URGÊNCIA - Pontos Brancos


edmendes

Recommended Posts

Boa noite pessoal...

 

Infelizmente já me arrependi 1000x das adições de fauna ao meu paraíso aquático....

 

Tenho um novo problema.... Morreu uma Guppy... E tenho 2 em estado grave...

 

 

1 Guppy com uma barbatana comida e pontos brancos na cauda..

47f07ceefaec185680e4798fafb0007c.jpg&key=3019c51e1c221fda4a69031fdeb06d8a61f1d91b80d06850ba1704862b569329

 

1 Molly com uma barbatana comida e um ponto branco na boca...

24c0479e0c5bc219bd872c06acec4df0.jpg&key=68ba1a6732a3c6c2ddd4c55f073e7cf5face30ed973d85762c127928938e39cf

 

A Guppy está parada junto á superfície e a Molly junto ao fundo....

 

Tenho ainda uma outra Guppy com pontos brancos na ponta da cauda... Mas essa está bastante viva e mexerica.

 

O que posso fazer?

Tenho cá em casa este produto...

02f0e3a7b8e3b10554e6d0184453adde.jpg&key=d5e29d5ede91fbf290b3c123c30738fa4ce3b1d81f0f07ac9ea1a44e80e0d08c

 

Serve? Se sim, como usar? Não tenho instruções em português... Uso no aquário? Ou faço um aquário hospital?

 

Neste momento encontram-se os 3 dentro da maternidade do aquário.

 

Obrigado mais uma vez malta.

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas edmendes 

Primeiro que tudo podes começar a subir a temperatura gradualmente em 3 dias para 30 graus e fazeres o tratamento no aquário,com esse remédio,ao fim de 3 dias,se os peixes começarem a ficar bem,começas por reduzir a temperatura gradualmente os 3 dias seguintes,e a seguir fazes uma TPA grande,mas atenção a água da tpa tem que estar na temperatura da água antes da doença ter aparecido,isso que os peixes tem e ictio.

Cumprimentos  

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Boas edmendes 
Primeiro que tudo podes começar a subir a temperatura gradualmente em 3 dias para 30 graus e fazeres o tratamento no aquário,com esse remédio,ao fim de 3 dias,se os peixes começarem a ficar bem,começas por reduzir a temperatura gradualmente os 3 dias seguintes,e a seguir fazes uma TPA grande,mas atenção a água da tpa tem que estar na temperatura da água antes da doença ter aparecido,isso que os peixes tem e ictio.
Cumprimentos  


Boa. Obrigado pela ajuda, irei fazer isso.
Fiz à pouco uma TPA por descargo de consciência...

Umas perguntas:
1 - Isto pode levar á morte?
2 - Tiro-os da maternidade e deixo-os andar livremente?
3 - As barbatanas comidas também é do Ictio?
4 - As barbatanas irão regenerar?


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim pode levar há morte,esta claro que a doença esta em todo o aquário,por isso não val a pena estar os peixes ai dentro a ficarem stressados,o stress tão bem mata, não as barbatanas não e do ictio,poderá ter outra causa,mas para agora concentrate em tratar e salvar os peixes,porque elas acabam por se regenerar com o tempo.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim pode levar há morte,esta claro que a doença esta em todo o aquário,por isso não val a pena estar os peixes ai dentro a ficarem stressados,o stress tão bem mata, não as barbatanas não e do ictio,poderá ter outra causa,mas para agora concentrate em tratar e salvar os peixes,porque elas acabam por se regenerar com o tempo.
Cumprimentos 
E plantas? Este remédio que aqui tenho não vai matar a minha plantação?
Tive a ver por esta internet fora, 1001 opiniões diferentes, mas muitos dizem que maior parte destes remédios é prejudicial as plantas...


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o melhor mesmo e comprares este,13842-tratamento-desinfetante-para-peixes-esha-2000.jpg&key=4644e4eb89e5ce57253586a47cf7010c443da10f59ff2a567473b535b8ae3120este combate uma ser de doenças.     
  
Por acaso também cá tenho esse em casa...

Tenho um monte de material que o antigo dono do aquário me deu.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tens no site da marca as instruções de utilização em português. Deixo aqui os links:

1- Esha 2000

http://www.eshalabs.eu/portugues/products/esha-2000supregsup.pdf

2- Esha Exit

http://www.eshalabs.eu/portugues/products/exit.pdf

 

Lê bem o que está nas instruções pois há uma série de factores que podem prejudicar o bom funcionamento destes medicamentos. Por exemplo, que condicionador de água utilizas? Eles aconselham a fazer uma TPA grande sem condicionador de água pois estes reagem com o medicamentos (principalmente o Seachem Prime que muita gente utiliza). Outro exemplo, tens de retirar tudo o que seja carvão activado e resinas (Seachem Purigen) dos filtros antes do tratamento.  

