Recomeçar Aquário


MarcoRelvas

Recommended Posts

Boas.

Tenho um aquário 80x30x40 montado praticamente a 14meses e dura te 13meses tudo bem. No último mes por erro meu deitei tudo por água  a baixo. Como? Simples. Adquirir 2 guppys de uma loja não muito cotada. Embora tenha tido em atenção a factores como peixes mortos e muito parados nos aquários, e escolhido os mais ativos,  a meu ver adquirir peixes doentes na mesma. Durante 2 semanas tudo bem, na 3 semana os 2 guppys que adquirir  simultaneamente comecam a ficar mais parados e escondidos....pior que isso os peixes que ja la andavam comecaram a ficar com os mesmos sintomas....1 semana depois ja tinha tirado os 2 guppys e mais 12 peixeis mortos e nao ficou por aqui neste ultimo mês  de cerca de 30 peixes que tinha ( guppys, neons, platys, zebras) restam me 7.... nada foi alterado ou adicionado no aquário  dai suspeitar que foram estes 2 meninos que me deram cabo disto....mas o que já está já está.... agora ha que recomecar e aprender.... e por isso é que preciso de ajuda.... vou aproveitar e remodelar o aquário....

O setup de momento é:

-Aquário 96l brutos

-termostato 150w mariana

- calha flurescente  15w

-  filtro externo aquanova 600 - sim sei que nao é o melhor mas mas era o que se conseguia arranjar. 

- algumas plantas artificiais 

-areia da praia - devidamente lavada e desinfetada

Tenho um outro aquario de 54l onde tenho uma tartaruga mas como ela ainda ta em modo hibernação  vai ter que emprestar a casa  e vou la colocar os peixes que me sobram.

-A questao é como vou desinfetar o aquario?

-Vou encher o aquario de 54l com a agua do de 96l...o ke faço com a agua que sobra? Aproveito e deito fora? 

-Uso lixivia ou água oxigenada para desinfetar? Qual a melhor maneira de o fazer?

- vou subtituir o substrato e como tal parte das bacterias vão à vida devo refazer o ciclo na totalidade?

- o que devo fazer com o filtro externo? Desinfeto também  ou deixo estar? Devo desligar o filtro para fazer a remodelação ? 

 

Obrigado

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MarcoRelvas 

Se bem compreendi vais desmanchar o aquário 80x30x40cm,certo?bom seija como for,se vais montar o aquário,e queres limpar o mesmo,podes usar vinagre para a limpeza do mesmo, mas para não perderes as bactérias do filtro vais fazer o seguinte,numa caixa de plástico daquelas que se vende ate nas lojas dos Chineses,e não são caras,compras uma que leves uns 50 ou mais litros,colocas lá a água que tiras do aquário já maturado,com os peixes,e o filtro a trabalhar sempre como se num aquário se tratasse,colocas lá o termo para a água não arrefecer,tenta aproveitar o máximo de água que poderes,depois desmontas o aquário,e fazes o que tens a fazer,quando for para montares novamente já sabes e o inverso dos passos que fizestes.

Agora que vais montar o aquário de novo,podes colocares plantas verdadeiras de baixa manutenção que te vão ajudar e muito na biologia do aquário.

Voltando ao aquário,se fizeres como eu te disse não vais ter que fazer novamente o ciclo do azoto,no final de teres montado o aquário,se faltar água e colocares água que tenha ficado em descanso de um dia para o outro,e como se tivesses feito uma TPA um pouco maior.

Boa sorte.

Cumprimentos    

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Obrigado pela resposta por acaso é de facto uma boa ideia....mas o facto de ir substituir o substrato não me vai retirar bacterias em demasia? Nao vai comprometer a estabilidade do aquário?

Relativamente os peixes que medidas preventivas deveria ter agora... nao queria voltar a introduzi los sem ter a certeza que estao bem de saude

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MarcoRelvas

(.mas o facto de ir substituir o substrato não me vai retirar bacterias em demasia?)  Claro que vais perder bacterias mas tens o filtro que se nunca parar de trabalhar também estão,por isso e que eu te disse para colocares o filtro a trabalhar na caixa, não vai comprometer em nada se fizeres as coisa como deve ser.

Se viste como os peixes se comportavam antes de morrerem,se eles tinham algo nas escamas ou nas barbatanas,ou outros sintomas,vê aqui o que pode ser,e sobre isso actuar.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu, na minha opinião, ficaria com o minimo de água do filtro possivel. Isto porque os sintomas que descreves (parados e escondidos) parecem-me muito abstratos e na eventualidade de ser algum organismo que se propage na agua, o mesmo pode ainda permanecer na água...  Ao transferires os peixes para o novo aquário, verifica se alteram o seu comportamento.

Já agora quais os peixes que tens no aquário, não poderá ser um que seja dominante sobre os restantes e cause o comportamento de se esconder?

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.