Tambem quero os camones aqui em casa !


Aurélio Carneiro

Recommended Posts

Ola Amigos,

 

também me ferrou o bichinho de ter os camones aqui em casa. Comprei o aquarium Style LED 80 da Aquatlantis, 80X35X40cm, fotos em anexo.

Agradecia algumas dicas. Mas eu quero o chão preto, o que me podem aconselhar, ter um soil por baixo em acima um granulado ? Outra questão quanto quilos eu necessitava para esta aquário ? E que altura o chão deveria ter ?no aquarium ?

Vou tirar o filtro BIOBOX2 e instalar um filtro externo, gostei muito do Biomaster 350 Thermo , ja tem aquecimento por isso não tenho uma coisa feia desta dentro do aquário, e tem uma pré filtragem.

O pessoal que o tem nos forums alemães dizem que nunca lavam o filtro, sempre só a pre filtragem que muito é fácil de limpar, o que acham deste filtro ?

Também já tenho uma raízes, por isso vou colar musgo a isso, que tipo de musgo e plantas aconselham para os camones ? Acho só estranho que todos aconselham bolas de musgo, mas em Portugal só utilizam musgo de java ?

Penso que não falta nada, o aquarium já tem uma calha de ledes, eventualmente um preparador de agua ?

Agradeço algum feedback ideias.

Obrigado

https://ibb.co/KFvM77X

https://ibb.co/C074ktN

Cmpts

Aurelio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, primeiro que tudo as boas vindas. Depois quando falas em camones queres dizer camarões, certo? 😀

Há vários substratos próprios para camarões e outros que também são para os plantados que são de cor muito escura. Nada de usar substratos férteis para plantados pois corres o risco de ao remexer no substrato inerte por cima libertares os nutrientes em excesso para a coluna de água! Não esquecer nunca de fazer um ciclo do azoto completo de início.  

Musgos em aquários de camarões é um must, há mais alternativas além do comum musgo de Java! Tens o weeping, o flame, pelia, fissidens,...

Também podes usar as bolas de musgo aka cladophora que é na verdade uma alga 😉

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Tozé,

obrigado, sim camones 😅 . Bom podes indicar aonde se pode comprar esses musgos todos aqui em Portugal, ou tenho que mandar vir de Fora ?

Por outro lado pensei neste substrado: Aquario Neo Soil Shrimp 8L chegam 8L para a superfice ? e por baixo disto estou em pensar por areia preta 10 kg ? ou manado jbl 10L ?

Fonix so para por o chao se for tudo em substrato ja se gasta ca. de 100 eurones 😂 este hoby vai me sair caro.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camones ou camarones? :my_biggrin:

Por norma para camarões usasse uma quantidade de solo equivalente a 2 cm de altura. Se vais usar o NEO Soil podes comprar os 8L porque vais precisar de cerca de 5,6 litros. Mas tens várias questões associadas como o tipo de camarões que vais ter, porque dependendo dos camarões dependem também os parâmetros que necessitas. A questão de usares solos especificos tem mais a ver com conseguires controlar melhor os valores do PH. Para neocaridinas não precisas de águas muito ácidas, aliás a maior parte deles até prefere águas neutras. Se vais para caridinas, por exemplo os Crystal Red ou Black, aí sim já é melhor teres água com valores entre 6 e 6,5. O NEO Soil é um solo bastante ácido e que tem um pico de amónia bastante tardio/demorado. Ou seja, o aquário demora mais tempo a ciclar. Não quer dizer que seja mau, mas tens de ter em atenção sempre, seja com que solo for, porque pode acidificar demais para os parâmetros que queres ter.

Portanto, antes de mais, era ideal escolheres primeiro a espécie e depois então o solo.

Se usares solo próprio não coloques mais nenhum. Não percebi a ideia de colocares areão preto ou manado...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Amigos dos Camones😁

gostaria começar com Neocaradina e Caradina, penso que não deve ser problema ?

Leio sempre que devemos ter uma altura de ca. 4 a 5cm no aquário para as plantes também desenvolver bem as raízes.

Por isso pensei ter por baixo um substrato para as plantes que seja camarões friendly e em cima o Neo Soil. Esta mal pensado ?

Cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia amigos,

 

aqui a minha evolução. Fui ontem ao paulovieiraaquarios, e também deu me algumas dicas como iniciante.

Também quero dizer, uma super loja com pessoal ultra competente e sambem do que falam, queria comprar algumas coisas, e até me evitou como iniciante gastar dinheiro à toa.

No inicio uma pessoa quer tudo 😁 aquascaping com camones 😂. Por isso primeiro ganhar experiência para não desanimar logo desde o inicio.

 

Aqui uma imagem da minha evolução. So para o final da próxima semana é que vou deitar agua estou aguardar algumas enc. da  aquasabi da Alemanha , dado só la ter. Mas penso para um iniciante não esta total mal ? Agradeço alguma dica que possam dar. O meu único medo foi de estar sub-queregado.

Como podem imaginar nos canos vou por vários tipos de musgo,para ser bonito, como indicado acima pelo Toze para nao ser sempre o Javamos,tmabem obrigado ao Bruno pelas dicas.

A minha questão quais plantas posso por no background sem ser demais ?

Bom aqui vai a imagem https://ibb.co/WPwRvPr

 

Um bem haja a todos

Aurelio

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bom início sem dúvida. Estás no caminho certo

Não sou adepto desses tubos e cubos artificiais... Por tiram o ar natural da coisa... (Se bem que hoje em dia, o fundo natural dos nossos rios é lixo...)
Disfarça-os bem com musgo de Java com fartura. Os camarões gostam desses esconderijos sim, mas gostam ainda mais de musgo!


Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Amigos,

 

edmendes, ao pensar bem, tens razão com objectos artificieis. Mas como estão no inicio, vou deixar ficar, e mais tarde substituir por alguma coisa natural.

Mas os tubos não estou a gostar muito, um coisa que aqui em Portugal não vejo e parece bastante bonito em vez dos tubos em cerâmica,  é a madeira  vuka.

Vou mandar vir da Alemanha.

Algumas imagens:

https://ibb.co/3TbJHDt

Mais imagens do google:

Vuka madeira

 

Cmpts.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa amigos,

 

bom aqui já esta com um aspecto melhor como podem ver nas fotos em anexo, já tenho fauna, peixes a camones 😅

Os musgos que tenho no aquário:

- weeping, spiky, flame, fissidens fontanus e chrismas.

As plantas:

Bolbitis Heudelotti, Ranunculus Inundatus, Micracanthemum Micracanthemoides, Ludwigia Arcuata, Hidrocotyle Tripartita Sp. Japan, Eleocharis parvula.

Ainda vou comprar anubis nana para por nos vasos, estou a pensar retirar o vaso , para não ficar sobrecarregado.

Peixes:

Otocinclus Affinis,  Rasbora Harlequim, Neos e Dermogenys Pusillus

Ainda vou comprar uns peixinhos diferentes.

Também não gosto dos cubos parece muito artificial, e vou os eventualmente retirar, já tenho o chola wood como podem ver e os camarões adoram e os Otocinclus Affinis também.

Por fim camarões:

Tenho Blue Dream e Yellow King Kong.

Estão todos muito bem dispostos e activos no aquário, a única coisa, os camarões ainda não pegaram na comida que esta no prato, e já testei três variedades. Estranho não sei o que lhe poso dar mais, para comer, pelo menos andam na madeira e musgos sempre a raspar.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

M. Cmpts

Aurelio

Editado por Aurélio Carneiro
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sim e mais texto, também agradeço dicas 😅

Também gastei mais do que 900 euros nesta brincadeira, caso de interesse lista em baixo, ahh planeado estavam no máximo 300 paus 😥

Se eu soubesse que gastaria este dinheiro tinha comprado por 600 até 800 paus aquários completos do olx com maiores dimensões do que o meu e de muita qualidade.

