O meu Aquascape


pedroceriaco.flow

Recommended Posts

Boas a todos!

Gostaria de apresentar o meu aquascape de 60x34x35 cm! É ainda o único scape que mantenho em casa (por falta de espaço principalmente) e foi o aquário que me lançou na aquariofilia (lembro-me apenas vagamente do meu irmão ter uns aquários de guppys quando era muito novo...).
Está a trabalhar desde 2016 sem interrupções, mas viu imensas alterações de layout, de equipamento e foi evoluindo de acordo com o meu conhecimento da aquariofilia e noções de aquascaping. O vidro em si não é nada de especial, foi comprado numa Agriloja nesse ano, em kit com umas luzes terríveis e um filtro interno que claramente não servia para esta litragem. 

No entanto, tem estado fortissimo até hoje, nunca tive problemas de fugas nem nada do género e apesar de há tempos para cá me irritar um pouco o silicone preto ou o rodapé, hoje em dia olho para ele com algum carinho precisamente por ter sido (e continuar a ser) o aquário onde aprendi e vou aprendendo todos os dias.

O aquascaping para mim é a forma mais bonita que encontrei de conciliar a minha formação (Biologia), com um hobby extremamente completo, e gostaria muito de poder utilizar esta arte como forma de consciencialização ambiental para as questões de conservação dos ambientes aquáticos, muito em linha com a "missão" do mestre Amano. 

Juntamente com o @JoaoCandeias.flow (que me ensinou 90% das coisas que sei hoje em relação ao aquascaping) criámos a nossa "marca", para poder então transformar um passatempo em algo profissional e com objectivos alargados. 

(Atenção, por favor não levem este post como tentativa de publicidade, apenas seria impossível não referir o flow. nesta história)

Assim sendo tenho para vocês algumas fotos e um video do estado actual do aquário. Segue também a lista de equipamento:

Aquário: 60x34x35

Iluminação: MasWas 60cm

Filtragem: Hydor Prime 20

CO2: Pressurizado com difusor inline JBL ProFlora Direct

Hardscape: Xistos colectados por mim, e Red Moor Wood

Substrato: Aquario Neo Soil Plant

Fertilização: Tropica Specialized e Premium

Flora:
Background:  Heteranthera zosterifolia; Pogostemon erectus; Nesaea crassicaulis; Eleocharis acicularis mini

Middleground: Anubias (variados tamanhos); Bolbitis heudelotii; Hygrophila pinnatifida; Proserpinaca palustris 'cuba';  Cryptocoryne sp.; Bucephalandra Wavy Leaf, Brownie e Green; Taxiphyllum barbieri; Nymphaea lotus.

Foreground: Pogostemon helferi; Cryptocoryne albida ‘Brown’; Micranthemum "Monte Carlo"; Lilaeopsis brasiliensis; 

Fauna: Um casal de Puntius titteya (Barbo Cherry); 5 Aplocheilichthys normani (Lamp Eye); 3 Hyphessobrycon bentosi; 6 Corydoras sterbai; 1 Rineloricaria sp. (Red Lizard Whiptail Catfish); 3 Ancistrus sp. Alguns Caridina multidentata e Neocaridina "Blue Dream"

Video:



Fotos:


1122952789_large.comaparaao60.jpglarge.DSC07853-13.jpglarge.DSC08023-1.jpglarge.DSC08024-1-2.jpglarge.DSC08031-1.jpglarge.DSC07988-1.jpglarge.DSC07994-1.jpglarge.DSC07909-1-2.jpg


Espero que gostem!


             

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito esse teu plantado, Pedro. Bastante harmonioso. Só não gosto muito da maneira como tens o musgo nos troncos.

Esse catfish é espectacular 😀 dasse bem com os ancistrus? 

Nas fotos tens a calha presa a uma prateleira bem acima do aquário e também apoiada nos vidros. Qual é a versão que mantens agora e porquê?

Muito boas fotos e vídeo!

Ah! O meu cotovelo mandou dizer que tens aí uns focos de BBA 😂

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras Tozé.

O musgo entretanto já preencheu mais e parece me estar melhor agora, também não gosto muito de como estava nessas fotos. O vídeo é mais recente que elas. A BBA vem de há bastante tempo quando ainda tinha outro layout aqui. Este aquário dificilmente teve um historial de "estabilidade".. flutuações de co2, luzes diferentes com horários diferentes, fertilizantes DIY... E a óbvia preguiça e falta de noção de técnicas básicas de manutenção durante muito tempo. Entretanto apenas se manteve pelo hardscape e atualmente está quase só nos troncos .. nem queiras ver quando tinha aquele xisto á esquerda completamente tapado por BBA 😋 Aos poucos vou dando uns tratamentos localizados e há muito tempo que está controlado.

 

A luz coloco nesses suportes quando faço a manutenção, facilita muito o acesso e continua a iluminar o aquário enquanto trabalho nele. Foram colocadas quando tinha um foco LED para exterior comprado no Aki... Enfim invenções atrás umas das outras 😅

Ah e o catfish é um paz de alma. Adora estar no meio das moitas a quando se faz a manutenção tem de se insistir muito com ele para sair da frente 😁.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande apresentação, gostei do vídeo e gosto muito do layout, estás no bom caminho mesmo, esse red lizard é mesmo um espectáculo. 

Vai actualizando. A acompanhar. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vera!

Vamos ver como desenvolve, agora é maioritariamente esperar que as plantas de background cresçam bem e preencham o aquário. E com sorte a HZ criará as flores azuis fora de água, no canto esquerdo 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 18/03/2019 at 15:14, pedroceriaco.flow disse:

E com sorte a HZ criará as flores azuis fora de água, no canto esquerdo 

Boas Pedro, já tiveste as flores azuis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais novidades?

Também gosto muito desta montagem. muito natural.

Parabéns

E esses lilies estão impec...gabo-te a dedicação.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas malta. Sei que custou a fazer um update sobre este aquário mas aqui vão as fotos do seu auge.

Neste momento já está quase desmanchado, apenas a servir de casa para a bicharada que vai entrar no meu mais recent layout, que já está montado e terá também direito a post (mesmo a sair!).

@Tozé Nunes Nunca cheguei a ter as flores da HZ... Entretanto meti umas podas num pseudo wabi-kusa e vamos ver se será lá que surgem.


@Vasco Ferreira As novidades estão nas fotos. Foram tiradas realmente no auge do layout. Pouco depois desta altura já estava com a ideia de criar um novo e este foi deixado de lado. Como estava bastante estabilizado ainda durou muito tempo com este aspecto, mas decidi não me preocupar muito mais até montar o novo, o que levou ao seu natural declínio. Nunca começou a ter algas nem nada do género, apenas cresceu tudo a níveis em que as plantas abaixo estavam com falta de luz e a carpete começou a levantar. O esperado portanto. 

Vou começar a preparar o post do novo layout! 

 

 

large.DSC08412-1.jpglarge.DSC08414-2.jpglarge.DSC08429-1.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.