Rocky´s


JBA

Recommended Posts

Boas!

Venho apresentar o meu primeiro projecto de aquariofilia. Nunca tive nenhum aquário, acho que cheguei a ter uns cágados há muitos, muito anos atrás...

 

Setup – Aquário de água Doce

  1. Rocky's

  2. 23/02/2019

  3. 60 cm x 30 cm x 40 cm

    3.1. 72 Litros/ 50 Litros (mais coisa menos coisa)

  4. 4.1. Filtro Eheim Classic 350 com Lilly Pipes

    4.2. Termostato Sicce Scuba 100W

    4.3. Chihiros A-Series 5730 LED Lamp. 12-39 W light

    4.4. Sistema de CO2 – Não tem.

  5. 5.1. Substrato fértil - JBL proflora aquabasis plus 1,5 litros

    5.2. Substrato inerte – JBL Manado 5 Litros/ Areia de sílica – 2,5 Kilos

    5.3. Hardscape – 10/15 Kg pedra (Basalto penso eu – foi apanhada na serra de Sintra); 0,7 Kg Red moor.

  6. Fertilizantes – Fertilizante Líquido Tropica (verde)

  7. Fauna:    . 4 Otocinlus Affinis

                            . 6 Caridinas japonicas
                            
                            . 5 Néons
  1. Plantas: 

             . Marsilea Hirsuta (in vitro)

             . Marsilea Angustifolia (Vaso)

             . Staurogyne repens (In vitro)

              . Anubia nana

              . Eleocharis acicularis

              .  Eleocharis Parvula

              . Lysimachia nummularia

              . Rotala rotundifolia

              . Ludwigia sp. mini super red

              . Ludwigia glandiosa

              . Taxiphyllum Barbieri

               . Taxiphyllum Sp flame

               . Vesicularia creeping moss

              . Lilaeopsis novae-zelandia

              . Lilaeopsis brasilliensis (in vitro)

              . Bacopa Amplexicaulis

              . Bacopa compact

              . Cryptocoryne Wendtii brown

              . Helanthium tenellum green (in vitro)

              . Helanthium quadricostatus

    1. Observações -

     

    Chegar aqui

    . Há uns anos trabalhei no Oceanário de Lisboa, e passei várias horas por dia na exposição de um senhor chamado Takashi Amano. Aquela sala era impressionante. O ambiente, o espaço, a vida, o desenvolvimento ao longo dos dias, enfim qualquer elogio ou descrição fica aquém do que realmente ali se passava.

    Foi a primeira vez que tomei verdadeiramente contacto com o mundo da aquariofilia, o bichinho ficou por cá e depois de ter visto um amigo a construir um aquário, essa ideia foi crescendo até que um dia (enquanto via o SpongeBob com o meu filhote) ocorreu-me “e porque não fazer um ?”. E assim foi.

     

    1º contacto

    . Garantidamente o tipo/projecto de aquário que tinha em mente nessa altura é completamente diferente do actual.

    . Primeira abordagem, arranjar um aquário baratucho (de preferência em segunda mão) e meter lá uns peixes, e mais umas coisas. Errado. Ainda cheguei a visitar uma loja (depois de uma curta, curta pesquisa), era uma daquelas lojas que mais parecia um supermercado de peixes, com tudo atafulhado, que tanto podia vender peixes como legumes. Tive a felicidade de não me apressar e de não comprar nada.

    . Nesta altura já começava a perceber que o investimento tinha que ser bastante superior ao que tinha inicialmente idealizado, e que sobretudo tinha de ler e ver muito mais coisas antes de começar a comprar coisas.

     

    Início do projecto

    . Encontrei uma loja completamente diferente da primeira. Organizada, com aquários plantados e de água salgada brutais, com acompanhamento 5 estrelas. Depois de uma primeira conversa, e de uns dias a ponderar, aquário encomendado. Nesta altura deixei de lado também uma ideia que fui ganhando (e acho que é generalizado para quem está a começar) de comprar um Kit logo completo.

    . Com um projecto minimamente estruturado,e depois de fazer os orçamentos necessários, percebi que tinha de ser uma coisa feita necessariamente a médio prazo. Fui (e ainda estou a fazê-lo) juntando o material para a construção do aquário, sem pressas.

     

    Tipo de aquário

    Plantado, sem dúvida. A idealização foi evoluindo à medida que ia pesquisando e vendo outros aquários, mas queria sobretudo que o meu aquário espelhasse uma pequena parte de uma paisagem, que juntasse para além dos peixes, as rochas, os troncos e flora, muita flora.

    A ideia para já é ter um aquário com plantas de fácil manutenção, que não precisem de muito CO2 ou iluminação. Sendo que mais para a frente, está nos planos pensar em adquirir um sistema de CO2.

     

    Hardscape/Lyout

    A minha ideia inicial era não gastar dinheiro no hardscape, e ser eu a apanhar elementos para a decoração. Fiz isso com as pedras, processo que para além de me pôr a dar umas valentes passeatas me fez literalmente por as mãos na massa.

    Primeiro foi procurar pedras aqui próximo, na serra de Carnaxide. Eram muito argilosas, muitas delas apesar de não revelarem com o teste do limão, eram calcárias, pois faziam subir e muito o PH da água. Fui aproveitando estas pedras para ir treinando e experimentando alguns layouts. Simultaneamente foi fazendo uns esboços do tipo de Layout que pretendia.

    Depois de ter lido algumas sugestões aqui no fórum, aventurei-me para a serra de Sintra em busca de granito. Acabei por sair de lá (das duas vezes que lá fui) carregado com vários quilos de pedra (que me parece Basalto, mas não tenho a certeza). Cá em casa já pensavam que não andava bem da mona, a carregar “calhaus” de um lado para o outro..

    Voltei a fazer os testes, tudo certo. Fervura, limpeza, escova, e treinar o Layout.

    Tudo certo. Material pronto, é tempo de colocar no aquário.

     

    Para já o Layout ficou assim.

    Estou à espera de receber a calha de iluminação, e portanto até lá vou planificar que tipo de plantas colocar. Tenho procurado sobretudo através do site da Tropica, pois tem exemplos concretos e é uma ajuda, mas deixem algumas dicas, principalmente para plantas de fácil manutenção (pouca Luz, pouco C02). Sei que a maioria planifica o aquário como um todo logo de inicio, sobretudo tendo em conta os peixes que querem colocar, mas eu preferi fazer assim, criar o meio e depois inserir a fauna que melhor se aplique.

    Já tenho algumas ideias para a distribuição das plantas, mais para a frente e depois de trocar algumas opiniões coloco aqui um esboço.

     

    Ry6FBtJyn7Q8W28h6_-MN5IuuF58M8NI2ildYuN-

     

    Sei que a fotografia é muito fraquinha, mas o material não é grande coisa e o fotógrafo também não ajuda. Estou confiante que quando chegar a calha a coisa melhora.

    Por fim, deixar uma referência ao fórum pela ajuda incrível que possibilitou. Informação variada, compilada, várias experiências e dúvidas colocadas. Muito importante para quem está a começar.

     

    Abraço

    João

    Editado por JBA
    Introdução da informação da flora e da fauna
    • Gosto 2
    • Votar + 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas João

    Olha fiquei impressionado com todo o teu planeamento sobre o quereres e teres o aquário,na maioria das vezes a malta quando chega aqui a este momento em que tu te encontras já fez um monte de erros,isto por falta de planeamento,muitas das vezes já com o aquário com água e peixes,isto por falta de leitura e pesquisa,depois como não fizeram o ciclo do azoto,são peixes a morrerem,tu não,continua a sim,a teres muita calma,que neste hobby a calma e a paciência e um aliado para tudo possa correr bem,dou-te os meus parabéns.

    Cumprimentos

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas, mete fotos com mais luz para podermos opinar mais concretamente sobre o layout e por arrasto sobre as plantas a meter. O facto de não ter co2 é uma limitação bem grande...

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Vou seguir. Bom planeamento e o material também parece estar à altura. Ilumina o aquário, nem que seja com um candeeiro de mesa, apenas para se poder ver melhor o layout. Antes de se opinar é necessário observar melhor.

    Mesmo assim parece me bem...

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Deixo então mais umas fotos do Layout.

    cThkITs9dnFxAm059VqK5pWim7vMDlm7tTmCNWBh

     

    7_BJH-YHTpJhLm_qBcNndkzbGEffzjuJTgi7OgHS

    7k8L5oi9AyBtg2ASJwamDZLGMBgXL-JeHheuUPUk

    8ujfOZTr9g_DR7arHlvpyQ__p4UZH15pf1eoxT6U

    gdNDpLdFrAl7UC2y-FXYi9P66LPS6j0prtsLOU6Z

    Sobre as plantas,

    . Estava a ponderar ter dois tipos de tapete, um para o interior do caminho que ajudasse a interligar mais os dois substratos, e que se fundisse com as pedras (Marsilea Hirsuta) e outro para o exterior, sobretudo para o lado esquerdo (Eleocharis Parvula).

    . Cobrir os troncos que estão na vertical com plantas/musgo, do género da Taxiphyllum Spiky ou da Barbieri.

    . Colocar algumas plantas entre as pedras e uma chegada à frente no canto direito.

    . Ter a vegetação mais alta no lado direito.

    Quero que as plantas sigam a noção de profundidade do Layout e por isso estou com mais dificuldade em projectar as plantas de fundo. Mas pronto aproveitei para colocar aqui estas notas/ideias com as imagens, mas ainda precisa de muito planeamento.

    Abraço

     

     

    • Gosto 1
    • Votar + 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    On 26/02/2019 at 21:31, JBA disse:

    Boas!

    ... Tipo de aquário

    Plantado, sem dúvida. A idealização foi evoluindo à medida que ia pesquisando e vendo outros aquários, mas queria sobretudo que o meu aquário espelhasse uma pequena parte de uma paisagem, que juntasse para além dos peixes, as rochas, os troncos e flora, muita flora.

    A ideia para já é ter um aquário com plantas de fácil manutenção, que não precisem de muito CO2 ou iluminação. Sendo que mais para a frente, está nos planos pensar em adquirir um sistema de CO2.

     

    ...

    Abraço

    João

    Gostei sem duvida, agora, sem luz.... sem iluminação adequada raras plantas vão sobreviver. Basta ir pelo conceito fotossíntese, a planta necessita de luz para produzir o seu próprio alimento pelo qual não estou a ver que tires muitas vantagens disso. Se fosses fazer experiência sem filtro, até seria engraçado, mas sem a luz temo que seja imperativo a sua presença num aquário com plantas, mesmo para peixes é essencial para regular o estado de repouso.

    De resto, muito bom, fico a acompanhar!

    Editado por R.F.S.F.
    ortografia

    FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



    bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


    :Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    há 1 hora, R.F.S.F. disse:

    Gostei sem duvida, agora, sem luz.... sem iluminação adequada raras plantas vão sobreviver. Basta ir pelo conceito fotossíntese, a planta necessita de luz para produzir o seu próprio alimento pelo qual não estou a ver que tires muitas vantagens disso. Se fosses fazer experiência sem filtro, até seria engraçado, mas sem a luz temo que seja imperativo a sua presença num aquário com plantas, mesmo para peixes é essencial para regular o estado de repouso.

    De resto, muito bom, fico a acompanhar!

    Fui eu que me expressei mal. Vai ter iluminação. O que queria dizer era que a iluminação ia ser de potência mais baixa. É uma calha Chihiros A-Series 5730 12-39 W light. A calha é que ainda não chegou.

    Abraço

    • Votar + 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    há 1 hora, JBA disse:

    Fui eu que me expressei mal. Vai ter iluminação. O que queria dizer era que a iluminação ia ser de potência mais baixa. É uma calha Chihiros A-Series 5730 12-39 W light. A calha é que ainda não chegou.

    Abraço

    A Chihiros já tem uma boa potencia!

    Agora em relação ao layout acho que desperdiças te substrato! Nunca precisas de tanta altura junto ao vidro frontal, substrato esse que ficava melhor mais para trás. Não sei se vais a tempo de corrigir isso mas ganhavas muito mais profundidade.

    Embora perceba que o lado esquerdo é propositamente mais baixo que o direito, acho que está demais. Um bocadinho mais alto fazia a diferença.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    há 10 horas, JBA disse:

    Fui eu que me expressei mal. Vai ter iluminação. O que queria dizer era que a iluminação ia ser de potência mais baixa. É uma calha Chihiros A-Series 5730 12-39 W light. A calha é que ainda não chegou.

    Abraço

    Aguardo fotos do progresso! A luz faz toda a diferença. Que fauna para mais tarde tens em mente? 

    FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



    bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


    :Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Bem vindo ao fórum JBA. É sempre de saudar quando a malta nova aqui aparece a pedir ajuda para não cometer erros tão comuns no início de novas montagens. 

    E  apesar disto já cometeste um que foi colocar já a areia antes de teres finalizado o layout! E isto porque tal como o Gonçalo apontou deixaste demasiado substrato encostado ao vidro frontal. Num aquário plantado que se quer cheio de plantas saudáveis não sobra muito espaço para colocar as mãos e fazer a devida manutenção e por essa razão o fundo deve estar desnivelado para que o lixo fique á frente para mais fácil remoção. Isto claro também ajuda na percepção da profundidade que tentas obter. 

    De resto gostei muito do layout, muito bom para quem começa.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas. Há outro pormenor que vais notar assim que colocares água e dependendo da fauna que também irás colocar a seguir (como por exemplo Corydoras), que é o facto do Manado ser tão leve que te vai invadir o espaço da areia e mais tarde ou mais cedo esse caminho mal se vai notar. ( infelizmente por experiência própria, foi o que me aconteceu).
    O layout está bem bonito!

    • Gosto 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas. Há outro pormenor que vais notar assim que colocares água e dependendo da fauna que também irás colocar a seguir (como por exemplo Corydoras), que é o facto do Manado ser tão leve que te vai invadir o espaço da areia e mais tarde ou mais cedo esse caminho mal se vai notar. ( infelizmente por experiência própria, foi o que me aconteceu).
    O layout está bem bonito!
    E se ele criar uma barreira de plástico transparente fino?
    Será que não evita que tanto Manado vá cobrir tanto a areia?

    Apenas uma ideia que nem não percebe muiyo ainda... Lol


    Cumprimentos,
    Edgar Mendes

    • Gosto 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas!

    Deixo aqui uma actualização do aquário.

    On 28/02/2019 at 15:28, Gonçalo84 disse:

    A Chihiros já tem uma boa potencia!

    Agora em relação ao layout acho que desperdiças te substrato! Nunca precisas de tanta altura junto ao vidro frontal, substrato esse que ficava melhor mais para trás. Não sei se vais a tempo de corrigir isso mas ganhavas muito mais profundidade.

    Embora perceba que o lado esquerdo é propositamente mais baixo que o direito, acho que está demais. Um bocadinho mais alto fazia a diferença.

     

    On 01/03/2019 at 08:35, Tozé Nunes disse:

    Bem vindo ao fórum JBA. É sempre de saudar quando a malta nova aqui aparece a pedir ajuda para não cometer erros tão comuns no início de novas montagens. 

    E  apesar disto já cometeste um que foi colocar já a areia antes de teres finalizado o layout! E isto porque tal como o Gonçalo apontou deixaste demasiado substrato encostado ao vidro frontal. Num aquário plantado que se quer cheio de plantas saudáveis não sobra muito espaço para colocar as mãos e fazer a devida manutenção e por essa razão o fundo deve estar desnivelado para que o lixo fique á frente para mais fácil remoção. Isto claro também ajuda na percepção da profundidade que tentas obter. 

    De resto gostei muito do layout, muito bom para quem começa.

    De facto à medida que ia retirando substrato da frente, ia gostando mais do Layout, principalmente no que à profundidade diz respeito. Não foi fácil, mas acho que o consegui fazer sem destapar o substrato fértil.

    Aumentei um bocado a altura do substrato da parte do lado esquerdo (com o que retirei da frente).

    Sobre a limpeza (algo que não tive em conta na disposição do aquário) acho que vou ter alguns problemas, tendo em conta que as pedras e o tronco da frente do lado direito estão muito próximos do vidro, não dando muito espaço. Mas vamos ver.

    On 01/03/2019 at 12:27, Emejet disse:

    Boas. Há outro pormenor que vais notar assim que colocares água e dependendo da fauna que também irás colocar a seguir (como por exemplo Corydoras), que é o facto do Manado ser tão leve que te vai invadir o espaço da areia e mais tarde ou mais cedo esse caminho mal se vai notar. ( infelizmente por experiência própria, foi o que me aconteceu).
    O layout está bem bonito!

    Por acaso já tinha visto um ou dois tópicos onde era abordada essa questão, mas como a minha ideia não é criar uma divisão total entre um outro, achei que era concretizável. Sobretudo com a colocação da flora, pretendo unir os dois substratos, tornando-os mais homogéneos, criando ainda assim um caminho no meio fundamentalmente de areia.

     

    On 28/02/2019 at 23:54, R.F.S.F. disse:

    Aguardo fotos do progresso! A luz faz toda a diferença. Que fauna para mais tarde tens em mente? 

    Ainda não sei que fauna colocar. A minha ideia era ter peixes trabalhadores, que contribuíssem para a manutenção do aquário. Também gostava de ter um cardume, mas isso são apenas "gostos", ainda não sei o suficiente para ser eu a escolher a fauna. Neste ponto a loja a que costumo ir vai ter um papel essencial, tanto no aconselhamento como na escolha.

    Em relação ao aquário mudei ligeiramente o Layout, retirando substrato da frente para trás, alarguei a área da areia e finalizei a parte superior dos troncos. É possível que ainda dê uns acertos no substrato frontal e coloque umas pedras pequenas, mas no essencial o layout deve ficar assim.

    Vm-YrJ9cd4NcSUDZ8Pekat9gHsbSSAzqIX8hsjp3

    Amanhã chega a calha de iluminação, e portanto a colocação de plantas aproxima-se.

    Deixo um esboço sobre a minha ideia (ainda incompleta) para a colocação de plantas, com a Eleocharis Parvula como tapete nos dois lados, a Marsilea Hirsuta como tapete no meio, ajudando a interligar os dois substratos e a fundir-se com as pedras. Utilizar plantas/musgo como a Taxiphyllum spiky ou a Barbieri para cobrir os troncos, e colocar uma planta média na frente no canto direito.

     

    Q2cxu-EQDN2ZfuFJDF6fdWIAh65qsCM63Fthx1du

    Como já tinha referido estou com alguma dificuldade em projectar plantas para o fundo, sobretudo do lado direito (onde queria esconder o termostato), que não interfira com a ideia de profundidade.

    Deixem opiniões e sugestões.

    Abraço

    • Gosto 1
    • Votar + 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas!

    Aquário montado e em funcionamento.

    t6PSra2COVFg768Yq9p52evWCAcB_JlMeKBaBDv6

    7hlWgOjmwJa7BTTWT51ooqHfRXKxJycmlh7LitQZ

    -ZuGpq19c68K9V-qJnauZzAqUvHFJVyNSuPLR_pc

    w3bbeVGtJhgXXXKcpgVPSzkswCdkQlUHWN72pWzt

    CBrS3RGCcg0ONTNioB7MMM9rD5SsT7YPriq4x086

    DOS76lGZUc6wY_hVh1gpS0A5rY_4dzEnLQJ8AJOS

    StI57gdCvQdF1ob6tJXX0zhRBPRiO2g9D9WlW-Ti

    x2eWjvdcwPkoq1VrY0xgT_D3WWcXAn46M9oMKLkc

    _vzk3diiLrDGmm8S3cRUNVnwIZ_PPr4u2MA3w9z6

    Flora utilizada:

     Marsilea Hirsuta (in vitro)

      Marsilea Angustifolia (Vaso)

      Staurogyne repens (In vitro)

      Anubia Petite

      Anubia nana

      Eleocharis acicularis (vaso)

      Lysimachia nummularia

      Rotala rotundifolia

      Ludwigia sp. mini super red

      Ludwigia glandiosa

      Taxiphyllum Barbieri

    Senti algumas dificuldades a colocar as plantas (parece mais fácil do que é na realidade), houve várias que se soltaram. Tenho receio que se venham a soltar mais uma ou outra, e de ter destapado algum substrato fértil com tanta mexida e remexida.

    A composição ficou algo diferente relativamente ao que tinha pensado, principalmente no lado esquerdo. Se fosse agora tinha escolhido um menor número de plantas, ainda assim gostei do resultado.

    Noto que existem muitas bolhas dentro do aquário, provavelmente não ferrei o filtro o suficiente.. isto vai ser prejudicial ao aquário ? 

    Abraço

     

    • Gosto 2
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    há 10 horas, JBA disse:

    Noto que existem muitas bolhas dentro do aquário, provavelmente não ferrei o filtro o suficiente.. isto vai ser prejudicial ao aquário ? 

    Não, sem problema nenhum. Logo passa.

    De facto parece que o lado esquerdo vai ficar muito preenchido, principalmente porque o layout ali está pouco volumoso, mas está fixe e deves te orgulhar.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    5º dia

    Deixo uma pequena actualização do aquário, agora já sem o excesso de bolhas.

    Teve uns dias com a água meio turva, mas com o aquecimento da água, o aumento do caudal do filtro e com a primeira TPA realizada, a água ficou mais transparente.

    Introduzi a Eleocharis Parvula para completar zonas sem plantas, e um skimmer.

    A temperatura da água está nos 25 graus.

    Nos próximos dias vou começar a fazer os testes à água.

    Zd59TTQu5BV84BfeAQxPElsX517KobzY21IbY0DJ

    • Gosto 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Poupa nos testes, fia-te nas tpas e boa manutenção e tudo corre certo. E já agora enche o aqua até acima! Estás a desperdiçar litros uteis!

     

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas malta!

    Deixo mais uma actualização.

    11º dia

    Até agora tudo a correr bem, em média tenho feito TPA de 2 em 2 dias.

    Não estava completamente satisfeito com o Layout, sobretudo o lado esquerdo, então fiz algumas alterações, com a retirada de um ou outro elemento, e a introdução de mais flora. Já actualizei o tópico inicial com a flora correcta.

    Depois de analisada a água do aquário em Loja e dos valores de amónia e nitritos estarem bons, coloquei a primeira fauna: duas Caridinas japonicas e dois Otoclinclus Affinis. A ideia é ir progressivamente aumentando a equipa de limpeza.

    Estou também a pensar em experimentar inserir a curto/médio prazo CO2 no aquário.

    Zz-lkE_exE7oxOKwJE04B7qjHLuoGeiTjXon2Le2

    3GDtR_0EMXqoOQdMQglQjCyY6fzxv9QlEi5a4e4j

    DPt8gLVHQV0bNtiPu0yBCJk3Ro7h3uEX-iCg4t0p

    dka0sLGP1nHngeB5TfDGUiK3DT8YcIRPTKEaZYT6

    Abraço.

    • Gosto 3
    • Obrigado(a) 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Também concordo. Esse aglomerado de pedras á frente, causa um bocado de ruído visual.

     

    Se retirares algo acho que poderá ficar melhor, e colocares musgo a sair de entre as pedras... Por exemplo.

     

     

    Cumprimentos,

    Edgar Mendes

     

     

     

     

     

     

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    • 3 semanas depois...

    Boas malta!

    Deixo aqui mais uma actualização do meu aquário.

    N58MZ_wYWonK1GmX7UqwOE7htOGX3Xsj4hFwrUHC

    7oP7hndCaEqLKhPGYGoffnNTElBr96VuUUxgOMOy

    Tenho continuado progressivamente a alterar alguns aspectos do Layout. Acho que conseguiu dar mais profundidade, com o caminho. Beneficiou também da primeira grande poda e da replantação.

    Comecei a semana passada a fertilizar dia sim dia não com o fertilizante verde da tropica.

    Em relação à fauna neste momento tenho 4 Otoclinclus Affinis, 6 Caridinas japonicas e 5 Neons.

    O CO2 para já vai ter de esperar.

    No próximo fim de semana vou fazer a primeira grande manutenção, com limpeza do filtro e dos LillyPipes.

     

    On 26/02/2019 at 22:07, Alvaro Silva disse:

    Boas João

    Olha fiquei impressionado com todo o teu planeamento sobre o quereres e teres o aquário,na maioria das vezes a malta quando chega aqui a este momento em que tu te encontras já fez um monte de erros,isto por falta de planeamento,muitas das vezes já com o aquário com água e peixes,isto por falta de leitura e pesquisa,depois como não fizeram o ciclo do azoto,são peixes a morrerem,tu não,continua a sim,a teres muita calma,que neste hobby a calma e a paciência e um aliado para tudo possa correr bem,dou-te os meus parabéns.

    Cumprimentos

    Boas Álvaro, apesar de concordar que houve de facto alguma preparação que me fez evitar alguns erros de principiante, se estivesse a iniciar a montagem hoje já faria um montão de coisas diferentes. Mas é normal, tendo em conta que não há nada melhor do que meter a mão na massa.

    Em próximas montagens (e admito que já ando com vontade) já levo alguma experiência importante. Mas para já vou continuar a melhor este.

    Abraço

    On 19/03/2019 at 10:18, brunofasoares disse:

    Acho que o lado esquerdo já está bem definido. O lado direito parece-me confuso.

     

    On 19/03/2019 at 11:54, edmendes disse:

    Também concordo. Esse aglomerado de pedras á frente, causa um bocado de ruído visual.

     

    Se retirares algo acho que poderá ficar melhor, e colocares musgo a sair de entre as pedras... Por exemplo.

     

     

    Cumprimentos,

    Edgar Mendes

     

     

     

     

     

     

    Ambos os lados levaram uma grande volta, nomeadamente a retirar coisas, que acho que ajudaram a simplificar o espaço. No lado esquerdo o musgo fez a diferença também, e o tapete à frente dos troncos e das plantas altas.

    Venham mais sugestões!

    Abraço

    • Gosto 2
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Na minha opinião está muito melhor agora! A alteração no caminho e a poda deram outra vida ao aquário sem duvida 😉 
     

    há 17 horas, JBA disse:

    Comecei a semana passada a fertilizar dia sim dia não com o fertilizante verde da tropica.

    Pode (ou deve) ser usado desta forma ? Tem dado resultados? 

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Eu não uso esse, mas faço o mesmo processo.

     

    A marca diz para por X ml de 15 em 15 dias.

    Eu divido o X por 5, e dou essa dose de 3 em 3 dias.

     

    Vejo melhores resultados. Pois a Fertilização é constante e regulada. Se for de 15 em 15, entra uma carga enorme de matéria de repente na coluna de água, e depois passado uns dias já não há lá nada certamente!

     

    E assim com este método de divisão a fertilização é constante e sem variações bruscas.

     

     

    Cumprimentos,

    Edgar Mendes

     

     

     

     

    • Gosto 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    • 2 meses depois...

    Boas malta!

    Depois de algum tempo, deixo uma pequena actualização do meu aquário.

    Até agora tudo a correr bem, sem problemas de maior. O único senão foi ter morrido uma caridina, mas de resto tudo nos conformes.

    Ao longo do tempo tenho retirado progressivamente parte do hardscape, com o intuito de dar mais espaço às plantas.

    Mesmo as plantas sem CO2 têm-se aguentado bastante bem. Amanhã vou finalmente instalar o Kit da Neo.

    Deixo uma actualização da fauna e da flora:

    Fauna

    5 – Otocinclus Affinis

    4 – Caridinas japonicas

    5 Neos

    2 cardinais

    2 tetra imperadores

    Flora:

    Staurogyne repens

    Anubia nana

    Rotala rotundifolia

    Ludwigia sp. mini super red

    Ludwigia glandiosa

    Taxiphyllum Barbieri

    Taxiphyllum Sp flame

    Vesicularia creeping moss

    Bacopa Amplexicaulis

    Cryptocoryne Wendtii brown

    Helanthium tenellum green

    Helanthium quadricostatus

    Lysimachia nummularia

    Altermanthera Rosanervig

    Feto de Java

    EEHrY8vekMB73jjanU9Hqua1Rs2XQqrCYM_i9Cj_

    Z_RsyHguJ72ElCbv3FcPQuHm8BuYg_MSlNlwvzD-

    Deixem a vossa opinião!

    Um abraço

    • Gosto 2
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    On 22/06/2019 at 22:41, JBA disse:

     

    EEHrY8vekMB73jjanU9Hqua1Rs2XQqrCYM_i9Cj_

    Z_RsyHguJ72ElCbv3FcPQuHm8BuYg_MSlNlwvzD-

    Deixem a vossa opinião!

    Um abraço

    Bom crescimento. Mas por causa do crescimento excessivo do musgo, acho que perdes os pormenores do layout, especialmente na árvore.

     

    Editado por brunofasoares
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.