Ajuda para reinstalar um aquário de 50L


Recommended Posts

Boa noite, 

Quando era mais nova tive um aquário de 50L com biobox no entanto acabei, devido a mudar de casa, por ter que desistir. 

Agora como tenho uma menina pequena doida por peixes decidi reinstalar o aquário... 

Comecei por lavar o aquário simplesmente com água e utilizei o substrato e gruta que tinha guardado (na altura lavei tudo e fervi antes de guardar), instalei tudo e enchi o aquário apenas com água da torneira, sem peixes... 

Como da outra vez não cumpri correctamente o ciclo, fiquei agora com a seguinte dúvida:

1) Só irei colocar peixes daqui a 2 semanas, será necessário deixar o aquário a trabalhar até à entrada dos peixes ou só preciso de ligar 1 a 2 dias antes para aquecer a água?

2) Posso iniciar a minha aventura colocando 2 peixes (tipo mollys) e 1 corydoria ou já são muitos peixes no início e afecta o ciclo? 

3) Gostava de ter uma variadde de peixes, talvez 1 casal de Mollys, 1 Casal de platys, 2 Guppys (Machos pois da última vez coloquei casais e foi uma festa, num abrir e fechar de olhos fiquei com a casa cheia), 2 corydorias e 1 limpa vidros. A ideia é colocar 2/3 peixes de 4 em 4 semana será o mais correto? 

Fico a aguardar os vossos conselhos, não quero cometer o mesmo erro do passado onde coloquei 10 peixes de uma só vez e sem completar o ciclo e acabaram todos por morrer :)

Obrigada Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites Ana Carvalho

Bem finda novamente ao Fórum.

Se já montastes o aquário,pois tens que deixar fazer o ciclo do azoto,quer dizer que o aquário tem que estar a trabalhar,a sim como o filtro sempre se desligares nada,para o ciclo começar a arrancar colocas dia sim dia não umas escamas de comer dos peixes mas pouco.

Que filtro e que tens,já tens termostato,e plantas,pois deves ter plantas que ajuda muito na biologia do aquário,o ciclo demora entre 30 dias a 40,vou-te deixar aqui como se faz o ciclo,deves de ler com atenção,se por acaso haver algumas duvidas pergunta,faz o ciclo com calma,e muita paciência,eu sei que custa ver um aquário tanto tempo sem peixes,sei que as crianças não compreendem o motivo porque esta tanto tempo sem peixes.

Vê aqui como se faz o ciclo. 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja foi dito, o ciclo demora pelo menos 30 dias até estar estabilizado. Não se devem colocar peixes antes. Depois disso pode-se adicionar um par deles todas as semanas que não deve ser problemático. E quanto mais para a frente maior a quantidade de cada vez. A não ser que o filtro não seja bom o suficiente.

O aquário deve estar a funcionar porque o filtro é a peça principal na história do ciclo.

Também sou defensor que deve haver sempre uma planta ou duas no aquário. Tanto pode dar mais beleza se for bem escolhido como ajuda com o ciclo consumindo os nitratos e não só. Já para não falar que produzem oxigénio.

Nos meus aquários não tenho nem bolhas de ar nem turbulência no topo da água. Os peixes vivem só com o oxigénio fornecido pelas plantas.

As plantas podem ser adicionadas já! Não precisam esperar pelo fim do ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a ficar com a casa cheia aviso já que os platys e as Mollys também deixam a casa cheia eles têm uma reprodução semelhante à dos Guppys

Corydoras são peixes de cardume se você colocar apenas uma no início ainda por cima sem o ciclo estabilizado a corydora vai estar mais vulnerável por causa do stress causado pelo facto de estar sozinha e como o ciclo não está acabado pode morrer

3ª e última mensagem aconselho não colocar peixes antes do fim do ciclo deve dar no mínimo 30 dias ao aquário com tudo ligado como vai ficar daí para a frente, filtro ligado termostato ligado e luz ligada (a luz é a única coisa que não tem de estar ligada o dia todo) relembro que o ciclo nada mais é do que manter o aquário como se tivesse peixes e um aquário com peixes tem de ter o filtro e termostato ligados 24h por dia 365 dias por ano


Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas respostas. 

Ainda para responder ao Álvaro Silva, o o aquário tem uma biobox que trazia somente uma bomba que deita água e faz oxigenar, um termostato e uma esponja comprida preta de filtro no entanto eu adicionei ainda umas argolas de cerâmica e algum material tipo algodão (desculpa mas não sei os termos correctos), achas que chega? 

Neste momento ainda não tenho plantas mas como tenho umas pedras e gruta estava a pensar em comprar musgo de Java e prender com fio de pesca, o que achas? 

Vou então aguardar até o ciclo ficar completo antes de colocar os peixes e vou começar a colocar a comida de peixe dia sim dia não para iniciar o ciclo...

Mais uma vez obrigada. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Ana

Para te ser sincero as Biobox em geral não são grande coisa como filtro,mas em falta de um filtro exterior,vai ter que dar.

Sobre o que tu colocastes na Biobox,isso que tu chamas de argolas são mesmo cerâmicas e este o nome,pois essa branca e Perlon,esta tudo ok.

Sobre as plantas,o musgo podes atar com linha mesmo de costura,uma com cor verde a sim não se vê tanto,mas podes comprares umas Anubias das mais pequenas,há umas Anubias nana,umas  mini,que são bastantes pequenas e bonitas,só que atenção não deves plantar no substrato tem que ser atadas a um tronco ou rocha,há muitas plantas de baixa manutenção que podes colocar no aquário que fica muito bonito,e ajuda muito a biologia do aquário,ate podes ver aqui para teres uma ideia das plantas, https://tropica.com/en/plants/ carregas nas plantas queres ver e logo te aparece a planta em causa.

Já me tinha esquecido não ponhas muita comida no aquário,pegas em duas ou três escamas de comida e desfaz tudo e colocas então.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dica do fio de costura é boa se a planta de fixar rapidamente porque o fio de costura em 1 mês ou 2 vai se desfazer enquanto o fio de nylon ficará lá durante muiito mais tempo provavelmente terás de o cortar quando achares que a planta já está fixa ou deixas o musgo crescer até que não se veja o fio

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A linha dura bem há vontade um mês,tempo mais que suficiente para o musgo agarrar a pedra ou madeira,ou então ainda melhor com cola fica logo o assunto arrumado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cola?? Sempre pensei que poderia ser prejudicial aos peixes... Vou optar por linha mesmo.

Obrigada a todos pelas respostas. 

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

Sim cola,em lojas de peixes e material de aquariofilia vende essa cola,mas também em lojas como Aki e outras,as colas de Cianocrilato.

aqui SEACHEM FLOURISH GLUEComo vês não mata peixes nem plantas.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Álvaro pela dica... Não sabia mesmo da existência dessa cola... 

Ainda bem que existe este fórum... 

Tenho aprendido umas algumas coisas... Como o uso da cola 🙂

Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então podes colar plantas que não seijam enterradas no solo como Fetos,Musgos,Anubias,há cola em liquido e em gel,eu gosto mais da em gel,dá para colares fora do aquário como dentro mesmo com água,basta um pouco, e um pouco de pressão,10 segundos e fica colado.

 

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Álvaro. Neste momento ainda estou a fazer o ciclo (aquário a trabalhar normalmente mas sem peixes e a colocar dia sim dia não umas escamas mas muito poucas com medo de estragar) no entanto já não consigo arranjar mais desculpas para a minha filha (que já quer meter peixes de plástico lá dentro) por isso estou a pensar no final desta semana colocar as plantas e dois peixes apenas... Terei apenas 3 semanas de ciclo... Posso arriscar? 

Obrigada pela ajuda. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

Já podias desde o princípio teres colocado as plantas,colocares dois peixes e um pouco arriscado,mas eu sei o que são as crianças querem e ver os peixes, olha e mesmo um risco mas tenta pode ser que corra bem, se vires alguma coisa estranha com os peixes faz logo uma tpa,anda sempre de olho neles.

Eu de facto sou contra colocar peixes antes do fim do ciclo,mas visto que a crianças não compreendem o porque da demora lá terá que ser.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Ana Carvalho

Então o aquário já tem peixes? a menina deve estar toda radiante,pois o ciclo já deve ter terminado,quer dizer terminado para colocar peixes,porque como a palavra mesmo diz o ciclo,esse e constante e esta sempre a dar-se durante todo o tempo de vida do aquário.

Boa sorte,que tudo corra bem.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... Comecei por colocar apenas 2 mollys tipo Mickey e ela adorou... Uma semana depois coloquei 2 cortadoras, 2 platys e 1 guppy azul... Ficou ainda mais doida! Infelizmente ontem (no primeiro fim de semana que estive fora de casa) o guppy morreu (encontrei-o preso pela cauda ao filtro - tenho uma biobox). Fui logo ver o outros mas estão todos bem sem pintas, a comer bem e muito ativos não sei ao certo o que lhe aconteceu... Talvez a cauda foi sugada?! 

Agora quanto às plantas... Não comprei o musgo de Java, comprei outra mas não é a mesma coisa (o crescimento é lento). Por aqui não há muitas lojas de aquarofilia e as poucas lojas que têm peixes não têm muitas plantas... 

Vou continuar à procura... Agora este hobbie está para ficar... O meu marido já fala em colocar este aquário no OLX e comprar um maior... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

Um aquário maior implica também um filtro maior,e externo.muito mais fácil de manutenção,e com um espaço de limpeza muito maior,também a limpezas do filtro tem muito a haver com a quantidade de peixes,muitos peixes manutenção com espaços mais curtos,um bom filtro como eu costumo dizer e o coração,e os pulmões do aquário.

O que interessa e que a menina ficou a adorar o aquário e os peixes,temos ai uma futura aquáriofilista,     😂

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos

Estou com um problema e precisava do vosso conselho... 

Vou de férias e queria comprar um alimentador automático para não ficar preocupada...

O problema é que o último alimentador que tive tinha que se colocar preso no topo do aquário mas o aquário tem tampa (e não tem abertura) e como não queria deixar os peixes sem luz direta (a luz está na tampa e eu se abrisse a tampa toda a luz não projectava directamente para dentro do aquário) coloquei o alimentador e encostei a tampa em cima dele (para deixar apenas uma pequena abertura na tampa)... 

O problema é que quando cheguei de férias o alimentador com o peso da tampa caiu para dentro do aquário e a comida espalhou-se toda... 

Existe algum alimentador que eu possa usar e mesmo assim manter a tampa do aquário fechada?! 

Eu sei que deve ser impossível encontrar algo que eu consiga usar...

A outra solução será deixar a tampa sempre aberta?! Não irá prejudicar os peixes não terem a luz como deve de ser? 

Obrigada. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

A tampa ficar sempre aberta não vai prejudicar os peixes em nada,mas sim vai prejudicar directamente as plantas.

Há duas hipóteses,ou pedes a alguém da família que vá  colocar comida nos peixes,ou arranjares uma maneira de colocares umas ventosas no alimentador dentro do aquário,mas a cima do espelho de água,ou então se for por pouco tempo os peixes vão aguentar ficar sem comer.

A luz já sabes que podes colocar um temporizador para ligar e desligar nas horas que tu quiseres.

Se existe algum alimentador que possas ousar com as tampas fechadas não sei.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana você vai estar ausente quantos dias?

Sinceramente eu quando vou de férias fico mais seguro quando sei que eles não tem comer do que a pensar que está a entrar comer e que não sou eu controlar a quantidade, mesmo que tivesse alguém que pudesse alimentá-los por mim preferia que não comessem, na natureza por vezes os peixes passam fome também o que eu lhe aconcelhava seria uma semana ou semana e meia antes começar a alimentá-los bem(várias vezes ao dia e dar aos poucos até perceber que estão cheios para saber que teram reservas suficientes para aguentar 1 semana sem comer) eu aos meus normalmente reforço a alimentação com artemia congelada, e antes de sair de casa faço uma tpa de 40 a 50% da água para garantir que não haverá picos de amónia.

Se realmente quiser o alimentador automático eu não sou o melhor para aconselhar porque nunca tive.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá 

Em relação à tua pergunta Brunomcc2000 vou me ausentar 15 dias e não tenho ninguém para ir lá dar de comer... 

Esqueci-me de salientar a existência da plantas... Alvaro Silva tenho medo que a solução das ventosas acabem por fazer o mesmo efeito que o anterior alimentador e cair dentro de água 

Será que as plantas não resistiram a 15 dias a meia luz? São de baixa manutenção 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 semanas eu deixava-os sem comer um peixe bem alimentado demora algum bom tempo a morrer de fome, no entanto faria como lhe disse semana ou semana e meia antes começava a reforçar a alimentação, e um dia antes de sair fazia a TPA(aproveitar para limpar bem qualquer sujidadezinha do substrato) e não me preocupava mais, principalmente com guppys, mollys etc se tiver fêmeas provavelmente elas até acabam por ter filhos nesse espaço de tempo e comem os filhos(o que é uma atitude normal nesse tipo de peixe)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana  se as ventosas for grandes e fortes,ao colocares as ventosas no vidro molhas as ventosas para aderirem bem,de forma que não fique bolhas de ar entre a ventosa e o vidro.

Uma vez que tens plantas de baixa manutenção desde que tenham luz elas vão resistir,mesmo com a tampa aberta.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.