Só posso dizer que me meti numa loucura, espero a minha mulher não ver isto 😂 senão a Maria em vez estar na cama com ela vou ficar na sala com os camones 🤣

 

Lista:

Equipamento:
Aquario Style LED 80 da Aquatlantis - usado 150 paus
Substrato Advanced Soil Shrimp 2x8L total 63 paus
Eheim 250T - usado 150 paus
Filter Media: Nanao Plus  + Eheim SUBSTRATpro + novos pads total 57 Paus
VIV Skimmer 28 paus do ebay
VIV feeder 14,50 do ebay
Da Aquasabi:Aqua Rebell Glass Lily Pipe Cut 25 paus
Da Aquasabi: Filter Guard (para skimmer) + JBL cola + Ventosas + Mangueira total 49 paus
Twinstar Yotta+ por 80 paus ebay usado com 3 meses, chega segunda 05.05
Bomba ar Eheim 400 - 38 paus
PietPet para bomba de ar da amazon 10,99 paus
Chola Wood - 5 paus
Acondecionadores da Sera, aquatan 500ml + bio nitrivec 500ml total 22 paus da amazon
Mala da JBL para teste de agua 46 paus
Tesouras e pinsas 16 paus da amazon
Limpa mangueiras da amazon 7 paus
copos para plantas 11 paus da amazon
comidas peixes a camarões 20 paus.
Camarões 50 paus
Peixes 25 Paus
Plantas como descrito - 40 paus 90% do olx

Algum material adequerido no Paulovieraaquarios uma loja 5 estrelas tem de tudo + Pro aquario loja também com muitos artigos de qualidade e bastante peixes.

O que ainda me falta, é um kit de arrefecimento de agua, estou a pensar fazer com um controlador automático como neste video e as lampedas vou ter que fazer um upgrade.

 

Cmpts.

Aurelio

 

 

Editado por Aurélio Carneiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Começo por dizer que acho que o aquário ficou engraçado.

Na minha opinião, compraste material perfeitamente desnecessário, nomeadamente bomba de ar, feeder, skimmer, twinstar, acondicionadores, mala de testes (a maior parte raramente vais usar)... mas isso é só a minha opinião. :default_jcb_bang:

Quanto à madeira vuka (também conhecida com cholla), também tenho numa dos aquários e comprei cá. Se procurares pelas lojas da especialidade (inclusive nos patrocinadores do forum), de certo encontras sem necessidade de encomendar da Alemanha.

Em relação à fauna... bem aqui já temos alguns problemas.

Tens peixes que não são compatíveis com camarões, nomeadamente os Rasbora Harlequim e os Neons. Não devem fazer mal aos adultos, mas as crias, vão comê-las sempre que tiverem hipótese. Os blue dream, sendo neocaridinas, provavelmente vão conseguir reproduzir, mesmo muitas crias comidas, mas é uma coisa que tens de ter em conta.

Já os yellow king kong é uma história completamente diferente. Só a manutenção da espécie já requer parâmetros e estabilidade mais cuidada... mantê-los com predadores não seria a minha opção.

Boa sorte com isso.

  • Gosto 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e que comidas deste? Os camarões não são muito esquisitos e até costumam comer quase tudo... restos de comida dos peixes incluida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jose Prada,

de certeza que tens razão para um iniciante como eu, por isso obrigado.

Comprei mais uns peixitos na semana passada, e o que posso dizer ninguém se interessa pelos camones, nem querem saber deles. Um problema grave de certeza são as crias. Mas já comprei o solução, dado ja ter um King Kong cheio de ovos 😍 e mandei vir isto Comprei o BL 3 é genial colocar no vidro meter os camones com ovos la dentro, após os pequenos ter um tamanho mais ou menos ca. passado 4 semana posso libertar para o aquário. Por isso não é um problema no meu ver com esta solução. O que acham ? Dado algumas pessoas na net ter resolvido o problema assim com aquários comunitários que comem os ovos.

Bom aqui um vídeo e duas fotos do estado para já final, dado penso que o aquário vai ficar mais bonito após de fazer uma poda, para já deixar ainda tudo crescer.

Ja tenho os camones e peixes á duas semanas e foi buscar mais alguns no ultimo sábado, e todos sente-se muito bem, e o aquário tem uma vida fantástica, o que é engraçado mesmo os peixes e camones da mesma raça, cada um tem o seu próprio temperamento.

Normalmente quando pensamos em peixes ou camones, pensamos em raça primitiva com uma inteligência limitada, mas estou surpreendido que cada um deles é um individuo próprio e cada um com a sua propria panca 😋

 

Estou a pensar a comprar alimento vivo Dafinia ?

