Recommended Posts

Boas a todos!

Gostaria de apresentar o meu aquascape de 60x34x35 cm! É ainda o único scape que mantenho em casa (por falta de espaço principalmente) e foi o aquário que me lançou na aquariofilia (lembro-me apenas vagamente do meu irmão ter uns aquários de guppys quando era muito novo...).
Está a trabalhar desde 2016 sem interrupções, mas viu imensas alterações de layout, de equipamento e foi evoluindo de acordo com o meu conhecimento da aquariofilia e noções de aquascaping. O vidro em si não é nada de especial, foi comprado numa Agriloja nesse ano, em kit com umas luzes terríveis e um filtro interno que claramente não servia para esta litragem. 

No entanto, tem estado fortissimo até hoje, nunca tive problemas de fugas nem nada do género e apesar de há tempos para cá me irritar um pouco o silicone preto ou o rodapé, hoje em dia olho para ele com algum carinho precisamente por ter sido (e continuar a ser) o aquário onde aprendi e vou aprendendo todos os dias.

O aquascaping para mim é a forma mais bonita que encontrei de conciliar a minha formação (Biologia), com um hobby extremamente completo, e gostaria muito de poder utilizar esta arte como forma de consciencialização ambiental para as questões de conservação dos ambientes aquáticos, muito em linha com a "missão" do mestre Amano. 

Juntamente com o @JoaoCandeias.flow (que me ensinou 90% das coisas que sei hoje em relação ao aquascaping) criámos a nossa "marca", para poder então transformar um passatempo em algo profissional e com objectivos alargados. 

(Atenção, por favor não levem este post como tentativa de publicidade, apenas seria impossível não referir o flow. nesta história)

Assim sendo tenho para vocês algumas fotos e um video do estado actual do aquário. Segue também a lista de equipamento:

Aquário: 60x34x35

Iluminação: MasWas 60cm

Filtragem: Hydor Prime 20

CO2: Pressurizado com difusor inline JBL ProFlora Direct

Hardscape: Xistos colectados por mim, e Red Moor Wood

Substrato: Aquario Neo Soil Plant

Fertilização: Tropica Specialized e Premium

Flora:
Background:  Heteranthera zosterifolia; Pogostemon erectus; Nesaea crassicaulis; Eleocharis acicularis mini

Middleground: Anubias (variados tamanhos); Bolbitis heudelotii; Hygrophila pinnatifida; Proserpinaca palustris 'cuba';  Cryptocoryne sp.; Bucephalandra Wavy Leaf, Brownie e Green; Taxiphyllum barbieri; Nymphaea lotus.

Foreground: Pogostemon helferi; Cryptocoryne albida ‘Brown’; Micranthemum "Monte Carlo"; Lilaeopsis brasiliensis; 

Fauna: Um casal de Puntius titteya (Barbo Cherry); 5 Aplocheilichthys normani (Lamp Eye); 3 Hyphessobrycon bentosi; 6 Corydoras sterbai; 1 Rineloricaria sp. (Red Lizard Whiptail Catfish); 3 Ancistrus sp. Alguns Caridina multidentata e Neocaridina "Blue Dream"

Video:

Fotos:

1122952789_large.comaparaao60.jpglarge.DSC07853-13.jpglarge.DSC08023-1.jpglarge.DSC08024-1-2.jpglarge.DSC08031-1.jpglarge.DSC07988-1.jpglarge.DSC07994-1.jpglarge.DSC07909-1-2.jpg

Espero que gostem!

• Like 4

Muito bonito esse teu plantado, Pedro. Bastante harmonioso. Só não gosto muito da maneira como tens o musgo nos troncos.

Esse catfish é espectacular 😀 dasse bem com os ancistrus? 

Nas fotos tens a calha presa a uma prateleira bem acima do aquário e também apoiada nos vidros. Qual é a versão que mantens agora e porquê?

Muito boas fotos e vídeo!

Ah! O meu cotovelo mandou dizer que tens aí uns focos de BBA 😂

• Like 1

Obrigado pelas palavras Tozé.

O musgo entretanto já preencheu mais e parece me estar melhor agora, também não gosto muito de como estava nessas fotos. O vídeo é mais recente que elas. A BBA vem de há bastante tempo quando ainda tinha outro layout aqui. Este aquário dificilmente teve um historial de "estabilidade".. flutuações de co2, luzes diferentes com horários diferentes, fertilizantes DIY... E a óbvia preguiça e falta de noção de técnicas básicas de manutenção durante muito tempo. Entretanto apenas se manteve pelo hardscape e atualmente está quase só nos troncos .. nem queiras ver quando tinha aquele xisto á esquerda completamente tapado por BBA 😋 Aos poucos vou dando uns tratamentos localizados e há muito tempo que está controlado.

A luz coloco nesses suportes quando faço a manutenção, facilita muito o acesso e continua a iluminar o aquário enquanto trabalho nele. Foram colocadas quando tinha um foco LED para exterior comprado no Aki... Enfim invenções atrás umas das outras 😅

Ah e o catfish é um paz de alma. Adora estar no meio das moitas a quando se faz a manutenção tem de se insistir muito com ele para sair da frente 😁.

• Like 1

Grande apresentação, gostei do vídeo e gosto muito do layout, estás no bom caminho mesmo, esse red lizard é mesmo um espectáculo. 

Vai actualizando. A acompanhar. 

• Like 1

Obrigado Vera!

Vamos ver como desenvolve, agora é maioritariamente esperar que as plantas de background cresçam bem e preencham o aquário. E com sorte a HZ criará as flores azuis fora de água, no canto esquerdo 😁

On 18/03/2019 at 15:14, pedroceriaco.flow disse:

E com sorte a HZ criará as flores azuis fora de água, no canto esquerdo 

Boas Pedro, já tiveste as flores azuis?

E mais novidades?

Também gosto muito desta montagem. muito natural.

Parabéns

E esses lilies estão impec...gabo-te a dedicação.