Primeiro Aquario


Rafa1904

Recommended Posts

Boas,

A uns tempos atras, andei para comprar um aquario mas nunca fui para a frente com a ideia.

Anos mais tarde, ta comprado!!! Encontrei um bom negocio num daqueles Kits movel+aquario e comprei um Juwel Rio 180. So me vai ser entregue quinta-feira.

O aquario que quero fazer eh com umas plantas de baixa manutencao (gosto daquelas que fazem tapete mas nao sei as exigencias) e uns peixes (ainda nao sei quais porque nao sei bem como eh a agua que tenho aqui).

Sei que a prioridade eh comprar um filtro decente e era nesse topico que vinha pedir ajuda, a minha preferencia vai para o baixo consumo.

Outra questao eh nos aquecedores, onde eu moro, no inverno eh comum temperaturas de 0 ate -5. Um aquecedor sera suficiente?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, essas temperaturas presumo que sejam no exterior (senão ui ui) mas o que interessa mesmo é a que temperatura costuma estar na divisão onde está o aquário.

 

 

Quanto ao filtro, tenho a ideia que os eheim costumam ser os mais económicos nos consumos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Dentro dos Eheim, comprarias: 

- Ecco Pro 300.

- Eheim Filter Experience 350 2426-02.

Eheim Filter Professional April 2271.

 

Em relacao aos leds sao suficientes para ter algumas plantas ou terei de trocar tambem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Fluval 406 parece-me bem para um aquário de 180 litros (desde que não metas peixes de água fria ou ciclideos). Pois esse filtro a vazio faz 1450 l/h e cheio de esponjas e cerâmicas cerca de 900 l/h, que já dá 5x o volume do aquário por hora. 

Não sei a que preços andam por ai esse filtro. Mas cá ele arranja-se a 130 euros e saiu o novo modelo Fluval 407 e custa cerca de 150 euros. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eheim pro 4+ 600 sugerido pelo @Inácio Sanches teria de mandar vir do UK e ficaria nos 250e. O Fluval 407 aqui custa uns 180e. O JBL e1502 Greenline eh um pouco mais barato.

Hoje vou a loja ver dum filtro depois digo o que comprei.

Pelo que li rende por o filtro a funcionar num aquario ja estabelecido, certo? Que mais truques eh que posso usar para acelerar o ciclo?

As luzes sao decentes em termos de consumo ou preciso de trocar mais a frente tambem?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafa

Vais-me desculpar,mas tu plantas hoje qualquer coisa uma árvore ou umas batatas,não tens como fazer para que essa árvore ou as batatas cresçam de uns dias para o outro,tens que ter em atenção que o tempo da natureza não e o mesmo dos homens,isto porque tu dizes que truques há para acelerar o ciclo,tem calma deixa a natureza fazer o trabalho dela,com muita calma,e paciência,galhas tu,e os próximos habitantes desse aquário,além da tua carteira.

O ciclo demora entre 30 dias ou mais , depende de aquário para aquário,eu sei que a ansiedade de veres um aquário sem peixes custa,mas só tens a ganhares em fazeres um ciclo como deve ser.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Boa tarde,

Hoje fui fazer os primeiros testes. Pelo que vi os valores aproximados são:


Amonia   - 0.25
Nitritos    - 0
Nitratos   - 5.0

PH Torneira - 7.2
PH Aquário  - 8.0

Numa loja de animais aqui perto de mim, disseram-me que a água daqui da zona era dura (nota-se pelas cafeteiras e assim), mas infelizmente o kit que comprei nao vinha com teste de KH ou GH.

Acham necessario eu compra-los?

Hoje devo acabar de por mais 2 troncos no aquário, mas antes queria saber se são essas pedras que me estão a aumentar tanto o PH.

xwZTDcM.jpg
Zn1B9zZ.jpg

 

 

Editado por Rafa1904
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafa. Penso que essa pedra nao seja calcaria. Mas sempre podes fazer o teste. Raspas com uma faca e metes vinagre onde raspaste. Se fez efervescência é calcária e sobe o ph, se não fez então nao te sobe o ph. Sei que existe um acido que funciona melhor do que o vinagre mas não me recordodo nome, pode ser que alguém aqui cite o nome para poderes fazer o teste ou que alguém conheça essa pedra e que te diga logo se é ou nao calcaria. Os troncos por norma fazem o contrario, costumam baixar o ph, e deves ferver antes de colocar no aquario para evitar que ele fique branco em algumad partes que pode ser prejudicial no aquario, nao sei se é resina ou fungos. Naontengi a certeza mas uma vez mais alguem virá aqui confirmar isso. 

Cumpre o ciclo. Eu tambem sou novato nisto e o sr alvaro conseguiu fazer me entender o que é o ciclo de azoto. 30 a 40 dias geralmente. Mas é ires fazendo os testes de aminia nitritos e nitratos. Fazer trocas parciais de agua e sempre com o aquario ja todo montado (areia substrato plantas termostato filtro termometro, tudo menos os peixes) 

Ja agora colocava aqui uma duvida que tenho. Fiz um post hoje mas ainda ninguem me respondeu. Apareceu me uma cena castanha numa egeria densa. E tinha outra no vidro. Quando toquei e retirei eu apertei e desfez se. Nao sei o que é. Eu coloquei foto no post e agradecia que me ajudassem para eu poder actuar com antecedência caso seja algo grave. Se quiserem ate posso por a foto aqui mas seria um bocado off topic. 

Rafa vai com calma. Planeia bem o teu layout para evitar remexidas. Ferve as decorações. Depois é esperar o ciclo iniciar e acabar. Depois podes ir colocando os peixes com calma. Nao todos de uma vez. Informa te sempre primeiro em relação aos parametros da agua de cada peixe para poderes conjugar bem os que vais escolher. 

Em relação as plantas penso que se pores pouca coisa e de facil manutenção a luz que ja tens no aquario deve chegar. Se reparares que estão a apodrecer poderá ser falta de algum nuteiente mas isso eunja nao sei te dizer.

Abraço e vai mostrando fotos do teu aqua 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafa 

Pois eu ao contrario do Ricky Gomes,acho que sim essas pedras são calcarias,mas para saberes terás que tirar uma do aquário deixar a pedra secar muito bem,e ai depois fazeres o teste,podes fazer com Acido Boriático,ou vinagre,ou limão.

Sobre o tronco,ele vai quer queiras quer não,vai criar ao fim de uns tempos dentro de água uma camada sobre o tronco de uma espécie de fungos que não afecta em nada o aquário,e que tu podes ir tirando com uma escova de dentes,ou há mão,se o ciclo já estive-se concluído os peixes comiam isso tudo.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

Mais uma vez venho aqui pedir a vossa ajuda.

Tirei as rochas que tinha no aquario e fiz uma tpa de 50%, resultou, o PH tem vindo a baixar desde que o fiz.

Entretanto ja plantei umas vallisneria e pus algum musgo tambem, mas agora teem aparecido algas 😐 A luz tem estado ligada 6h por dia e o aquario nao apanha do sol.

O ciclo ta quase terminado, acham que se eu diminuir para 3h de luz e uma tpa generosa me livro das algas? Eu ia fazer outra TPA de 50% antes de por os primeiros habitantes.

 

1WG1PmI.jpg

g6lLGoR.jpg

rgZo88h.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O crescimento de algas é derivado as plantas nao absorverem os nutrientes. Tens plantas de crescimento rapido? É uma solucao. Assim absorve os nutrientes e nao deixa nenhum para criar algas. Mas isto é so o que eu sei. Existira aqui alguem que entenda melhor sobre o assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafa

O Ricky falou bem,coloca ai mais plantas,e coloca algumas de crescimento rápido para absorverem os nutrientes,e a sim não dar espaço hás algas,a luz podes ter nas oito horas,todos os aquários de princípio tem sempre algumas algas que depois com o amadurecimento do aquário tende a desaparecer.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens egeria densa, elodeas, entre outras. Eu no meu uso egeria, ludwigia repens rupi, lobelia sp green, mesmo assim apareceu me algas, muito poucas mas apareceu. E agora nao tenho. Isto é, pode existir polipos de certeza mas brevemente vou adquirir uv para esterilizar umas 2 a 3 horas por dia

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rafa vai devagar :default_jcb_bang::default_slbsmile::my_biggrin:

O aquário não tem ainda um mês de montagem certo? Essas algas são normais para quem está a terminar a ciclagem do aquário... vai limpando para não acumular muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg pelas respostas.

Ja vi que ainda é preciso estabilizar, amanha dou.lhe uma limpeza de esponja e faço uma TPA de 50%.

E logo la meto umas 3 Coolie Loach pra começar. Vou tambem tentar arranjar 1 ou 2 anubias.

Alguem sabe de um pleco que fique pequeno (sem ser o bristlenose) e que nao seja tao desagradavel na carteira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aquario limpo e TPA feita, comprei 5 platies, e um amigo deu-me umas plantas, ele disse-me que são amazon swords logo eu plantei no substrato mas a mim parecem-me Java Fern.

Alguem ai das plantas me consegue esclarecer.

GOJuaso.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rafa1904 disse:

Boas,

Aquario limpo e TPA feita, comprei 5 platies, e um amigo deu-me umas plantas, ele disse-me que são amazon swords logo eu plantei no substrato mas a mim parecem-me Java Fern.

Alguem ai das plantas me consegue esclarecer.

GOJuaso.jpg

Boas amigo. Concluiste o ciclo de azoto? O aquario ta simples e bonito força nisso 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgo, Valisnérias, Cryptocorynes e sim, como disseste, Feto de Java. Devias agarrar ao tronco que ficava melhor. Podes ter no substrato, o que não podes é enterrar o rizoma ou a planta sufoca.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.