seguro acrescentar fauna?


Lima_

Recommended Posts

Saudações caros aquarifiliacos!

Redespertei o bichinho dos aquários e estou a pensar aumentar a fauna.

Acontece que estou um bocadinho preocupado com a capacidade de filtragem. O meu filtro principal (fluval 406) deu o berro há uns dois anos e neste momento só tenho um tetratec 700. O Tetra, apesar de não ter grande capacidade de circulação, compensa com o tamanho do canister, que tem capacidade para uns simpáticos 6,6L e é complementado por uma bomba que faz 1100L/H

Parece-vos que, acrescentando uns 500ml de Matrix, é seguro adicionar fauna? Estava a pensar acrescentar 3 escalares, 2  corydoras e 2 ou 3 ancistrus à fauna já existente.

Já agora, se houver alguma dica para plantas de baixa manutenção, será bem vinda! Não estou a usar fertilizante ou CO2.

 

Segue o Setup:

Dimensões aquário 80x50x50 (200L)

Tetratec 700 (a acrescentar de 150ml Purigem e 250ml Matrix) + bomba de circulação 1100L/H

Os parâmetros da água estão normais (o aquário está montado e activo há 7 anos)

Fauna: 11 cardinais e 5 corydoras.

Flora: cryptocorynes, saggitaria subulata, musgo e fetos de java

 

Obrigado!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas preenches o resto do canister com alguma coisa ou só tem o matrix? Se for só isso acho pouco.

Eu sou mais a favor de mais quantidade de matéria filtrante em vez de maior caudal. Não gosto de ver os peixes a lutarem contra a corrente.

Eu tenho um aquário com pouco mais de 200L e tenho um eheim classic 350 (ou 250, já não me recordo) e enchi-o quase todo com cerâmicas mesmo nos espaços que sobram fora do balde principal. Tenho uns 20 guppys, 2 Cory, 5 neon e 2 tetra limão. Até ver, não tenho tido problemas e já lá vai meio ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lima

Se estas preocupado com a filtragem e porque já notastes que pode haver problemas com a mesma,sendo a sim,acho,só a minha opinião que deves pensar e repensar num novo filtro,pois se já o tive-ses agora neste momento não terias com duvidas em colocares mais uns peixes,portanto acho que sempre podes arriscar em colocares mais peixes,mas e claro será sempre um risco,além de que com Guppys nunca se sabe se não vai haver uma supra lotação.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário com 200 litros cabe perfeitamente a fauna que queres adicionar á restante. 

Essa bomba é que me parece ser demasiado forte! Dá para regular o débito reduzindo um pouco o caudal?

Quanto á flora de baixa exigência, eu aconselhava as bucephalandra. 

Podes também ver aqui outras opções:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mr Overclock

Se tens o filtro Eheim 350 (2215) ou o Eheim 250 (2213) qualquer destes dois filtros para o teu aquário de 200 litros são fracos.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado a todos pelas respostas!

@MrOverclock Ya, também concordo que é mais importante haver mais matérias filtrantes do que caudal, embora também tenha importância. Tanto que o filtro está cheio até às orelhas e com a disposição dos materiais pensada para  !! O Matrix é para aumentar a capacidade de filtragem biológica.

 

@Alvaro Silva Tenho o aquário estável há anos, mas quero ter a certeza que o aquário aguenta o aumento da carga orgânica para quase o dobro. Quando tinha mais fauna era suportada por um fluval 406, que tinha mais 2L de material filtrante do que o tetra 700, daí a minha preocupação. Hmm, acho que estás a fazer confusão, não tenho interesse em Guppys.

 

@Tozé Nunes E achas que o tetra, reforçado pelo Seachem Matrix, dá conta do aumento da carga orgânica?

Talvez fazendo um tuningzito, para tentar reduzir um bocado o caudal👍

Essa primeira planta, dá uns ares de cryptocorine ou é impressão minha? Vou espreitar a lista, obrigado pela dica.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Lima, peço desculpas por mencionar os Guppys,quando tu só tens Cardinais e Coryodoras ,não sei como foi mas fiz confusão com os guppys do MrOverclock.

MrOverclock, tens que concordar que por teres há seis meses o aquário como tu dizes, ( Até ver, não tenho tido problemas e já lá vai meio ano) pois ter mais matéria filtrante e bom,mas ainda e melhor ter um filtro que corresponda mesmo com toda essa matéria filtrante,não quer dizer e aqui sim com tantos Guppys as coisas não poça descambar,e ai começa a faltar força para o filtro dar conta do trabalho, mas pronto não leves a mal pois isto não passa só da minha opinião,ou avaliação como queiras chamar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não levo a mal, eu sei que o filtro está a dar conta do recado para os peixes que tenho. Não há nada como ir fazendo leitura de parâmetros e ir estando atento.

Mas permitam-me só deixar aqui um desabafo. Desde que o dono de um aquário de 350 litros com dois filtros internos me disse que lava os filtros todas as semanas com água da torneira, faz trocas de água diretamente da torneira e mistura escalares com vários tetras e outros tropicais com peixes de água fria (já bastante grandes) e ainda assim sem ter mortes, deixei de me preocupar tanto com o ter um filtro "fraco". Custou-me a acreditar que o aquário se fosse aguentar muito tempo, mas o que é certo é que tenho lá ido todas as semanas e está tudo igual. Não quero com isto dizer que se ele consegue toda a gente consegue. Ou que os peixes estão saudáveis. Eu só estou a comentar um caso super descuidado e que não tem tido problemas visíveis. A história deste aquário e o total descuido que conheço dos donos dava para um tópico dedicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/04/2019 at 01:36, MrOverclock disse:

Eu só estou a comentar um caso super descuidado e que não tem tido problemas visíveis

Mas por vezes, o primeiro sinal de problemas é apenas e só o fim... e só quando morre tudo é que se percebe que as coisas não estavam como deviam estar. Mas cada um cuida do seu aquário como acha melhor. Qualquer fórum ou página, etc... temos pessoal a dar opiniões, partilhar experiências, a informar, mas nem tudo o que lemos deve ser levado à letra. Devemos saber filtrar e no fim, a experiência de cada um é o que prevalece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.