Ajuda - construir o meu novo aquário


Ricky Gomes

Recommended Posts

há 21 minutos, edmendes disse:

Depende dos peixes de água quente que queres ter. Escolhe e vê a ficha técnica de cada um. Qual a temperatura que eles gostam, e se são compatíveis uns com os outros... Assim com deves ver o pH e dureza em que se enquadram.

Os peixes de água fria, conseguem-se adaptar a água quente, mas não é o ideal. O melhor mesmo será conseguires vender, dar, trocar ou doar os teus de água fria, e meteres só peixes de água quente.


Cumprimentos,
Edgar Mendes
 

Estava a pensar em corys, em cardinais e em limpa vidros n sei o bome xD manteria a agua a 25 graus. Agora o ph e o gh é que nao sei. Tenho de ir ver 1 antes de os comprar. 

Ja agora, o que me recomendas? Que peixes conheces que sao parecidos em termos de ph e gh? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses são devem ter pH baixo por volta dos 6,5.
Procura na NET que há muita info.. ou saca da play store a app AQUA-INFO.

Dou-te um exemplo de "fácil" manutenção:
- 5 Corydoras
- 2 Comedores de Algas (Crossocheilus Siamensis)
- 2 Limpa Vidros (Otocintus)
- 10 Neons
- 4 Platys (1 macho e 3 fêmeas)

Ficas com uma boa fauna, que vivem bem e em harmonia.

E volto a dizer para "livrares" dos peixes de água fria.

E colocas a água a 27°C... Que é o mais indicado para esta fauna. 25°C é uma temperatura baixa para eles...


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora. Os platys reproduzem se rapido ou nem por isso? O aquario vai ser de 105l e nao queria sobrelotar. Futuramente daqui a 1 ano.. 1 ano e meio tou a pensar adquirir um de 200 e ai ja nao me 'importo' com a reprodução 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Ja agora. Os platys reproduzem se rapido ou nem por isso? 


Sim, os Platys são de fácil reprodução. Mas a sobrevivência dos alevins depende se têm locais (muita flora e esconderijos) para se protegerem. Caso não haja, e mesmo havendo, a natureza irá fazendo o seu trabalho... Não te preocupes já com isso.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




Bem o meu projecto será: 1 kit aquário de 105L na loja Aquapicanço aqui em Faro. O senhor da loja disse-me que o aquário já traz o equipamento necessário, disse-me ainda que o filtro que vem no kit é praticamente o valor do aquario, só que é interno.


Descreve aqui os equipamentos do KIT, E valores.
Para te podermos ajudar... Pois maior parte das vezes esses KITs iniciais são um engano...


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, edmendes disse:


 

 


Descreve aqui os equipamentos do KIT, E valores.
Para te podermos ajudar... Pois maior parte das vezes esses KITs iniciais são um engano...


Cumprimentos,
Edgar Mendes
 

 

Eu nao se decor. So indo ha loja. E em principio so sexta feira dia 29 ou segunda feira dia 1. Que é quando recebo o ordenado xD 

Quando comprar eu descrevo aqui o material e depois das me a tua opiniao se é necessario algum upgrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, edmendes disse:


 

 


Sim, os Platys são de fácil reprodução. Mas a sobrevivência dos alevins depende se têm locais (muita flora e esconderijos) para se protegerem. Caso não haja, e mesmo havendo, a natureza irá fazendo o seu trabalho... Não te preocupes já com isso.


Cumprimentos,
Edgar Mendes
 

 

Que flora é mais apropriada? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky Gomes

Eu num poste mais a cima disse-te para montares todo o aquário com tudo menos os peixes,isso porque tinhas que fazer o ciclo do azoto,mas pelos visto tu lestes mas na diagonal,voltastes a perguntares o que não leste com atenção.

Desistires de colocares plantas no aquário,sendo as plantas uma mais valia para o aquário e ate peixes,acho que a tua pressa de teres o aquário com peixes te esta a toldar as ideias.

Ter peixes de água fria em água quente como tu queres colocar,e aqui ate já te disseram que não fazia mal,mal a quem a ti ou aos peixes,coitados sempre as vitimas de experiências,ficas a saber que peixes de água fria em água quente o metabolismo dos mesmo e muito grande,e eles disparam o crescimento e o tempo de vida fica mais curto.

Com certeza já lestes por aqui que Kites de aquários e estar a gastar dinheiro por duas ou três vezes,mas aqui e como o outro o dinheiro e teu,só tu tens direito a fazer dele o que queres,agora acho que saberes que vais gastar o mesmo dinheiro,sabendo que mais tarde,ou mais sedo gastas a dobrar,e ser um pouco masoquista.

Também acho que com tanta presa com que esta de ver o aquário com peixes,vai sair borrada para os peixes,e para a tua carteira,neste hobby a paciência e a calma em doze,ajuda e muito,essa ajuda parece que estas a desperdiçares.

Cumprimentos      :default_jcb_question:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Ricky Gomes

Eu num poste mais a cima disse-te para montares todo o aquário com tudo menos os peixes,isso porque tinhas que fazer o ciclo do azoto,mas pelos visto tu lestes mas na diagonal,voltastes a perguntares o que não leste com atenção.

Desistires de colocares plantas no aquário,sendo as plantas uma mais valia para o aquário e ate peixes,acho que a tua pressa de teres o aquário com peixes te esta a toldar as ideias.

Ter peixes de água fria em água quente como tu queres colocar,e aqui ate já te disseram que não fazia mal,mal a quem a ti ou aos peixes,coitados sempre as vitimas de experiências,ficas a saber que peixes de água fria em água quente o metabolismo dos mesmo e muito grande,e eles disparam o crescimento e o tempo de vida fica mais curto.

Com certeza já lestes por aqui que Kites de aquários e estar a gastar dinheiro por duas ou três vezes,mas aqui e como o outro o dinheiro e teu,só tu tens direito a fazer dele o que queres,agora acho que saberes que vais gastar o mesmo dinheiro,sabendo que mais tarde,ou mais sedo gastas a dobrar,e ser um pouco masoquista.

Também acho que com tanta presa com que esta de ver o aquário com peixes,vai sair borrada para os peixes,e para a tua carteira,neste hobby a paciência e a calma em doze,ajuda e muito,essa ajuda parece que estas a desperdiçares.

Cumprimentos      :default_jcb_question:

Boa noite Alvaro. 1° eu li os posts todoa com atenção. Eu percebi que o ciclo se fazia sem os peixes. O que entendi mal era que eu pensava  que so se cumpria o ciclo se quisessemos 1 aquario plantado. Mas eu acabei por perceber e vou respeitar o ciclo de inicio ao fim. 2° amanha eu vou á loja ver realmente o que o kit tras sem eu o comprar primeiro vou postar aqui para saber opinioes. Caso nao seja o suficiente é claro que eu vos escutarei e comprarei tudo á unidade. Para nao gastar dinheiro 2x.

Irei plantar o aquario so precisava de saber que plantas usar nele, queria umas de facil manutenção que nao necessitassem de co2, o substrato fertil posso comprar agora o co2 talvez so mais para a frente ou so se me mostrarem algum equipamento low cost é que comprarei por agora. 

Em relação aos peixes de agua fria ainda estou a ponderar, nao sei o que fazer com eles tenho de ver bem isso. Porque entendo que nao seja o melhor para eles e o mais provavelbé deixar eles no aquario actual sem irem para o novo.

Eu vou ter paciencia mas infelizmente como sou novo nestas andanças houve coisas que nao tinha entendido bem á primeira e que agora felizmente entendi antes de comecar o novo projecto.

Nao dispenso a ajuda qur me estão a fornecer obvio. Se nao, nao adiantava nada eu vir aqui pedir. 

Irei cumprir os parâmetros todos. E com calma e paciencia sem por em risco a vida deles.

Amanhã vou ha loja ver o kit e apontar tudo no telemovel e irei postar aqui para saber opinioes. Caso nao seja um bom kit entao comprarei tudo separado. 

Sei que o que você disse nao foi por mal, pelo contrario, e eu agradeço a ajuda de todos mesmo!

Bem, vou trabalhar. Eheh amanha postarei aqui o kit

Abraço a todos 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Ricky Gomes

Agora sim estou a gostar do teu raciocínio,um gajo quando esta a tentar ajudar e para evitarem de gastar dinheiro em vão,em geral os Kit são fracos,primeiro porque trazem filtros internos as chamadas BioBox,que são muito fracos,em questão há luz como e para plantas de baixa manutenção ate talvez dei.mas com o tempo se tudo começares a quer plantas de media ou alta manutenção vais verificares que também não são grande coisa.

Uma vez que não vais colocares substratos ricos,então plantas de baixa manutenção podes colocares e há muitas e são também bonitas,a sim como musgos,olha musgos tens o de Java,tens o Weeping o Flame o Pelia e o Fissidens há e tensas bolas de Cladophora isto não e musgo mas sim alga,de plantas tens Fetos Microsorum Pteropus "Petit" tens Anubias varias umas Anubias nana "Petite" e outas,e tens Bucephalandras muitas coisa,as Anubias os fetos e os musgos não são para plantares no solo,mas sim serem atadas a troncos rochas e pedras.

Vê aqui mais plantas que podes ter de baixa manutenção, https://tropica.com/da/planter/  como vez podes ter um aquário plantado e ficar bonito.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Alvaro Silva disse:

Boa noite Ricky Gomes

Agora sim estou a gostar do teu raciocínio,um gajo quando esta a tentar ajudar e para evitarem de gastar dinheiro em vão,em geral os Kit são fracos,primeiro porque trazem filtros internos as chamadas BioBox,que são muito fracos,em questão há luz como e para plantas de baixa manutenção ate talvez dei.mas com o tempo se tudo começares a quer plantas de media ou alta manutenção vais verificares que também não são grande coisa.

Uma vez que não vais colocares substratos ricos,então plantas de baixa manutenção podes colocares e há muitas e são também bonitas,a sim como musgos,olha musgos tens o de Java,tens o Weeping o Flame o Pelia e o Fissidens há e tensas bolas de Cladophora isto não e musgo mas sim alga,de plantas tens Fetos Microsorum Pteropus "Petit" tens Anubias varias umas Anubias nana "Petite" e outas,e tens Bucephalandras muitas coisa,as Anubias os fetos e os musgos não são para plantares no solo,mas sim serem atadas a troncos rochas e pedras.

Vê aqui mais plantas que podes ter de baixa manutenção, https://tropica.com/da/planter/  como vez podes ter um aquário plantado e ficar bonito.

Cumprimentos 

Obrigado mais uma vez 🙂

sim vou dar uma olhada no site 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Depois de ler o tópico acho que estás a ser bem acompanhado e com boas sugestões para o novo aquário.

Mas fiquei preocupado com uma coisa que não posso deixar de questionar. Dizes que tens 5 goldfish e vais manter num aquário antigo e pelo que percebo é bastante mais pequeno que este novo de 100 litros certo? Qual a dimensão desse aquário?

Se pesquisares um pouco sobre esses peixes vais ver que um de 100 litros como queres mal dá para 1 goldfish por isso um mais pequeno não dá de certeza para 5 deles. Para manteres 5 goldfish com boa qualidade de vida para eles precisavas de um aquário com cerca de 300 litros e um filtro externo muito potente. 

Com isto quero dizer que devias arranjar alguém com um lago daqueles nos jardins para os colocar. Pois eles num aquário pequeno não vão viver vão sobreviver. E peixes desses que deviam durar mais de 10 ou 15 anos depois não duram metade do tempo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/03/2019 at 09:17, Bruno Carneir disse:

Boas. 

Depois de ler o tópico acho que estás a ser bem acompanhado e com boas sugestões para o novo aquário.

Mas fiquei preocupado com uma coisa que não posso deixar de questionar. Dizes que tens 5 goldfish e vais manter num aquário antigo e pelo que percebo é bastante mais pequeno que este novo de 100 litros certo? Qual a dimensão desse aquário?

Se pesquisares um pouco sobre esses peixes vais ver que um de 100 litros como queres mal dá para 1 goldfish por isso um mais pequeno não dá de certeza para 5 deles. Para manteres 5 goldfish com boa qualidade de vida para eles precisavas de um aquário com cerca de 300 litros e um filtro externo muito potente. 

Com isto quero dizer que devias arranjar alguém com um lago daqueles nos jardins para os colocar. Pois eles num aquário pequeno não vão viver vão sobreviver. E peixes desses que deviam durar mais de 10 ou 15 anos depois não duram metade do tempo. 

Boas Bruno. Sim vou doar para um lago. Infelizmente quando os adquiri eu nao me informei ate que tamanho cresciam e na loja tambem nao se preocuparam em informar nem detalhar as condições.  Enfim.. aprendendo com os erros. Vou postar aqui na 2 feira o kit de aquario que vou comprar e depois vejam se precisa de alguma melhoria. Filtro de certeza... eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky Gomes 

Quando responderes a um tópico carrega em baixo onde diz ( responder a este tópico) e não cites cada vez que queres responderes ou perguntar alguma coisa.

Estares sempre a citares carregas muito o post,e o Fórum torna-se mais pesado.

Cumprimentos    

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos. Ja adquiri o novo aquario ha 1 semana no qual se encontra ligado a fazer o ciclo de azoto. 

Aquario de 105 litros. 75x35x42,5 se nao estou em erro.

Lampada led de 18w e vou comprar outra mas de 35w. A tampa tem o encaixe para as 2.

Filtro interno que faz 540l/h. Vou adquirir um externo da Fluval o modelo 106 ou 206. Sei que é um que faz 550 ou 650 l/h

Termostato de 100w

Tem areao e tem substrato fertil

Substrato esta so colocado mais a um canto e a fugir para o meio. Onde eu vou querer a plantação. 

Que me sugerem de plantas que nao necessitem de co2?

A iluminacao de 18w mais a de 35w é suficiente? Ou so a de 18 ou so a de 35 serao suficientes?

Os peixes que gostava de adquirir sao:

5 corydoras

6 tetra cardinal

4 guppies

4 platys

4 rasbora galaxy

1 limpa vidros acho que se chama ancistrus sp anao 

O aquario chega para eles? Será populacao a mais ou suficiente para o aquario em questao?

O que me aconselham? 

Nao vou comprar nenhum enquanto o ciclo nao tiver completo. E sei que vou acrescentando aos poucos mesmo depois do ciclo estar completo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Espera por gente mais sábia do que eu, mas assim rapidamente posso-te dizer que se ainda não compraste, aproveita e compra um filtro de 900l/h... Pois 650 rapidamente te vai ficar curto.

Quanto á fauna, por experiência própria não misturava Platys com Guppys... Já tive e era turra atrás de turra!
E são duas espécies de muito fácil reprodução.... Vais ter criação atrás de criação!
Aconselhava os Platys, pois os Guppys são mais sensíveis...

Mas como te disse espera por mais comentários.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Edgar. Para um aquario de 105 litros é mesmo necessario um filtronde 900 l/h? O de 550 l/h nao sera mais que suficiente? So tenho receio que o de 900 possa ter um caudal muito elevado e stressar os peixes. Ou isso nao acontece? So pergunto nao por duvidar de ti mas por eu nao entender muito bem a coisa. Que me aconselhas? Que marca? Em relacao qualidade preço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky Gomes

O caudal nunca e elevado por uma simples questão,se tu comprares um filtro que te faça os 900l hora,esse filtro faz isso mas em vazio e um calculo dos fabricantes,ora depois do filtro estar cheio com esponjas e com cerâmicas o mesmo filtro baixa logo de 900l hora para 500 ou 600l hora.ora logo aqui esse caudal que tu dizes ter receio deixa de fazer-te sentido,percebes?

Não tenhas receio de comprares um filtro que faça muitos litros hora,só tens a ganhar e os peixes,se bem que a tua carteira possa queixar-se,mas val sempre a pena um bom filtro num aquário.

Sobre marcas tens tantas e boas que e só fazeres uma pesquisa na net e vais ver muitos,mas escolhe filtros que tenham representação em Portugal.

Cumprimentos  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Sr Alvaro! Estou sempre aprender, fantastico! :D

Sim não irei ter receio, vou adquirir 1, fala em representantes em Portugal como a eheim? Fluval? JBL? Tetra? Pelo menos sao os mais "conhecidos". Irei ver bem, vou procurar um com caudal de 900 para ficar com 500/600 como voce disse. Muito obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em relação a Fluval reparei que andavas a referir os da série 6 (106, 206, 306, 406...). Mas se optares por esta marca procura lojas que tenha os série 7 para venda. Saíram a muito pouco tempo para o mercado e a diferença de preço para os série 6 mais vale optares pelos série 7 que são mais evoluídos (ex.: 306  vs 307 estão praticamente ao mesmo preço).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ricky Gomes Se precisares tenho um Fluval 306, NOVO. Entra em contacto comigo se tiveres interesse. 
Sobre a tua questão das plantas, todas as plantas precisam de CO2, umas mais que outras mas todas precisam.
Plantas de dificuldade baixa: anúbias, cryptocoryne
wendtii, echinodorus ('Barthii'), fetos de java, valisneria também são fáceis. 
Com uma fertilização líquida consegues.

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.