Primeiro Aquário


Recommended Posts

Boas malta.

Tinha criado um tópico com dúvidas, agora, depois de muita leitura e pesquisa decidi qual aquário comprar e já tenho uma ideia do que fazer, aqui vai o meu planeamento por alto.

 


- Dimensões do aquário 60X30X33.5 (ciano aqua 60 led)
3.1 - Volumes bruto e útil 58LT

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro 
CFBIO150 Ciano
4.2 - Termostato 50W
4.3 - Iluminação/Foto-período 
1 LED lighting system CLA60 Ciano® (8W – 18VDC
4.4 - Sistema de CO2 para já não
4.5 - Outro equipamentos adicionais Bomba 260lt/h

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil Substrato Help Advanced Soil 8LT
5.2 - Substrato inerte Nayeco Pedra resinado para aquários preta 5KG
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) PedrasTroncos ou então raiz de vide se arranjar

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie 8 néon +/- 

7.2 - Quantidade e espécie 3/4 rasbora galaxy (se arranjar) 
E que tipo de limpa fundos aconselham para se darem com estes peixes? 
...

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie Anubias Barteri
8.2 - Quantidade e espécie 5/6 rotala alguma vallisnerias e algum musgo que ainda não sei aqual
...

Aqui está o que idealizei. 
Aguardo as vossas criticas construtivas e a vossa ajuda para melhorar se possível.
 
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Néons e Galaxys são pacíficos qualquer limpa vidros serve, se tiveres madeira no aquário aconselho ancistrus mas qualquer um serve que se encaixe no teu pH e que o aquário possa comportar em adulto serve.

Quanto ao substrato fértil eu sempre olhei para substrato fértil que pode estar em contacto com a coluna de água é uma opção mas eu acho muito melhor dado que se houver problemas de peixes a escavar ou você mesmo precisar de mexer um pouco no substrato pode enquanto em qualquer uma destas opções com um substrato fértil que não possa estar em contacto com a coluna de água... Poderá ter um problema grave algo como pico de amónia e consequentemente peixes mortos ou excesso de nutrientes na coluna de água e consequentemente excesso de algas ou os dois juntos.. óbvio que há muita gente que usa assim como você estás a dizer e corre tudo às mil maravilhas é uma opinião minha apenas prefiro não arriscar

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela Dica Bruno. Por acaso não tinha pensado nisso e já me tinha questionado do que aconteceria se tivesse que mexer no substrato..  Esse substrato que falas é tipo impermeável? Mas posso na mesma meter um areao por cima certo? Gosto do efeito. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corydoras também podem dar conta do recado corydoras panda, hastatus e pygmaeus são exemplos de corydoras que não crescem muito relembro que as outras embora não fiquem muito grandes ficam bastante robustas e quanto mais pequeno for o peixe mais espaço vai haver no fundo do aquário

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes meter sempre o areão por cima o substrato que estou a falar não permite grandes mexidas mas garanto-lhe que permite mais do que o fértil que você estava a falar e já agora depois de meter fértil e areão será que vai querer mexer?? É que vai misturar o fértil com o areão quando mexer

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se por acaso algum dia quiseres corydoras eu não aconselho ter com um substrato fértil que não possa estar em contacto com a água a não ser que tenhas uma quantidade de areão generosa

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o bom do substrato fértil que permite contacto com água é que você nunca está preocupado com o E se? E se eu mexer no substrato e ficar substrato fértil em contacto com a coluna de água?? Essa preocupação acaba porque sabe que não haverá problema não sei se em termos €€€ o substrato que lhe estou a falar é mais caro ou mais barato sinceramente estou por fora dos preços sei que estou a usar o Tropica Plant Growht Substrate e estou a gostar nem sequer lavei o areão foi só meter no aquário e encher esperar 2 semanas(já tinha o ciclo feito foi só trocar de substrato mas como liberta sempre amónia no início tive de dar algum tempo) meti os peixes e está bom, podes ver o aquário a foto não é a melhor mas é o mais recente que tenho647e15a2f1902808c53548f4b5e7036d.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar procurar um substrato desses então. Realmente tens razão. Não tinha pensado nesses aspecto. Esta muito fixe o teu aquario. Que plantas são essas baixinhas na frente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A vida das corydoras baseia-se em remexer o fundo à procura de comida as pygmaeus nadam um pouco mais pela zona média do aquário mas as outras para além de focinharem o substrato normalmente só passado um tempinho é que ganham hábitos diurnos o que indica que normalmente estão mais ativas de noite e se abrirem um buraco no substrato de noite.. eu não gostaria de passar por isso porque você não vê não tem tempo para reagir a tempo e quando acorda.. RIP

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas "baixinhas" são Heteranthera Zosterifolia é a mesma planta que vês na direita do aquário aquela planta que ocupa a lateral só que as que estão na frente são podadas sempre que faço tpa's(ou quando acho que as plantas no geral estão a precisar de poda)o que faz com que se mantenham sempre rasteiras faz um efeito de tapete e o melhor é que essa planta é uma planta de fácil manutenção

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu paguei entre 35 a 40€ por 9Kg de substrato (já não me lembro bem mas o valor deste substrato anda à volta disso) mas tens outros melhores(+€)
Depende do que estás disposto a pagar.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Márcio Dias

Bem vindo ao Fórum.

Eu só vou falar do teu filtro,ou melhor da tua BIOBOX,desculpa-me mas eu não queria nem dada,alem de ocupar muito espaço,são complicadas para limpar,era bem melhor um filtro externo como exemplo um Eheim classic,ou outro desde que seija externo.

 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr Alvaro compreendo o que diz e sei que não será a melhor opção. No entanto, vou mesmo iniciar-me neste mundo. Não sei com vai correr e como tenho gatos em casa também não sei como vai ser a "aceitação". Como tal não queria fazer um investimento inicial muito grande. No futuro, se tudo correr bem talvez troque para um aquário maior e melhor. 

 

Bruno, obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu percebi a situação do filtro. No futuro até posso vir a fazer upgrade. É possível não é? 

Sim tem tampa, era um dos requisitos. Não fossem os gatos irem à pesca 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade de facto um filtro externo é um bocado "puxado" para o início dado que há outras opções mais baratas eu metia dentro desse filtro cerâmicas em baixo e perlon em cima(penso que o fluxo da água seja feito de cima para baixo) o objetivo é limpar e depois passar pelas cerâmicas

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu reparei que você entendeu daí ter tentado editar o post ao que parece já não fui a tempo mas sim podes trocar sem problema no futuro mas tens de ter atenção ás tpa's e às limpezas do filtro o filtro externo como tem mais cerâmicas aguenta um bocado mais sem tpa's

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é bom mas a qualidade pagasse.. e bem(isto porque eu gosto de encher o filtro de cerâmicas se o fabricante diz que 200g chega eu meto 500g)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marcio

Eu não te quero obrigar a comprares seija o que for,longe de mim essa ideia,eu apenas limitei-me a dar-te um concelho,eu também não sou mandatário da EHEIM,nem ganho nada em te ter dito esta marca,disse esta marca porque e a que eu tenho tido sempre,e ainda hoje tenho.

Bruno, as tpa,s seija filtro interno ou externo deve-se fazer sempre semanalmente,a diferença entre ter uma BIOBOX ou um outro filtro interno e que se tem que fazer a limpeza dos mesmo mais assíduamente ,em quanto com um filtro esterno que seija bom,essas limpezas do filtro já são mais espaçadas,por exemplo eu tenho um filtro de mochila num aquário de 50 litros que tenho que limpar de 15 em 15 dias,quanto ao filtro do aquário grande o tal EHEIM chego a esta três meses ou mais sem o limpar,por vezes tenho que limpar só as mangueiras,porque o filtro não perdeu caudal,só que as mangueiras quando estão sujas faz-me mal aos olhos.  :default_jcb_22_yikes:

Cumprimentos   

 




 

 
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato Álvaro tem razão, o que quis dizer é que um aquário filtrado com um filtro interno só com filtragem mecânica tem uma necessidade de TPA ao fim de uma semana muito maior do que o mesmo aquário com um filtro externo com filtragem mecânica e carregado de filtragem biológica quanto à necessidade de limpar o filtro penso não ter a ver só com o filtro mas também com o tamanho do aquário se meter um filtro externo num aquário de 10L ao fim de 3 meses o filtro tá cheio de porcaria e é impossível que a água do aquário esteja boa enquanto se o fizer em 100L 150L talvez o problema não seja tão grave é a minha opinião não sei se concorda mas é apenas o meu ponto de vista

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É certo que o filtro não perde caudal mas a poluição está lá na mesma e dependendo da litragem do aquário puderá ser prejudicial ou não

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,num aquário muito pequeno  mesmo que tenha um filtro grande,a quantidade de peixes e menor,se não se der comer aos peixes em demasia e se os peixes comerem tudo,então o filtro vai estar algum tempo sem ser limpo,agora o que sucede e que na maioria das vezes aquário pequeno filtro pequeno,não é?num aquário grande,filtro grande,se a população de peixes for muita,mais comer,então o filtro terá que ser limpo um pouco mais cedo,o que sucede por exemplo comigo e que peixes não são muitos,e quando eu limpo o meu filtro não e porque a água não esteja translucida,e porque eu controlo o tempo de limpeza do mesmo,esta claro se um aquário grande estiver digamos supra lutado,há ai a historia e outra,sim o filtro terá que ser limpo com espaços muito mais curtos,não nos podemos esquecer que muitas limpezas ao filtro muito em cima umas das outras também se perde muitas bactérias nas limpezas,e um facto que se esse aquário tiver uma supra lotação com perdas tão grandes de bactérias pode desregular toda a biologia do aquário,tão bem e verdade que as bactérias 72 horas depois estão repostas,mas ate lá muita coisa pode acontecer.

eu não estou a fazer a apologia de só se limpar um filtro com espaços grande,longe disso,ate porque cada aquário e um aquário,e cada um tem que saber como o gerir da melhor forma para ele e para os peixes,certo?

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.