Hedphelym 2.0


Emejet

Recommended Posts

há 56 minutos, Emejet disse:

Algo que descobri ao ter camarões, devem ser os animais mais curiosos de sempre! Qualquer coisa nova no aquário e junta-se a família toda para ver o que é emoji23.png

É mesmo. Costumo colocar uma comida dos bébes mesmo perto do musgo, porque os meus azuis estão num aquário de 150 litros, e já tenho mais de 20 camarões agarrados ao braço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo. Costumo colocar uma comida dos bébes mesmo perto do musgo, porque os meus azuis estão num aquário de 150 litros, e já tenho mais de 20 camarões agarrados ao braço.


Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não são BBA's
Desliga o filtro e tira esses pequenos focos de algas, poda as plantas/folhas afetadas e depois dá-lhe uma TPA's por acaso esta alga também me apareceu ontem pela primeira vez... Depois de fazeres a TPA liga o filtro, o objetivo de desligar e ligar o filtro é só para não ficares com algas espalhadas por todo o aquário

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que não são
Também nunca me tinham aparecido, e só estão no tronco e numas rochas ao pé dele.
Vou então fazer isso, e com o filtro desligado !
Obrigado@Brunomcc2000 !

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Eu comecei por escrever que essas algas e porque tens excesso de Ferro,mas depois pensei antes de meter as mão pelos pés, lembre-me que tinha aqui guardado artigo que falava dessas algas,e fui procurar o tal artigo,ate porque eu já tive essas algas e na altura percebi que podia ser o tal excesso de ferro,fiz uma pesquisa e foi ai que guardei,aqui esta. https://zieraquarium.wordpress.com/2014/09/05/alga-peteca-black-beard-algae-bba/

Abraços  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro! Estive a ler o artigo e na volta o problema é mesmo da movimentação que o filtro faz..por acaso calha na mesma zona e tudo. Não sabia que isso também causava problemas de algas... Pode ser isto, como o ferro também..

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/11/2019 at 21:01, Emejet disse:

Digam-me que não são BBA's... emoji19.pngemoji19.png
Como é que tiro isto? Já li sobre o Excel mas isto está cheio de mariscada...1b76fb8b008193c843a4d84a1dbd7ad5.jpg3e799879f3becbf4bc738b9740cb4c8f.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
 

Lamento informar mas é sem dúvida bba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois são. Ontem lá andei de volta delas, mas depois de ter andado na tpa do aquário maior, a paciência já não foi tanta neste e só tirei o maior que consegui. 
Depois de ter andado lá a mexer é que os mandriões dos meus camarões foram lá todos investigar o alguedo no tronco 🤨😒

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões não comem bba. Aliás não há nenhum animal conhecido que a coma. Tenta remover o máximo manualmente e depois dás-lhe com água oxigenada. Mas cuidado com os camarões.

A causa também está por descobrir, mas a falta de filtragem fina é uma das possibilidades.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gonçalo84 disse:

A causa também está por descobrir, mas a falta de filtragem fina é uma das possibilidades.

No meu aquário surgiram após descuidos na manutenção.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Gonçalo84 disse:

Os camarões não comem bba.

Por acaso pensava que sim,  mas realmente eles nunca ligaram aquilo mesmo. Só devem ter ido pela curiosidade que têm em tudo o que mexo lá dentro. 
A causa também não sei ao certo.. nos outros dois aquários não tenho bba.  E num deles tenho outro Liberty mas menos potente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Brunomcc2000 disse:

No meu aquário surgiram após descuidos na manutenção.

É a principal causa (pensa-se).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A bba parece estar mais controlada actualmente por aqui.
O problema que tenho notado agora aqui é em relação aos camarões. Tenho encontrado todos os dias um ou outro morto. Os peixes estão todos impecáveis.
Ainda pensei que fosse de alguma fertilização,porque introduzi fosfatos e potássio mas não me parece que seja disso. Se tivesse uma quantidade considerável de cobre ainda entendia...Mas continuam a reproduzir-se bastante.
3ad0fbeb01548e27d7dd2db5eda8da7d.jpg2e7f585d51229ca20a15f5c0c7fc8acd.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
 

Editado por Emejet
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aqui, como já referi pelo outro projecto, também a deslocação do aquário deu-me alguns problemas. 

Neste caso não perdi nenhum vivo mas as plantas sofreram bastante. 

Felizmente agora encontram-se a recuperar

A bba que já estava desaparecida (com a ajuda do Excel) parece querer aparecer num ou noutro ponto mas nada que não se resolva novamente.

Também tive de trocar a iluminação, dado que a calha que lá tinha era demasiado forte para este aquário e tinha bastantes algas pelos vidros, que agora já não tem. Pena que não pudesse baixar a intensidade nela.

Ficam também aqui as fotos actuais:

 

 

15833e61bc4f696ef8b0b347bb6cec88.jpg3278f77730b85adbff5e11ca124dea8e.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Os teus camarôes são espetaculares!! Onde os adquiriste? E que comida lhes dás?

Esta semana também me apareceram essa algas pretas, já reduzi o tempo que tenho a luz ligada!

Parabéns pelo aquário!👌

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Miguel_Cruz !

Estes aqui adquiri através do Olx! De comida tento variar um pouco entre JBL Prawn, Shrimp Wafers da Ocean Nutrition, Ebi Dama Shirakura e, quando tenho, Shrimp King. 

Também reduzi o tempo de luz mas no meu caso acho que é a calha que é demasiado potente e não consigo nem diminuir a intensidade nem coloca-la com mais altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Este aquário está em vias de extinção.
A população vai passar para o novo aquário (os tetras já foram todos e alguns camarões também).
Entre este e o dos camarões, um vai ficar inactivo. Ou fica só o outro ou este leva nova montagem.. ainda não sei.cda4d411ac6cd8ff5375dc90307e4510.jpg

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para não estar a criar outro tópico, continua aqui como espécie de Hedphelym 2.0 ou Reborn lol.
Portanto, foi remodelado este aquário e vai passar a ser a casa da camaroada e dos pequenos rasboras, e assim desactivo o outro completamente.
Infelizmente, parece que perdi uma neritina que decidiu ir ver como estava o exterior e fui encontrá-la por baixo do móvel. Não sei há quanto tempo lá estaria mas há dois dias que não se mexe dentro do aquário.... :(
Está cheio de pontos de fuga do substrato, até ficou com demasiada quantidade parece-me..mas não me vou preocupar muito. Foi re-usado tudo o que já tinha antes,excepto o tronco da esquerda e umas plantas.
Pronto, isto agora tá assim:
06f0db9f6a35e79f7c8c390a867f17d6.jpg

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Se a Neritina cheirar mal esta morta,sendo a sim o melhor e retirar logo.

Devias ter feito uma melhor barreira física,a sim tens ai pontos onde o substrato vai escorrer para a areia,mas qualquer das maneiras esta bonito.

Que corra bem,boa sorte.

Abraços 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/07/2020 at 22:43, Alvaro Silva disse:

Se a Neritina cheirar mal esta morta,sendo a sim o melhor e retirar logo.

Devias ter feito uma melhor barreira física,a sim tens ai pontos onde o substrato vai escorrer para a areia,mas qualquer das maneiras esta bonito.

Infelizmente encontrava-se morta mesmo.
Já tentei tapar um pouco mais alguns espaços, os outros ficam mesmo assim que não me vou preocupar muito 😛
Entretanto os camarões do outro aquário que tinha vieram cá parar todos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.