um ou dois peixes.
Outra coisa que aprendi é que há coisas que resultam num aquário e não resultam noutro de outra pessoa, com características "iguais".
Cada aquário é um ecossistema diferente.
 

Eu tenho camarões que são os "canarios" dos aquários, se algo estiver muito mal eles são, provavelmente os primeiros afetados. Por enquanto estão bem e tenho uma ou duas crias a crescer.
Eu vou continuar a fazer como faço, não para ir contra os vossos conselhos, que são sem duvidas correctos, mas por que acho que é possível desviar um pouco do correcto e não morrerem os peixes todos.

 Agradeço a vossa atenção e preocupação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, JUCAmeiloco said:

Tenho desligado o filtro por pelo menos 10 horas por dia, e ainda não vi efeitos negativos disso.

O problema de desligar o filtro, é que está a limitar muito a sua eficácia em termos de filtragem biológica. As bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto necessitam de altos níveis de oxigénio para fazerem o seu trabalho (e ao mesmo tempo sobreviverem), com o filtro desligado, vai perder uma grande percentagem de bactérias dentro do filtro. A única coisa que neste caso o ajuda, é que se trata, pelo que eu percebi, de um filtro interno, o que permite que continue a existir oxigénio suficiente por períodos mais longos do que se se tratasse de um filtro externo.

Outro problema que desligar o filtro tem, é que ao desligar o filtro, a matéria que se está a decompor em Amónia lá dentro, vai-se acumular até que volte a ligar o filtro novamente. Isto faz com que em vez da água do aquário ter  sempre um nível indetectável de amónia, porque esta vai sendo consumida ao mesmo ritmo que é produzida. Quando liga o filtro pela manhã vai haver um pico de amónia que vai demorar algum tempo a ser consumida. Isto pode até não causar danos visíveis, mais irá certamente reduzir a esperança de vida dos habitantes do aquário.

 

21 hours ago, JUCAmeiloco said:

Eu tenho camarões que são os "canarios" dos aquários, se algo estiver muito mal eles são, provavelmente os primeiros afetados. Por enquanto estão bem e tenho uma ou duas crias a crescer.

Eu não me fiava muito nessa regra... já consegui (por estupidez) dizimar a população de um aquário por 2 vezes e a única coisa que se salvou nas duas ocasiões foram os Red Cherries.

 

21 hours ago, JUCAmeiloco said:

Eu vou continuar a fazer como faço, não para ir contra os vossos conselhos, que são sem duvidas correctos, mas por que acho que é possível desviar um pouco do correcto e não morrerem os peixes todos.

Pediu para não ter falinhas mansas, portanto vou ser um pouco bruto na minha próxima comparação...

Também há muita gente no mundo que tem um peixinho dourado num daqueles "aquários" esféricos de 10L ou até menos, e que ás vezes até os conseguem manter vivos durante 2 ou 3 anos... mas isso não faz com que deixe de ser cruel.

Eu percebo que haja muita gente a dizer que não se desliga o filtro, mas pouca gente sabe ou explica porquê, e daí surgir alguma resistência a mudar os seus hábitos, mas espero ter ajudado a compreender o que está por trás desses conselhos.

Este hobby é suficientemente cruel (sim, todos nós que temos peixes vivos numa "caixinha" estamos a ser egoístas e pelo menos um pouco cruéis), portanto a nossa obrigação é, dentro das limitações da nossa "caixinha", dar a melhor qualidade de vida possível aos animais que temos.

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando metes substratos férteis deves garantir pelo menos 2cm de solo por cima tens a água completamente turva porque como podes ver não tens solo suficiente para proteger a água dessa mistura que fizeste(com corydoras eu daria sempre mais do que 2 cm)

JUCA eu por vezes saiu de casa e vejo cães abandonados na rua a comer comida estragada do lixo, e muitas vezes coisas que mesmo que não estejam estragas não lhes fazem bem e não é pelo facto de ver o cão vivo que devo estar tranquilo porque está tudo bem... hoje em dia com a informação que há acho incompreensível ter-se aquários desta maneira mas pronto cada um sabe de si.. é pena que não haja tanta atenção para os peixes, roedores e pássaros como há para cães e gatos que é obrigatório mantê-los em condições decentes e que cada vez mais se os adquirimos devemos tratá-los como filhos, que é como quem diz garantir vacinações, alimentar, cuidar, tratar, não bater nos mesmo etc etc etc se por acaso não quer ter a resposabilidade de lhes dar uma boa vida simplesmente não os devemos comprar, é a minha opinião claro, já lhe dei os conselhos que tinha a dar apartir daí você faz o que achar que é o correto, já que acha que o filtro barulhento, dê uma vista de olhos nisto:

Eichhornia(Aguapé);

Epipremnum pinnatum(Jibóia);

Batata doce;

Bambu(como a que tens).

Todas estas 4 plantas/tubérculo, são usadas como filtros naturais(convém manter o filtro as plantas servem apenas de ajuda), plantas e cerâmicas lutam pelo mesmo, ou seja, Azoto se não quiser estar a comprar um novo filtro ao menos usar umas plantas destas deverá ajudar.

 

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pergunta é: para quê esse trabalho todo quando terias menos trabalho se nao desligasses o filtro e ficares ha espera de um dia isso correr mal e algum peixe ou peixes morrerem? Se é barulhento, tens outros de marca mais confiaveis e silenciosos. Nao sei qual filtro usas, mas tens filtros muito silenciosos. Eu aqui em casa tenho um de mochila da boyu silencioso outro da eheim de mochila silencioso e tenho um externo no aquario de 105l silencioso, so quando limpo o filtro por vezes fica com algum ruido devido a ter ficado alguma bolha de ar la dentro, mas que tambem isso nao tarda a desaparecer, as vezes leva uns minutos mas tambem ja me levou horas.
So acho que tens de ter cuidado do que se le na net. Nao é ppr dizerem na net que é tudo verdade. Ha que procurar em lugares recomendados e comprovados como é o caso deste forum.
So acho que mais vale prevenir que remediar. Esperar que deixe de as bolhas rebentarem para fazer uma tpa? Desligar o filtro? Sao metodos errados e ainda pars mais com aquario sobrelotado. Podes prevenir isso comprando quando puderes e sem bem entenderes, um filtro melhor/silencioso.
Caracois nao sao problemas nos aquarios. Sao esteticamente feios quando os aquarios teem imensos. Mas isso depende dos gostos. Eu no aquario de 60l de camaroes devo ter uns 100.. oi mais caracois red planorbis ou la como se chamam. Esteticamente fica um pouco feio mas sempee ajudam no combate as algas e aos restos de comida. Ah, e servem de petisco para os buzios helena do meu aquario de 105 litros, assim que eles ja sao crescidinhos caço 3 ou 4 e jogo no aqua de 105l e os buzios limpam os logo.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Actualização de Novembro.

 A água está mais clara. Todos os habitantes estão bem, exceto um guppy que muitas vezes fica na posição vertical.
 Muitas crias de camarão red cherry, não me preocupo com ter um excesso destes.

 

 

Plantas: Bacopa compact;  Rotala rotundifolia;  Cryptocoryne becketti petchi;  Anubias Barteri; Microsorum pteropus 'narrow';  Hydrocotylpe verticillata; Bucephalandra 'brownie';

Fauna: 6 Neon Tetra;  6 Guppies;  4 Coridoras Bronze;  5 Otocinclus;  12+ Camarões Red Cherry; 10 Camarões Amano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 10 meses depois...
 

Actualização de Novembro 2020.

  Desde o ultimo vídeo morreram muitos peixes e plantas. Mudei o layout do aquário, e introduzi o mês passado 3 pea-puffers, para tentar controlar o numero de caracóis. Por enquanto os pea-puffers não estão a atacar os camarões adultos.

 

Plantas: Bacopa compact;  Rotala rotundifolia;  Cryptocoryne becketti petchi;  Anubias Barteri; Microsorum pteropus 'narrow';  Hydrocotylpe verticillata; Bucephalandra 'brownie';

Fauna: 1 Neon Tetra;  3 Guppies;  3 Coridoras Bronze;  3 Otocinclus; 3 Pea-Puffers Muitos Camarões Red Cherry; ~10 Camarões Amano.

Editado por JUCAmeiloco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/11/2020 at 20:24, JoseCarlosMarques disse:

Eh pá... vou dar-te a minha opinião muito sincera... que se passou na tua cabeça para montares uma coisa como esta?

Isso não é uma opinião é uma pergunta. Agora não sei responder, já montei o aquário a um ano e estou satisfeito com o resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, JUCAmeiloco said:

Isso não é uma opinião é uma pergunta. Agora não sei responder, já montei o aquário a um ano e estou satisfeito com o resultado.

Mas porquê enfiar um tijolo dentro de um aquário!?!?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Eu queria ter vários andares com diferentes níveis e plantar neles, não encontrei nenhuma decoração que me servisse,
pensei fazer  mas não sabia como, por isso usei o tijolo. Agora teria tentado fazer em barro, não sabia que era possível cozer barro no forno da cozinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.