Para os camones comprei uma variedade grande de alimento no OLX com 12 tipos diferentes, que alguma pessoas andam a vender, mas até agora os camones so vão la longe a longe cheirar. Compre também  Shrimp dinner, mas so se entrtem um bocadinho, preferem esta no musgo ou na madeira.

 

Video é necessario deixar caregar senão para algumas vezes. Foto 1 e Foto 2

 

Um bem haja.

Aurelio

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lamento mas a maternidade não é solução a longo prazo. Acredita que, provavelmente, todos aqui já passamos por essa fase de querer ter tudo num só aquário (eu sei que já passei e de vez em quando a tentação ainda volta). Mas simplesmente não resulta.

Acho que devias escolher entre ter um comunitário ou ter um aquário de camarões. Não é que não possas ter camarões no comunitário, mas nesse caso devias limitar-te a espécies maiores (por exemplo os amano) ou bastante proliferas e permissivas em termos de parâmetros (como é o caso dos red cherry).

Caridinas como o King Kong, como já disse anteriormente, é outra história. E não falo só das crias serem comidas... há também a qualidade da água que depressa se vai deteriorar (para os parâmetros estritos dos caridina) com esses peixes todos.

Fica aqui a minha opinião.

  • Gosto 2

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

hoje as minhas Neretinas caíram do Vidro e não parecem estarem bem. Não sei o que se passa, vou tentar tirar fora e ver se recuperam. Estive analisar os valores de agua com a Mala que comprei e esta tudo normal ? Não vejo parasitas.

isto deixou me triste e frustrante, dado não conseguir para já encontrar a causa, o resto estão todos bem no aquário. Alguém com alguma ideia o que pode estar acontecer ?

Um bem haja

Aurelio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Aurélio Carneiro disse:

Estive analisar os valores de agua com a Mala que comprei e esta tudo normal

Boas,

O que é que é "normal"? Que testes é que fizeste e que valores deram?

Pode ser também um problema de oxigenação da água, as neritinas gostam de água bem oxigenada. Como está a circulação no aquário? Existe boa agitação da superfície da água? Pelas fotos parece-me que o lily pipe está demasiado dentro de água (é suposto estar quase à superfície, se não mesmo ligeiramente de fora para provocar agitação de superfície).

  • Gosto 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia José Prada,

Obrigado

quando medi os valores até os nitratos estavam normais. Mas mas não me lembrei de medir os nitritos NO2. E para o meu spanto esta muito acima de 1, dado a escala não dar mais, mas a cor é muito mais escura no a ultima cor da escala.

PH 6.6, GH 5, KH 1, NO3 de 30 mas NO2 acima de um.

Não entendo o motivo deste valor ter saído fora do controlo. O aquário tinha feita o ciclo. Será que estão a dar comer a mais aos peixes ? Estou a dar duas vezes por dia e aos camarões também. O meu problema não sei quanto devo dar. Poder ser esta causa ?

P.S o fluxo é bom no aquário todas as plantas abanam por causa da corrente. O Eheim 250T é forte, a Pipe não consigo por mais acima dado ser uma aquário fechado e a Pipe já é própria, para aquários fechados.

Tenho a bomba de ar sempre a debitar ar, houve uma noite que não estava a dar, dado a Maria ter mexido nos cabos, mas não consigo imaginar que isso seja relevante ?

Aqui um Video da corrente, liguei o yotta+ para poder ver a corrente, e até da me impressão que esta forte de mais ?

M. Cmpts.

Aurelio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isso é sinal que não iniciaste o ciclo convenientemente.

há 2 horas, Aurélio Carneiro disse:

Não entendo o motivo deste valor ter saído fora do controlo. O aquário tinha feita o ciclo. Será que estão a dar comer a mais aos peixes ? Estou a dar duas vezes por dia e aos camarões também. O meu problema não sei quanto devo dar. Poder ser esta causa ?

 

O que é que queres dizer com "o aquário tinha feito o ciclo"? Provavelmente o ciclo do azoto em aquários é das coisas menos compreendidas na aquariofilia. Aconselho-te a ler um bocado sobre isso, mas cuidado que há muita desinformação.

Aqui vai o meu entendimento sobre a matéria:

Primeiro, não gosto quando dizem que "já fiz o ciclo ao aquário". O ciclo não é uma coisa que se faça uma única vez. O aquário tem de "estar em ciclo" constantemente, no início apenas "iniciamos" o ciclo. Também se ouve muito "deixei o aquário sem peixes um mês a fazer o ciclo". Até podia deixar um ano... se não houver uma fonte de alimento estável para as bactérias, a colónia não vai aumentar por obra e graça do Espírito Santo! Deixar o aquário sem peixes pelo menos um semana é um procedimento que deve ser feito, mas por uma questão de estabilização dos materiais colocados no aquário. Pedras, troncos, substratos activos... tudo isso pode libertar algumas substâncias quando são colocados na água a primeira vez.

 "Adicionei bactérias e deixei o aquário sem peixes a ciclar"... Mais um desperdício de dinheiro. As bactérias são seres vivos e precisam de alimento. Na embalagem estão num estado dormente mas ao serem adicionadas no aquário, se não tiverem alimento morrem e em nada contribuem para iniciar o ciclo.

O "ciclo" é basicamente isto: existe uma colónia de bactérias que tem o tamanho proporcional à existência de amónia e nitritos no aquário (muito reduzida em aquários novos). Aumenta a amónia no aquário (normalmente por adição de habitantes)... a colónia de bactérias que processam a amónia aumenta proporcionalmente. Estas bactérias produzem nitritos o que faz com que a colónia de bactérias que processa os nitritos também aumente proporcionalmente. Desta feita aumentam os nitratos. Estes, infelizmente, têm de ser retirados pelas TPA's (ou consumidos pelas plantas, mas isso já é outra história). Sempre que colocas um peixe novo, este processo repete-se. Assim como, sempre que retiras um peixe, o processo repete-se mas ao contrário... a colónia de bactérias diminui.

Imagina isto: um aquário recém montado com uma colónia de bactérias quase inexistente. Colocas lá 10 peixes. Cada peixe produz x de amónia por dia, no total 10x de amónia por dia. Com a presença de amónia a colónia começa a multiplicar-se. Mas para conseguir processar essa amónia toda, vai precisar de 10 dias... e nesse tempo todo os níveis de amónia atingem um valor tóxico e os peixes morrem todos.

Se adicionares só um peixe a produção de amónia é só 1x por dia... a colónia de bactérias só precisa de 2 dias para se "ajustar" à nova quantidade de amónia produzida. Nesse tempo a quantidade de amónia não chega a ser tóxica e o peixe continua feliz em contente. Depois deste processo, se adicionares mais 1 peixe, a produção de amónia vai duplicar. A colónia de bactérias também vai duplicar (mais 2 dias). Depois adicionas 2 peixes. Mais uma vez, duplica... mais 2 dias. Depois 4 peixes. Duplica a amónia, 2 dias para as bactérias ajustarem. E por aí adiante. (atenção que os valores são apenas para perceberes a ideia... não são reais)

Se o aquário estiver equilibrado com 100 peixes e adicionares mais 10, não vai fazer grande diferença porque a colónia de bactérias só precisa aumentar 0,1x. Se tiveres um aquário equilibrado com 1 peixe e adicionares mais 10, a colónia de bactérias vai ter de aumentar 10x e provavelmente os habitantes morrem antes disso.

A adição de comida também é um factor importante. Toda a comida que fica por comer acaba por se decompor e aumentar amónia. Se o aquário não estiver bem estabilizado, pode ser um problema. A maior parte dos aquariofilistas adicionam comida a mais. Por regra, é dar a quantidade de comida que os animais consigam comer num espaço de 1 ou 2 minutos. E só uma vez por dia chega perfeitamente.

 

há 2 horas, Aurélio Carneiro disse:

P.S o fluxo é bom no aquário todas as plantas abanam por causa da corrente. O Eheim 250T é forte, a Pipe não consigo por mais acima dado ser uma aquário fechado e a Pipe já é própria, para aquários fechados.

Tenho a bomba de ar sempre a debitar ar, houve uma noite que não estava a dar, dado a Maria ter mexido nos cabos, mas não consigo imaginar que isso seja relevante ?

Aqui um Video da corrente, liguei o yotta+ para poder ver a corrente, e até da me impressão que esta forte de mais ?

Não estou a falar de circulação... essa parece estar bem. Estou a falar de agitação da superfície... e não tens (só mesmo a causada pela bomba de ar). Ainda por cima com o aquário tapado. Precisas de agitação da superfície que é o que faz as trocas gasosas e oxigena a água. A bomba de ar, ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, não oxigena a água. É a agitação da superfície causada pelas bolhas de ar que faz a oxigenação. Se a saída do filtro estiver bem colocada, não precisas de bomba de ar, a própria circulação de água à superfície faz "ondas" e oxigena a água.

Procura vídeos ou fotos de aquários com lily pipe e vais ver que a colocação é sempre junto à superfície.

 

Quanto à situação em concreto, neste momento, aconselho-te a fazer TPA's diárias para aí de uns 10% e muito lentamente, até estabilizar os nitritos. Se arranjares umas bactérias para adicionar, nestes casos dão jeito para aumentar a colónia rapidamente.

Força com isso.

  • Gosto 2

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola José Prada,

realmente faz todo sentido, adicionei bacterias, mas como dizes sem alimento, elas não se reproduzem, as firmas aqui são um bocadinho enganosas, poderiam indicar, adicionar ao filtro quando tiver peixes, mas as próprias lojas que vendam, poderiam ser também mais transparentes.

Por isso adicionei hoje outra vez bactérias e para alem disso estou a seguir os teus concelhos, fiz ontem de manha e de tarde uma muda cada ca. 15%. Acabei de fazer agora uma com ca. 10% como por ti indicado. Vou fazer até as coisas estabilizar. Para poder comprar umas novas neritinas. Mas posso dizer que fiquei bastante triste, dado todo ser vivo merecer o meu respeito, independente que simples for, e neste caso fui eu o culpado.

A Lily como não posso por mais em cima por causa da tampa, inclinei-a para cima, para fazer mais corrente na superfície, e posso dizer que faz.

A bomba de ar é a maior surpresa que me estas a dar, então questiono me para que serve a bomba de ar, penso que 90% da Gente pensa que para oxigenar ? é para enganar o publico ?

E já agora obrigado por todos concelhos dados, e claro também aos outros.

Um bem haja de Vila Nova de Famalicão

Aurelio

Editado por Aurélio Carneiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Aurélio Carneiro disse:

A bomba de ar é a maior surpresa que me estas a dar, então questiono me para que serve a bomba de ar, penso que 90% da Gente pensa que para oxigenar ? é para enganar o publico ?

As bombas de ar têm a sua utilidade. São utilizadas nos filtros de esponja, são utilizadas nas maternidades (onde não há a agitação do filtro) e são utilizadas, em caso de problemas, para criar uma agitação extra na superfície, só para dar alguns exemplos. 

As bolhas em si não fazem grande oxigenação, as trocas gasosas ocorrem quando as bolhas rebentam à superfície e agitam a água. Em situação normal, não é necessário bomba de ar no aquário, já que o filtro, se bem instalado, faz essa agitação melhor que a bomba de ar.

Tudo depende da loja que a vende... e da forma que o vendedor explica o seu funcionamento e a necessidade de a utilizar.

É um bocado como esse Twinstar Yotta+ que estás a utilizar. Faz algum efeito? Sim. É necessário? Não, nem sequer faz os milagres que muitas vezes são anunciados. Há que perceber muito bem o que faz cada equipamento para saber a real necessidade de os utilizar.

  • Obrigado(a) 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

só par informar que finalmente os nitritos estão a baixar, e medi sempre antes de fazer o TPA´s para ter valores mais realistas.

Resultados segunda acima de 1 NO2, nas terça estava no1, hoje estava já em 0,6. Por isso esta a correr bem.

Outra questão, não gosto muito da Luz de LED que tenho, e estou a pensar numa calha de luz que tenha todo espectro e que tenha electrotécnica que simula noite amanhecer, dia, anoitecer.

Vale a pena ou é só deitar também dinheiro pela janela fora, dado a brincadeira rondar ainda os 160 euritos ?

Cmpts

Aurelio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A menos que estejas a pensar em fazer um plantado a sério com fertilização e CO2, acho que não vale a pena investir numa calha XPTO. E isso de simular o amanhecer e o anoitecer é mariquice... não tem grande vantagem.

Quanto ao problema dos nitritos... podes ir reduzindo a frequência das TPA's conforme a situação vai estabilizando. E vai controlando também os nitratos.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais