Identificação de espécie peixe selvagem


heldercosta

Recommended Posts

Oi, preciso de ajuda para identificar uma espécie de peixe muito comum que se reproduz em poços de rega e pequenos lagos na Ilha Da Madeira onde a temperatura da água varia entre os extremos 13 e os 25º. A espécie foi importada para a ilha provavelmente por motivos ornamentais mas voltou ao seu estado selvagem ao ser introduzida na natureza. O preto (com leve tom roxo) e dourado por baixo é a cor mais comum e raramente um ou outro é completamente laranja. Alguns com até 20 cm de comprimento, são peixes que se alimentam dos detritos no fundo. Tenho 5 que foram pescados num poço de rega muito antigo e abandonado. Para poder cuidar melhor dos animais é necessário mais informação e saber qual a espécie e assim fazer pesquisa.
Alguns deles tinham um parasita (pontos brancos) que estou a aguardar a temperatura da água subir para poder eliminar e um deles está inchado num lado e nada inclinado para o outro.
Veja as imagens (a foto dos peixinhos mortos não é minha mas ajuda a identificar a espécie!)
https://www.dropbox.com/sh/rulca25pq1yzu6m/AABz3h2MXDYOyD2FHKU7zNFNa?dl=0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas heldercosta

Na primeira  foto os dourados a mim me pareceu um peixe que há anos muitos anos traz havia em Portugal,acho ate que são originais da Península  Ibérica  parte sul,que neste momento estão em vias de instinção,na giria do povo chamava-se Pimpão,agora foi como te disse parece-me nada certo,dá uma pesquisa pelo nome de Pimpão pode ser que chegues alguma conclusão.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas heldercosta

Na primeira  foto os dourados a mim me pareceu um peixe que há anos muitos anos traz havia em Portugal,acho ate que são originais da Península  Ibérica  parte sul,que neste momento estão em vias de instinção,na giria do povo chamava-se Pimpão,agora foi como te disse parece-me nada certo,dá uma pesquisa pelo nome de Pimpão pode ser que chegues alguma conclusão.

Cumprimentos 

 

Olá, obrigado desde já pela sua resposta!
O pimpão comum (Carassius carassius) e o pimpão cinzento (Carassius gibelio) são muito parecidos mas ambos têm coloração prateada ou dourada e não preta azulada sólida e têm o corpo demasiado alongado na vertical. O mais parecido é com um peixe-dourado cometa / kinguio comum (Carassius auratus) mas um cometa com coloração preta é extremamente raro, que é semelhante à de um telescópio.
Os kinguio foram uma espécie geneticamente criada pelo homem através do pimpão que têm uma tendência para procriar animais de cor amarela ou laranja e depois de terem sofrido vária mutações ornamentais na Ásia pela preferência por estas cores claras foram domesticados e introduzidos em Portugal em 1611 e daí para o resto do mundo.
O peixe-dourado/kinguio se voltar ao estado selvagem volta à coloração dourada ou prateada como o pimpão.
Os peixes que tenho estavam no seu estado selvagem e não são prateados ou dourados.
É capaz de esta ser uma sub-espécie centenária única proveniente do pimpão que sofreu mutações devido ao clima Madeirense, como a lagartixa da Madeira por exemplo, entre outras espécies de animais e plantas. Se assim for, é mais uma rica descoberta.

Editado por heldercosta
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Já vi que pesquisastes e bem,a partir deste ponto já não sei-te dizer mais,mas como tu dizes quiçá esta ai uma espécie nova na natureza.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais