reduzir algas e nitratos reduzindo aos macro elementos


Recommended Posts

Boas

 

Gostava de saber se concordam com a redução da fertilização com  macro elementos no aquario para reduzir as algas.

reparei que algumas algas subsistem mesmo com co2 e boas tpa´s , os testes de fosfato dao 0 mas até o teste á agua da companhia acusa nitratos.

Gostava de saber se acham boa ideia reduzir a quantidade de macros e se não vai de alguma forma afetar as plantas.

a alimentação dos peixes e feita 3 vezes á semana 1 vez por dia.

 

Obrigado.

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. É sabido que os nutrientes na coluna de água não causam algas, portanto acho que não vale a pena reduzir. 

Agora há muita razão para haver algas.

Falta de luz, excesso de luz, falta de co2, falta de limpeza do filtro, acumulo de detritos dentro do aqua, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/05/2019 at 12:42, ramparts disse:

Gostava de saber se acham boa ideia reduzir a quantidade de macros e se não vai de alguma forma afetar as plantas.

O que entendes por reduzir? Falas que os fosfatos estão a zero mas não disseste quantos ppm de nitratos tens no aquário.

Que tipo de fertilizantes usas? Qual é a rotina de manutenção do aquário (trocas de água, aspiração de detritos, limpeza de filtros,...)?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta To Zé. 

Os Nitratos ao fim da semana ficam a conhecer 20ppm

Contudo da companhia quando fiz o teste estavam a 5ppm

O fertilizante que uso são da marca Aquabotanic e uso micro makro ferro e potássio

Contudo disseram me na loja para não os dar micro e makro juntos.ou seja alternar dia sim dia não cada..

Também me disseram para não reduzir na quantidade aconselhada de makro uma vês que o fosfato já dava zero podia piorar a nível de algas.

Disseram também que deve haver alguma quantidade de fosfatos na água a falta deles tb provoca algas...

Faço tpas todas as semanas 50 por cento o aquário tem 300 litros 

 

Obrigado 

 

JOSÉ 

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 ppm de nitratos é bom para as plantas, menos para a fauna (do qual ainda não disseste nada 😉) nunca deixes ultrapassar esse valor de nitratos. Provavelmente tens os nitratos altos devido á fauna que aí tenhas.

Para o teu caso é que existem frascos de macronutrientes em separado 😉 na loja onde compras os fertilizantes não há um só com fosfatos? 

há 6 horas, ramparts disse:

Faço tpas todas as semanas 50 por cento o aquário tem 300 litros 

👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Tozé Nunes disse:

20 ppm de nitratos é bom para as plantas, menos para a fauna (do qual ainda não disseste nada 😉) nunca deixes ultrapassar esse valor de nitratos. Provavelmente tens os nitratos altos devido á fauna que aí tenhas.

Para o teu caso é que existem frascos de macronutrientes em separado 😉 na loja onde compras os fertilizantes não há um só com fosfatos? 

👍

Boas !

Sim na minha loja vendem fosfatos em liquido em separado.

Contudo a minha duvida é se devo elevar os fosfatos ou manter assim uma vez que não me acusa nada.

Outra duvida é se baixo o valor recomendado das makros ao qual me disseram para não fazer .

a fauna tenho guppys cerca de 20 e bastantes camaroes ,contudo começaram a aparecer um ou outro morto já vi os gupy a atacar mas tambem pode ser falta de comida para camarao uma vez que estão de dieta e deixo os escolher entre nada e algas do aquário :D

 

A flora é só ver a minha galeria 😉 mas tenho bastantes incluido musgo só não quero as algas pretas e as filamentosas que aparecem de vez em quando.

 

Muito Obrigado pela ajuda !

 

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/05/2019 at 09:24, Gonçalo84 disse:

Boas. É sabido que os nutrientes na coluna de água não causam algas, portanto acho que não vale a pena reduzir. 

Agora há muita razão para haver algas.

Falta de luz, excesso de luz, falta de co2, falta de limpeza do filtro, acumulo de detritos dentro do aqua, etc.

Boas Gonçalo.

limpo o filtro regularmente e o Co2 sempre a bombar 2 gotas por segundo..

Agora tenho outra duvida se alternar micros e macros tenho de dupplicar a dose uma vez que não dou a respetiva dose diaria de 6ml ,uma vez que os tou a alternar dia sim dia não??????

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a melhor fertilização será Micros e ferro de manhã e administrar macros e potassio á noite uma vez que o valor de nitratos baixa no final do dia e há menos atividade dos peixes á noite.

Assim as plantas não deixam de receber nutrientes por mais de 24 horas ao contrario de fertilizar dia sim ,dia não,ao qual o mais logico seria duplicar as dosagens nesse caso.

 

Gostava que me corrigissem se assim não for.

 

Obrigado.

 

 

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais