GiveRiver


edmendes

Recommended Posts

Bom dia a todos!

Vou fazer aqui a apresentação do meu aquário, e centralizar toda a minha informação aqui neste post, conforme me indicaram.

 

 

 

 

Setup - Aquário de água doce

1 - Nome do Aquário

GiveRiver

2 - Data da montagem

16/01/2019

 

3 - Dimensões do aquário

116 x 36,5 x 60

3.1 - Volumes

254L Brutos e 200L Úteis

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro JBL CristalProfi e901

4.2 - Termostato

Eheim 300W

4.3 - Iluminação/Foto-período

1x Florescente T5 45W (Branca) Aquatlantis

1x Florescente T5 45W (Amarela) Aquatlantis

240 LEDs 4000k (32w)

240 LEDs 6000k (32w)

Ligadas 9H/dia (das 15H às 24H)

4.4 - Sistema de CO2

Sistema Caseiro

4.5 - Outro equipamentos adicionais

Bomba de Ar Sera (a trabalhar durante a noite, para compensar o facto de o CO2 caseiro não desligar)

 

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil

Sera FloraDepot (7KG)

5.2 - Substrato inerte

Areão Preto 4-6mm (10KG)

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)

Pedras Vulcânicas e Troncos Red Moor Wood

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

Liquida: Dajana ProFlor - 10 em 10 dias

 

7 - Fauna

 

  • 10 Tetra Neons
  • 10 Neons Negros
  • 5 Platys Fêmea
  • 3 Platys Macho
  • 5 Corydoras
  • 1 Plecostomus
  • 1 Limpa Vidros
  • 2 Collies
 

8 - Flora   

 

  • Limnophila Sessiliflora
  • Ludwigia Repens
  • Lilaeopsis Novea-Zealandia
  • Helianthium Tenellum Green
  • Stringy Moss (Musgo de Java)
  • Anubia Barteri
  • Echinodorus Palaefolius
  • Lindernia Rotundifolia
  • Lobelia Cardinalis Mini
  • Marimo
   

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água

pH: 6.4

gH: 6

kH: 6

NO2: 0

NO3: 10

Temperatura: 28ºC

9.2 - Frequência das TPA's

1x/semana 15% (30L)

1x/mês 30% (60L)  

 

10 - Fotos

 749680da2a2c9db8e9a0223bbcaa2c4a.jpg&key=0fa27a79ea0e3a2324fc6a3ec12a01dd265d2081f92fc581cc319e4133f8a87b

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal!

 

Tenho 2 dúvidas:

- Tenho o difusor do CO2 junto ao fundo do aquário e por baixo do outflow. Está correcto neste local?

 

- Tenho um bico de pato no outflow, inclinado ligeiramente para cima para fazer agitação na superfície.

Mas estou em dúvida é é suficiente ou não.... Pois do lado esquerdo (onde está o outflow) existe boa agitação, mas do lado direito não há nada... E a superfície fica parada...

 

Lado Esquerdo

903f030aa3cc156c01ca5b74d3708a8a.jpg&key=02b4751eb8811a968a004ad0a51f59f122c1d02709cf5c4c86662d48c3d18176

 

Lado Direito

2e037b542d42034580b98ddaf016172d.jpg&key=301fad444c44e2fab4843f6b183838b97871b5f600ca7b1ee9e57d5a5bfc5bf3

 

Está bem assim ou devo fazer alguma alteração?

 

E aproveito o tema para dizer que quando faço a alimentação da fauna desligo o filtro para que a superfície fique calma e eles possam comer descansadamente. Faço bem? Ou não devo desligar?

 

Obrigado desde já pela ajuda!

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não te sei responder as dúvidas todas por isso espera por outras opiniões.

Em relação a agitação da água da superfície acho que o ideal seria ter toda a superfície com agitação, pois assim conseguirias "oxigenar" mais a água. Acho que um "bico de pato" é utilizado normalmente para reduzir a força de saída da água por isso talvez por isso não consigas uma agitação em toda a superfície. Mas considerando o filtro que tens e o aquário ter mais de 1 metro de comprimento acho difícil conseguires agitação em toda a superfície. 

No meu caso tenho um aquário com 1 metro de comprimento e só consigo agitação em toda a superfície porque estou a usar 2 filtros Fluval 406.

 

Em relação a alimentação e filtro estou com problema similar. Inicialmente fazia como estas a fazer, mas disseram-me que assim ia reduzir consideravelmente o tempo de vida útil dos filtros. Pois esta-se a ligar e desligar todos os dias 2 vezes. O que faço agora é quando vou dar de comer fechar um pouco a torneira de saída do filtro para reduzir o caudal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho sistema de CO2 pressurizado acabado de chegar!

Agora surgiram-me mais dúvidas! Lol

 

- O difusor onde o coloco? Por baixo do outflow, de maneira a haver mais dispersão?

- Tenho uma bomba de ar, devo desliga-la? Ou é bom te-la em funcionamento? 24h?

 

 

Aproveito também para questionar sobre o meu círculo de filtragem.

O Álvaro indicou-me que deveria ter o out e inflow juntos, de forma a que a água fizesse um círculo completo ao aqua... Para para isso tenho de meter o inflow a sugar por cima do monte que tenho do lado esquerdo. (em quanto que neste momento está do lado direito, e junto ao areão).

Mantenho como tenho, ou mudo tudo para o lado esquerdo? Mesmo que o inflow tenho que ficar mais subido que toda a grande parte do fundo do aqua?

 

CIRCUITO ACTUAL

920400f578676136a588b1acf7fda30b.jpg

 

CIRCUITO POSSÍVEL

9b3d4fee472f845f9b1e7c4466997fdb.jpg

 

Fico a aguardar respostas. Obrigado pessoal

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento acho que o problema maior que tens é o filtro, biologicamente até pode ser o suficiente, mas a falta de circulação vai dar origem a vários problemas. O co2 dificilmente vai ser bem distribuído, bem como os nutrientes que venhas a colocar. A bomba de ar, se gostas podes deixar, mal não faz, o melhor é deixares ligado a um temporizador para que ligue durante a noite, por exemplo, para não te dissipar o co2 que injectas. Neste momento, podes ir ao chinês e arranjas uma bomba de circulação por talvez 15 euros e aumentas a circulação, dispersão de co2, oxigenação...
Deixa o bico de pato, aumenta a pressão à saída e aumenta o movimento.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Inácio

 

 

 

Neste momento acho que o problema maior que tens é o filtro

Porque dizes isso? O meu e901 não é bom/suficiente?

Faz 4x a minha litragem por hora (em vazio, claro).

 

 

A bomba de ar, se gostas podes deixar, mal não faz, o melhor é deixares ligado a um temporizador para que ligue durante a noite, por exemplo, para não te dissipar o co2 que injectas.
Não é que goste dela. Apenas uso para ajudar às trocas da tona da água. Estou a pensar bem ou mal?

E o CO2 vai passar a ficar desligado de noite, pois já tenho pressurizado com Solanoide ligado ao relógio da iluminária.

 

 

O que achas deste Layout? Achas que ficaria a ganhar com o circuito desta maneira?

57516302cbb22b185e744986bbdac601.jpg&key=841c33fb12f7252568253d8415b21017da61ebcdeadf661ab30f9bab4f83e933

Mesmo com o out um pouco mais subido... devido á elevação ali existente?

 

 

Ainda tenho também a possibilidade de usar um Skimmer. Iria ajudar?

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar podes continuar a usar, eu por exemplo não gosto xe ver a coluna de bolhas a subir, são gostos. Efectivamente, a bomba de ar é útil para promover a troca gasosa à superfície. Se não te está a influenciar negativamente o nível de co2 podes deixar sempre ligado.

 

O filtro é excelente, mas na minha opinião para um aquário de não mais de 100 lts. O caudal real, limpo é de cerca de 450 litros, que baixa num instante.

 

O layout está bom, mas notas que as bolhas estão a ser empurradas pela circulação assim tão longe do outflow ( bico de pato)? Se estiver, óptimo.

 

O skimmer para mim tornou-se obrigatório, a superfície sempre limpa é óptima para as trocas gasosas e para não impedir a entrada de luz. Além de que o skimmer cria sempre uma ondulação na superfície que eu acho espectacular.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não gosto de ver a coluna de bolhas...
Vou experimentar ter o CO2 durante o dia, e bomba de ar durante a noite. Ver no que dá.

E o difusor por baixo do bico de pato, parece-me funcionar bem, devido á pressão que ali existe.
As bolhas nem chegam á superfície, e dispersam muito.
Acho que vou manter o difusor no mesmo sítio então.


Continuo só com a dúvida de que se o inflow estiver na elevação, irá manter o mesmo funcionamento que que se estivesse mesmo junto ao areão...


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edegar

Sim,continuo a dizer o que disse o inflow e o outflow juntos no mesmo lado,e também acho que o bico de pato não tem tanta força para que a água faça todo o circuito do aquário,mas e a minha opinião,se de facto tivesses circulação demais então o bico de pato abranda essa circulação.

Não vejo mal algum em teres inflow um pouco mais alto,continuo a dizer e a minha opinião,haverá outras talvez tão ou mais valiosas.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião Álvaro. Irei experimentar meter o Inflow do lado esquerdo então.


se de facto tivesses circulação demais então o bico de pato abranda essa circulação.

Agora fiquei confuso. Lol
Então o bico de pato corta pressão? Eu pensava que era precisamente o contrário...




Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso Flauta, porque a minha parece mesmo uma flauta!

Está sempre a "assobiar"...

 

 

E aproveito para questionar:

Devo desligar o filtro para alimentar a fauna?

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, não li o tópico todo. Antes do bico de pato usaste ou pensaste usar flauta?

Se usares o bico de pato na ponta do outflow em vez de não usares, irá reduzir um pouco o caudal mas aumenta a pressão de saída, e acredito que a redução também não será muita.

 

Esse bico de pato inclinado para cima é que talvez te faça perder um pouco de circulação visto que ao bater na superfície perde um pouco da energia.

 

Nunca usei flauta o tempo suficiente para ter uma boa opinião, mas ao que parece, em plantados, quase não se usa, e num aquário desse tamanho, com esse filtro, terias que colocar na lateral, tenho dúvidas que criasse circulação suficiente. Espera por mais opiniões.

 

Edit : por algum motivo o tapatalk levou uns minutos para enviar a resposta e entretanto respondeste tu.......

 

Não desligues, eles ate gostam de ir atrás da comida, vais ver, e simula de certeza um pouco mais o que acontece na natureza

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Inácio Sanches disse:

O skimmer para mim tornou-se obrigatório, a superfície sempre limpa é óptima para as trocas gasosas e para não impedir a entrada de luz. Além de que o skimmer cria sempre uma ondulação na superfície que eu acho espectacular.

Também arranjei um skimmer e estava bem contente com as funcionalidades dele até 2 guppys me meterem desaparecido e fui encontra-los dentro do skimmer 😐😐  Nâo sei como foram lá parar, aquilo não tem assim tanta força que os puxe.. (é um Eheim 350). Por enquanto retirei-o mas a superfície estava impecável enquanto usei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



2 guppys me meterem desaparecido e fui encontra-los dentro do skimmer


Os Guppys têm o vício de mandar uns saltos fora de água... Poderão ter entrado por cima


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal.

Como sabem este aquário foi o meu segundo projecto neste mundo...
Sendo que o primeiro foi apenas para iniciar, e este para aprofundar conhecimentos.

Já tenho algumas noções, mas sei que ainda tenho muito para ver e aprender...

O que eu quero neste momento, e uma ajuda da vossa parte, quero redesenhar o meu layout...

Pois o querer adquirir conhecimento sobre tudo ao mesmo tempo, levou a que tenha metido tudo e mais alguma coisa para dentro do aqua...
Incluindo fauna incompatível e etc (conforme foram acompanhando e ajudando).

Agora que me sinto mais confortável e com algum conhecimento mínimo de como as coisas funcionam, olho para o meu aquário e não vejo uma paisagem bonita e harmoniosa...
E como é óbvio quero contornar isso!
O objetivo neste momento é fazer as devidas modificações, MAS sem fazer alterações profundas!
Vou deixar foto geral do aqua, e fotos de pormenores.

E quero que me ajudem e dêem ideias do que eu possa fazer, mas relembro que não não quero mexer em pedras estruturais e etc... Como por exemplo a lateral esquerda, que tem um monte rodeado de rochas. Nesse local não quero mexer pois é onde as minhas Collies se sentem bem e com muitos esconderijos criados.

Quero que me dêem ideias para tornar o landscape harmonioso, assim como a flora.

O que deva remover, trocar ou adicionar.

Obrigado desde já malta!
45e239e24eac978b030d7de5752bdee3.jpgde786a3bb8c7da2e3de59935c7dfe42a.jpg9d30fa4f6a76d9e82bf35ae7409e4034.jpg470d19892cc9f37b0e86ea610c901a7f.jpg757d4f1fcbe49ee96c0a5882906d2240.jpgfb63f57d22086a6c09a68e1f0fd32fcb.jpgdd78baa8634399d7d049d6af0e8e3115.jpg128b4e741e571b6ad771ddba2f2bae97.jpg


Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acho que esteja mal! E se o sistema está saúdavel não convém mexer muito! Podes por exemplo colocar mais umas plantas seja no solo seja agarrado aos troncos.

On 14/03/2019 at 23:12, edmendes disse:

Devo desligar o filtro para alimentar a fauna?

Não! Só em casos extremos de muita circulação que impeça os peixes de conseguir apanhar a alimentação atempadamente.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites.
Hoje fiz a tal mudança do inflow para o lado esquerdo, fincado entrado mesmo lado que o outflow.
Vamos ver como se comporta

Fiz um poda grande á moita de Limnophila Sessiliflora.
O raio da planta cresce a um ritmo alucinante!
E aproveitei os melhores cortes para replantar no canto traseiro esquerdo.
Aí está o termostato, que provavelmente irá fica tapado e rodeado de Limnophila Sessiliflora. Acham que haverá problemas nisso?

Ficam umas fotos do estado actual.
d16f000a92b0072a5b51c940ebdbe6be.jpg6e79a8a069ebde51bfe6475f528961b3.jpg


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal.

 

Comprei uns Lily Pipes, mas esqueci-me de um PEQUENO pormenor....

 

Não os consigo meter no aqua... Porque o meu aqua tem tampa e uma barra de alumínio a toda a sua volta na borda superior...

 

Acham que eu posso cortar essa tal barra por cima do buraco que existe no vidro traseiro para inserir as tubagens?

 

Vejam aqui a foto do que eu queria cortar:

9316e69da5b0fe879929d7e1e18b5cb6.jpg

 

Não sei se esta moldura de alumínio é apenas para tapar a parte superior e batente da tampa... Ou se serve mesmo para segurança dos vidros aqua...

O aqua no meio tem um vidro a atravessar da frente até trás a fazer trave de segurança...

601f7c214c9b4979e5ece9b68d449548.jpg&key=2798a8e4042b04330e2d564aff71dd203dcf91dc6f0a4f3330846240cd76813b

 

Será que alguém me consegue elucidar?

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Penso que esse perfil de aluminio serve mesmo só para as tampas. Podes cortar, mas espera por mais opiniões!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou corta-lo agora. Já tive a fazer força com a mão, e ele dá-se. E nem sequer está unido ao perfil do vidro lateral. Só tem apenas uma junção para tapar os remates. Por isso não vai haver problema, espero! Lol
A fauna é que vai ficar stressada com a rebarbadora...

Tive agora adicionar alguma flora, e depois do corte vou colocar os Lily Pipes e um termostato externo, para poder retirar o máximo de lixo visual.

Depois coloco fotos de como ficou


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Edgar não será o melhor local para colocar os lily's, era melhor ser de lado direito ou esquerdo para uma melhor circulação de água, estás a precipitar-te na minha opinião.

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei que deveria ser na lateral. Mas no meu aqua isso não é possível. E para além do mais que não gosto de ver as tubagens na lateral. Para mim, todo o material de suporte do aqua tem de estar o mais escondido possível.

Certo é que irei por o inflow do Lily Pipe (com skimmer) pois esse não importa estar na lateral ou na traseira. E já posso remover mais uma coisa de dentro do aqua, o trambolho do skimmer.
O inflow do Lily Pipe terei de experimentar se o consigo meter meio de lado para fazer a corrente, se não conseguir continuo na mesma com o meu preto em plástico.

Daqui a pouco já dou notícias de como correu.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.