Mistura de espécies


edmendes

Recommended Posts

Boa noite pessoal.
Acho que fiz asneiras... Fiz uma misturanga de espécies, e não fiz a escolha mais certa...
 
Apareceu-me hoje 1 Betta Macho com a cauda roída (e sem cor), e um Acará (Escalar) também....
 
ff2489aec263216606b0c31c5bd4a44f.jpg&key=542c52bbc6acd6c4ea45e024885c9cfd1f8f0af6dad6c1f8274c3cc895ec6fc1e29f534024d7677f6ea3cf31627e6f65.jpg&key=3ef35d06bbe9a71035e2678b31d3d92c27a60d15a9bc1ee053963be1416a5879
 
A fauna é a seguinte:
- 10 Néons
- 5 Platys
- 2 Canivetes Espada
- 2 Plecostomus Mármore
 
Este sempre se deram lindamente!
 
Há 3 dias juntei mais alguns á família, que são os seguintes:
- 4 Guppys Machos
- 1 Betta Macho
- 1 Acará (Escalar)
 
 
Tenho quase certeza que os causadores de problemas são os Guppys... Até porque (já tinha falado aqui no fórum, ontem, sobre uma perseguição que eles fizeram a um Platy que tive de ir devolver á loja para não morrer).
 
- Alguém consegue identificar o causador das mordidas?
- São prejudiciais?
- O que devo fazer?
 
 
Obrigado desde já pela ajuda.
 
Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk
 
 


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um dos causadores sem dúvida é o betta, são profissionais na luta pelo território, faz parte do habitat deles.
Outro desconfio do acará, não vejo os guppys a morder a não ser nas plantas, agora pode haver outra situação e não ter nada a ver com mordidelas mas sim apodrecimento das barbatanas, embora tenhas aí muita mas mesmo muita incompatibilidade deves repensar melhor na fauna e certificares-te que não estarás com um problema maior.... Doenças vindo da última fauna colocada.

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas edmendes

Meu caro,terás que escolheres entre o Betta,e os Escalares,além de que o Plecostomus dependente da classe dele pode vir a crescer muito,há alguns que podem ficar com uns bonitos 60cm,outra coisa e que os Bettas quando tem no mesmo habitat peixes com caudas muito coloridas e grandes,para ele Betta são supostos rivais,então a coisa só pode dar mal.

Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então dizem-me vocês que eles se devem morder um ao outro? O Betta e o Escalar?

Os Guppys estão fora de hipótese?

Já percebi que fiz borrada quanto á fauna...

O que fariam no meu caso?

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então dizem-me vocês que eles se devem morder um ao outro? O Betta e o Escalar?

Os Guppys estão fora de hipótese?

Já percebi que fiz borrada quanto á fauna...

O que fariam no meu caso?

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk


Tirar os plecus, betta e acará....
Os plecostumus em adultos podem atingir os 30cm o que está fora de questão nesse aquário, o acará não está de forma alguma no habitar dele. O betta podes tê-lo em outro aquário, ele dá-se bem sozinho num aquário de 10L.
Eu trocaria os plecos e o acará por outras espécies compatíveis com os guppys e ficava com o betta em outro aquário

Cumps,
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás que fazer uma escolhas,e tenta fazer uma pesquisa na net para veres que o que se da com quem,mas neste caso,ou retiras o Betta,ou o Escalar,depois tens que ver bem se como tu dizes os Guppys andavam a correr atrás de outros peixes se será eles que estão a desestabilizar os outros,ou pelo contrario e o Betta.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu objetivo para a fauna seria 2 ou 3 grupos de pequenos peixes a formar cardumes (Neons, Platys, Guppys), e um casal de peixes um pouco maiores, que andassem a meio da coluna de água... De forma a serem vistosos e os "reis" do aqua.
(E claro, os trabalhadores.. a limpar lol)

O que me aconselham então para a minha fauna?

(P.s.: Não tenho problemas em despachar espécies, pois tenho uma loja na zona que os aceita e faz quarentena deles).
O que eu quero é ter mesmo um aquário equilibrado e sem problemas.
Preocupei-me sempre muito com tudo, e a fauna como sempre me correu bem, nem sequer pensei nas consequências das novas adições....

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais








Obrigado pela resposta amigo Miguel.

Mas porque dizes que o Acará não está no habitat dele?



Porque, não devem andar sózinhos no mínimo aos pares, são territoriais e incompatíveis com guppys, neons, peixes de boca pequena, porém podem dar-se com boraras mas cada caso é um caso.
A espécie dos acará podem atingir até 15cm em adulto, o mínimo recomendado para essa espécie é de +/- 90 a 100L.

Cumps,
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais




Porque, não devem andar sózinhos no mínimo aos pares, são territoriais e incompatíveis com guppys, neons, peixes de boca pequena, porém podem dar-se com boraras mas cada caso é um caso.
A espécie dos acará podem atingir até 15cm em adulto, o mínimo recomendado para essa espécie é de +/- 90 a 100L.

Cumps,


Litragem não é problema pois são 200 litros úteis.

Mas também já tive a pesquisar entretanto, e vi que Acarás em adulto Poderão comer peixes de pequeno porte....

Vê a mensagem que deixei aqui anteriormente a esta, e diz-me algo...
Dá-me uma opinião do que deva fazer.

Obrigado pelas vossas ajudas. Tem sido fundamentais para mim!


Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu objetivo para a fauna seria 2 ou 3 grupos de pequenos peixes a formar cardumes (Neons, Platys, Guppys), e um casal de peixes um pouco maiores, que andassem a meio da coluna de água... De forma a serem vistosos e os "reis" do aqua.
(E claro, os trabalhadores.. a limpar lol)

O que me aconselham então para a minha fauna?

(P.s.: Não tenho problemas em despachar espécies, pois tenho uma loja na zona que os aceita e faz quarentena deles).
O que eu quero é ter mesmo um aquário equilibrado e sem problemas.
Preocupei-me sempre muito com tudo, e a fauna como sempre me correu bem, nem sequer pensei nas consequências das novas adições....


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... Agradeço a todos pelas respostas e dicas.

Já tenho o meu aqua novamente em paz e harmonia


Fui a tal loja e levei o Betta, o Escalar e os 2 Plecostomus.

Neste momento a minha fauna é a seguinte:

- 4 Guppys (machos)
- 5 Guppys (fêmeas, e uma já bem barrigudinha)
- 3 Platys (machos)
- 3 Platys (fêmeas)
- 10 Tetra Néons
- 2 Canivetes Espada

O que acham?
Tudo normal e dentro das expectativas para correr bem?


Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas edmendes

Ora bem,a sim sim,ter coragem logo para ficar resolvido o problema, dentro de pouco tempo vais ter ai muitos peixes,Guppys a parir são pior que coelhos,se tiveres muitas plantas ainda se safam muitos,agora se não há plantas adeus aos pequenotes,são comidos.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas edmendes

Ora bem,a sim sim,ter coragem logo para ficar resolvido o problema, dentro de pouco tempo vais ter ai muitos peixes,Guppys a parir são pior que coelhos,se tiveres muitas plantas ainda se safam muitos,agora se não há plantas adeus aos pequenotes,são comidos.

Cumprimentos  

Estou a ver que sim!!

 

Já estou a auxiliar um parto de uma Guppy que chegou hoje!! Lol

 

Estava no aquário, e estavam a ser comidos por todos, até pelo Neons...

 

Tive que a meter na maternidade, mas até ela os estava a comer...

 

Tive de ficar atento, e cada vez que saía um Alevim, sugava-o com esta ferramenta:a7b570802da7d7d1ca17891a9c6d95c2.jpg&key=8d3e78ceec5d6e51ad7a58be786661ac5762e888841b188b5f6a4ff4f827d9a3

 

Fiquei aqui com 6 Alevins (vivos) na maternidade, agora o que devo fazer?

706dbe1744cd10c0f5f6f5b6669a1b8c.jpg&key=8124a0b1eeddb3029d18d0985935a7534dcd7e5c6428c9b2ef40a70e2b95f99c

 

 

Cumprimentos,

Edgar Mendes

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses um aquário mesmo que fosse pequeno,colocavas lá os pequenos,na falta disso,terão que ficar na maternidade,o ideal seria se houve-se muitas plantas e musgos para eles se esconderem,agora para eles comerem e esmagares a comida ate ficar em pó,e dar aos alvins,mas atenção não deis muito para não poluir a água.

Cumprimentos  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses um aquário mesmo que fosse pequeno,colocavas lá os pequenos,na falta disso,terão que ficar na maternidade,o ideal seria se houve-se muitas plantas e musgos para eles se esconderem,agora para eles comerem e esmagares a comida ate ficar em pó,e dar aos alvins,mas atenção não deis muito para não poluir a água.
Cumprimentos  
Mas posso começar a dar logo no primeiro dia de vida?

Eu tenho compartimento tipo a maternidade, mas maior e em rede.
27f843cf3b2e1c93c00c13e5df41608e.jpg

Não seria melhor aplicar isto no meu aqua?
Assim têm mais espaço, continuam a ter a biologia da água do meu aqua, e tenho a maternidade livre.

Ou deixo-os ficar na maternidade?


Cumprimentos,
Edgar Mendes

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida que ai estariam muito melhor do que na maternidade,e passa muito bem a água por ai,ficam dentro do mesmo sistema,muito bom,quando eles já não couberem na boca dos adultos,pode ficar a nadar livre.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.