Aquário de 540L - Discus


Marco_Silva

Recommended Posts

Olá a todos,

Após já uns 15 anos de ausência do fórum e do hobby, lá acabei me lembrando do quanto adorava aquariofilia e meti-me nisto outra vez e decidi voltar a minha grande paixão: discus.

Por isso decidi fazer um aquário orientado para eles e aqui vai o setup dele:

Medidas: 150x60x60

Filtro: Fluval FX6 com Biohome Ultimate como matéria filtrante e Pré-filtro da EHEIM na entrada do filtro, em vez da entrada de origem

Aquecedores: 2x Fluval E 300W

Skimmer de superfície da EHEIM

Substrato Fértil: AquaBasis

Substrato de topo: JBL Sansibar White

 

Quanto a plantas, perdi a cabeça e decidi ver umas que me dessem alguma cor ao aquário, bem como outras que contrastassem com essa cor.

 

Acabei de montar ontem o aquário e hoje irei começar a dolorosa espera pelo processo de ciclar o aquário, afim de garantir o ciclo completo de Nitrogénio, evitando assim tanto os nitritos como os nitratos.

Para já, a única fauna no aquário são camarões Amano e Red Cherry.

 Aqui vai uma foto do resultado ontem com a montagem, sendo que irei mostrando a progressão do mesmo:

 

46925139595_e0ad7cbb55_h.jpg

5 pontos se alguém encontrar um camarão na foto 😄

 

Espero que gostem e estou aberto a sugestões de melhoria!

Editado por Marco_Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Luis Goncalves disse:

Está muito bonito, parabéns!
Agora é saber esperar para depois poderes passar aí horas a olhar para essa maravilha!

Só não passo mais tempo neste momento, porque não dá 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos!

 

Decidi mostrar a evolução do aquário, agora que as plantas tiveram algum tempo para crescer e após adição de mais uns habitantes:

48078613722_0b32a62063_b.jpg

 

48078546383_e6792f9ac7_b.jpg

 

Desde o post inicial adicionei maus umas Echinodorus ao lado direito. O resto foram as que havia inicialmente que acabaram crescendo.

 

Algumas das plantas no entanto têm sido bastante dificil de fazer "vingar":

- Pogostemon helferi(lado esquerdo, frente): tinham como propósito se propagarem, simplesmente não estão a crescer. muito pelo contrário, tem vindo a morrer;

- Alternanthera reineckii 'Pink' (a meio, trás): os caules têem crescido, e as folhas estão um vermelho vivo (o que é sinal de boa iluminação), mas as folhas acabam por ganhar buracos, mesmo as mais recentes

- Hygrophila polysperma 'Rosanervig' (lado esquerdo, lado e trás): estas sim, uma desilusão. Apesar de serem de fácil dificuldade, simplesmente não têem crescido (também não diminuem. simplesmente não... crescem). Estas, possivelmente tentarei recolocar, mas ainda não sei para onde....

 

Do outro lado, tive algumas que simplesmente tenho adorado:

- Lótus vermelha - As 3 que tenho veiram do mesmo bolbo, que ao tentar plantar (entenda-se plantas as raízes, já que o bolbo tem que ficar à superfície), acabaram por se separar do bolbo. Lá enterrei as 3 plantas, que aos poucos têem vindo a tornar-se as minhas preferidas. O ritmo de crescimento delas surpreendeu-me! E o bolbo, que entretanto pus ao de leve num vaso com lã de rocha que guardei destas plantas, quando as introduzi no aquário, já está a brotar mais uma planta

- Ludwigia repens 'Rubin' - planta de 0 cuidado, com bom crescimento e que dá-me aquela muralha verde que quero para trás para esconder algums dos equipamentos. Gosto especialmente do tom avermelhado das folhas mais acima. Dá um toque muito engraçado.

- Todas as Echinodorus! Eu adoro Echinodorus! Acho uma planta com excelente forma e em certos casos cor. Tenho neste momento 4 variedades: palaefolius, bleherii, Red Diamond e a minha preferida: ozelot Red. São plantas que dando um substrato fértil e boa iluminação cuidam de si mesmas e crescem a um excelente ritmo.

 

A nível de fauna adicionei mais uns Corydoras (sterbaii(10), punctatus(5) e splendens(5)),  Ancistrus sp. Super red, 8 Neritinas (6 antracite e 4 zebra), Ramirezi german blue (3) e electric blue (4) e por fim discus! 2 Leopard Mozaic, 2 Spider Eruption e 2 Blue Snakeskin. Os discus têm vindo a habituar-se aos poucos e inclusivamente já comem a comida congelada da minha mão, mas noto que, devido a estarem num quarto separado, assustam-se quando entro e lá tenho que esperar 5-10 mins até reaparecerem. Apesar de este comportamente tem vindo a diminuir aos poucos.

 

Para já é tudo e espero que estejam a gostar. Eu cá estou e bem!! 😄

Editado por Marco_Silva
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.