Necessidades p/ aquário plantado


Rasiku

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho o meu aquário a ciclar a aproximadamente 3 semanas e ainda não introduzi nenhum peixe, contudo tenho algumas duvidas relativamente às necessidades das minhas plantas, uma vez que vao tendo as folhas a apoderecerem, ficarem amarelas e com umas manchas negras.

Não tenho CO2, nem faço fertilizantes, tenho substrato fértil.

Aquário 60L

Filtro Filtro Sicce Eko 100+ 

Termostato Sera 100W (novo, não corresponde ao da fotografia abaixo).

lampada 24W LED (azul + branco) - ligada das 14h às 22h. (o aquário está também numa zona com alta claridade, mas onde a luz natural não incide diretamente)

substrato fertil : SERA FLOREDEPOT

TPA'S: só fiz uma ao fim de 15 dias

A fotografia não está atualizada, mas tenho uma anubia, algum musgo java, bolas de musgo e mais 3 plantas que não sei o nome. Acabei também por introduzir um dispositivo de fazer bolhas de ar.

https://www.aquariofilia.net/forum/gallery/image/47542-58461703_280310962908415_1958864481249394688_njpg/

 

UPDATE DE FOTO DO AQUÁRIO: 

 

 

Obrigado a todos 😉

 

 

Editado por Rasiku
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

é essencial saberes que plantas colocas no teu aquário, para também adequares o teu material á necessidade das plantas.

Para tentarmos ajudar, qual a iluminação que estás a usar? Qual o substrato fértil que estás a usar? Frequência de TPA´S? Aquele areão que colocaste também me parece não ser o mais adequado para aquários plantados, são pedritas grandes ainda. E claro, saber que plantas tens, é essencial.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, DiGoM disse:

Olá.

é essencial saberes que plantas colocas no teu aquário, para também adequares o teu material á necessidade das plantas.

Para tentarmos ajudar, qual a iluminação que estás a usar? Qual o substrato fértil que estás a usar? Frequência de TPA´S? Aquele areão que colocaste também me parece não ser o mais adequado para aquários plantados, são pedritas grandes ainda. E claro, saber que plantas tens, é essencial.

 

Cumps

Olá,

Já atualizei algumas das questões que falaste. Relativamente às restantes plantas não coloquei o nome porque vinham como indiferenciadas no descritivo da compra (aquelas à esquerda da imagem é que são diferentes). Relativamente ao cascalho que coloquei por cima do substrato fértil, tentei garantir que a raiz das plantas ficasse bastante próxima do substrato fértil.

Obrigado pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tens o rizoma das anubias enterrado?

As anubias são plantas que devem ser fixadas em rochas ou troncos se por acaso estiver com o rizoma enterrado é normal que começe a morrer.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Brunomcc2000 disse:

Por acaso tens o rizoma das anubias enterrado?

As anubias são plantas que devem ser fixadas em rochas ou troncos se por acaso estiver com o rizoma enterrado é normal que começe a morrer.

Olá. Obrigado pela resposta.

As raizes estão "enterradas" entre o substrato inerte (o cascalho) com as raizes proximas do substrato fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Anúbias não precisam de nada disso dê-lhes luz(pouca) e elas ficam contentes as Anúbias crescem devagar se tiver muita luz o provável é começar a criar algas nas folhas

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou um profissional em aquários nem perto disso mas um aquário plantado não pode ser plantado com substrato fértil e sem CO2 as plantas precisam de nutrientes, CO2 e Luz dar nutrientes sem dar luz não as vai fazer crescer bem dar luz e não dar nutrientes não as vai fazer crescer bem percebe? Tem de haver um equilíbrio não vale a pena dar-me muita água e pouca comida se eu preciso de água e comida para estar vivo e vice versa

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Brunomcc2000 disse:

Eu não sou um profissional em aquários nem perto disso mas um aquário plantado não pode ser plantado com substrato fértil e sem CO2 as plantas precisam de nutrientes, CO2 e Luz dar nutrientes sem dar luz não as vai fazer crescer bem dar luz e não dar nutrientes não as vai fazer crescer bem percebe? Tem de haver um equilíbrio não vale a pena dar-me muita água e pouca comida se eu preciso de água e comida para estar vivo e vice versa

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

A minha questão era mesmo essa. Se necessário, qual o tipo de fertilizante e o CO2 que aconselham.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então a minha ajuda acaba aqui porque apartir daqui estou ao mesmo nível que tu eu de CO2 uso o Tropica Growth System 60 fertilizantes não uso mas o meu aquário é mais um aquário com plantas do que um aquário plantado.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não consegui ver as fotos.

Não sou expert, mas deixo a minha pequena experiência e opinião.

Tenho 3 aquários com plantas. Em quase todas as situações, as plantas novas ao trocarem de tipo de água e/ou solo ao virem para o meu aquário perderam folhas, ficando primeiro amarelas e acabando por apodrecer. Mas novas folhas nasceram e as plantas acabaram por vingar todas.

Quanto ao CO2 eu dispenso. Não coloco ar no aquário e conto com os peixes para fornecerem o CO2 às plantas e as plantas o oxigénio aos peixes. Desde que passei a ter várias plantas que desliguei a bomba de ar. Sei que se adicionasse CO2 era melhor ainda mas quero evitar ir por aí. Posso não estar a pensar mal, mas o certo é que não tenho tido peixes a mostrar sinais de asfixia e as plantas estão a crescer e a reproduzir. Inicialmente até só tinha plantas num aquário, as que estão nos outros são as podas do primeiro. Especialmente o musgo, o musgo é o que cresce melhor e mais rápido nos meus aquários.

 

EDIT: Já consegui ver as fotos

Editado por MrOverclock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Para identificar as outras plantas, só tirando fotos mais próximas que assim não se consegue ver. 

Uma delas é uma alga, a cladophora. 

Qualquer planta de rizoma onde se inserem as anubias, não só não devem como não podem estar enterradas porque apodrecem. Podes atá-las a uma pedra ou tronco por exemplo, é resolves o problema. 

Não se devem comprar plantas e peixes não identificados e sem sabermos as suas necessidades o mais certo é deitarmos dinheiro à rua. 

Quanto ao CO2 à partida não vejo problema nenhum em não usar, não tens plantas para isso. 

A questão da bomba de ar, não é que faça mal, mas se tens um filtro externo não vejo necessidade. 

Também é preciso saber quantos cm de fértil é que puseste e quantos de areão tens por cima. 

Espero ter ajudado. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a aguardar a chegada no CO2, mas continuo com alguns problemas com as plantas e começam a aparecer algumas algas no aquário.

Já pensei que a luz pode estar demasiado em baixo e que pode estar a "queimar" as plantas.

Algum conselho?

large.59846262_398898897506227_1345264223319490560_n.jpglarge.59568516_2300212473377478_3451730182023413760_n.jpglarge.59439636_852063985142476_2361770673182867456_n.jpglarge.59022735_488676931937955_6841529229151043584_n.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui isso não está a ficar nada famoso não...

Eu fazia o seguinte tentava retirar a maior quantidade de algas possível(manualmente), e depois é reduzir o número de horas de luz e fazer tpa's muito mais regularmente até isso passar.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Brunomcc2000 disse:

Ui isso não está a ficar nada famoso não...

Eu fazia o seguinte tentava retirar a maior quantidade de algas possível(manualmente), e depois é reduzir o número de horas de luz e fazer tpa's muito mais regularmente até isso passar.

Já pensei que 24W poderá ser muito, ting ideia de pôr uma superfície opaca entre a luz e o aquario pra reduzir a potência da luz incidente. Achas que poderá ser por aí?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, tens mais de 0,4W/L é uma iluminação baixa(se tiveres cerca de 50L de água terás 0,48W/L) tenho um aquário com 80L com uma iluminação de 75W o que dá cerca de 0,93W/L(isto para teres noção de que não é luz a mais), hoje em dias tens sites que te dão toda a informação sobre as plantas(https://tropica.com/en por ex.), tens aplicações para telemóvel(neste momento uso as apps "Apeixonado" e "Aqua Guide") que te dão toda a informação das plantas e até mesmo sobre grande parte dos peixes, estares a meter plantas sem saberes a necessidade delas e sem sequer saberes que plantas são, não se compreende... E ainda nem começaste a pôr peixes... se gostas de aquários convém começares a perder um tempinho a ler para teres uma noção de como as coisas funcionam, ainda por cima quando o aquário é um plantado.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz tpa's se conseguires fazer 10L 2x por semana já estás a ajudar bastante o aquário, pelo menos enquanto tens essa quantidade maluca de algas deves ter este cuidado com as tpa's depois se conseguires fazer de 15 em 15 dias sem teres algas nem problemas na água podes fazer mas por enquanto esperar 15 dias pode ser o suficiente para ficares com um Algado em vez de um Plantado

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Brunomcc2000 disse:

Não, tens mais de 0,4W/L é uma iluminação baixa(se tiveres cerca de 50L de água terás 0,48W/L) tenho um aquário com 80L com uma iluminação de 75W o que dá cerca de 0,93W/L(isto para teres noção de que não é luz a mais), hoje em dias tens sites que te dão toda a informação sobre as plantas(https://tropica.com/en por ex.), tens aplicações para telemóvel(neste momento uso as apps "Apeixonado" e "Aqua Guide") que te dão toda a informação das plantas e até mesmo sobre grande parte dos peixes, estares a meter plantas sem saberes a necessidade delas e sem sequer saberes que plantas são, não se compreende... E ainda nem começaste a pôr peixes... se gostas de aquários convém começares a perder um tempinho a ler para teres uma noção de como as coisas funcionam, ainda por cima quando o aquário é um plantado.

Obrigado pela tua resposta e a verdade é que perdi cerca de 3 meses a ler e a reunir informação, contudo as coisas nem sempre correm como queremos e acabar por fugir ao controlo. Ainda hoje procuro sempre antes de expor qualquer dúvida, recorri ao fórum para saber se alguém tinha passado por uma situação equivalente e que pudesse dar conselhos úteis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Brunomcc2000 disse:

Faz tpa's se conseguires fazer 10L 2x por semana já estás a ajudar bastante o aquário, pelo menos enquanto tens essa quantidade maluca de algas deves ter este cuidado com as tpa's depois se conseguires fazer de 15 em 15 dias sem teres algas nem problemas na água podes fazer mas por enquanto esperar 15 dias pode ser o suficiente para ficares com um Algado em vez de um Plantado

Recentemente tenho feito tpa's de 6 em 6 dias de cerca de 10L.

Editado por Rasiku
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se leste e reuniste informação não foram 3 meses perdidos, foram 3 meses de aprendizagem(apenas teórica, mas é aprendizagem que faz falta na mesma, agora com a experiência prática vais conseguir começar a filtrar melhor a informação absorveste)

Quanto ás algas não caias na tentação do anti-algas porque conseguir ultrapassar este problema vai te dar experiência que vais precisar para o futuro, estares dependente de químicos não é de todo aquilo que tu queres.

As TPA's quanto mais melhor(nesta fase em que tens muitas algas) se fizeres 10L de 2 em 2 dias era ainda melhor no entanto faz um esforço para no mínimo fazeres 10L 2x por semana(espaçadas como é óbvio fazes uma á quarta e outra ao domingo por exemplo) para dificultar o crescimento das algas podes também reduzir as horas de luz eu por exemplo estou a passar por um problema com algas filamentosas e faz agora ás 13:30, 24h que aquário não tem luz este método pode pôr em causa também a saúde das plantas convém saberes o que estás a fazer talvez seja demasiado drástico não aconselho muito menos no teu caso que as plantas já se vê que estão com dificuldades mas é uma das formas de superar este problema, mas com tpa's mais regulares dás conta do recado.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Resolvido o problema com as diactomeceas com uns comedores de algas continuo com problemas c as plantas. Mesmo com co2 e com fertilização 2x semana de flourish trace da seachem, as plantas não se desenvolvem e começam a vir-se abaixo. Alguma ajuda?

large.6831DBE9-FBB3-4C38-B669-CB13436315E4.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Como estão as plantas actualmente? 
Estão bem enterradas no substrato? A iluminação como está? Vale mais reduzir a intensidade dela que a quantidade de horas que se encontra ligada. Isto se conseguires claro. 
Na fertilização  não sei se o Trace seria o mais indicado, talvez o Flourish normal. Mas a ver se alguém com mais conhecimentos de fertilização veja o tópico para te ajudar.

Editado por Emejet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.