O meu aquário e dúvidas


Abel Tenera

Recommended Posts

Saudações

Sempre fui um aquariofilista muito amador, mas gosto de fazer as coisas bem. Já não metia as mãos neste hobby há muito tempo, e decidi voltar. Comprei um aquário usado, já com plantas e caracóis.

Eu aproveitei parte da água (1/4) com que já vinha (o resto foi descartado logo na venda para conseguir transportar), e o resto coloquei de garrafão, marca pingo doce.

Equipamento:

  • 15L (10 a 11 uteis)
  • Filtro de canto accionado com bomba de ar
  • Termostato de 20W
  • Lâmpada Led de 1W.

Outros:

  • Temperatura: 26~27ºC
  • pH: estou à espera que me cheguem os testes mas presumo estar neutro
  • População animal: caracóis apenas
  • Plantas: diversas

2dgq2y1.jpg

Assim sendo, gostaria que me recomendassem peixes de água quente para o Setup que tenho. Gostaria de saber se podia também ter camarões.

Nota: não pretendo fazer criação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma coisa que acabei de notar. Estou a ver que o meu aqua tem uns vermes brancos, para aí com 1cm de comprimento com a largura de um fio de cabelo. Já li por aqui que não fazem mal, só significa que o aquário tem muitos detritos. Confirmam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquários desse tamanho o que é mais comum é ter apenas camarões sem peixes nem nada. Nem sei o que recomendar, eu dizia-te guppys, mas daqui a uns tempos reproduzem-se e começam a ser demasiados. A menos que haja hipótese de num futuro próximo 2-3meses adquirir um aquário maior.

Num aquário do género eu tenho um Betta fêmea e uns caracóis pequeninos que vieram agarrados a uma planta qualquer e que vou deixando andar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel Tenera

Bem vindo ao Fórum.

Para um aquário tão pequeno só estou a ver as( Boraras Micros) ou as (Boraras Brigittae) são peixes pequenos e como são peixes de cardume uns seis ou oito,ou então uns Camarões.

Sobre essas minhocas penso que devem ser Oligoquetas são vermes de "Detritus Worms" não fazem mal nenhum aos peixes nem aos camarões,os peixes costumam-nos comer.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

Há uns anos atrás num aqua semelhante, tive caudas de espada. Tive um casal, e nunca se chegaram a reproduzir. Não sei se o facto de o aqua não ter espaço leva a que não se consigam reproduzir, mas se tiver de ser, vou ter mesmo de meter a ideia dos Guppys de parte.

Caro senhor Álvaro, gostaria então de saber onde em Lisboa eu consigo adquirir esses peixes. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem bombardear com perguntas, mas antes perguntar que fazer asneira. Daria para ter Neons e camarões? Qual seria o cardume minimo e as especies de camaroes compativeis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel

Sobre lojas em Lisboa há muitas,agora que possa ter estes peixes pois não sei,vais há net e faz um apanhado das lojas,e depois liga e perguntas se tem.

Aqui no Fórum também podes ver.

Acho que teres Neons com camarões não tem qualquer problema,tens os red.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver e talvez vá ao Aquaeden. Parece ser sério.

Obrigado pelas respostas, mas o que eu queria também saber era se com este setup que tenho é possível ter ambos. Estava a pensar cerca de 5 neons (penso ser esse o tamanho mínimo do cardume), e dois camarões. É viável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver e talvez vá ao Aquaeden. Parece ser sério.
Obrigado pelas respostas, mas o que eu queria também saber era se com este setup que tenho é possível ter ambos. Estava a pensar cerca de 5 neons (penso ser esse o tamanho mínimo do cardume), e dois camarões. É viável?
Curiosamente também só tenho 5 embora esteja a pensar juntar mais. Mas o meu aquário é um bocadinho maior. Talvez os 5 sejam o número certo para esse aquário.

Camarões, eu punha mais uns tantos se pudesse. Por razão nenhuma sem especial. Apenas gosto pessoal.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que mais camarões já pode ser demais, e alimento não lhes falta. Estou a reparar que tenho bastantes daquelas minhocas. Tenho umas quantas no filtro. Espero que tanto os neons como os camarões venham a fazer um banquete com elas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre ter neons com camarões, não vais é aumentar muito a colónia, alguns vão ser sempre comidos por eles, pois nascem minúsculos. 

Minhocas? Que tipo? Podes colocar fotos? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje vou buscar uns neons. O aquário está ciclado até porque 1/4 da água já vinha de um aqua ciclado. por precaução vou comprar bactérias.

 

Vou meter dois ou três camarões também que comida não lhes vai faltar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei os bichinhos. São 5 neons e 4 camarões, que adquiri no Aquaeden na Malveira. Segui as regras de ambientação ao novo aquário.

Pontos a reparar:

1 - As minhocas desapareceram, e estou impressionado pois não eram poucas.

2 - Dois dos néons (parecem-me ser as fêmeas) têm a barriga um pouco inchada. Não sei se é gravidez, ou de serem muito gulosas. Vou ficar o dia de amanhã sem lhes dar de comer, e hoje não há jantar. Ainda pensei em Hidropsia, mas não vejo escamas levantadas, nem dificuldade em nadar, nem dificuldade em se manter nas zonas inferiores do aqua.

3 - Têm um comportamento atipico do que esperava. Se calhar ainda se estão a ambientar, mas ainda não possuem sentido de comunidade. 3 deles gostam de andar na brincadeira juntos. Mas os outros dois, tem um que é territorial e agressivo (um dos gordos) e já assumiu a sua metade do aquário, e tem outro que por vezes se mistura com os brincalhões, mas gosta de estar no seu canto. Ou seja, resumindo, temos 3 brincalhões, um bully (que eu acho ser fêmea), e um outro que tem dias.

Quando aos camarões, é cada um na sua, e os peixes não se metem com eles (embora o Neon Bully tivesse tentado).

Só uma coisa, não comprei comida para os camarões. Na loja disseram que comem a dos peixes, mas pelo que vejo nem isso. Ficam-se por revirar os detritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 05/05/2019 at 14:19, Abel Tenera disse:

Dois dos néons (parecem-me ser as fêmeas) têm a barriga um pouco inchada

Alguma atualização referente a situação?

Caso não, De uma atenção maior esses dois Neons, pois podem estar gravidas ou ate msm com alguma doença.
Caso note algo de estranho com ambas , coloque elas em um aquario menor para que consiga observar com mais exatidão o que pode ser.

On 05/05/2019 at 14:19, Abel Tenera disse:

Só uma coisa, não comprei comida para os camarões. Na loja disseram que comem a dos peixes

Recomendo que compre , por mais que esses amiguinhos sejam conhecidos por comer qualquer coisa, vão se sentir bem mais confortaveis com uma comida especifica, pois na comida de peixe, nem sempre tem todas as vitaminas que os camarões necessitam.

Aguardo atualização do seu Aquario, coloque mais fotos dele agora.

Editado por AguaNew
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, AguaNew said:

Alguma atualização referente a situação?

Caso não, De uma atenção maior esses dois Neons, pois podem estar gravidas ou ate msm com alguma doença.
Caso note algo de estranho com ambas , coloque elas em um aquario menor para que consiga observar com mais exatidão o que pode ser.

Recomendo que compre , por mais que esses amiguinhos sejam conhecidos por comer qualquer coisa, vão se sentir bem mais confortaveis com uma comida especifica, pois na comida de peixe, nem sempre tem todas as vitaminas que os camarões necessitam.

Aguardo atualização do seu Aquario, coloque mais fotos dele agora.

Elas desincharam um pouco. Diminui a dose. Elas têm apetite que nunca mais acaba lol.. 

 

Irei fazer isso com os camarões mas não irão os peixes comer tb? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que devem de comer qualquer coisa mas normalmente a ração dos camarões afunda rápido, o que pode fazer é alimentar os néons e depois quando estiverem cheios meter a ração dos camarões, já irão comer menos de certeza.

Mas se fosse a si não dava comer aos camarões todos os dias, eles têm algas para comer tem restos do comer dos peixes para comer também aproveite para os deixar dar uma limpeza nos restos também.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a parte de eles ficarem cheios....uma das fêmeas é gulosa como o raio.

Sim o aquário tem por onde eles se governarem. Tem filtro de esponja, montes de detritos. Eles fazem cocó na mesma, portanto comida não lhes deve faltar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.