Planeamento Para Aquario Plantado


AkaShadow

Recommended Posts

Olá a todos,

Passados alguns anos o "bichinho" não morreu tenho uma vontade extrema de voltar a montar um aquário.

Mas desta vez queria um plantado.

A minha experiência anterior foi com bettas, e o máximo que tive nos tanques foi musgo e anúbias que sobreviviam apenas com luz e um pouco de fertilizantes, de verdadeiros plantados não entendo nada.

O que me espantou pela positiva neste regresso foi a quantidade de marcas e materiais novos mas deixa-me confuso com o que comprar, por isso solicito esta ajuda aos mais experientes para que possa antes demais planear tudo ao menor dos detalhes e só depois começar a comprar o material.

Tenho um orçamento +- de 500EUR

Que tamanho de aquario devo escolher para primeiro plantado? 60L?90L?

Que filtros recomendam?

Luminárias?

Co2?

Solo fértil e inerte?

Quanto às plantas é algo que so vou pensar depois de saber quais as que vão sobreviver melhor em relacao ao setup que tiver e mto mais tarde é que vou pensar nos animais mas a formula sera a mesma apenas escolherei o que for adequado. Sinto que escolher estas coisas em primeiro lugar é começar a trabalhar ao contrário.

Se for possivel partilharem a vossa sabedoria ficarei mto agradecido, claro que também ando a ver estas coisas e a ler tutoriais e reviews de algumas marcas mas como tive tanto tempo fora do hobbie não queria estar a comprar uma coisa que ate pode ser boa mas porventura existir uma opçao no mercado que seja boa e mais barata.

Deixo desde já o meu obrigado a todos os que possam fazer esta partilha de conhecimentos.

assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Parece que estás com a atitude correcta. Mas por incrível que pareça 500€ não é muito.

 

Ora vamos a contas:

premium:

Aquário 60x30x35 extra claro - 91€

Filtro Oase 250T - 179€

Matérias filtrantes Equo Stilla - 14€

Iluminação Twinstar 600E - 158€

Relógio digital com dimmer - 23€

Substrato - Ada Amazonia 9L - 41€

Hardscape - +/- 45€

Plantas - +/-60€

Pinça e tesoura JBL - 56€

Sistema de co2 - 130€

Total : 807€

Atenção que este é premium mas há muito, mas mesmo muito mais caro 😄

 

 

Aquário budget:

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/kitaquariofiliap

Kit Solaqua 60L Led

Aquário 60x30x36 normal

Filtro Sicce 100

Iluminação Vivagrow 60

Termostato Sicce 100W

189€

Substrato - Ada Amazonia 9L - 41€

Hardscape - +/- 45€

Plantas - +/-60€

Pinça e tesoura curva Chihiros- 26€

Sistema de co2 - 130€

total: 528€

 

A somar a isto tens certos acessórios que precisas, como laminas e escovas de limpeza, fertilização, lily pipes (opcional), termometros etc

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou da mesma opinião, mas não sou de todo a pessoa com mais experiência. 
Para começar acho que deveria ser definido que habitantes vai ter o aquário e apartir daí tudo o resto. 
Se começarmos por  escolhermos um aquário de 60L, por exemplo, já estamos a limitar o tipo de habitante que vamos ter no aquário.
Se definirmos que queremos uns guppys ou uns neos tudo bem, mas se a ideia for colocar discos o aquário já não convém ser esse. 

Relativamente ao orçamento: Sei que há muita gente que é contra as compras online de material de aquariofilia porque estamos a roubar-lhes trabalho mas também é verdade que com as diferenças de preços que se encontram consegue-se secalhar comprar um filtro melhor ou mais umas plantas. 

O meu Setup:

Material Descrição   Preço    
Aquário 100*40*45 de 10 mm com tampas      120,00 €    
Móvel Aquatlantis Preto      120,00 €    
Filtro Fluval 306        70,00 €    
Iluminação Chihiros A901 8600 Lumens com dimmer        60,00 €    
Termostato Marca Chinesa 300W          5,00 €    
Substratos Aquabasics e JBL manado         35,00 €    
Termómetro AquaPro          2,00 €    
Testes JBL 6 em 1        12,50 €  


Falta o hardscape que vou tentar arranjar na natureza 

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado já ajudou e muito.

Sim o orçamento eu estava a tentar manter por baixo mas as minhas contas atuais vai em 1100 😄

Mas á coisas nas quais não quero poupar como o sistema de filtragem, luz e co2

Muitas das ferramentas até ja tenho ai ja gastei á algum tempo atras.

  • Gosto 1
assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.