Ajuda na montagem substrato e Plantas


JLIMAO90

Recommended Posts

Boa noite a todos. 

Sou iniciante neste mundo. Tenho um aquário de 25L já à uns meses, com 3 peixes gatos e 6 guppys machos, filtro pequeno interno, sem área, apenas só com pedras pequenas. 

Comprei agora um kit em segunda mão :

- Aquário (80 comprimento, 40 altura e 40 de largura).

- Filtro externo da Tetra Ex 700, 230V-50Hz/13W (700Lph).

- Luz Nicrew (nao sei a potência mas mede 70cm e 3 filas de 37 leds. posso acender branco ou azul) 

- Termóstato Eheim 100w

O meu objetivo é:

- imprimir uma imagem em boa qualidade de um fundo do mar com sensação de profundidade para colar por trás. 

- o solo ser de areia branca fina (vi uns sacos à venda na LeroyMerlin de areia sílica) 

- ter umas pedras, troncos e umas plantas. 

Já fiz várias pesquisas aqui no fórum e onde tenho mais dúvidas é no solo. Como gostava que ele fosse de areia branca, mas calculo que as plantas não possam ser enterradas diretamente. Daí ter pensado em comprar plantas nas lojas que vêm dentro daqueles vasos pretos, limpar o interior dos vasos que vem com uma espécie de algodão e colocar substrato dentro do vaso e enterra-lo, permitindo às plantas terem os seus minerais que a areia não oferece. Isto é possível? Ou colocar uns mini vasos com as plantas e depois tapar tudo com a areia para não se ver nada a não ser as plantas a sair da areia. 

 

Não sei se estou a imaginar alguma coisa impossível. Gostava que me ajudassem por favor. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive areia da praia e posso dizer que ALGUMAS plantas se derem bem como a Heterandera Zosterifolia de resto não me lembro de outra que tenha tido um crescimento tão bom depois troquei por areia sílica e a cada semana estava pior... as plantas iam apodrecendo amarelando soltando folhas não consegui nada a não ser Feto de Java e Anúbias, ou seja, tudo o que eram plantas com raízes enterradas morriam tudo o que eram plantas com raízes soltas na coluna de água sobreviviam, a areia sílica compacta bastante, eu não aconselho de todo se quiseres colocar plantas com raízes enterradas no entanto se por acaso usares Feto de Java que ao fim de uns mesinhos também há de se tornar um grande mato também é igualmente bonito só por dizer que tem uma variedade mais pequena de plantas que pode colocar no aquário, com areia sílica só Fetos, Anubias, bucephalandras, Musgos e plantas de superficie.

Quanto á areia de praia também deixa o pH muito alcalino o que é mau para peixes e plantas(pH ficou-me em 8 ou 8,5)

Isto foi o que as más experiências me disseram nos últimos 3 anos em que mantive como substrato a areia.

Você pode sempre comprar a areia sílica e depois ir mexendo o substrato para evitar que compacte mas eu sinceramente não iria por aí porque acho que o mais certo é morrerem na mesma

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudando,

Quanto ao fundo, mais fácil e fica melhor uma cartolina da cor que quiseres, barato e quando te fartares trocas de cor. Fundos com imagens raramente ficam bem.

Quanto as plantas, como referes em sílica n vais conseguir fazer vingar plantas, a maneira de resolver isso é por exemplo em cerca de 30a 40 % do aquário colocares substrato próprio para aquários e nesse local plantares as plantas. Até pode jogar com as pedras e troncos para esse substrato nem ficar perceptível. No resto onde n colocas plantas pode ser areia de sílica.

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno

Siluriformes é uma ordem de peixes da classe Actinopterygii. Popularmente são conhecidos como peixes-gatos ou bagres. Podem ser marinhos(como os Ariidae e Plotosidae) ou de água doce. Têm, geralmente, em comum a presença de grandes barbilhos aos lados da boca, fazendo lembrar os bigodes de um gato.

 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então e 3 peixes gatos em 25L?
Mesmo no novo aquário... 128L é assim... Eu já vi Pirararas à venda e são peixes gato se por acaso forem desse género são peixes que chegam a 1,5m por isso tenha atenção a isso por enquanto podem estar bem mas mais tarde ou mais cedo vão precisar de mudar fique atento ao comportamento dos mesmos para perceber quando está na altura certa de "mudar de casa" acho que é visível eu já tive kribensis em 90L e via que era pouco para eles embora fossem peixes com 10cm por isso um peixe desses acho que ainda se vê melhor, fique atento a isso

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, sem ver ou saber quais são os "peixes gato" não vamos precipitarmo-nos... Ele pode estar a referir-se a ancistrus ou pleucotumos ou outros... 

Melhor seria postar uma foto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.