Montagem de 2019


Recommended Posts

Boas pessoal!

Começo aqui o meu primeiro post neste grande fórum com uma nova montagem. Pretendo fazer um pequeno diário com toda a evolução do meu aquário de 80x40x40 e partilhar com toda a gente.

O objectivo desta montagem era experimentar plantas que eu nunca tinha usado, e aprender como elas se comportam dentro do aquário, mas sempre seguindo a temática do Nature Aquarium e fazer algo apelativo, o que pode ser um pouco difícil porque não sei como as plantas se vão comportar mas é aí que está o desafio.

Data de Montagem: 01/03/2019

Aquário: 80x40x40

Iluminação: FTB led light 90

Filtragem: EHEIM Professionel 4+ 250

CO2: Pressurizado com Difusor NEO Large

Hardscape: Na parte do hardscape usei Seiryu stone e Ent Wood (não tenho a certeza se é este o tipo de madeira). Tinha apenas uma ideia de fazer um layout concavo, com umas peças de madeira dominantes, mas que não ficasse muito confuso ao olhar, para que as plantas também pudessem saltar à vista.

Substrato: Em relação ao substrato, usei gravilha de lava rock (3kg) para criar alguma altura na parte de trás, depois usei substrato fértil da Tropica (2.5L) por cima da gravilha depois usei um saco de Amazonia soil da Ada (9L) e por cima um saco de soil da Tropica (9L). Para completar meti uma camada muito fina de substrato powder também da Tropica. Pode parecer um pouco exagerado, mas eu gosto de começar com um bom soil carregado de nutrientes porque assim não tenho que fertilizar tanto. O importante é fazer grandes TPA’s nas primeiras semanas.

Fertilização: Green Brighty Neutral K e Green Brighty Mineral

Flora: 

É aqui na parte das plantas que tá o desafio maior. Como referi acima, a maior parte das plantas que usei nesta montagem são novidade para mim.

  • Background: Heteranthera zosterifolia, Nesaea crassicaulis, Limnophila hippuridoides, Pogostemon erectus, Rotala ‘Green’.

No background já usei a Rotala ‘Green’ e a Pogostemon erectus, as outras 3 nunca usei e apenas vi a Limnophila hippuridoides num aquário ao vivo.

  • Middleground: Bolbitis heudelotii, Anubias ‘Petite’, Cryptocoryne albida ‘Brown’, Cryptocoryne wendtii ‘Green’.

Nesta zona já tinha usado as Anubias ‘Petite’ e a Cryptocoryne wendtii ‘Green’.

  • Foreground: Glossostigma elatinoides, Bacopa ‘Compact’.

A Glossostigma elatinoides é a planta que me falta experimentar das mais comuns usadas para tapete.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seguem agora umas fotos e um pequeno vídeo do processo de montagem e plantação:

Hardscape concluído:

large.IMG_1088.jpeg

Aquário plantado e cheio:

large.DSC07816-1-2.jpg

Passado 5 dias, já se nota crescimento em todas as plantas:

large.IMG_1175_cortada3.jpeg

Vídeo da montagem do hardscape:  

A parte da plantação vai sair em breve!

Espero que gostem e se tiverem alguma pergunta ou algo a acrescentar comentem!

 

 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou suspeito mas.... está aí uma coisinha engraçada! 
Como foi dito, o video da plantação sairá em breve, com detalhes de todas as plantas usadas e umas filmagens "cinemáticas" no final!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito e harmonioso.

Quando fui puxando para baixo e vi o landscape só com Rocha e madeira, pensei: hum... Não vou gostar!
Mas a verdade é que me surpreendeu com a conjugação e escolha da flora!

Parabéns!


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, ainda bem que aceitaste o convite para mostrar o teu talento no aquascaping aqui por estes lados. 

Para quem ainda não conhece o João, ele e o seu compincha Pedro 😁 tem como missão espalhar o nature aquarium pelo Alentejo e depois pelo resto do mundo! 

Em relação a está montagem, tens que batizar o "menino", aqui a malta gosta de arranjar uns nomes pomposos, ficamos a aguardar pelo que vai sair daí 😀

Curiosa a escolha de plantas, sobretudo a Hz! Foi uma das primeiras plantas que usei faz uns anitos e tanto fazia de moita atrás como de tapete na frente com a ajuda preciosa da tesoura!!! Entretanto deve ter passado de moda pois nunca mais tinha visto ninguém a usar! 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!
Já passou a primeira semana e corre tudo 5 estrelas, nenhuma planta derreteu e nota-se crescimento em todas as plantas. Os troncos ganharam um bocado daquele fungo esbranquiçado mas isso é normal. Algas ainda não apareceram.
Nos primeiros 3 dias fiz TPA's todos os dias de 80% e nos restantes fiz dia sim dia não também de 80%. Agora na segunda semana vou fazer TPA's de dois em dois dias.

Foto:
large.IMG_1185.jpeg

On 05/03/2019 at 22:36, edmendes disse:

Muito bonito e harmonioso. emoji4.png

Quando fui puxando para baixo e vi o landscape só com Rocha e madeira, pensei: hum... Não vou gostar!
Mas a verdade é que me surpreendeu com a conjugação e escolha da flora!

Parabéns! emoji106.png


Cumprimentos,
Edgar Mendes
 

 

Obrigado Edgar, fico contente por ter gostado! 

 

On 05/03/2019 at 23:41, Tozé Nunes disse:

Olá João, ainda bem que aceitaste o convite para mostrar o teu talento no aquascaping aqui por estes lados. 

Para quem ainda não conhece o João, ele e o seu compincha Pedro 😁 tem como missão espalhar o nature aquarium pelo Alentejo e depois pelo resto do mundo! 

Em relação a está montagem, tens que batizar o "menino", aqui a malta gosta de arranjar uns nomes pomposos, ficamos a aguardar pelo que vai sair daí 😀

Curiosa a escolha de plantas, sobretudo a Hz! Foi uma das primeiras plantas que usei faz uns anitos e tanto fazia de moita atrás como de tapete na frente com a ajuda preciosa da tesoura!!! Entretanto deve ter passado de moda pois nunca mais tinha visto ninguém a usar! 

Abraço

É mesmo isso Tozé!

Olha é uma novidade que me dás, não sabia que a HZ era versátil a esse ponto.
Em relação ao nome, por acaso não tenho esse habito de batizar os aquarios mas é uma boa ideia. Estou aberto a sugestões. Se alguém tiver uma ideia para o nome escreva aí nos comentários para escolhermos todos.

Siga lá para a próxima semana, devem estar para chegar as algas diatomáceas mas já tenho ali a equipa de limpeza preparada para entrar em campo! 😂

Até à próxima pessoal! 


 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JoaoCandeias.flow disse:

Em relação ao nome, por acaso não tenho esse habito de batizar os aquarios mas é uma boa ideia. Estou aberto a sugestões. Se alguém tiver uma ideia para o nome escreva aí nos comentários para escolhermos todos.

João, nós "batizamos" os nossos aquários por ser mais fácil de identificar e se pretendes ir aos concursos de aquascaping vão sempre pedir um nome para cada aquário!

Tens muitas variedades de tipos de nomes, há quem escolha algo pessoal tipo um nome de alguém ou algo de quem gostamos muito, há quem use referências locais, há os que gostam de nomes muito estranhos e há quem saliente algo que está dentro do aquário! E depois há quem misture isto tudo 🙂

Dá uma olhada nos nomes dos tópicos aqui na área do aquascaping ou nos concursos de aquascaping para teres uma ideia! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.