Aquário 96L Plantado - Projecto v1


hugomor901

Recommended Posts

Boa noite a todos os membros!

Gostaria de salientar que sou um membro recente neste forum enquanto escritor, mas leitor assíduo de 90% dos tópicos aqui abertos ate a data! Anteriormente montei um aquário de 400l de ciclídeos e apos alguns muito bons tempos decidi projectar um plantado o qual passo a apresentar.

Este é ainda um projecto em desenvolvimento o qual pretendo apresentar para solicitar ajuda, dicas e a sua viabilidade ou  possíveis alterações a considerar ao mesmo antes de avançar com o mesmo. 

Ainda nao tenho nenhuma certeza quanto a fauna e flora mas idealmente este é a base da ideia em termos gerais.

Apresentação do aquário:

1 – Nome do aquário: Paradise

2 – Dimensões Gerais: 80x30x40 cm, vidro de 5 mm.

2.1 – Volume bruto: Volume bruto de 96L

3 – Equipamentos

3.1 – Filtro: EHEIM Filtro Externo Classic 150

3.2 – Termostato: EHEIM Termostato 100 Watts

3.3 – Iluminação: Calha LED p/ Plantados 80cm com uma única fila de LEDs (1800lumens);

3.4 – Sistema de CO2: TROPICA CO2 System Nano

4-Ecossistema

4.1- Substrato : TROPICA Plant Growth Substrate (1L)

4.1.1- Areão: TROPICA Aquarium Soil (5L)

4.2 - Flora

4.2.1 - Rochas: 
Rocha Dragon 
Peso:0,8kg

4.2.2 - Madeiras: 
Tronco Raíz de Pinho 
Peso:0,4kg

4.2.3 - Plantas:
Regra básica:  (CUMPRIMENTO CM X LARGURA CM: 50) Exemplo: 80 x 40 : 50 = 48 plantas (Se se trata de um ramo de plantas, de plantas sem vaso, conta-se cada pé como sendo uma só planta.)
NOTA: foto-período pretendido: 7h-8h Caso verifique que o ecossistema está desequilibrado irei reduzir ou aumentar consoante as necessidades do mesmo.

4.2.3.1) CARPETE - Marsilea crenata
4.2.3.2) PLANO PARA TRONCOS - Java Moss (Taxiphyllum barbieri) + Anubias barteri var. nana 'Petit'
4.2.3.4) PLANO MEDIO - Alternanthera reineckii 'Mini' + Lindernia rotundifolia
4.2.3.6) PLANO FUNDO - Cuphea anagalloidea + Hedyotis sp.
4.2.3.8) FLUTUANTES - Salvinia natans

4.3 - Fauna (NOTA: É meramente informativo, pois poderá não ser o ideal, viável ou recomendado mas é a base que gostaria )
4.3.1 - Camarões: NEOCARIDINA DENTICULATA VAR. "RED CHERRY" + CARIDINA JAPONICA M (2CM)
4.3.2 - Caracóis/Neritinas: NERITINA PULLIGERA RED LIPS + TAIA NATICOIDES 
4.3.3 - Peixes: Gourami Pigmeu ou Trichopsis pumila 

Desta forma peço a quem aqui passar e ler para me dar um feed back pois qualquer tipo de sugestão será tido em conta e desde já agradeço.
Não costumo ser de partilhar estas ideias mas este será um projecto no qual sem duvida me irei focar, dedicar para avançar logo que possível.
Aguardo sugestões, dicas, respostas em geral e espero não estar a cometer nenhuma gafe no projecto.
Boa noite a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vem vindo ao forum!

Parecer um projecto interessante e com um bom planeamento.
Dou-te já os parabéns por este teu planeamento antes da montagem, pois é um passo importante que geralmente é passado em falso.

Assim de repente vejo 2 pontos negativos que podes dar a volta. Será o substrato fértil, que não sei como o irás distribuir, mas parece-me muito pouco para o tamanho do aqua vs quantidade de flora....
E outro é a mistura de camarões com Gouramis... Vão virar petisco em 3 tempos! A menos que já os insiras adultos e com um bom tamanho... Mas nem assim acho que se safem.

Quanto ao filtro, não é desajustado para 96L. Mas no teu caso comprava por mais uns €€ um classic 250. Já tinhas mais folga e estavas descansado.
Se bem que eu (nunca usei) não sou muito fã da linha classic da Ehiem...


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu acrescento mais uma coisa,madeira de Pinho e resinosa vai afectar a água,tens e deves de pensar noutra madeira.

Sobre o filtro já aqui falado pelo Edgar,eu ate acrescento que o filtro devia ser um pouco mais a cima.ia para o (2215) Ehiem,um bom filtro nunca e demais.

 

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é muito bom que antes de iniciar faças este planeamento e tires as dúvidas primeiro vai-te ajudar a poupar bastantes €€€ no futuro.
O meu aquário é desse tamanho e dá para fazer coisas engraçadas para além do que foi dito e como queres fazer tapete não tenho a certeza se essa luz será suficiente. Um problema que tive com o meu foi o termostato enquanto esteve com tampa os 100w chegaram quando fiz o upgrade à iluminação precisei tirar a tampa e 100w não chegaram.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, hugomor901 disse:

4.2.2 - Madeiras: 
Tronco Raíz de Pinho 
Peso:0,4kg

Bom dia.

Creio que mandeira de Pinho não seja a melhor escolha, tendo em vista que a mesma possui resinas que podem prejudicar tanto o peixe quanto a qualidade da agua.
Troncos ue recomendo e não vão alterar a qualidae de vida do seu aquario são Carvalho, Choupo, Amieiro.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/04/2019 at 13:28, AguaNew disse:

roncos ue recomendo e não vão alterar a qualidae de vida do seu aquario são Carvalho, Choupo, Amieiro.

Troncos ou raízes de videira, também são uma hipótese. Por vezes, encontram-se algumas com formas engraçadas. 

Pinho, é que não, MESMO..

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.