1º aquario, conhecimentos zero. O que fazer?


Recommended Posts

Viva,

sou novo aqui no forum, ofereceram-me um aquário usado, dei-lhe uma limpeza, comprei 2 peixes e pu-lo a funcionar para ver como fica e se os peixes aguentam, talvez depois evolua o que tenho.

O kit que tenho é o seguinte:

7wcT2SlFuhfgvGAksNXvGJuADlyp1Buh2QtlONnA

 

Vinha com isto uma coisa que penso ser uma bomba de ar/oxigénio com um tubo e uma pedra na ponta.

Comprei 2 peixes de água fria, têm-se dado bem, já faz quase 1 semana.

A minha dúvida é na tal bomba. Faz um ruído enorme, e queria algo mais silencioso, e na realidade, nem sei se isto faz falta. Daí que formulo as minhas questões:

1. Preciso de usar esta bomba, ou posso simplesmente desliga-la?

2. Se precisar, que material recomendam? As Eheim reguláveis?

3. Se precisar de algo que não seja a bomba, podem-me aconselhar o que?

 

Desde já obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas takito

Seijas bem vindo ao Fórum.

Começo por te dizer que esse aquário não serve nem para um peixe desses de água fria,quanto mais para dois,infelizmente muitas das lojas de peixes não aconselham que vai comprar e não sabe,é então os peixes Kinguios ( Carassius Auratus) e um peixe que cresce muito pode chegar ao 60cm,mas e claro que não vão chegar a esse tamanho nesse aquário porque vão morrer.

Deixa-me que te diga que e costume dizer-se,que quem não sabe,e como não ver,e tu não sabias por isso fizestes logo há partida um erro de principiante que foi colocares os peixes sem fazeres o ciclo do azoto,que penso não deves saber,mas eu vou-te deixar aqui como se deve fazer.

Agora vou-te responder,ou melhor vou-te perguntar como lavastes o aquário,com que? 

sobre a bomba de ar,por agora e bom que fique a trabalhar porque a mim parece-me que tu não tens filtro,pois para todos os aquários e preciso um filtro,como não há as bolhas da bomba sempre vão dar para a água não estar estagnada.

A gora que pedes conselhos aqui vai,primeiro vende ou dá a um amigo que tenha um lago os peixes,depois compras um termostato para aquecer a água,um filtro nem que seija de cascata,ou um externo,retiras essa planta que e de plástico e colocas plantas de baixa manutenção,e já me estava a esquecer uma luminária para as plantas e os peixes ter luz.

Aqui vai como fazeres o ciclo do azoto.      

Cumprimentos 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentando ao que já foi dito:

 

Enche o aquário até cima, ou há um motivo para não fazer? Esses peixes poluem muito a água, se não tens filtro, quanto mais água menor a concentração de amonia.

 

Sem filtro deves trocar água todas as semanas ou até mesmo duas vezes por semana (max 50% de cada vez, se fosse eu trocava entre 20 a 40)

 

Quando colocares o filtro deves continuar a trocar a água com frequência até ter o ciclo do azoto completo (ver link do post anterior)

 

Eu não sou tão radical quanto à questão desses peixes precisarem de aquário maior. Não tendo como devolver ou dar a alguém, ou simplesmente preferes optar por ficar com eles só porque queres e gostas deles, podes mantê-los aí desde que arranjes um filtro. Mas hão-de chegar a um ponto que vão ser grandes de mais para esse aquário e eventualmente vão acabar por morrer mais cedo do que seria suposto. Isso são peixes que aguentam uns 10 anos, mas nessas condições talvez cheguem aos 4, 5. Talvez daqui a um ano até venhas a achar que será boa ideia evoluir para um aquário maior para esses peixes e aproveitas para converter esse para um de água quente ( só precisa do aquecedor e do filtro). Ter dois aquários não são aquários a mais quando se apanha o gosto. Além disso peixes de água quente são muito mais interessantes.

 

Começaste mal, mas não te assustes nem desistas já. Eu também comecei mal e hoje não me imagino sem aquário

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, MrOverclock said:

Eu não sou tão radical quanto à questão desses peixes precisarem de aquário maior. Não tendo como devolver ou dar a alguém, ou simplesmente preferes optar por ficar com eles só porque queres e gostas deles, podes mantê-los aí desde que arranjes um filtro.

Boas e bem vindo ao fórum e à aquariofilia, penso que as dúvidas já estarão bem esclarecidas com o que foi dito acima pelo @Alvaro Silvae pelo @MrOverclock. Só não concordo com o parágrafo que cito acima. Não é uma questão de ser radical mas sim as necessidades do peixe porque há uma diferença entre sobreviver e viver. Provavelmente o peixe até poderá sobreviver anos mas todos os dias em sofrimento.

Por prioridades e se quiseres viver a aquariofilia em pleno deves em primeiro lugar oferecer, doar, vender...esses peixes. senão tiveres conhecidos a quem possas recorrer existe aqui uma seção de classificados onde podes tratar disso ou recorrer a grupos que já existem por exemplo no facebook, no olx, etc.

Partindo do princípio que ainda não fugistes (e quem nunca cometeu erros neste hobby que atire a primeira pedra) deves comprar um filtro (como já foi dito o ideal será de mochila ou tipo canister externo) e depois fazer o ciclo de azoto que demorará aproximadamente um mês. O aquecimento podes até nem precisar e depende desde o tipo de espécies que queres manter até à temperatura ambiente que tens em casa, mas isso até nos chineses arranjas barato. Também vais precisar de iluminação porque a luz natural não serve e é promotora do surgimento de algas.

Cumprimentos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ontem à noite não escrevi bem o que estava a pensar e acho que não transmiti bem o que queria dizer. A ideia que eu queria transmitir é que há outras opções além de livrar-se dos peixes, como por exemplo, adquirir um aquário maior e que não acho grave durante uns tempos, enquanto são pequenos, mantê-los nesse. Tem é de haver um filtro!
Mantê-los para sempre nesse aquário não deverá ser uma opção a ter em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MrOverclock

Sabes que ao ler o teu poste fiquei um pouco apreensivo,quando li e paço a citar-te (Eu não sou tão radical quanto à questão desses peixes precisarem de aquário maior.) bom estava,agora já vi a tua ideia, por vezes e difícil dizer as coisas a quem não as sabe,de forma que compreendam a ideia que se esta a querer dar,muito mais difícil quando a pessoa em questão não percebe nada naquilo em que se propõe fazer,que e o caso do takito,por isso mesmo há aqui gente para o ajudar no que e possível,o que e bom.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais