Green Valley


Recommended Posts

1 - Nome do Aquário
Green Valley

2 - Data da montagem

Em curso

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil

60*40*40 - 96L Brutos

3.2 - Estrutura/móvel
83x60x40 ADA Style (feito por carpinteiro)


4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Sicce Whale 200 (Caudal: 700L/H) 

4.2 - Termostato
Sicce 100W


4.3 - Iluminação/Foto-período
1 Calha de led's Chihiros A601 (ver se é suficiente)
39W| 5800 Lumens | 8000K

4.4 - Sistema de CO2
 
Extintor Co2 2 kg
 
Redutor de 2 Manómetros com válvula de ajuste fino integrada com Válvula solenóide
 
Difusor Neo M
 
 
5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil

Neo Plant Soil 15L 

5.3 - Hardscape
7 Kg Dragon Stone
3 Kg Red Moor

6 - Fertilização
Capsúlas Substrato 
Neo
 
Macros 
EI
 
Micros 
EI. 
 

7 - Fauna 
A definir
Amanos, Red Cherry,  Ottocinclus e cardume de ??
 

8 - Plantas
A definir
 
 

Boa noite a todos, 

Depois de há uns anos ter tentado a muito custo ter algo que se parecesse com um plantado, estou novamente de ideias...

Vai sair um 60x40x40 e para já as ideias para layout estão fracas..

Este é o primeiro esboço.. Agradecia comentários, criticas e sugestões para que isto possa resultar em algo harmonioso...

vcx9p2.jpg

Obrigado desde já. 

Editado por Henrique Claudino
Atualização de Descrição do Aquário

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Henrique. Primeiro que tudo dizer que o teu jeito para o desenho está ao nível de um Miró 😂

Em relação às plantas salta logo á vista que a pinnatifida não é uma planta para fazer moitas... Ela demonstra o seu apogeu quando espalha os seus runners por cima do hardscape! Portanto para aquele canto direito deves optar por uma moita de rotalas por exemplo.

Mas vamos por partes. Primeiro tens que montar o hardscape e depois logo se vê os espaços disponíveis para plantar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falhei uma grande carreira de artista de Paintbrush.... 

Mas tens razão... Hardscape primeiro... tenho que ir para uma  loja fazer uns arranjos... 🙂

Depois volto com mais novidades... 

Obrigado pela Dica.

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Henrique, que equipamento vais usar para o plantado? Depois do desenho abstrato que vi, não me admirava de te ver com um aquario,  com um vaso de girassóis. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Henrique, que equipamento vais usar para o plantado? Depois do desenho abstrato que vi, não me admirava de te ver com um aquario,  com um vaso de girassóis. 
Nao me dês ideias!! Que adoro girassóis....
Mas basicamente tenho pensado em :
Calha Chihiros A601
Filtro Sicce Whale 200
Termostato Sicce 100w
CO2 pressurizado
Difusor, ainda não sei bem.. talvez um chinoca...
Substrato fértil Tropica Plant Nutrition
Substrato Neo Soil

O que achas?

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 53 minutos, Henrique Claudino disse:

Acho que precisa de mais substrato

Não necessariamente! Tens demasiado á frente que podes colocar para trás aumentando o desnível 😉 e se necessário podes colocar umas pedras comuns na base por trás e depois tapar com o substrato aumentando consideravelmente o desnível! 

há 53 minutos, Henrique Claudino disse:

Acho que precisa de mais substrato e talvez mais madeira, não?

Talvez??? Se pretendes fazer um hardscape que te preencha mais o layout a resposta é definitivamente sim! Esse ramo encostado ao vidro não está a resultar... Eu cortava esse ramo pela base, tal como está tens dois ramos paralelos, pelo menos pelo ângulo em que nos mostras.

O hardscape que tens de momento pode ser um bom ponto de partida para um layout central como tinhas na foto anterior. Para fazer um layout côncavo precisas mesmo de mais material. Pensa nisso.

Tens que pensar também qual queres que seja o objetivo, um aquário plantado que não seja muito complicado de manter  ou algo mais exigente? 

 

 

On 01/03/2019 at 19:05, Henrique Claudino disse:

Difusor, ainda não sei bem.. talvez um chinoca...

Pode ser coreano?? Os difusores da Neo são para mim do melhor que há no mercado a nível de preço/qualidade e são muito difíceis de partir!!! 

 

On 01/03/2019 at 19:05, Henrique Claudino disse:

Substrato fértil Tropica Plant Nutrition
Substrato Neo Soil

Por que pretendes usar o tropica por baixo? Todos os aquarios do desafio que viste na Petfestival tinham apenas o Neo Soil com os resultados que viste 😉

Não que faça mal, só que vais ter uma bomba de nutrientes de início e isso não costuma ser fácil de lidar! (Vês como não usei a palavra "algas" 😂 )

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Tozé Nunes disse:

Não necessariamente! Tens demasiado á frente que podes colocar para trás aumentando o desnível 😉 e se necessário podes colocar umas pedras comuns na base por trás e depois tapar com o substrato aumentando consideravelmente o desnível! 

É o que vou tentar.... Mas 9 litros de substrato para um aquário com base de 60x40 parece-me pouco... Deixa ver o que resulta. 

 

há 15 horas, Tozé Nunes disse:

Tens que pensar também qual queres que seja o objetivo, um aquário plantado que não seja muito complicado de manter  ou algo mais exigente? 

Do ponto de vista visual e se não for eu a mantê-lo, quero algo complexo... Mas para tentar manter algo apresentável, talvez tenhas razão e devo ir para algo menos arrojado, pelo menos por agora...

 

há 15 horas, Tozé Nunes disse:

Pode ser coreano?? Os difusores da Neo são para mim do melhor que há no mercado a nível de preço/qualidade e são muito difíceis de partir!!! 

Foi o que acabei por comprar... 

 

há 15 horas, Tozé Nunes disse:

Por que pretendes usar o tropica por baixo? Todos os aquarios do desafio que viste na Petfestival tinham apenas o Neo Soil com os resultados que viste 😉

Não que faça mal, só que vais ter uma bomba de nutrientes de início e isso não costuma ser fácil de lidar! (Vês como não usei a palavra "algas" 😂 )

Mais uma conselho seguido, acabei por não comprar o fértil... 🙂

Entretanto vou comprar umas rochas vulcânicas que são mais fáceis de partir e são leves e vou continuar a brincar... 

Muito obrigado pelas dicas! 🙂
 

  • Gosto 1

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algum artista, que queira dar umas dicas?... please...

Ps: os montes ainda vão levar mais substrato, depois de colar tudo...

.654946fb13db9be9de4ce7b08464136f.jpg

 

291797ec7e76cd16592dbb2da84b4070.jpg

 

4843909940b4ef4fa37d566015c34a08.jpg

 

31f779404e8929bfb58f879790378ff8.jpg

 

1c02dba734993de058236e8714f02531.jpg

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk
 

Editado por Henrique Claudino
Acertos
  • Gosto 1

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Nota-se uma melhoria considerável com o aumento do hardscape...

Mas algo que tenho aprendido nestes últimos meses é que se deve respeitar os "veios" das dragon stone, de forma a que o layout fique mais harmonioso. Experimenta a colocar os buracos das rochas todos na mesma direcção para ver se não vais gostar ainda mais 😉

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Nota-se uma melhoria considerável com o aumento do hardscape...
Mas algo que tenho aprendido nestes últimos meses é que se deve respeitar os "veios" das dragon stone, de forma a que o layout fique mais harmonioso. Experimenta a colocar os buracos das rochas todos na mesma direcção para ver se não vais gostar ainda mais
 
Obrigado!!
Realmente acho que melhorou!
Penso que chegou ao ponto em que já não consigo fazer melhor...
Aqui fica a versão supostamente final.. onde ainda tenho que encher os montes e colocar mais substrato à frente, para tentar fazer tapete na zona do vale.
Obrigado de novo. 596e7c510373b95aede3f10b346808a4.jpg

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já melhorou bastante com mais hardscape! Mas esses troncos ainda estão muito estranhos 😀

O ramo mais grosso do lado direito está a direcionar muito a nossa vista para o tronco mais alto do monte esquerdo. Da mesma maneira que deves respeitar os veios das pedras também os troncos deviam estar na mesma direção, na natureza por força dos ventos dominantes eles tendem a crescer na mesma direção 😉

No meio dos montes vais ter um tapete plantado ou um caminho de areia?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

Já melhorou bastante com mais hardscape! 

Obrigado!!... Tento aprender com quem sabe...

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

O ramo mais grosso do lado direito está a direcionar muito a nossa vista para o tronco mais alto do monte esquerdo. Da mesma maneira que deves respeitar os veios das pedras também os troncos deviam estar na mesma direção, na natureza por força dos ventos dominantes eles tendem a crescer na mesma direção 😉

Vou ver o que consigo fazer com essa dica...

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

No meio dos montes vais ter um tapete plantado ou um caminho de areia?

Será um tapete plantado... Embora goste muito de ver os caminhos com areia, no inicio, ao fim de umas semanas, regra geral já está tudo meio misturado e não gosto tanto do aspecto...

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...
A coisa acho que não vai mexer mais... já não consigo melhor do que esta espécie de layout...
Agora preciso de ideias para plantas...

Alguém que queira dar uma grande ajuda?.... Please...
ccd5664d4a253659222adf499afcfefb.jpgd47e946f9f450eb5d9311e32d3fdf362.jpg

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas buces, Bucephalandra lamandau mini red, mais a wavy green que são mais pequenas,  Hydrophila pinnatifida também é a mais pequena. Podes usar Rotundifolia orange juice e Rotala sp Green. Eliochris sp mini para alguns apontamentos... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Ta muito bonito Henrique. O layout do teu aquario com o tempo vai ficar espetacular abraço 
Obrigado. Só espero ter os conhecimentos necessários para cuidar bem dele...
Já agora ... Com quanto tempo de ciclo começam a introduzir as equipas de limpeza...? Hoje começou a aparecer o muco branco nos troncos. Escovei o melhor que pude...
0c1eede265ab999c7f819f118e29d9e2.jpg

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Henrique Claudino disse:

Obrigado. Só espero ter os conhecimentos necessários para cuidar bem dele...
Já agora ... Com quanto tempo de ciclo começam a introduzir as equipas de limpeza...? Hoje começou a aparecer o muco branco nos troncos. Escovei o melhor que pude...
0c1eede265ab999c7f819f118e29d9e2.jpg

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk
 

Ferveste os troncos antes de colocar? Pelo menos 2x e so depois colocas no aquario. A equipa de limpeza e qualquer outro peixe so depois do ciclo. Dura 30 a 40 dias. É conforme cada aquario é um aquario. Faz testes semanais ate ver que ja completou o ciclo e sim depois vais pondo os peixes gradualmente por semana. Ex: 1 semana 4 platys 2 semana 4 guppys 3 semana corys 4 semana neons. Os peixes que citei foi so de exemplo e as semanas que citei sao sempre depois do ciclo feito.

Em relação ao tronco é fervelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferveste os troncos antes de colocar? Pelo menos 2x e so depois colocas no aquario. A equipa de limpeza e qualquer outro peixe so depois do ciclo. Dura 30 a 40 dias. É conforme cada aquario é um aquario. Faz testes semanais ate ver que ja completou o ciclo e sim depois vais pondo os peixes gradualmente por semana. Ex: 1 semana 4 platys 2 semana 4 guppys 3 semana corys 4 semana neons. Os peixes que citei foi so de exemplo e as semanas que citei sao sempre depois do ciclo feito.
Em relação ao tronco é fervelo
Os troncos estão colados entre si e às rochas . Só um deles se soltou e teve que levar uma pedra em cima .. não me apetece desfazer o layout... Foram lavados, mas não dava para ferver. agora é ir escovando e esperar que passe. digo eu...

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.