Ajuda! Casal de Discus deixaram de comer no aquário de criação


Tiago Mouta

Recommended Posts

Boas malta,

 

Tenho um aquário comunitário de 120x50x50 com 5 Discus nos últimos 2 meses reparei na formação de um casal e na postura consecutiva de ovos, com nascimentos de algumas das posturas, então decidi criar condições para os pais poderem criar a sua prol, comprei um cubo 50x50x50 filtro de esponja com um pequeno motor a puxar água e movimentá-la á superfície, temperatura em torno dos 29º, e uma telha em vez do cone, que serve também de abrigo quando estão mais tímidos, o cubo ficou ao lado do aquário comunitário, num local recatado, mas uns 40cm mais baixo limitando a visibilidade para o mesmo. Antes de passar os discus juntei 70% água do aquário principal e o resto água nova, passei os discus e as primeiras 24h tudo bem, comeram vorazmente a papa stendker que sempre dei, no entanto nos últimos três dias tem recusado toda a comida, papa, granulado artémia congelada… a fêmea tem apresentado constantemente barras de stress o que era raro no comunitário. Andam ambos serenos pelo aquário, quase sempre juntos, não demostram nenhuma agressividade, os parâmetros da água estão muito semelhantes aos do comunitário onde cresceram e sempre estiveram bem, no início quando deixaram de comer e lhes dava papa ainda se aproximavam os dois, um deles até bicava, mas nenhum comia, ultimamente já nem interesse mostram. No segundo dia depois da mudança para o cubo fiz TPA  de 30% e tenho feito diariamente desde então.  A unica diferença para alem do ambiente do aquário é o som do filtro de esponja (interno) que no comunitário era externo, e o aumento que foi gradual da temperatura 27,5º no comunitário para 29º no cubo.

 

Alguém me pode dar uma ajuda ou dicas para que possa tentar perceber o porque desta perda de apetite nuns peixes que sempre comeram bem? Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho ainda experiência necessária para ajudar, por isso deixo a resposta para os mais entendidos e vou querer também seguir este caso.
No entanto, na minha cabeça surgem logo estas questões:
As fezes estão normais?
Usa algum condicionador para tratar a água inserida nas TPAs?
A esponja desse filtro serviu para tratamento de alguma doença com recurso a algum medicamento?


 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Luis Goncalves disse:

Não tenho ainda experiência necessária para ajudar, por isso deixo a resposta para os mais entendidos e vou querer também seguir este caso.
No entanto, na minha cabeça surgem logo estas questões:
As fezes estão normais?
Usa algum condicionador para tratar a água inserida nas TPAs?
A esponja desse filtro serviu para tratamento de alguma doença com recurso a algum medicamento?


 

Olá Luís,

 

Toda ajuda é bem vinda,

Sim as fezes estão normais, no cubo são fáceis de analisar um tom castanho/vermelho.

Sim Aquasafe por causa do cloro e metais pesados.

A esponja foi-me dada mas teve mais de um ano parada fora do aquário,  eu deixei em água dois dias e depois lavei muito bem. 

Já fiz um novo TPA de mais de 50%, hoje ainda não comem,  analisei os parâmetros da água do cubo tudo normal. O estranho é que bicam sempre uma vez a comida e recusam, depois coloco no aquário comunitário e é um festim para os outros discus e fauna. Eles desde que me chegaram sempre comeram esta papa e eram os mais vorazes. 

 

Se persistirem sem comer até amanha, vou ter de abortar este projeto do cubo e devolve-los ao comunitário, estão sem comer á 4 dias, amanha será o quinto... 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que leio estás a fazer tudo bem, não falhaste em nada.
Pode ser apenas o stress deles por estarem num novo ambiente/aquário.
Acredito que seja apenas isso e que comecem a comer entretanto.

É como inserir novos discus no aquário, há alguns que demoram sempre mais tempo a agir com o à vontade dos outros.
Eles aguentam bem sem comer, ainda para mais discus adultos. Espera mais 3 ou 4 dias, pode ser só stress.
Se por acaso os devolveres ao comunitário coloca a mesma telha que tens nesse cubo de criação. A ideia era eles familiarizarem-se com essa telha no comunitário para depois se sentirem mais facilmente em "casa" no cubo de criação.

Gostava de ler a opinião dos que já passaram por estas experiências que ainda não é o meu caso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, 

Efectivamente colocar os discus num aquário novo faz sempre com que eles stressem.

Quanto às TPA's, fazes o condicionamento da água (deitar produto da tua escolha para anular cloro e metais pesados) antes de a colocar no aquário ou depois? Se é depois, pode estar aí o problema. Lembra-te que num aquário pequeno, alterações na água se sentem muito mais facilmente, devido ao volume reduzido de água.

Recomendo que acondiciones a água antes de deitar no aquário (misturando a água com o condicionador num recepiente e deixar uns 20-30 mins) e se possível que tenha a mesma temperatura (ou com a menor diferença possível), pois assim é mais "pacífico" a TPA para o casal.

Quanto a comida, tenta artémia grande. Normalmente os discus adoram isso e caso eles peguem, pode ser que os acalme e voltem a pegar na comida. Tenta também blackworms (não bloodworms!). Pela forma e sabor, eles normalmente gostam disso.

Ficam as dicas 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais