Ajuda para novo projecto 120x50x60


Recommended Posts

Olá a todos!!!

Acho que há quase 2 anos que não vinha ao fórum escrever algo. 😞

Vendi por essa altura os aquários que tinha mas o bichinho nunca morreu e eis que estou a pensar avançar com um novo projecto, daí precisar da vossa ajuda.

O que tenho pensado é um aquário com as seguintes carcterísticas:

 

-Dimensões 120x50x60 vidro extra-claro com 12mm de espessura, provavelmente proveniente da vidromoldura.

-Móvel Aquatlantis Fusion 120x83    40mm espessura.

-Filtro 2000l/h com capacidade para 19 litros de matérias filtrantes (seachem matrix e purigen; sera siporax; lã de vidro e esponjas)

-Aquecedor 2x300w eheim

-Bomba de circulação 3000l/hora

-Iluminação (aqui é onde estou a precisar mais de ajuda), do que estive a ver o que me pareceu melhor em qualidade preço foi a chihiros A 1201 plus, há alguma coisa melhor ou fico bem servido com esta?No anterior tinha a zetlight lancia 1200 plant e sempre deu para o gasto, embora se quisesse passar para algo mais exigente em termos de plantas sentiria sempre a falta de mais uma calha igual.

 

O aquário vai ser um "plantado" com Discus (tenho saudades destes bichinhos) e não sei ao certo a exigência das plantas que vou usar mas provavelmente irei deixar as dificeis de parte uma vez que ainda não me decidi quanto ao CO2, daí o termo "plantado" estar entre aspas.

 

Aceitam-se críticas e sugestões e claro, toda a ajuda será bem-vinda.

 

Cumprimentos e obrigado.

 

Editado por Guilhas_86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No anterior tinha 2000l/h e bomba de 2000l/h e não achava demasiado,mas...talvez possa ser. O que acontece é que com a quantidade de matérias filtrantes que tinha o caudal do filtro ficava praticamente reduzido para metade, ou até menos.   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que está tudo no ponto. Com boa escolha de material.

Com a chihiros ficas bem servido, mas eu se tivesse possibilidade inseria CO2. Não que sem ele não consigas ter um plantado, mas tens outros crescimentos e outra vitalidade. Um aquário de discus plantado com echinodorus é outra loiça.. e substrato, está escolhido?

Vai dando notícias.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Percebo o que dizes e agradeço a sugestão no que toca ao CO2. O problema é que terei de investir muito mais dinheiro, tempo e trabalho para ter um plantado digno desse nome. Embora tenhas toda a razão quando falas no crescimento e vigor das plantas com CO2 (não há qualquer dúvida), mas para o que quero não é prioritário, o foco serão os discus e há plantas fáceis bem bonitas que permitem um aquário bastante agradável. Para te ser sincero o que mais me custa na ausência de CO2 para o projecto será abdicar de um "tapete" verde.😒 De resto estou a pensar em pouco mais do que:

bucephalandras,

anúbias,

echinodorus 

cryptocorines

troncos e pedras,

mas todas as sugestões são bem-vindas. Quanto à fauna penso em:

8 Discus,

6 Ancystrus,

10 otocinclus,

1 casal de ramirezzis,

40/50 peixes de cardume (estes ainda não sei bem quais serão) e

alguns caracóis.

No que toca ao substrato, embora saiba que há melhores, tenho-me dado bem com o aquagro soil da ocean free que consigo por pouco mais de 20 euros/8 litros, ou seja não é dos melhores segundo vejo/leio mas tem dado muito bem para o gasto e fica quase a metade do preço dos "topo de gama". Uma vez que optarei por plantas fáceis, não me parece pertinente gastar mais aproximadamente 200 euros em substrato. 🙄

Qualquer ajuda, sugestão ou conselho serão bem vindos. E se me permites queria perguntar-te se achas seguro um aquário 120x50x60(a) com vidro de 12mm sem travamento ou se terá de ser de 15mm? Quero jogar pelo seguro, aliás como tinho feito nos 2 de 120x50x50 que tinha com vidro de 12mm embora me tivessem aconselhado que o vidro de 10mm chegaria, mas de 12mm para 15mm só mesmo se for "obrigatório" uma vez que encarece bastante.

obrigado.

Editado por Guilhas_86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilhas nada a apontar... Sem CO2 tb se fazem grandes plantados.

Quanto a flora umas bobitis tb são boa escolha.

Na fauna apenas 6 ancistros n sei se serão demais, se calham a reproduzir..😊

No vidro, n vale apena inventar, o pessoal que faz aquários é q sabe. Eles são os profissionais, vai por aquilo que te recomendarem. Basta uma vez correr mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa sugestão, por acaso nunca tive bolbitis nos aquários anteriores e depois de falares nisso já estive a ver e há algumas que me agradam. Se houver reprodução há sempre quem agradeça a oferta do excedente. 😉 Mas de início vão ser necessários para a limpeza até porque serão pequenos.

É isso, já pedi orçamentos e conselhos a duas casas mas até agora ainda não obtive resposta. Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Editado por Guilhas_86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não ia aos 10 otocinclus... já li em vários sítios que se agarram aos discus.....
Mete antes umas 10 corys, essas sim são uma boa equipa de limpeza, há variedades lindas e fazem um cardume engraçado.
Disseste que o foco serão os discus, que assim seja e discus saudáveis são mais fáceis de conseguir em layouts simples que permitam uma excelente limpeza.
Um tronco lindo com umas belas anúbias agarradas chegam para fazer um excelente aquário de discus.
Ancistrus chegariam 2....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço o conselho. Eu sempre tive otocinclos com os Discus e embora visse isso acontecer (poucas vezes) assim que se colavam os Discus faziam com que eles saíssem. 😉

Corys cheguei a ter 24, mas neste não tenho vontade de as meter lá, quando são pequenas tudo bem, mas depois de crescerem levantam muita poeira e muita porcaria do chão, mesmo que aspires com regularidade é sempre uma chatice. Ancystrus tinha 6, quando se reproduziam oferecia as crias, 2 parece-me pouco para um aquário desta dimensão com troncos e pedras à mistura. 😉 Talvez ponha também umas sewellias lineolata, sempre tive e sempre adorei estes peixes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário parece grande quando olhamos para ele a primeira vez, depois após as primeiras limpezas/manutenções vemos que afinal não é assim tão grande e até é fácil manter limpo. 

Passadas umas semanas já o achamos pequeno e começamos a ver preços de outros maiores...
Tenho um aquário destas dimensões também com 8 discus e acho sinceramente que já tenho fauna a mais. Tenho 8 discus + 30 cardinais + equipa de limpeza (4 corys e 2 ancistrus).
Só que tenhamos 6 discus lindos num aquário desse tamanho já não precisamos de mais nada, mas isto sou eu que falo contra mim todos os dias 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha 6 mas num 120x50x50. De início não te parece muito mas quando os tiveres com 15-16 cms vais ver que é muito peixe para tão pouco espaço. Este vou comprar com mais 10 cms de altura justamente por causa dos Discus, quanto mais alto melhor e não vou para os 70cms porque o problema dos 70cms de altura além da manutenção mais complicada é que fica também mais difícil poder ter um sem travamento como pretendo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.