Ilha Esquecida


Emejet

Recommended Posts

Aquário desmontado é sinal de novo aquário a marinar.
Nova tentativa de plantado já a seguir:

1 - Nome do Aquário: Ilha Esquecida
2 - Data da montagem: 20-04-2019
3 - Dimensões do aquário
 
 3.1 - Scalare 60x30x35
4 - Equipamentos Instalados
 4.1 - Filtro: Eheim Classic 150  OASE Filtosmart 200
 4.2 - Termo: Eheim Thermocontrol 75  OASE HeatUp 100W
 4.3 - Iluminação: Chihiros A-series A601
 4.4 - Sistema de CO2: Neo CO2

 4.5 - Skimmer:  Eheim Skim 350 
5 - Substratos & decorações
 5.1 - Substrato fértil: Neo Soil Compact
 5.2 - Substrato inerte: Areia de sílica fina branca
 5.3 - Decorações: Red Moor Wood, Dragon Stone
6 - Fertilização: Tropica 
7 - Fauna
 7.1 - Quantidade e espécie: 3 Caridinas Japónicas, 5 Ottocinclus Affinis, Guppys,  3 Corydoras Albinas, 5 Corydoras Aeneus, 5 Rasboras Arlequim, 1 SAE, 4 Caridina Crystal Red

8 - Plantas
 8.1 - Espécie: Anúbias Nana, Java Moss, Limnophila Sessiflora, Rotala Bonsai, 
Vallisnéria Spiralis,Lilaeopsis Brasiliensis, Mayaca Vandellii, Rotala Sp 'Green', Elodea Densa, Bucephalandra Wavy Green.

 

Editado por Emejet
Actualização 04-10-2021
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirem-me uma dúvida existencial... Eu posso colocar o filtro mais tarde, quando colocar a fauna? O filtro nunca deixou de funcionar, está agora num outro.
Posso colocar aqui um interno por enquanto. Ou é melhor meter já o filtro que vai ficar neste aquário?


Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Podes colocar um filtro para a água não estar parada,para não criar mau cheiro,uma vez que o filtro que vai para esse aquário continua a trabalhar,não vai perder as bactérias,e quando estiver esse novo aquário pronto e só mudares.

Eu não sei se esse substrato deixa sair Amónia e outros componentes que possam ser perigosos para os peixes,porque a sim ate te dizia que por ser uma montagem nova,e o filtro estar sempre a trabalhar,não seria preciso fazeres o ciclo,era como tivesses feito uma TPA bem grande,mas não aconselho a riscares.

 

Abraço 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho experiência com este substrato mas penso que liberta amónia sim. Daí que vou fazer umas boas tpas e esperar uns dias antes de inserir a fauna e então igualmente o filtro.
Obrigado Álvaro. Era essa a ideia que tinha, de ter um filtro para movimentar a água.
Para já, todo o aquário está com um aspecto esverdeado ...
Hoje iniciei também o CO2.0e8ab8738f6e4a44f997d9588c825e2a.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no aquário em geral não noto estar esverdeado,noto sim na areia.

Pode e estar ai por aparecer algas,primeiro porque se esse substrato liberta amónia, são coisas como nitratos e fosfatos que as algas se aproveitam quando não há plantas para fazer concorrência,elas dão um ar da sua graça.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está 5 estrelas...

Agora é esperar que o tapete feche para que o layout final se componha.

Se tiveres possibilidade arranja mais um pote ou dois de eleocharis, tens pouca e isso vai demorar uma eternidade.

O verdete é o normal, sem grandes stresses. Daqui a um mês já n tens nada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/04/2019 at 17:07, Vasco Ferreira disse:

está 5 estrelas...

Agora é esperar que o tapete feche para que o layout final se componha.

Se tiveres possibilidade arranja mais um pote ou dois de eleocharis, tens pouca e isso vai demorar uma eternidade.

O verdete é o normal, sem grandes stresses. Daqui a um mês já n tens nada.

Obrigado Vasco!
Realmente tens razão, a ver se arranjo mais eleocharis. 
Ainda bem quanto ao resto 🙂
Já começo a ver rebentos verdinhos a aparecer nas plantas que se encontravam em pior estado no anterior layout, parece-me um bom sinal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Adicionei mais um pouco de Eleocharis na frente e está mais bem composto.
Estou a gostar de ver a evolução das plantas antigas Só a Valisneria é que ainda não deu sinais de melhoria. As restantes estão todas a ganhar vida nova.368380e0218bea22c89a75126bc0e337.jpg09f2601513109b96a457cdd837657246.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, era melhor se divisses mais a eliochris, plantavas cada pedacinho com 2cm de distância e ela fecha a mais rápido, no entanto estás a tempo, de resto está com bom aspecto. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, era melhor se divisses mais a eliochris, plantavas cada pedacinho com 2cm de distância e ela fecha a mais rápido, no entanto estás a tempo, de resto está com bom aspecto. 
Obrigado Vera. Tentei seguir o conselho e espalhar mais um pouco da eleocharis. Isto aos poucos e com os vossos conselhos está a ficar bem agradável :)

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mostra lá como ficou, para ver se tens de dividir mais. 

Deixo-te um exemplo do fiz no fim de semana. IMG_20190428_140834.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Estive uns dias fora e daí não ter havido updates.

Fiz uma nova grande tpa, ainda há muita "coisa" a sair do substrato e a colar-se nas plantas e troncos e até nos vidros. A ver se começa a diminuir.
Seguem fotos do estado actual do aquário, ainda sem qualquer fauna. O filtro externo ainda não foi colocado mas em breve vou meter para ver se ajuda em alguma limpeza e para a fauna também voltar para este aquário.
3f5bcb5af7b87159b2b52c4a5ccd843b.jpg3f11c7864dbd5186797c2265d2922116.jpgd798ccc5d719e4f19726c8d16b5f8dc6.jpg0a165f95c9f62c288be632e75eeb4fa6.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.
Por aqui continua quase tudo na mesma. Esperava ver mais "verde" nesta montagem mas nem a eleocharis mostra os sinais que esperava.
Já coloquei o filtro externo e o SAE para ver se ajuda na limpeza. Ver se arranjo uns Ottos para ajudarem também.
95d72852f15aa3f8e3cec6ebb5dcea53.jpg869138fbe1326e163b73e2bfc5ba40f9.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno update, já que os amanos meteram-se a jeito para a fotografia .
Também já deram entrada uns Ottos mas esses andam escondidos.
A ver se esta equipa ajuda aqui um pouco nesta ilha.

26235ba5e3108f0d2d0388187476d8d5.jpg

 

 

 



Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
 

Editado por Emejet
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está bastante sujo. Dá-lhe mais 2 semanas para veres se estabiliza. Já se vêem as pontas das plantas mais verdinhas. A anubia é que convêm mesmo limpares. Se lhe deixas agarrar muito lixo depois é mais dificil de a limpar. Eu tentava aspirar o máximo na próxima TPA. Pode não remover muito, mas se passares com os dedos nas folhas e caules das plantas, sempre ajudas a remover qualquer coisa. Acho que não teres começado logo com o filtro externo não ajudou nada... mas acontece.

Fertilizas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Depois de colocar as fotos fiz uma tpa e tentei limpar um pouco mais, apesar de ainda continuar com aquele aspecto excepto nos vidros por exemplo. As anúbias precisam claramente de outra acção.

A questão do filtro externo, tens toda a razão. Mas foi o "possível" dado que tinha movido a fauna toda para outro aquário. Mas mesmo assim, tivesse metido mais cedo o filtro e as coisas poderiam estar melhores.

Ainda não comecei a fertilização. Estará na altura? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas com que produto vais fertilizar?

As anubias são sempre mais dificeis de limpar. Por isso mesmo é que nas TPA´s costumo sempre passar com os dedos para dar uma pequena limpeza das folhas. Folhas mesmo muito contaminadas por vezes o melhor é cortar e deixar o resto da planta recuperar. A questão é que como crescem muito devagar, a mim parece-me sempre um desperdicio de planta. Quando é necessário lá vai uma, mas se puder evitar tento melhor.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho os dois produtos da Tropica e tenho Seachem Flourish. Estava a pensar talvez usar os da Tropica.

Aquilo nas anubias já está bem entranhado, já lá passei com os dedos e pouco saiu. A ver se arranjo algo mais forte que uma escova de dentes para ver se sai mais. Senão, lá terá de ser cortada e ter paciência.

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Se as folhas das Anubias estão com algas ou sujidade que não sai,o melhor mesmo e cortar as folhas junto ao rizoma,se a Anubia tiver muitas folhas afectadas cortas as mais sujas,e deixas sempre algumas folhas,porque mesmo sendo lentas a crescer,com o corte das folhas as Anubias depressa começa a desenvolver as novas folhas,o corte faz isso mesmo.

Abraços  

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz tratamento com água oxigenada. Retiras a anubia de dentro do aquário e colocas num pequeno recipiente. Pões lá a anubia e vais regando com a água oxigenada. Com a mesma água que agora está no recipiente, vais passando por cima da anubia, pegues apanhar com uma pipeta e regar de novo. Entretanto passas bem a planta por água corrente e deixa estar fora de água um pouco. Voltas a repetir o processo e no fim passas muito bem por água corrente, enquanto passas com os dedos para retirar mais algum predaço que tenha ficado e voltas por dentro ddo aquário. A principio já vais retirar uma boa parte da sujidade.

Não te preocupes se a anubia possa ter resíduos de água oxigenada, porque deverão ser mínimos. Mesmo assim eu costumo fazer tratamentos logo dentro do aquário e é sem problema, desde que se use uma quantidade segura para os animais.

Esse é o tratamento que faço quando vejo que as anubias estão a ficar muito afectadas e que já não consigo retirar à mão, dentro do aquário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emejet...é como foi dito,ir podando sem medo tudo o afetado. Nas anubias n tenhas receio que volta a rebentar, deixa apenas um ou outra folha.

Se conseguires provisoriamente sobe a calha de iluminação, aí uns 10cm...menos luz nisso.

E toca a fertilizar regularmente.

Força nisso e dá notícias

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.