Como eliminar caracóis indesejados?


alf550

Recommended Posts

Olá,

Há algum tempo postei num local deste forum que tinha problemas de plantas com furos, deram-me várias pistas, mas agora finalmente cheguei à conclusão definitiva que estes em particular comem plantas e de que maneira !

Devo dizer que não sou contra caracóis (gosto especialmente dos Neritina Natalensis), mas os outros são uma verdadeira praga e de facto atacam plantas (em especial os filhotes).

Comecei por fertilizar as plantas caso fosse uma deficiencia de nutrientes, nenhum efeito.

Há pouco decidi usar ESHA Hexamita pois tinha um Colisa em fase terminal (presumo que por hidropsia), ao usar o pequeno arrebitou e ainda durou com estes tratamentos mais de 2 meses.

O efeito que reparei (pois o Hexamita ataca caracóis) é que o problema das plantas começou gradualmente a desaparecer, mas mesmo assim os malandrecos ainda existem não há nada que acabe com estes ?!

Sem dar cabo dos peixes .

Nota: os caracóis praga vieram numa planta que comprei em loja de aquariofilia, agradeço que me indiquem como fazer tratamento a plantas antes de introduzir no aquário.

Peixes : 4 Ottocinclus, 3 danios, 3 Tetra ambar.

Plantas actuais: Hygrophila Siamensis (crescem muito bem, muito fáceis), também vim a descobrir porquê (é que aparentemente são uma espécie relativamente invasiva).

Aquário: Marina LED 20 G (75L)

Filtro: Fluval 206

Substrato:  terra+Cascalho

PS: Qual a alternativa ao fluvermal ? (este não se consegue arranjar nas farmácias)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os caracóis só se tornam uma praga caso haja abundância de comida. Podes começar por aí... reduzir a comida que dás aos peixes. Os caracóis são óptimos a limpar os restos de comida que os peixes não aproveitam. Se houver comida em excesso no aquário e não tiveres ninguém para fazer a limpeza, podes ficar com problemas na qualidade da água.

Já agora... estamos a falar de que caracóis e em que quantidade? E qual é o aquário?

Caso tenhas mesmo muitos caracóis, podes usar armadilhas para os retirar. Ou podes colocar uma folha de alface à noite, de manhã está cheia deles e são fáceis de retirar.

A introdução de predadores já não é tão aconselhável, uma vez que podem não ser compatíveis com o aquário ou restante fauna. Ainda assim, a introdução de um caracol helena é sempre uma solução, desde que bem ponderada.

A utilização de químicos deve ser evitada a todo o custo.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais