Fluorescente Tubular > Calha LEDs


edmendes

Recommended Posts

Boa tarde.

 

O meu aqua tem tampa de origem, com 2 fluorescentes tubulares de 45W cada uma (uma branca e outra amarela)

 

Estou a pensar em trocar por calha de LED's, mas não tenho muito conhecimento sobre a sua eficácia em aquário.

 

Tenho barras de LED's para aplicar de IP64 de 110cm.

São de 24V, com 4000K a 10W.

 

Estás calhas servem? Se sim, quantas tenho de aplicar?

 

Medidas do Aquário:

116 x 36,5 x 60

 

Flora:

- 2 espécies ainda não indentificadas

- Limnophila Sessiliflora

- Ludwigia Repens

- Lilaeopsis Novea-Zealandia

- Stringy Moss (Musgo de Java)

- Anubia Barteri

- Echinodorus Parviflorus

- Lindernia Rotundifolia

 

Fauna:

10 Tetra Neons

5 Neons Negros

3 Guppys Fêmea

1 Guppy Macho

3 Platys Fêmea

2 Platys Macho

5 Corydoras

1 Plecostomus

1 Crossocheilus Siamensis

 

 

- Não tenho sistema de CO2.

- Tenho bomba de ar a funcionar 24h

 

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edgar, mete lá uma foto geral sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4000k? Parece me uma temperatura de cor muito baixa... especialmente para o tipo de plantas que tens.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já percebi isso também, quando fiz uns testes e experimentei lá por uma...

Deixo aqui o link para o novo post, onde coloco a questão de outra maneira (sem a opção de usar essas barras em específico):

 

Tenho barras estanques onde posso colocar fitas finas de LED's.

 

 

 

Vejo tanta coisa na net que não consigo filtrar e perceber o que realmente é bom e indicado....

 

 

 

Dúvidas:

 

- Que tipo de LED's devo usar? Que cor?

 

- Existe algum cálculo que tenha que fazer?

 

 

 

O que eu gostava, era de aplicar umas T5 em LED's (e anular o transformador, claro), mas mas T5 em LED's serão suficientes? Com que parâmetros de lâmpada?

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edgar, 

Antes de mais, é necessário saberes o que realmente queres, não é só a iluminação que é importante, li acima que pretendes tapete no entanto precisas de co2 para isso e claro para o restante da flora é uma mais valia. 

Para não confundir muito, precisas de te focar mais no tipo de flora que pretendes e depois enquadrar as necessidades nos 3 elementos mais importantes que são iluminação, co2 e fertilização, 

Para iluminação, essa calha led serve mas com 5500 a 6500 kelvins, mas precisas de 2 calhas, se possível obteres um total de 3000 a 4000 lúmens. 

Estes valores que te dou acima é o mínimo para manter um plantado. 

Cumps, 

P.S. Não cries um tópico para cada questão, centraliza tudo neste que é mais fácil para te podermos ajudar👍

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

 

precisas de te focar mais no tipo de flora que pretendes

A Flora que tenho é a seguinte:Limnophila SessilifloraLudwigia Repens

Lilaeopsis Novea-Zealandia

Helianthium Tenellum Green

Stringy Moss (Musgo de Java)

Anubia Barteri

Echinodorus Palaefolius

Lindernia Rotundifolia

Lobelia Cardinalis Mini

Marimo

(Irei adicionar apenas um tapete em metade do fundo que está visível, e nada mais)

 

O aqua tem 116 x 36,5 x 60 e leva 200l líquidos.

3a9665533ca201f9e2ae904eaeb18360.jpg&key=2010acece9698e0e2a54261abddacd0d06c6151a54f769668576f466b126ff4f

 

ILUMINAÇÃO

- Tenho de momento 2 Fluorescentes de 54W cada da Aquatlantis (1 branca e 1 amarelada).

- Quanto às barras que falei, infelizmente não dão, pois afinal tem 1,15m e não cabem no aqua.

- Comprei 4m de LEDs a 16W/m (LED's de 0,5W), 2m brancos e 2m amarelados. Não sei mais especificações, pois foram compradas a metro.

 

Acham que apenas estes 4m chegam?

Já está tudo instalado, mas ainda só tenho a trabalhar as florescentes, até saber as de LED's são indicadas ou não.

 

Pensei em deixar os 4m de LED's ligados e apenas uma tubular, mas acontece que quando retiro uma delas, a outra desliga-se também.... Consigo contornar isso?

 

FERTILIZAÇÃO

- 7Kg de Substrato Fértil Sera FloreDepot

- 10 pastilhas da Sera Florenette enterradas junto das raízes

- 10 em 10 dias Fertilização Líquida - ProFlor Dajana

 

CO2

Tenho já o sistema de CO2 caseiro montado, mas ainda não o usei. Tenho muitas dúvidas sobre isso...

 

Tenho aqui um tópico criado, deixo link para não duplicar info: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258684-co2-caseiro

Também agradeço bastante qualquer ajuda dava nesse tópico de CO2!

 

Tenho também a opção de CO2 através das pastilhas da Sera... Fiz o meu próprio dispensador das pastilhas: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258623-diy-dispensador-de-pastilhas-co2-sera

Mas não acho as pastilhas nada eficazes...

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Miguel Simões disse:

P.S. Não cries um tópico para cada questão, centraliza tudo neste que é mais fácil para te podermos ajudar👍

Realmente se fizeres um post para cada questão é dificil de te ajudarmos em todas as questões, além de que também não vamos acompanhando o progresso da tua montagem. Faz tudo no tópico onde tens a tua montagem. É mais fácil para nós e para ti.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ed,

Não é normal desligares uma lâmpada e a outra desligar-se... Significa que se uma delas queimar ficas sem iluminação, não é normal ou já houve alterações nessa calha.
Na minha opinião podes desligar as fluorescentes e ligar as Led, verifica se o impacto de aumento de luz for demasiado, se sim desliga fitas até chegares ao mais parecido das fluorescentes, com o tempo vai ligando consoante a necessidade das plantas.
Outra coisa, mas isto é um conselho meu, não uses nenhum tipo de bola marimo, essas são muito bonitas (são algas) mas uma autêntica bomba relógio quando o aquário entrar em desequilíbrio de fertilização, vê a foto do que tirei de fios meu aquário quando deixei de fazer a manutenção em apenas 3/4 meses...
Ou seja, as bolas crescem normalmente se houver fertilização adequada, se entrar em desequilíbrio apenas crescem cabelos verdes a uma velocidade louca e pega-se em tudo sendo muito difícil a sua remoção por completo. É apenas um conselho meu .

Cumps, 19d19ecd48b1f3368faabb8e1c6e98a6.jpg2f56e74e88bd9d488ee0e3e71bce0867.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais