Plati no fundo e a rossar se


Recommended Posts

Bom dia grupo. Vou precisar de uma ajudinha vossa. O meu aquario acabou o ciclo à cerca de uma semana mais ou menos. Introduzi 5 platys 3 femeas 2 machos. Acontece que desde anteontem que uma das femeas tem ficado bo fundo ate hoje. A respiração parece normal. O que nao me parece normal é as nadadeiras dela estarem fechadas. Quando vai nadar de volta e meia metesse de lado para rossar no tronco e plantas depois da uma voltinha ao aquario e tornasse a esconder no fundo. Na altura de ir comer nem tenta vir buscar a comida e quando tenta parece que nao tem força suficiente para subir. As barbatanas nao estao roidas ou apodrecer. A cor dela esta igual desde que a adquiri. Os olhos estao bem e nao tem pintas no corpo. Na nadadeira de baixo perto do anus uma das pontas está branco. 

Todos os outros platys estão bem sem sintomas para já de nada. 

Ph: 7.0

Amonia 0

Nitritos 0

Nitratos <10

Cloro 0

Gh 6° - 10°

Kh 6°

Testes em fitas excepto o da amonia

Aquario é de 105 litros e conta com um filtro externo de 1200 l/h termostato de 100w

Iluminação é da tampa um tubo led de 16w

Tenho um tronco, tenho egeria densa, ludwigia repens rubi, lobelia sp green hygrophyla rosae australis.

Substrato inerte. 

Fervi o tronco 2x antes de colocar. 

Adquiri o esha 2000 e fiz logo o tratamento anteontem. 25 gotas depois no segundo dia 12 e no terceiro outras 12. E pouco vejo de melhorias. 

Alguem que me possa dar uma ajudinha? Tenho algum receio que ela nao sobreviva e que a doença possa contagiar outros. 

Antes de mais, eu procurei aqui no forum algo semelhante ao que se passa com a minha platy. Mas nao encontrei. So sobre ictio. Mas a minha nao tem para ja pontos brancos. Por isso que abri este topico.

Ate ja 

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva. Obrigado pela partilha. 

Entretanto nao consegui identificar uma possivel doença. Tem tanta e voa informação nesse post que eu fico com dificuldade em identificar. Se alguem ja tivesse passado pelo mesmo que eu ou que conseguisse identificar logo o que a minha platy tem seria uma grande ajuda mesmo! Eu vou arranjar um aqua de quarentena com a agua do aquario principal para fazer o tratamento so a ela. 

Hoje tive a observala e parece me que está a perder peso. Ela tem comido muito pouco. Pouco nada no aquario. Mantem se no fundo sempre escondida as nadadeiras sempre juntas ao corpo. 

Tou a ver que ela vai desta para melhor 😕

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky

A Platy não tem nada na pele,nem nas brânquias,não será parasitas intestinais, coze uma ervilha,desfaz a ervilha e tenta que ela coma,já não tens muito a perder,ficar parado e pior.

Olha estive a ver se conseguia encontrar alguma coisa sobre o teu caso e vi isto,ora vê este pequeno testo se ele te diz alguma coisa.

DOENÇA – Tuberculose ou Barriga seca.
CAUSAS E SINTOMAS – O peixe fica magro com o ventre retraído. Pode ser causado por alimentação de má qualidade ou pouco variada.
TRATAMENTO – Aplicar um antibiótico de largo espectro. Trocar 20% da água do aquário.

Que achas.

 

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser. Mas isso sera que inclui as barbatanas nadadeiras fechadas e ela sempre no fundo do aquario? Nao queria tar a fazer um tratamento para uma doença que possa nao ser a dela. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,mas não fazer nada e pior,se ela morrer e tu não teres feito nada,ficas naquela que nada fizestes,portanto tens que fazer alguma coisa,ou a tratas com o remédio que tu tens,e já começastes.num aquário há parte,ou então esperas que ela morra,ou não.

Aqui fica de facto ao teu critério.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu tenho seguido o esha 2000 ha risca. Ela hojeja aparenta melhorias. Ja comeu ja nadou bem sempre com as nadadeiras e barbatanas abertas. Mas por vezes ainda se esconde no fundo. Parece que está a começar a fazer efeito o esha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sr Alvaro. Muito obrigado pela ajuda. Todos os dias estou aqui no forum a ler varios tipos de topicos para aprender um pouco de tudo. No espaco de 2 meses ja aprendi muito e sei que ainda nao é nada. Falta muito ainda mas acredito que estou a seguir o bom caminho. Vou comecar tambem por fazer quarentena antes de colocar peixes novos. Li isso algures por aqui. Antes de colocar no aqua principal devesse fazer quarentena aos novos peixes para evitar uma possivel contaminação que possa vir da loja.

Obrigado mais uma vez

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais