Ganhando luzes


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Estou á cerca de 3 meses a pensar em aquários marinhos tenho visto vários tópicos etc mas como tenho um aquário de água doce e gastei recentemente bastante dinheiro no aquário não penso desfazer-me dele tão cedo no entanto gostava bastante de começar a entrar mais por dentro deste assunto, pelo que tenho visto caso pense em mudar vou precisar de um skimmer, uma bomba de circulação, uma luminária, um termoestato(corrijam-me se faltar alguma coisa por favor), fora material elétrico, todos os aquários que tenho têem tampa e tenho também termometro, portanto falta-me o substrato que pelo que tenho visto convém ser um substrato especial para aquários marinhos e as rochas vivas.

Uma questão as rochas vivas são rochas com biologia certo?
Uma rocha morta ganha biologia quando tem o ciclo completo correto?

Segunda questão, como devo preparar a água?
Basta retirar água da torneira deixar a descansar ou tem mesmo de ser filtrada?
Se aplicar SERA Aquatan:

"Acondicionador de água para uma água adequada para os peixes e rica em minerais

- elimina imediatamente o cloro e as cloraminas
- aglutina os metais pesados
- com minerais"

A água ficará boa para realizar as TPA's?

Em caso de reposição de água evaporada apenas devo colocar água doce sem mistura de sal correto?

Preciso de usar SUMP?
Se começasse provalmente iria começar por um aquário nano cerca de 15L, 20L antes de partir para a substituição do aquário do água doce(90L) por medo de me meter em algo que acabe por dar errado e também para recolher algum conhecimento extra  para quando partir para os 90L partir para algo mais sério.

Se por acaso quiser fazer uns testes num aquário nano com cerca de 15L que material preciso? Este aquário poderia servir para ganhar luzes e quando passasse para os 90L já tinha rochas com biologia etc o que embora não fosse grande ajuda dadas as pequenas dimensões do aquário.. seria uma ajuda.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O objetivo seria num aquário de tão pequenas dimensões tentar manter alguns dos corais mais fáceis e depois de me entender com os corais na pior das hipoteses colocar um Neon Goby, para corais gostava de pôr star polyps e Zoanthus.

Isto é apenas uma ideia não penso em avançar com isto já nos próximos meses até porque o aquário de 15L que estou a falar está neste momento a servir de aquário de crescimento para crias de guppy's.

Antes que alguém julgue por juntar um nano marinho e guppy's no mesmo tópico já tive sucesso a manter escalares, apistogrammas(agassizi e cacatuoides), corydoras, néons, nariz de bêbados, bettas, Kinguios, neocaridinas, já fiz reprodução de kribensis e de guppy's/endlers resumindo tenho aquários de água doce à 4 anos, ou seja, eu sei que é bastante complicado manter um aquário marinho com 15L, no entanto, é apenas uma especulação, e eu gostava de saber até que ponto são resistentes os peixes e corais ditos resistentes(ou seja se os consigo manter num aquário de pequenas dimensões)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a dar umas voltas hoje assim que saí do trabalho e encontrei um aquário de 62L(50*33*38) a um bom preço talvez vá mesmo para a frente mais de 60L neste momento seria impossível a nível de espaço

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fórum tá cada vez melhor...
Ajudamos e apoiamos quem percebe e vemos e não comentamos sobre quem está a começar...

Neste momento é assim que está o aquário, tem 62L(vazio), tenho 2,3Kg de rocha, o substrato irá chegar para a próxima semana, esperarei por mais rochas pois a loja onde comprei tinha poucas, quanto ao substrato mandei vir 4 kilos não sei se será o suficiente mas se não fôr também não tenho pressas mando vir mais um saco e espero mais uma semana, quanto ao resto do equipamento ainda só tenho um termostato de 50W, ando à procura de uma luminária, irei equipá-lo com calma, vou tentar evitar a tentação de fazer tudo muito rápido porque a água salgada é uma completa novidade para mim e como tal cada passo será uma aprendizagem constante, tenho lido bastante ultimamente tenho visto muitos vídeos para tentar ficar a perceber tudo e com todos os detalhes.

A minha perspectiva para este aquário será manter corais moles(green star polyps, cloves e ricordeas são as que por enquanto achei bonitas e de fácil manutenção) gostava também de manter uma anémona de fácil manutenção para os palhaços que também faço questão de ter e depois apenas mais uns turbos para ajudar na limpeza do aquário e estaria fechada a fauna do aquário.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tens razão ao reclamar da falta de resposta às tuas questões, os motivos são vários desde a falta de um moderador na parte dos salgados como da ausência dos membros que tem salgados... Não podendo ser uma grande ajuda para o teu caso, tenho andado a aprender algo mais sobre o dark side da aquariofilia, o buraco negro que atrai os aquariofilistas e do qual depois não voltam 😀

Então aqui vai o pouco que sei:

Para teres um salgado ou tens sump externa ou uma biobox na parte traseira do aquário onde caiba um pequeno escumador tipo este:

IMG_20180307_000331_146.jpg

Em relação á rocha ser viva ou morta tem a ver com a colonização das bactérias necessárias para um sistema saudável. O ideal seria fazeres tu a tua própria rocha viva pois assim de certeza que não vais ter surpresas de aparecer alguns bicharocos que não foram convidados. Mas isso claro que vai demorar muitíssimo mais tempo e ao início a malta quer é encher aquilo com os corais e peixes e depois aparecem as baixas e no sal cada perda afecta e de que maneira os nossos bolsos!!! 

Em relação á água, podes optar por usar água salgada natural á venda nas lojas de especialidade ou podes apanhar tu! Mas para isso é necessário saber os locais certos, a altura ideal em que a água está mas melhores condições e muito importante - ter as licenças necessárias para a captura de água! E tens a outra opção que é fazer a água salgada comprando os baldes de sal marinho e seguir as instruções para as dosagens. 

A água que for evaporando deve ser reposta apenas com água de osmose! 

O aquário deve ser destapado para facilitar as trocas gasosas e para mais fácil refrigeração no verão. Ecossistemas salgados não aguentam tanto a temperatura quente como a muito parte dos doces! Só te vejo preocupado com o aquecimento quando estamos a entrar na parte mais quente do ano e isso implica que em alguns dias mais  quentes a temperatura dos aquários suba acima dos 30° o que incomportável para os salgados!

Vai com calma e que no futuro tenhas algo tipo isto:

PSX_20190420_214045.jpg

 

Espero ter ajudado de alguma forma e corrijam-me se tiver dito alguma asneira sff. 

E por favor não deixes de ir aqui colocando a tua primeira incursão nos salgados, todos vamos aprender com a experiência. 

Nota: as fotos foram tiradas por mim mas os aquários não são meus! O nano estava na loja da Ecoarium Lisboa e a anémona com os ocellaris está na Deep Blue Acqua na Damaia. Apenas coloquei as fotos para referência ao que escrevi.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Tozé finalmente alguém que comenta e que quando comenta não é para apontar o dedo(pelo que tenho visto em tópicos antigos tem sido um bocado disso quando se toca em nano aquários)
Quanto à água salgada vou fazer eu em casa com os baldes que se vende nas pet-shops sim.
Quanto ao problema na temperatura percebo o que disse e sim tenho andado preocupado com a refrigeração neste momento tenho andado a estudar um pouco a reposição automática de água doce e a refrigeração automática da água para dizer a verdade é algo que me tem posto o pé no travão porque chego a um momento em que não tenho conhecimento nestas coisas não sei como funcionam os sensores do nível de água não sei como funciona a refrigeração automática estou completamente às escuras, a minha preocupação neste momento muito sinceramente é arranjar o substrato, as rochas, a iluminação e depois tenho coisas a vir do eBay ou seja ainda vai demorar no mínimo um mês que é uma tampa e suportes para aguentar a tampa(mais tarde colocarei a foto mas não prejudica em nada a troca gasosa da água), tenho-me questionado bastante sobre a real necessidade do Skimmer e do filtro RO/DI quanto ao Skimmer pelo que tenho lido não é algo obrigatório mas sem Skimmer é preciso ter o dobro do cuidado(e todos nós sabemos que há sempre aquele dia que não pudemos mesmo trocar a água por falta de tempo, ou porque passámos o dia todo fora, ou porque fomos de férias, ou por preguiça mesmo.. vamos ser sinceros) por isso acho que mais vale meter mesmo o Skimmer(embora ainda não saiba qual o melhor skimmer para a litragem do meu aquário) porque pelo que tenho visto na água doce as coisas caras, não são caras só porque sim mas porque fazem um trabalho excelente... Por isso é questão de atrasar ainda mais a montagem, quanto ao filtro RO/DI já ouvi relatos de pessoas que usam apenas Seachem Prime para água salgada(elimina cloro, cloramina e amoníaco, desintoxica nitritos e nitratos e ainda detoxifica metais pesados encontrados na água da torneira e ainda promove a produção e regeneração da mucosa natural dos peixes) de facto os aquários não estavam nada maus mas penso que isso pode estar relacionado com a água da companhia e como tal penso que o melhor seria comprar o filtro o que adiaria ainda mais a montagem do aquário dado que também desconheço por completo como instalar o filtro em casa...

Basicamente tudo aquilo que digo agora posso não dizer amanhã é por isso que estou a estudar e que gostaria de ter ajuda de outras pessoas que têm também aquários de água salgada e o que eu peço não é por exemplo:
Preciso de ter filtro RO/DI porquê? E responderem porque o filtro RO/DI é muito importante e não podes ter um aquário sem filtro RO/DI... Isso não esclarece ninguém eu sou novo ainda só à pouco tempo é que percebi o que faz o filtro preciso de saber o que faz que influência tem o que acontece se usar o que acontece se não usar o que é verdade é que muita gente diz de boca cheia que não dá é impossível mas nunca sequer experimentaram eu não digo que estejam errados mas estarão corretos? Eu não estou aqui para ser correto nem para esconder a porcaria que faço se eu estou a pensar em não comprar isto ou aquilo mesmo que digam que é importante eu digo e faço se achar que devo fazer mas se me aparecer uma pessoa que me diga e explique como funciona etc se calhar eu percebo que bem.. se esta pessoa já passou por isto e realmente não correu bem eu até posso experimentar na mesma e pode correr bem comigo mas quer dizer... Só experimento se for realmente muito parvo

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao Dark Side penso que todos já fizemos algo menos correto os testes fazem parte da ciência, os remédios não surgiram sem testes os próprios aquários não surgiram sem testes talvez para nós hoje seja fácil entender que um betta pode ser colocado dentro de um aquário de 20L mas será que para uma pessoa há 100 anos atrás isso era assim tão fácil de entender? Se chegámos onde estamos hoje é porque alguém pegou no Betta meteu em 20L de água e resultou bem, e por isso penso que os testes fazem parte da aquariofilia, talvez não seja correto porque por vezes podemos estar a fazer mal aos peixes mas por vezes descobrimos que há por aí muito mito e que nem tudo é como grande parte das pessoas defende, eu próprio já fiz algumas também mas não as vi referir neste tópico porque pode gerar discussões e porque não tem nada a ver com o tópico dado que o que fiz foi com água doce.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora agradeço a sua colaboração Tozé
Quanto ao tema da falta de moderador desconhecia que havia esse problema no entanto eu também não sou moderador e tento ajudar sempre que consigo e este tópico já tinha praticamente 60 visualizações e só você é que disse alguma coisa quer dizer ou os outros 59 são novatos tal como eu que andam à procura de informação (que pelo que tenho visto nos últimos 4 anos de participação neste fórum os novatos têm mais o hábito de criar novos tópicos do que verificar se há dúvidas semelhantes no fórum) ou são pessoas que viram e não disseram nada porque simplesmente não quiseram, o pessoal dos marinhos é menos penso que deveriam de ser mais unidos, penso que deveria de haver mais entreajuda e menos mi mi mi porque tens um aquário de 60 e bom bom é 100 há pessoas que o fazem em 15, 20 40 eu estou nos 60 quer dizer... É bom? Poderia ser muito melhor sim é verdade mas quer dizer dêem bons conselhos e se correr mal correu mal por falha minha e não por falta de aviso..
Vamos ver como vai correr vou tentando aprender alguma coisa e quando tiver algum conhecimento pode ser que consiga dar mais ajuda a pessoal que tal como eu precisa e não sabe a quem pedir

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema atualmente é que eu tenho estudado bastante mas contínuo com dúvidas em praticamente tudo tenho de começar a anotar todas a dificuldades e todas a possíveis soluções para ver se começo a caminhar na direção correta, porque eu sei que o substrato convém ser específico para marinho sei que não deve ser muito fino nem muito grosso mas não sei que quantidade devo ter percebe? Ou seja eu acabo por já ter descoberto muita coisa mas ainda falta descobrir muitas outras bastante básicas, vou tentar organizar um pouco as minhas dúvidas

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a ir pelo melhor caminho que é pesquisar o máximo. O que eu te aconselhava era também fazeres umas visitas a lojas de aquariofilia dedicadas aos salgados tais como a Corais de Vidro em Moscavide, a Aquaplante em Benfica, a Zanclus na Amadora, a Deep Blue Acqua na Damaia, Reef+ em Alfragide, Aquamagia em Oeiras ou a Aqualovers em Mem Martins. Em qualquer uma destas tens malta que terá todo o prazer em te responder às tuas questões. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno

O toze falou me que estavas a necessitar de ajuda para montar um aquário marinho vi que queres montar um aquário de 60l para depois passares para um de 90l. Vou tocar alguns pontos que falaste.

•rochas - opta por usares Rocha de boa qualidade a Rocha viva por vezes além da biologia vem com o bom e o mau. Existe uma Rocha muito boa da caribe sea que é uma Rocha artificial que contém biologia no estado dormente que se torna ativa quando em contato com a água já usei e foi top,

•substrato - usa um substrato específico que gostes esteticamente não mais do que dois dedos de altura desta forma podes sinfonar sem teres grandes problemas muita altura de substrato para criares o que chamam o deep sand bed é benéfico mas é preciso ter atenção pois se for remexido podes ter problemas a longo prazo.

•água - usa água sempre de osmose aquatans e os demais acondicionadores não vale de nada pelo tamanho do teu aquário vais a lojas que tenham e compras água de osmose.

•sal - usa um sal de qualidade se fores tu a fazer a tua própria água arranja um refratometro para medir a salinidade pois os densímetros são mais baratos mas tendem a ser pouco precisos.

•iluminação - arranja uma luz com provas dadas e de qualidade o teu maior investimento vai ser aqui tens de ponderar a iluminação pois a luz que da para 60l provavelmente não irá servir no de 90 e vais estar a gastar dinheiro a dobrar.

•Sump - para 60l sump não é necessário as tpas retiram te o excesso de nutrientes que se possam acumular. Eu uso um filtro da eheim que limpo semanalmente.

•escumador - eu pessoalmente uso um qq1 da bubble magus. Mas há quem não use desde que se siga religiosamente as tpas semanais não necessitas de comprar.

Resumindo eu tenho atualmente um aquário que estou a ciclar a 26 dias e é de 60 litros

Aquário - ADA 60p
Iluminação - AÍ Prime HD
Substrato - TMC tropical sand gravel
Rocha - Caribe Sea
Escumador - bubble magus qq1
Filtro - eheim experience 250 com aquaforest biofil + Carbon
Circulação - Jebao OW10

Água de momento estou a usar natural mas quando faço eu estou a usar o coral pro salt da red sea.

860efd93b5867a36b34e2809f36bbe03.jpg

A chave do teu sucesso no mano vai ser a forma como vais ciclar o aquário como é um sistema pequeno tem tendência a ser instável nos parâmetros mas devagar tudo se consegue.

Mais para a frente quando estiver tudo ciclado e pronto para a fauna vais ter de te começar a preocupar com a química da água cálcio,magnésio e Kh, trace elements.
Nitratos, nitritos e fosfatos.

Espero ter ajudado e boa sorte avança com isso

Abraço



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem para já vou expôr aqui um pouco aquilo que são as minhas dúvidas:

Localização:

Estou a pensar manter o aquário no meu quarto as principais origens de ruído surgem do filtro e do Skimmer certo? Não tenho noção do barulho do Skimmer se é que fazem barulho, acham que um aquário marinho e a palavra silencioso têm alguma ligação? O filtro eu consigo arranjar um Hang On que faz pouco ruído mas os skimmers é que desconheço por completo fazem barulho? Se sim conhecem algum mais silencioso?

Substrato:

(Tinha dúvida em relação aos kilos que deveria usar mas vou pôr em prática o conselho do Ricardo Costa dos 2 dedos de substrato no entanto vou colocar duas questões apenas por curiosidade)

Num aquário marinho(nano, ou não) é preferível muito substrato para manter uma grande colónia de bactérias ou usar pouco para facilitar a sifonagem diminuindo assim os restos de sujidade no substrato?

Rocha: 

Que quantidade de rocha devo colocar no aquário? Quantos kilos?(Neste momento tenho tenho 2,3kg mas é claramente pouco)
Devo colocar muita rocha mais uma vez por causa da biologia e ou "pouca" dado que o aquário já é pequeno e se meter muita rocha vou ficar ainda com menos espaço disponivel para os peixes?

Iluminação:

O aquário tem 38cm de altura e os corais que pretendo colocar são corais de fácil manutenção(corais moles, cloves, ricordeas, green star polyps e uma bubble ou long tentacle para os palhaços) pelo que vi uma destas anémonas gosta de estar em locais com menos fluxo de água se não as duas, como tal seria melhor ter a luz a chegar mesmo até ao substrato. Quanto à possivel mudança para os 90L neste momento não quero pensar muito nisso para já quero fazer isto funcionar nestes 60L

Qual acham que seria  a melhor iluminação para o aquário? É preciso uma calha toda pipi ou uma fita led com leds brancos e azuis chega? Que especificações é que a luz precisa em termos de pontência etc? Relembro que não faço ideias de manter corais mais dificeis do que os Soft.

É preciso luz noturna e diurna ou basta ter luz diurna? Quantas horas de luz são precisas?(Se for necessário luz noturna e luz diurna quantas horas de luz diurna e quantas horas de luz noturna?)

Filtragem

Estou a pensar comprar um filtro Hang On de fluxo máximo 450L/H para este aquário penso que será pouco fluxo correto?(Voltarei a abordar o assunto do fluxo mais abaixo na secção da circulação) o filtro é um Marina Slim S15, porquê este filtro? Unicamente por causa da sua localização.. penso que o facto da bomba ser interna ajuda imenso a reduzir o ruído e durante a noite e principalmente por estar dentro do quarto a ausência do ruído é essencial, mesmo que não haja uma ausência total, quanto menos mais me ajuda, o filtro seria apenas para colocar perlon para ajudar a realizar a limpeza da sujidade do aquário não faço grandes ideias de meter cerâmicas a não ser que me digam que seria melhor colocar as cerâmicas mas penso que o substrato e as rochas deveriam fazer essa papel o que dizem?
Quanto ao Skimmer não sei que Skimmer colocar(não sei escolher o certo para a litragem que tenho)
Penso que devo colocar Skimmer pelo facto de por vezes nas férias ter de me ausentar cerca de 2 semanas de casa e como tal convinha-me ter o aquário pronto para esta situação e como o Skimmer atrasa a necessidade de TPA’s penso que seria útil nesta situação(acaba por ser útil sempre mas principalmente nesta situação)
No caso de adquirir Skimmer provavelmente posso então colocar cerâmicas no filtro e reduzir a quantidade de perlon correto?

Água:

Água a grande mudança e a maior dificuldade… principalmente a níveis económicos.. quanto às misturas do sal já ouvi dizer que não se deve poupar no sal e penso que faz todo o sentido porque se há algo importante na água salgada é precisamente o sal($$$).
Quanto àquilo que é de facto a maior dificuldade o Filtro RO/DI(Reverse Osmosis/Deionization Filter), bastante caro e de facto.. o principal motivo que me faz estar completamente despreocupado com o verão, porque muito provavelmente não irei adquirir um até ao fim do verão deste ano dado que ultimamente tem havido muito sitio a precisar da nota e o aquário é de facto um hobbie e como tal se há graveto avança se não há ele espera e prefiro fazê-lo esperar vazio do que cheio dado que depois de cheio começa a precisar de manutenções e as manutenções não podem esperar..

Circulação:

Estou a pensar comprar uma bomba de 1000L/H o que faria cerca de 15x a 20x o volume de água do aquário(depende da quantidade de substrato e rocha mas deve andar mais perto das 20x doque dos 15x) penso que o facto de ter 450L/H no filtro não tem problema correto? Dado que a bomba de circulação irá depois acelerar o movimento da água dentro do aquário.

Refrigeração:

Ainda precisa de ser estudado, mas as dúvidas irão consistir na fase de automatização, como faço para o Cooler disparar após atingir x graus? Que peça devo comprar é um sensor de temperatura? Se por acaso o Cooler estiver sempre ligado acham que terá algum problema em manter a temperatura certa? Pelo que li até agora o Cooler se o conseguir meter a ventilar o filtro Hang On dado que tem menos água arrefece mais rápido do que se tiver a ventilar direto a água do aquário correto?
Os Coolers hoje em dia provavelmente já vêm com termómetro disparando automático assim que atingem a temperatura que nós escolhemos, no entanto parece-me que um Cooler deste género seria Cooler para me custar os olhos da cara…

Aquecimento:

Quanto ao aquecimento não há grandes dúvidas tenho um termoestato de 50W da Marina, penso que seja o suficiente.

Reposição de água:

Aqui voltaremos a ter outro grande problema não sei como fazer esta reposição de água mas principalmente nas semanas em que me ausento para ir de férias devia de garantir que tenho um sistema de reposição de água doce automático não? Pelo que li até agora um aquário de água salgada tem uma média de evaporação de 2L por dia não sei se é verdade se não mas de facto pode haver uma evaporação maior sim e sem tampa tudo o que evapora sai e nota-se bem mais rápido o efeito da evaporação do que num aquário com tampa.

Relembro que a cumprir os mínimos eu já considero que o aquário de água salgada é um aquário caro(pelo menos de entrada) e eu não tenho muito para dar até agora já dei 55€ na semana que vem terei de dar mais 10€ pelo substrato se avançar para o Hang On serão mais 21€, e num abrir e fechar de olhos já estou nos 81€ e ainda falta Skimmer, iluminação, mais rochas, o filtro RO/DI, o cooler, e o sistema de reposição de água doce por isso eu não quero estar a gastar muito dinheiro em coisas que posso comprar a um preço mais em conta e fazem o mesmo papel como por exemplo na iluminação dado que quero corais mais fáceis como, cloves, ricordeas, green star polyps e uma anémona, a iluminação vou querer uma iluminação para 60L tal como tudo o resto se um dia quiser mudar volto a comprar as coisas para os 90L mas para já não posso mesmo investir muito.. com muita pena minha.. os outros locais onde puderia poupar seria no Hang On mas o Marina Slim S15 arranjo a cerca de 21€ não sei se haverá por ai outro mais barato e que me ofereça uma qualidade superior e principalmente o ruido que este me dá que pelo que tenho visto é muito pouco ruidoso, no termoestato já tenho mas tenho de comprar outro para a água de reposição, nas rochas de facto comprar rochas vivas ou as artificiais de marca já com biologia(estas ultimas nem sei o preço mas imagino não sejam nada baratas) penso que estará de fora.. estou a tentar arranjar rochas mortas mas mesmo assim quer dizer eu tenho umas pedrinhas pequenas de rocha morta(2,3kg no total) e mesmo assim já dei 20€.. é bastante por 2,3kg… não posso de forma alguma dar mais do que isto o substrato também penso que 10€ não seja caro vamos ver como vai ficar o fundo é uma areia de coral média granulametria espero que 4kg seja o suficiente.. eu não tenho problemas com pH em casa a água sai a pH 8 por isso eu não preciso de um substrato que tenha um grande efeito no pH embora o que comprei penso que o faça é o que o logista usa no aquário dele que deve ter uns 100L e por acaso gosto bastante dos aquários dele acho que estão sempre muito bonitos e muito bem cuidados por isso penso que será uma boa opção usar o mesmo substrato apenas preciso que seja bom para criar uma boa colónia de bactérias e que seja fácil de limpar(quando digo fácil de limpar é não abusar na altura do areão porque para que não guarde muitos resíduos porque se ter um aquário nano tendo pouca experiencia em marinhos é difícil ter um aquário nano cheio de sujidade ainda mais difícil é) depois no filtro de Osmose está mais que visto que não vou conseguir poupar, no sal também não, no Skimmer não faço a mais pequena ideia, nos sistemas de aquecimento e refrigeração também não sei se conseguirei poupar muito por aí porque desconheço o preço, estes últimos 4 não tenho mesmo noção mas penso que o Filtro RO/DI deve andar pelos 150€ perto disso quanto ao resto não sei mas este valor já é o suficiente para me deixar de boca aberta por um tempo

 

 

Estas por enquanto são as questões que procuro responder e as que conto com a ajuda do pessoal do fórum para resolver.

Mais tarde deixarei uma foto do aquário, da localização etc.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Costa agredeço imenso a sua participação como pode ver acima já resolveu algumas daquelas que seriam as minhas questões, quanto à água da loja eu se calhar prefiro começar mais tarde do que correr o risco de ficar sem água dado que a loja mais próxima fica a 17km de casa e o carro que tem sido uma verdadeira incógnita(um dos principais motivos pelo qual não tenho tanto dinheiro para o aquário como gostaria de ter)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os teus textos estão um bocado extensos em que falas de tudo torna se confuso. o importante é focares a ajuda que necessitas agora que é equipamento e ciclagem existem vídeos no YouTube muito bons em que fala como iniciares um nano reef

Quanto ao que falaste

Os escumadores por norma fazem sempre algum barulho logo no silêncio da noite se estiver no quarto vais ouvir. Tens dois escumadores que podes usar o qq1 da bubble magus ou o tunze 9001

O filtro podes usar um de mochila e usar para teres matérias filtrantes

A Rocha quanto mais encheres menos espaço tens para a fauna.

Coolers para um aquário desse tamanho não vejo a necessidade um controlador de temperatura com uma ventoinha resolve o teu problema.

Tens um sistema de reposição de água da tmc que funciona com boia custa cerca de 60 euros e funciona bem

A água deves usar mesmo de osmose de outra forma vais ter problemas nomeadamente algas.

Inicialmente se conseguires arranjar logo água salgada para encher melhor pois quando iniciares o ciclo vais fazeres poucas tpas.

Quanto aos leds tiras de leds se for só para peixes não vejo problema se for para corais a menos que sejam bons leds que são caros não vais conseguir obter bons resultados a longo prazo

Espero ter falado mais ou menos de tudo foca te no ciclo e no que necessitas para encher o aquário mas sem dúvida que deves ver toneladas de videos para veres o que necessitas e o que outros fizerem para ter nanos

Abraço



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou fazer um esforço para reduzir os meus testamentos 😂 Peço desculpa pela trapalhada e mais uma vez agradeço imenso pela ajuda.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem quanto ao layout está quase pronto para a semana que vem meto o substrato e fica fechado layout provavelmente trago logo o filtro e até Junho fica em StandBy

Nas fotos mostro como está o aquário neste momento na última foto mostro também o aquário de reposição.9b2ba91451517edf27117529211ba4fa.jpgfcb1fffbb0bb692826d0e0e5404208b5.jpg367d5615a78d745fbd18f409e77709b6.jpga7429a30b28a77bb82ca61248a3bc0c0.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No final deste mês/início do próximo espero já ter, o layout completo, filtro, bomba de circulação, filtro de osmose, sal e termoestato, ou seja, o suficiente para começar, e como tal mudei de ideias e pretendo começar a ciclar o aquário no início do próximo mês penso que quanto mais tempo der de ciclagem ao aquário melhor será no futuro.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom dia a todos estive aqui com um olhar mais preocupado sobre as rochas que tenho no aquário estava a pensar se será normal as rochas apresentarem estas coisas ou se é preciso retirar.

Bem na Foto 1 podemos ver uma amêijoa dentro da rocha eu não me preocupo tanto com a amêijoa mas sim com aquela espuma castanha que tem por cima será melhor escovar as rochas todas antes de fazer a montagem?

Foto 2 e 3 são estes pontinhos vermelhos que desconheço o que são e por isso mesmo achei por bem perguntar não vá eu achar isto normal e inofensivo quando puderá ser algo que devo retirard7cb1a17beed190f857d4cb949421757.jpg6f60506fe5abf49850819c3fe470c403.jpgf332cfe3a56223e4220585b6a3efc17d.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso deixar de molho em água doce só com acondicionador? Ou convém ser já em água salgada? É que ainda não tenho o sal nem o filtro de osmose

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha ser em água salgada já pois as rochas vão absorver água e se colocares em água doce as bactérias depois tem mais dificuldade em alojar se na Rocha que tem água doce leva mais tempo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a loja que costumo frenquentar o filtro de osmose que tem são 135€ da Premium Line depois tem também o V2 Pure 50 - 140€, estes são os dois mais baratos eu andei a ver e encontrei um Aqua Medic Osmose Easy Line 150(https://www.shrimpdream.pt/produto/aqua-medic-osmose-easy-line-150/) a 70€ alguém aqui já trabalhou com algum destes filtros e sabem me dizer se este filtro da Aqua Medic não é bom? É que se conseguir poupar 70€ já é muito bom será que tem uma grande diferença? Sendo que eu vou ter um aquário que precisa de 10L por semana será que este filtro não dá bem conta do recado?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais