Back to action. Móvel Ikea BESTA e qualidade da água na zona de Almada/Sobreda/Vale Figueira


djcrocha

Recommended Posts

Boa tarde.

Vinte anos depois, estou de volta à aquariofilia. Fui um fiel amante dos discus e talvez os mais antigos ainda se lembrem de um maluquinho que fazia TPA diárias de 50% de água (sim, a minha água permitia tal proeza).

Embora tenha tido aquários de vidro, os aquário maiores eram efectivamente tanques de MDF.

Hoje, a querer recomeçar, estava a pensar num aquário de vidro de 180 cms x 50 cms x 40 cms para discus.

As minha dúvidas são:

Primeira: a qualidade/características da água na zona Almada/Sobreda/Vale Figueira para a criação/manutenção de discus. Da análises que vi, encontrei valores muito amplos(entre 6.5 - 8.5). Para manter discus, tais valores parecem-me inaceitáveis. Quais as vossas sugestões?

Segunda: será que um móvel do IKEA (https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S69208026/) aguenta com tanto peso (embora distribuído por 180 cms). A mim parece-me que sim mas gostava de ter outras opiniões.

Terceira: altura do móvel. Tento eu 1,87 cms de altura, não me parece que ter um aquário num móvel de 74 cms seja o ideal(74 cms + 50cms de altura do aquário = 124 cms).  Estava a pensar num de 112 cms que chegaria aos 162 cms.

 

Obrigado. É bom estar de volta.

Cumprimentos,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, bem vindo de volta.

Tentando responder:

1- Depende dos discus,  selvagens tens de ter muito mais atenção a parâmetros, de criação provavelmente estão muito mais acostumados a parâmetros "normais" nas águas portuguesas. Quando comprares, tenta saber previamente os parâmetros de criação e ver se são semelhantes aos da tua água.

2 - Não...18ocm é muita água e os móveis do Ikea n são feitos para isso. Mais de 500kg de peso, eu não arriscava...está demasiado em jogo.

3 - Depende do local do aqua. Numa sala convém estar ao nível dos olhos de quem está sentado numa mesa, num local de passagem ou num sitio em que se costuma estar de pé, definitivamente mais alto, o mais alto possível.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vasco.

 

Eu sempre tive discus com PH muito baixos (~ 5.5) e todas as criações foram habituadas a isso. Temos(tenho) sempre aquela ideia de que "em equipa vencedora não se mexe". O que mais me preocupou foi mesmo a amplitude reflectida nas análise dos serviços camários (6.5 - 8).  Posso sempre comprar um filtro de osmose inversa mas discus, água com baixa dureza (carbonatos) e plantas é uma má combinação.

Pois, procurei muito na internet e parede que ninguém arriscou fazê-lo. Também não me parece que vá ser o primeiro. Estava a pensar seguir a abordagem da IKEA BESTA mas reforçar com uns esquadros fixados na parede. Cada esquadro (supostamente) suporta 150 kgs, se meter 6 estamos a falar de 900 kgs suportáveis. (http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferragens/Suportes/Poleias-e-suportes/10314682.aspx)

 

A altura irá dos 112 cms aos 162. Parece-me a altura ideal.

Obrigado. Cumprimentos,

 

DR

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel, Mesmo reforçando, toda aquela estrutura parece feita de papel. Se é para um aquário a sério como queres montar, necessitas de uma estrutura a sério. Vai-se custar mais uns € mas tens algo para o futuro. Mm que tenhas de esperar uns meses para a conseguires comprar.

Relativamente ao pH se na tua zona tens esse problema, vais ter de mesmo de avançar para essa opção.

Quantos às plantas eu tenho durezas de 1-2 kH e n é por aí. Sempre montei plantados à seria sem problemas. Um cheirinho de CO2 e fertilização periódica e vai ver que a coisa corre bem.

Vai deixando novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. O problema de discus, plantas, baixa dureza são as oscilações de pH. Quando usava água do Luso em plantados, com discus, devido à libertação de CO2 durante a noite, um pH naturalmente baixo, sem efeito tampão, o pH baixava ainda mais.

O problema não está no preço mas no móvel que já foi escolhido para a sala(não por mim).

Isto é um móvel do IKEA, são 3 modulos de 60Ax40Lx40P que em cima vão levar 3 modulos de 38x40x40. São feitos de alglomerado, as paredes laterais tem 1 cms e as horizontais tem 2 cms. Cada modulo de baixo tem 4 pés maciços com 10Ax5x5.

A ideia era reforçar com 6 esquadros do Leroy com as dimensões 40x18 que suportam 300 kgs (par) com uns parafusos de 8mm.

Que eu estava a pensar aplicar com bucha química para atravessar 2 alvéolos do tijolo de 15 (parede exterior da casa).


fc0f3c1a6718f34d62e10ba825a05c0a.jpgc5943c139e6cea9422701702d5ce9156.jpg

Sent from my Mi A1 using Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.