Quanto ao prejudicarem as plantas julgo que não há problema. Eles nas instruções dizem que em nada afecta as plantas e a biologia do filtro. Eu utilizei a pouco tempo esses produtos e não tive nenhum problema. 

Já que tens os 2 produtos podes usar em simultâneo os 2 no aquário que assim cobres um maior numero de doenças que possam existir. Esses 2 medicamentos podem ser usados em simultâneo sem problemas e tal esta bem explicado nas instruções.

Qual a dureza da tua água? Pois consoante a dureza da água podes ter de usar o dobro das dosagens do Esha 2000. E o Esha Exit caso os pontos brancos não desapareçam podes prolongar o tratamento de 3 dias para 5 dias.

No fim dos tratamentos faz uma TPA grande e coloca carvão activado durante 1 semana no filtro para retirares os medicamentos da água. Durante o tratamento a água vai ficar muito verde mas depois da TPA e do carvão ela volta ao normal.

 

Por último, confirma a quanto tempo esses medicamentos foram abertos. Pois 1 deles nas instruções fala que após aberto (mesmo a validade ser de 1 ou mais anos) só pode ser usado durante mais 6 meses.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Boas.
Tens no site da marca as instruções de utilização em português. Deixo aqui os links:
1- Esha 2000
http://www.eshalabs.eu/portugues/products/esha-2000supregsup.pdf
2- Esha Exit
http://www.eshalabs.eu/portugues/products/exit.pdf
 
Lê bem o que está nas instruções pois há uma série de factores que podem prejudicar o bom funcionamento destes medicamentos. Por exemplo, que condicionador de água utilizas? Eles aconselham a fazer uma TPA grande sem condicionador de água pois estes reagem com o medicamentos (principalmente o Seachem Prime que muita gente utiliza). Outro exemplo, tens de retirar tudo o que seja carvão activado e resinas (Seachem Purigen) dos filtros antes do tratamento.  
Quanto ao prejudicarem as plantas julgo que não há problema. Eles nas instruções dizem que em nada afecta as plantas e a biologia do filtro. Eu utilizei a pouco tempo esses produtos e não tive nenhum problema. 
Já que tens os 2 produtos podes usar em simultâneo os 2 no aquário que assim cobres um maior numero de doenças que possam existir. Esses 2 medicamentos podem ser usados em simultâneo sem problemas e tal esta bem explicado nas instruções.
Qual a dureza da tua água? Pois consoante a dureza da água podes ter de usar o dobro das dosagens do Esha 2000. E o Esha Exit caso os pontos brancos não desapareçam podes prolongar o tratamento de 3 dias para 5 dias.
No fim dos tratamentos faz uma TPA grande e coloca carvão activado durante 1 semana no filtro para retirares os medicamentos da água. Durante o tratamento a água vai ficar muito verde mas depois da TPA e do carvão ela volta ao normal.
 
Por último, confirma a quanto tempo esses medicamentos foram abertos. Pois 1 deles nas instruções fala que após aberto (mesmo a validade ser de 1 ou mais anos) só pode ser usado durante mais 6 meses.


Obrigado pela informação precisa quanto a estes 2 medicamentos amigo!

Muito útil


Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação:

- Ontem ao final do dia morreram os 2 doentes... A Molly e a Guppy (mais a que já tinha morrido ao início do dia de ontem).

- Um dos limpa fundos (Canivete Espada) morreu durante a noite... Ontem já estava a vir muito á superfície e a meter a boca de fora.

 

4 baixas... O que me custa muito de ver....

Reparei que todos os que morreram são fêmeas...

 

O resto da fauna neste momento estão todos muito despertos e a passear normalmente pelo aquário.

 

 

Agora tenho uma questão pertinente... Eu tenho encomendado para sábado uns Corydoras e Néons.

O que devo fazer? Uma vez que tenho este micróbio no aquário e estou a meio do tratamento, posso adicioná-los? Ou devo mantê-los retidos?

 

É que eu não tenho condições para os ter de parte... O aquário mais pequeno já foi desactivado.

Tenho a solução de rejeitar a encomenda, mas não queria muito fazer isso, pois fiz o pedido á loja especificamente do que queria.... Mas se tiver de ser, será! A senhora da loja deve perceber a situação...

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação:
- Ontem ao final do dia morreram os 2 doentes... A Molly e a Guppy (mais a que já tinha morrido ao início do dia de ontem).
- Um dos limpa fundos (Canivete Espada) morreu durante a noite... Ontem já estava a vir muito á superfície e a meter a boca de fora.
 
4 baixas... O que me custa muito de ver....
Reparei que todos os que morreram são fêmeas...
 
O resto da fauna neste momento estão todos muito despertos e a passear normalmente pelo aquário.
 
 
Agora tenho uma questão pertinente... Eu tenho encomendado para sábado uns Corydoras e Néons.
O que devo fazer? Uma vez que tenho este micróbio no aquário e estou a meio do tratamento, posso adicioná-los? Ou devo mantê-los retidos?
 
É que eu não tenho condições para os ter de parte... O aquário mais pequeno já foi desactivado.
Tenho a solução de rejeitar a encomenda, mas não queria muito fazer isso, pois fiz o pedido á loja especificamente do que queria.... Mas se tiver de ser, será! A senhora da loja deve perceber a situação...
 
 
Cumprimentos,
Edgar Mendes
 
 
 
 
 
 
Alguém me consegue ajudar com esta minha dúvida?

Aproveito para fazer novo ponto de situação:
Apenas com 1 dosagem (das 3 indicadas) destes 2 medicamentos, e passados 24H já andam aqui todos felizes e contentes pelo aquário! Mas que grande diferença de ontem para hoje....

Mas agora precisava mesmo que alguém me desse uma ajuda sobre a minha dúvida de adição de fauna só sábado (as dosagens de medicação acabam na sexta-feira)...


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Edgar. Fala com a loja e explica a situação, se os peixes foram encomendados também devem vir mais stressados das viagens e isso afecta a sua imunidade. Mais vale esperar mais uns dias e quando o sistema ficar totalmente saudável  aí sim colocas os novos peixes. Para demonstrar a tua boa fé perante a loja faz já o pagamento dos peixes e eles ficam fora de venda guardados para ti.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Edgar. Fala com a loja e explica a situação, se os peixes foram encomendados também devem vir mais stressados das viagens e isso afecta a sua imunidade. Mais vale esperar mais uns dias e quando o sistema ficar totalmente saudável  aí sim colocas os novos peixes. Para demonstrar a tua boa fé perante a loja faz já o pagamento dos peixes e eles ficam fora de venda guardados para ti.
 
Olha, será uma óptima opção sim. Nem me tinha ocorrido tal coisa.

Obrigado mais uma vez.
Todos vocês tem sido uma ajuda imprescindível!


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tens tido uma boa ajuda sim senhora, mas eu gostava de saber mais. É para isso peço-te o seguinte, faz copy paste para aqui deste artigo.

 

Antes de adicionar qual peixe é preciso saber, qual a fauna actual e qual a encomendaste, daí...

 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250841-formulário-para-a-descrição-detalhada-em-caso-de-doença-no-teu-aquário/

 

Temos também de avaliar o que aconteceu no aquário para levar a essas doenças.

 

Aguardo resposta.

 

PS:

 

Importante também era leres este artigo do principio ao fim, vai ajudar concerteza de futuro. Para além de que tem outros concelhos antes de comprares qualquer fauna na loja

 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250215-faq-doenças-prevenção-sintomas-causas-e-possíveis-tratamentos/

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Bom dia,
 
Tens tido uma boa ajuda sim senhora, mas eu gostava de saber mais. É para isso peço-te o seguinte, faz copy paste para aqui deste artigo.
 
Antes de adicionar qual peixe é preciso saber, qual a fauna actual e qual a encomendaste, daí...
 
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250841-formulário-para-a-descrição-detalhada-em-caso-de-doença-no-teu-aquário/
 
Temos também de avaliar o que aconteceu no aquário para levar a essas doenças.
 
Aguardo resposta.
 
PS:
 
Importante também era leres este artigo do principio ao fim, vai ajudar concerteza de futuro. Para além de que tem outros concelhos antes de comprares qualquer fauna na loja
 
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250215-faq-doenças-prevenção-sintomas-causas-e-possíveis-tratamentos/
 
Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk
 
 
 
 


UAU! Estou estupefacto com essa base de dados de doenças e tratamentos. Muito muito mesmo!

Peço desculpa não ter feito este tal formulário, mas não tinha visto tal coisa...
Aproveito até para dizer, que este é o fórum que eu uso e abuso sobre aquariofilia, e não troco por outro!
Mas, a meu ver, tem demasiadas sub secções... De forma a que seja muito difícil encontrarmos informação pretendida e até mesmo saber o local certo para publicar algo....

Quanto ao formulário, já o vou preencher e já o coloco aqui.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

Dimensões do aquário:
116 x 36,5 x 60

Volume:
Bruto: 250 L
Útil: 200 L

Filtro(s):
JBL CristalProfi e901 (900L/h)

Matérias filtrantes:
Lã Filtrante JBL
Manta de Espuma Porosa de 10ppi
Manta de Espuma Porosa de 20ppi
Manta de Espuma Porosa de 30ppi
Cerâmica Sera Siroporax Bio Filter
Cerâmica JBL Micromec

Iluminação:
1 Lâmpada Halógena de 45w Teclantis Branca
1 Lâmpada Halógena de 45w Teclantis Amarela
Ligadas 9h/dia


PARÂMETROS DA ÁGUA:

Temperatura da água (ºC):
28ºC (atualmente está a 30ºC, devido ao tratamento de Ictio. Irei baixar progressivamente durante 3 dias até voltar ao 28ºC)

pH: 6,8

Amônia: 0

Nitrito: 0

Nitrato: 10

TPA's (Trocas Parciais de Água):
15% de 7 em 7 dias (30L)


INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:
10 Tetra Neons
5 Neons Negros
3 Guppys Fêmea
1 Guppy Macho
3 Platys Fêmea
2 Platys Macho
5 Corydoras
1 Plecostomus (para devolver quando começar a crescer)
1 Desconhecido (veio junto dos Neons Negros, se alguém me poder dizer o que é, agradeço)d160a8ab151d32974a05914cc6871cc0.jpg

Aspecto físico:
Neste momento todos OK.

Aspecto comportamental:
Neste momento todos OK, EXCEPTO:
- Uma Platy Azul, que parece que não sabe nadar em frente. Nada para cima e em dificuldade, e depois deixar-se cair em queda livre.
- E um Platy Vermelho que tem estado num canto superior do aquário, bastante quieto. Ou no fundo encostado aos troncos. Mas mesmo assim bastante activo por vezes. A comida não lhe tem despertado atenção.

Aspecto das fezes:
Fezes entre o castanho e o avermelhado.
Consistentes e compridas

Alimentação:
Principal:
- Flocos genéricos (Agriloja)
- Sera VipaChips (para os de fundo)
Secundarias:
- Artémia congelada
- Sera Flora
- Sera VipaGran

Flora:
- 2 espécies ainda não indentificadas
- Limnophila Sessiliflora
- Ludwigia Repens
- Lilaeopsis Novea-Zealandia
- Stringy Moss (Musgo de Java)
- Anubia Barteri
- Echinodorus Parviflorus
- Lindernia Rotundifolia


OBSERVAÇÕES:

- Acabaram ontem a noite os 2 tratamentos de ExitTM e eSHa2000.
- Conforme acompanharam, tive 4 mortes devido a inserção de fauna com doenças (Ictios identificada pelo menos).




Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O da foto é um crossocheiles siamensis. 

Que fauna vais adicionar? Esqueceste esse pormenor... Que encomendaste? 

Atenção platys, guppys, mollys, espadas, deves comprar 1 macho para 2 fêmeas ou memos 3 fêmeas. Aconselho a que escolhas 1 ou duas espécies de viviparos, no máximo, em 3 tempos tens o aquário sobrelotado, atenção a isso. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



O da foto é um crossocheiles siamensis. 
Que fauna vais adicionar? Esqueceste esse pormenor... Que encomendaste? 
Atenção platys, guppys, mollys, espadas, deves comprar 1 macho para 2 fêmeas ou memos 3 fêmeas. Aconselho a que escolhas 1 ou duas espécies de viviparos, no máximo, em 3 tempos tens o aquário sobrelotado, atenção a isso. 


Foi os Neons Negros e as Corydoras Paleatus.

Quanto aos Vivíparos só tenho Platys e Guppys, achas que deva ficar só com uma espécie?


Se calhari vou fazer isto de outra maneira.
O meu objectivo é ter:
1 cardume de 10 Tetra Neons
1 cardume de 10 Neons Negros
5 Corydoras Paleatus no fundo
2 limpa vidros (a definir, o que aconselham?)
E algo entre Guppys e Platys a dar vida e cor ao aqua (prefiro Platys).

Estou a pensar bem?
O que me aconselham a fazer?
(Tenho facilidade em fazer troca de fauna, devolver peixes e trazer outros)



Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado, tb gosto mais de platys, opta por uma única espécie de viviparos. 

Depois quando estiverem a mais dás a alguém. Não ponhas as fêmeas em maternidade, deixa a natureza prosseguir o seu percurso, assim não tens a preocupação de ficar com o aquário sobrelotado. 

Esse objectivo é bom! 

Um cardume de otocinclus, mínimo de 5, para peixes de fundo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais